【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Edson Caetano
Veterano
# jan/15
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Professor dá uma opinião aqui

Chegou este instrumento neste estado:
Violão com Cavalete Solto

Pensei em simplesmente colar sem mecher no cavalete (para não perder as lascas de madeira e a posição correta), mas o meu medo é de continuar muito mal colado

Me sugeriram a PUR 501 que é expansiva e preencheria as brechas totalmente ou eu poderia lixar todo o cavalete e colar de novo...

e agora ? o que o senhor faria ...

Outra pergunta conhece a Titebond PU, seria similar a esta PUR 501?


Tem um tópico aqui no fórum que eu gostaria tambêm de ouvir sua opinião, sem abusar da vossa paciência é claro kk
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/319790/#9023528

Até mais

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
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Edson Caetano
Deverá ser feita uma colagem com "clamp" específico (fica em colagem 1 dia inteiro). O fato é que, nem sempre isso é suficiente, e, muitas vezes há a necessidade de colocar parafusos no cavalete.
Isso tem que ser feito de forma a que os mesmos fiquem mui bem encaixados no cavalete e depois mesmo "disfarçados" por cêra ou resina.
Isso vai mudar um pouco o timbre do instrumento; não há o que fazer...
A cola pode ser, tanto uma como outra.
Abç

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
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Mauricio Luiz Bertola
o instrumento é de nylon e vou recomendar usar cordas ligth para sempre, a dona já ouviu de lojistas que precisava jogar fora o instrumento e comprar outro (claro papo de vendedor )

O tampo está bem retinho e o cavalete encaixa certinho, nem fica muitas falhas para disfarçar, como o violão é preto pensei até em um marcador de CD para camulhar

Então bora, preparar a colagem, na dúvida encomendei as duas colas de poliuretano para isso (fazer testes com materiais diversos sempre é uma parte bacana do processo )

depois mando o resultado, até chegar o material uns 10 dias tá feito

JesusChristAndTheHeadbangers
Membro Novato
# jan/15
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Bertola, meu velho, pfv..

Comprei uma SX SST62 Branca Vintage, e não prestei atenção num detalhe; As tarraxas dela são tipo Kluson, óbvio, vintage, e eu estou com um jogo de tarraxas com trava exatamente Deste Modelo, e as furações dos parafusos guias no headstock delas são diferentes, em locais diferentes, tenho certeza que sabe do que estou falando.. Nesse caso, o que você orienta fazer: Comprar umas Kluson decente tipo Fender mesmo, Gotoh, sei lá, ou fazer novas furações no headstock e colocar as com trava que eu tenho?

Se Kluson, quais você indicaria, mas não via guitarfetish, por exemplo, porque eu não tenho cartão e minha conta no Paypall tá ferrada.. Pode ser via ML msm, ou só a marca e modelo que eu vou atrás...

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
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JesusChristAndTheHeadbangers
Basta alargar os furos e instalar essas tarrachas aí....
Simples assim.
Cuidado, pois vc terá que retirar o braço e fazer o serviço com uma broca de alargamento ou uma Dremel e o braço tem que estar bem fixado (caso contrário, pode rachar).
Abç

enquantofreudexplica
Membro Novato
# jan/15
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Rodrigo A.F
Boa noite amigo. Capacitores, dificilmente, dão problemas em circuitos como o proposto em seu instrumento. No mais, acredito que a nomenclatura se refere ao 47 nF comum, bastante usado em circuitos de audio. O mais provável é a existência de falhas mecânicas (ex. solda fria) ou integrados defeituosos.
fconde77
Pdf assim de capacitor é coisa de handmades.com.br rs...

Kywes
Membro Novato
# jan/15
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o instrumento é de nylon e vou recomendar usar cordas ligth para sempre, a dona já ouviu de lojistas que precisava jogar fora o instrumento e comprar outro (claro papo de vendedor )
Nao seria melhor colocar um cordal?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
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Kywes
Violões de cordas de nylon não usam cordal...
Abç

doubletalking
Veterano
# jan/15 · Editado por: doubletalking
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Mauricio Luiz Bertola

Estou reunindo informações, pois pretendo me arriscar construir uma les paul, simplesmente pelo gosto de saber que pelo menos tentei, prazer de fazer com as próprias mãos.

Você pode me esclarecer algumas dúvidas sobre o tampo e biding?
Veja a seguinte foto:


Foto 1


Esta parte do biding, onde dei ênfase com o vermelho, de fato está correto o biding? é pra ser dessa maneira? ou isso é um erro de construção na guitarra?

pergunto pois sou totalmente leigo, e visualmente dá "impressão" de estar torto, além disso dá pra ver uma certa diferença no verniz, como se um pedacinho do tampo tivesse ficado descoberto. Esse contorno do biding, de fato tem que ser dessa maneira, ou se trata de um erro?


