【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


juniorlp
Sim, estão...
Abç

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar


EuFemismo
A ética não deixa nosso amigo comentar, mas eu posso, 60 mango em um nut bem feito é um roubo... Seu perante o luthier, barato demais

Lapidar o osso é chato, trabalhoso e demorado, dar a forma correta, respeitando dimensões, ângulos e tudo mais não é trabalho para curioso

Então sim, pode comprar um pedaço de osso e fazer o seu nut...

Boa sorte

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


Edson Caetano
Mauricio Luiz Bertola
EuFemismo

Já que o assunto é nut e vim perguntar aqui sobre...

Há de fato uma melhora ao usar um nut de osso, se comparado a um roller nut?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Ismah
Não, são apenas coisas diferentes...
Abç

ThiagoAmorim
Membro Novato
# jan/15
· votar


Apenas há melhora quando comparado aos de plástico.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


ThiagoAmorim
Apenas há melhora quando comparado aos de plástico.
Sim.
Abç

Rabisko
Membro Novato
# jan/15
· votar


Estou tendo problemas na regulagem das oitavas da minha guitarra. To usando o método de pressionar a corda na décima segunda casa (é uma strato de 22 trastes). Já soltei/apertei os parafusos ao máximo, mas não consigo mudar a "afinação" durante a regulagem; na mizona, por exemplo, fica acima da afinação, e não importa o quanto eu solte ou aperte os parafusos, a afinação sofre pouquíssima diferença pressionando a corda na 12ª casa.

Alguém saberia me dizer qual poderia ser o motivo disso? Seria a ponte de má qualidade?

Já levei esta guitarra num luthier a tempos atrás, mas gostaria de aprender pelo menos a fazer essas regulagens básicas nela.

fconde77
Veterano
# jan/15
· votar


Rabisko
As cordas são novas? A Marca da corda e boa??

Rabisko
Membro Novato
# jan/15
· votar


Coloquei elas faz cerca de uma semana, e são da marca SG.

fconde77
Veterano
# jan/15
· votar


Rabisko
Qual a finador vc esta usando? Aqueles q se prendem no head não tem a precisão necessária pra isso, use um pedal ou pedaleira ou ligue ao PC e use um software específico.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Rabisko
Coloquei elas faz cerca de uma semana, e são da marca SG.
Troque as cordas...
Use um afinador de ponteiros, de um tipo mais profissional.
Abç

Rabisko
Membro Novato
# jan/15
· votar


Obrigado pelas respostas, estou usando afinador da pedaleira mesmo, uma Zoom G1.

Vou tentar afinar elas novamente quando eu comprar cordas novas.

Abraços

Slash Mateus
Membro Novato
# fev/15
· votar


Fala Bertola
Vou comprar uma Gibson Les Paul, mas ela vem sem aquele friso (binding). Queria saber se tem como levar a um luthier e mandar fazer.

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


Slash Mateus
Pra que?
Em 1º lugar, não serve pra nada. É só estética mesmo...
Em 2º lugar, SE algum luthier quiser fazer essa bobagem (mexer numa Gibson e descaracterizá-la)), vai te cobrar beeeem caro!
Abç

doubletalking
Veterano
# fev/15 · Editado por: doubletalking
· votar


Mauricio Luiz Bertola ,
fconde77

Tenho uma dúvida em relação ao arch top, tenho dúvida sobre o seguinte:
Durante o processo de abaulamento como devo fazer para que o tampo na região próxima a junção do braço não fique mais baixo, ou mais alto do que a linha do binding da escala? enfim, fique na posição ideal?

Me refiro como monitorar essa questão, já que o abaulamento é feito antes da colocação do braço.

Podem dar alguma dica?


Obrigado.

Slash Mateus
Membro Novato
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu Bertola, é que acho muito bonitas as Gibson com binding. Eu testei as standard, studio e LPJ . Particularmente, gostei mais da Studio.
Vou comprar uma essa semana e já que sai caro, melhor deixar como vem de fabrica. E quanto aos captadores dela, Gibson USA P-90, são bons ou é necessário troca doa caps?

Abç

Hitman
Veterano
# fev/15
· votar


Slash Mateus
Se os captadores te agradarem, nao ha necessidade de troca.

Porem Gibson studio com p90? que serie? acho que nunca vi uma.

Veja com o bertola se a abertura do captador acomoda humbucker pois os p90 sao menores.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


Slash Mateus
Os P90 são singles de alta saída, e são excelentes (para mim, a mais legal concepção de captador).
doubletalking
Ao cortar a cavidade do "binding" vc usa um padrão na Dremel ou tupia vertical.
Abç

lucas.motorbreath
Membro Novato
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Considerando que as tarraxas das SX são aquelas vintages quadradinhas na parte de trás, essas tarraxas com a parte arredondada atrás podem substituir as originais mesmo que refaça a furação?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


lucas.motorbreath
Sim, não há problema algum nisso.
Abç

Slash Mateus
Membro Novato
# fev/15
· votar


Hitman
Q guitarra é uma Gibson Les Paul Studio 60s Tribute BBucker

Vou encomendar com o Sabino.