Pergunta 2:
Qual o diâmetro de maple é usado para fazer o tampo, e onde conseguir comprar quilted maple?

Muito Obrigado!

Abraço.

fconde77
Veterano
# jan/15 · Editado por: fconde77
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doubletalking

Esse contorno do biding, de fato tem que ser dessa maneira, ou se trata de um erro?
Depende, alguns fabricantes fazem o binding assim outros acompanham a espessura do top nessa região.

Qual o diâmetro de maple é usado para fazer o tampo, e onde conseguir comprar quilted maple?
5 Cm, depois é escavado para dar o formato... Vc pode encontrar essa madeira na http://luthierexpress.blogspot.com.br/

Só pra complementar a resposta, segue um tópico com plantas detalhadas de guitarras... inclusive da LP
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/261915/

doubletalking
Veterano
# jan/15 · Editado por: doubletalking
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fconde77
Com 3 cm não daria pra fazer o tampo então? somente com exatamente 5 cm?

Sobre a planta, estou pensando usar essa aqui, com as especificações exatas de uma 1959:

Planta Gibson 1959

Carved Top

Muito Obrigado pelas respostas!!!

Hitman
Veterano
# jan/15 · Editado por: Hitman
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Bertola

Sobre como colocar cordas em ponte estilo LP. Sabe se existe uma real diferenca entre colocar as cordas normalmente: Normal
Ou pssar por cima do tail piece?
Ando reparando que muita gente que eu gosto de escutar faz isso: Over tail piece

Desde ja agradeco!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
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doubletalking
Não, não está errado não.
Na verdade o material do contorno tem uma espessura padrão, e, ao escavar a lateral para instalá-lo, vc segue essa espessura.
Com 3 cm não daria pra fazer o tampo então? somente com exatamente 5 cm?
Nada te impede de fazer com 3 cm (nas bordas), não esqueça do processo de "abaulamento" do tampo. É assim que vc tem que calcular, por isso a medida que o fconde77 passou.
Hitman
Alguns dizem que a firmeza das cordas aumenta com esse tipo de colocação das cordas, e que a tensão diminui (over tail), outros dizem que isso é apenas uma forma de colocação que nada altera.
Abçs

Hitman
Veterano
# jan/15
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Mauricio Luiz Bertola
Alguns dizem que a firmeza das cordas aumenta com esse tipo de colocação das cordas, e que a tensão diminui (over tail), outros dizem que isso é apenas uma forma de colocação que nada altera.
Abçs

Li isso por ai e nao entendi bem. Uma mesma corda pode soar como mesma a mesma nota (digamos E por exemplo) e com tensoes diferentes? Se for o caso, quais sao as variaveis? li que o angulo das cordas antes da ponte e depois do nut mas como disse acima, nao entendi bem como funciona.

Grato!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
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Hitman
É exatamente por conta do angulo. Quanto maior o angulo e/ou a distância entre o ponto de fixação e a ponte (rastilhos), maior a tensão. Isso é física...
Abç

krixzy
Veterano
# jan/15
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Mauricio Luiz Bertola
Hitman
Isso dai não ajuda a diminuir o ângulo da corda pra tirar a tensão sem ter que levantar o tail piece?

Porque fazendo isso você sente as cordas mais macias na região do braço, faz menos força na hora de apertar a corda pra soar uma nota, eu fiz isso na minha LP, e é notável a diferença, mas no meu caso levantei o tail piece, não coloquei as cordas como o Hitman mostrou.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
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krixzy
Exatamente.
Também dá pra levantar o cordal. Por isso que eu falo que isso aí é apenas uma moda...
Abç

kzumoable
Veterano
# jan/15
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Bertola

Pra uma distorção de alto ganho só que definida, é melhor eu pegar o Metal Zone, ou o DS-1 e um equalizador ou um boost ?

kzumoable
Veterano
# jan/15
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E falando no Metal Zone, você faz alguma daquelas mods ?? Vale a pena ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
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kzumoable
Cara, Metal Zone é um pedal difícil de regular, não é um pedal ruim não, apenas difícil..
Agora... DE que adianta esse ou aquele pedal se vc não tem um amp adequado? Vc tem?
Sim, as mod's valem à pena (eu não faço ).
Abç

kzumoable
Veterano
# jan/15
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Na verdade tenho sim. Os amps são: um Staner GT212 100w, 1x12"... e um Laney LV100... ja tive um Marshall VS8080, um um Fender FM212r e o Staner se sai melhor que todos eles, pode ser maluquice minha, sei lá.

kzumoable
Veterano
# jan/15
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O próprio amp tem uma distorção bem maneira, mas não é a minha praia. Eu gosto dela arrancando o falante do amp, sem perder a definição. Não gosto de timbres muito gordos. Por isso pensei no Metal Zone... ja tive a oportunidade de tocar em um, e achar um timbre legal (pra mim), tirando os médios. Mas eu ouvi por aí que se eu pegar o DS-1 e um equalizer, e cortar os médios, vou ter uma distorção mais pulsante e mais viva do que a do Metal Zone.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
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kzumoable
Mas eu ouvi por aí que se eu pegar o DS-1 e um equalizer, e cortar os médios, vou ter uma distorção mais pulsante e mais viva do que a do Metal Zone.
Embora eu não tenha feito essa comparação, ela faz sentido, pois excesso de ganho leva à indefinição...
Abç

Brenno Horta
Membro Novato
# jan/15
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Eu peço desculpas por estar fazendo uma mesma postagem nesse outro tópico, vejo que aqui é mais movimentado...

É o seguinte... Outro dia fui até a loja san jazz (Belo Horizonte) e me deparei com uma fender stratocaster japonesa, segundo o o vendedor (Vinicius) me disse que ela chegou toda destruída, dessa forma tiveram que refazer a pintura e colocar novas ferragens e captadores, as ferragens são todas fender e os captadores são tex mex, Enfim peguei a guitarra, eu nem ligo das peças (ferragens e captadores e pintura) não serem mais os originais.

Mas em relação a madeira do corpo e do braço será que são realmente de uma fender japonesa??? Ele estava pedindo 1900. Ela está toda raspada o que facilita para os especialistas darem uma olhada na madeira do corpo, e também está com o número serie.

Segue abaixo algumas fotos:

http://www.4shared.com/download/6X4apnQeba/Foto0051.jpg?lgfp=3000

http://www.4shared.com/download/12TgBQRxce/Foto0052.jpg?lgfp=3000

http://www.4shared.com/download/jpCm9fnqba/Foto0058.jpg?lgfp=3000

http://www.4shared.com/download/KrCa7fQpce/Foto0059.jpg?lgfp=3000

Na segunda foto mostra que parece ter dois tipos de madeira no corpo na parte da frente, a fender já fez guitarras com essas características?

O que é estranho que antes de pegar a guitarra o vendedor disse que seria bem honesto comigo... Disse que não vendia essa fender justamente por ela não ter a originalidade que todo comprador de fender exige no ato da compra, que seriam aquelas mudanças citadas acima, mas não me falou nada sobre o corpo. Ele fez um comprovante da compra com os seguintes dizeres:

Nesta data, Brenno Horta Bicalho Adquiriu na San Jazz à Rua guajajaras, 781, Guitarra Fender N312523 (Japonesa) semi-nova, com as seguintes alterações, pintura, tarraxas, ponte e captadores Tex Mex todos os produtos Fender.

Bom...A guitarra tem um baita som, mas mesmo gostando dela eu não gosto de ser enganado (ninguém gosta) , ele poderia ter sido mais transparente e falado que o corpo também seria de outra guitarra (se realmente for o caso), mas enfim... Vamos ver o que vai dar, obrigado!

Tudo bem que eu goste do som da guitarra, mas puxa eu paguei para ter uma fender, não umas só umas partes e outras recicladas de outras guitarras. E não foi para poder ostentar nem nada, simplesmente pela historia que ela representa e por suas características únicas, caso contrario eu poderia muito bem comprar uma falsificada e sair por ai feito um imbecil tirando onda de que tenho uma fender.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
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Brenno Horta
Eu não gastaría minha grana nisso...
Abç

fconde77
Veterano
# jan/15
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doubletalking

Camarada, essa Planta Gibson 1959 que vc "lincou" e de uma guitarra semi acústica e não de uma Les Paul.

SCENTLESS APRENTICE
Membro Novato
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jan/15

só uma pergunta, quem falou que pode fazer negócio aqui? vcs nao respeitam a moderação? vou chamar o tiririca, o lula, o palocci pra vcs parar que essas coisas fora da lei pq isso ta enchendo já venho acompanhando há muito tempo.

fconde77
Veterano
# jan/15
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SCENTLESS APRENTICE
???????

SCENTLESS APRENTICE
Membro Novato
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jan/15

SCENTLESS APRENTICE
meu nome é didi mocó merthiolate mercurio aspirina gasoso cheiroso arrumado da silva.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
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fconde77
Esse aí é o novo nome do Odion ou Innarelli...
Um desses "trolls" (pra não dizer outra coisa) que frequentam aqui e cujo objetivo é apenas tumultuar... Coisa de adolescentezinho....
Abç

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