Mauricio Luiz Bertola
Pra tirar um som mais pra guns, metallica, iron, megadeth e deep purple, rola com os P90?

Abç

Hitman
Veterano
# fev/15 · Editado por: Hitman
· votar


Slash Mateus
A discricao diz que ela tem P90, mas na foto esta com humbuckers.. nao eh melho ter certeza do que vai comprar?

Pra tirar um som mais pra guns, metallica, iron, megadeth e deep purple, rola com os P90?
Nenhum banda dessas usa P90 mas se for pela essencia, se toca qulquer coisa com qualquer coisa. Tenho varios amigos que tocam prog metal com tele 100% de fabrica.
Ja procurou videos pra escutar como os P90 soam?
Se voce quer som de humbucker, compra algo com humbucker de uma vez...

Edit: Olhando melhor, tem informacao contraditoria.

Especificações:

- Modelo: Les Paul Studio Tribute ’60
- Ferragens: Cromadas
- Madeira do corpo: Maple
- Madeira do braço: Mogno
- Escala: Rosewood
- Trastes: 22
- Marcação: Trapezoidal
- Captadores: P-90


Garantia: 90 dias, conforme o Código de Defesa do Consumidor.
CARACTERÍSTICAS

Modelo Les Paul
Side para Destro
Captadores Humbucker
Ponte Ponte Fixa
- See more at: http://www.musicalbrasil.com.br/guitarra-gibson-les-paul-studio-deluxe -60s-com-case---vintage-sunburst-935/p?uam=true&mobile=4#sthash.v6AfnD yX.dpuf

Nunca vi uma studio com humbucker, a imagem tem humbucker e em uma das descricoes tambem diz que vem com humbucker. Gibson tem captadores chamadors Burst buckers. Ja reparou que o nome da guitarra eh Guitarra Gibson Les Paul Studio 60s Tribute BBucker com Case?

Slash Mateus
Membro Novato
# fev/15
· votar


Hitman
Ja entrei em contato com a loja por email pra esclarecer isso. Mas como boje é domingo, so respondem amanhã.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


Slash Mateus
Aqui estão exemplos comparativo mui útil:

https://www.youtube.com/watch?v=PyVuHAskeUg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


Slash Mateus
Outro:
https://www.youtube.com/watch?v=o87pIWtvZb8

douglas_hb
Membro Novato
# fev/15
· votar


Galera preciso de umas dicas de vcs.

Seguinte não sou musico profissional e também não tenho banda, mas gosto de tocar uma guitarrinha em casa um hard rock, blues, etc...Assim, comprei uma guitarra usada uma les paul nashville (nunca havia tocada em nenhuma les paul antes) gostei do som mais encorpado, coloquei umas cordas 0.11 também que inicialmente ficou dura na afinação padrão dai afinei em Eb. Porém minha dúvida e a seguinte pensando em upgrades principalmente referente aos captadores quais vcs indicam com um bom custo benefício? É possível comprar os captadores e efetuar a troca em casa ou é imprescindível levá-la para um luthier?

Desde já agradeço a ajuda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


douglas_hb
coloquei umas cordas 0.11 também que inicialmente ficou dura na afinação padrão dai afinei em Eb.
Isso denota falta de regulagem adequada em um luthier profissional...
É possível comprar os captadores e efetuar a troca em casa ou é imprescindível levá-la para um luthier?
Depende...
Vc sabe fazê-lo com segurança?
Sabe fazer a regulagem, inclusive certos procedimentos que às vezes são necessários ?
Se não... Eu pergunto: Se vc está com dôr de dentes vc se "trata" em casa com chás de ervas e rezas?
Abç

douglas_hb
Membro Novato
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela resposta!
Pois é amigo sem sombra de dúvidas o mais correto seria levá-la a um luthier profissional como você bem disse para regular a guitarra, contudo aqui na minha cidade eu desconheço um luthier realmente profissional ou de confiança para fazer o serviço. Mas no meu caso especificamente, você acha que vale investir na guitarra com a trocar dos captadores? Quais teriam melhor custo benefício? Você tem ideia de uma faixa de preço que é cobrado por esse serviço de troca de captadores e regulagem?

Agradeço pela resposta desde já.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


douglas_hb
você acha que vale investir na guitarra com a trocar dos captadores?
Sim. Esses:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1682-custom_57_braco
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1343-custom_59_ponte
Você tem ideia de uma faixa de preço que é cobrado por esse serviço de troca de captadores e regulagem?
Não se comentam preços aqui, é contra as regras do fórum e anti-ético...
Abç

Abadia
Veterano
# fev/15
· votar


Olá Bertola,
Tudo bom?
Vi essa guitarra, e o vendedor diz ter corpo em mogno e braço em marfim... Você acha que vale a pena comprar? Trocar os caps.... Da para deixar ela BOAZUDA? e o preço esta bom?
Dolphin 85

Valeu Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji