【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
doubletalking
Veterano
# jan/15
· votar


fconde77

Já corrigi o link, foi bobeira ontem devido o sono rs.
Segue os links corrigidos:

1959 Les Paul

Carved Top

doubletalking
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Poderia me dizer algum site para comprar madeiras, como o quilted maple, mas que não seja o site http://luthierexpress.blogspot.com.br/ ?? O quited nesse site está R$ 1.200,00

Muito Obrigado

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar


doubletalking
Amole é árvore gringa, Bordo, é caro mesmo, ainda com desenho Quilted... Se quer pagar mais em conta tenta negociar alguém no ebay...

Ou o que eu faria, tentar usar peças nacionais

Mas a verdade é a seguinte, madeiras estão ficando escassas e cada vez mais raras e caras, que pagar pouco se contente com marupá e pau ferro... Boa que vai fazer uma LP bem mais leve

fconde77
Veterano
# jan/15 · Editado por: fconde77
· votar


doubletalking

Apesar de ter visto em outros sites só me lembro desse agora.
Mas adianto que peças de Quilted Maple são realmente muito caras... Outra opção seria usar alguma outra madeira bem figurada pra substituir... uma sugestão seria a "Canela Loira", um tanto difícil de achar, mas bem mais barata!
Espera o Bertola aparecer que pode indicar outras madeiras mais em conta.

Mauricio Luiz Bertola

Fiquei um bom tempo afastado do fórum e tive a sorte de não conhecer tais figuras...

doubletalking
Veterano
# jan/15
· votar


fconde77

Muito Obrigado pelas respostas!
Então achei o preço do quilted de R$ 1.200, 00 caro devido eu ter cotado com um luthier um projeto de les paul há uns 2 meses atrás, e o cara me disse que o tampo em quilted ficaria R$300, então por esse motivo me surpreendi com os R$ 1200, tinha cotado com Sk Luthier.

Muito obrigado pelas sugestões.

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar


doubletalking
Madeiras com figuras específicas como o Quilted não são vendidas por metro, e sim por peças, as mais bonitas e generosas explodem no preço, as mais simples vão mais baratas...

Para cotar madeiras, ou se confia muito ou vai buscar pessoalmente

Aquela famosa tabela de As... Madeira A, 2A, AAA, 4A... AAAAA já ouviu isso? Subjetivo e diferente para cada fornecedor, mas, a mesma madeira tem diferentes níveis de qualidade e beleza

Então não confie apenas em preço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


doubletalking
Eu não uso esse tipo de madeira nos instrumentos que faço.
Pois a questão e opção de usá-las é apenas estética mesmo...
fconde77
Tem alguns idiotas e malucos desses por aqui...
Abçs

LucasGuitar9712
Veterano
# jan/15
· votar


Bertola, estou com a oportunidade de pegar uma Fender por um bom preço, porém a guitarra é preta, e eu não sou muito chegado nessa cor. Se eu mandar um profissional remover a tinta e envernizar a madeira dá certo ou tem chances de danificar o timbre da guitarra?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


LucasGuitar9712
Não danifica nada.
Consulte a Musikolor.
Abç

LP_Rules
Membro Novato
# jan/15
· votar


Galera, esse tipo de rebaixador de cordas faz alguma diferença em timbre, afinação ou outras coisas?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-617441254-retentor-rebaixador-d e-cordas-com-roller-diversas-cores-_JM

Valeu. Abraço.

fconde77
Veterano
# jan/15
· votar


LP_Rules

Esses retentores de corda beneficiam a estabilidade da afinação quando fazemos bends ou usamos alavanca, já que não prendem as cordas como os retentores tipo "gaivota"

renatocaster
Moderador
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Esse aí é o novo nome do Odion ou Innarelli...
Um desses "trolls" (pra não dizer outra coisa) que frequentam aqui e cujo objetivo é apenas tumultuar... Coisa de adolescentezinho....


Era. Já foi devidamente banido (de novo).

LP_Rules
Membro Novato
# jan/15
· votar


Valeu fconde77.
Abraço

Xavier1912
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: Xavier1912
· votar


Olá.

Minha guitarra é uma Schecter Synyster Gates Custom-S. Gostaria de saber se há a possibilidade de instalação do EVH D-Tuna, se sim, o que é necessário fazer ou se vai haver algum tipo de restrição a alavancadas para trás, por exemplo, porque já vi pessoas dizendo que funcionava para qualquer sistema floyd, e outras não. Umas até falavam que não funcionava pra nenhuma, na vdd.

Obg!!

PS: Vi esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=ia56Di4VbdY onde a pessoa utiliza um outro dispositivo, o göldo stabilizer, junto com o D-Tuna, aparentemente, para que funcione melhor. Queria saber o por quê, qual vai ser a utilidade de um estabilizador.

Hitman
Veterano
# jan/15
· votar


Xavier1912
Nao funcionar com nenhuma eh besteira...

Sim, seu floyd nao vai mais "subir" entao seu movimento estara restrito para baixo.

Xavier1912
Membro Novato
# jan/15
· votar


Mas você sabe dizer se com esse modelo de guitarra dá certo? E tb se a restrição da alavancada pra baixo é só com ela está em "D" (que o dispositivo fica um pouco pra trás) ou quando está em E tb?

É que eu sempre tive interesse e tal, msm sabendo afinar a guitarra, é mais prático do que destravar as coisas e travar de novo... Mas ai eu vi em alguns lugares que falavam sobre o D-Tuna que ele não funcionaria em guitarras com aquele compartimento atrás da ponte, mas ai em alguns lugares já falava que sim e eu vi em alguns vídeos tb, então ficou meio confuso ...

Ramsay
Veterano
# jan/15 · Editado por: Ramsay
· votar


Xavier1912

Numa strato é tranquilo uma vez que a ponte, mesmo sendo do tipo Floyd rose, fica acima do corpo.

Mas, a Synyster tem um buraco grande entre os parafusos de afinação e a madeira, o que em teoria prejudicaria o rendimento do EVH D-Tuna, mas, o pior é que como os parafusos de afinação da Synyster ficam abaixo da linha da madeira, vc não conseguirá instalá-lo.

Há não ser que exista uma versão específica no site do fabricante para guitarras com ponte Floyd Rose como a sua.

guitarTheilon
Membro Novato
# jan/15
· votar


quantos ficaria eu mandar fazer uma guitarra jem 70V em luthier mas com floyd + barata uns captadores santo angelo circuito + ou - madeira pode da original

é o siguinte eu quero fazer essa guitarra do modo mais barata, pq nesse momento nao tenho tanta grana e quiria ter uma jem sem gastar tanto, mas com o tempo vou deixar legal ponhar uma gotoh uns captadores maneiro e coisa e tall

barataguitar
Membro
# jan/15
· votar


Bertola,

Instalei um mini humbucker HH777 da malagoli em minha Tagima 735, no entanto o captador ficou com som muito baixo e agudo, será que fiz alguma coisa errada?

adautomarttau
Membro Novato
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom dia,
Estou com uma fonte de 1A alimentando 5 pedais ,totalizando 800mA.
Essa "folga" de 200mA é suficiente?
Obrigado.

ThiagoAmorim
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: ThiagoAmorim
· votar


Boa noite pessoal!
Seiji, Bertola e demais!

Estou para trocar os potenciometros de uma SX SG que peguei, mas a minha única dúvida é quanto ao tamanho do eixo. Longo ou normal. Olhando no site, na foto principal, são o 1º e 3º pots. Como vou importar, não posso me dar ao luxo de errar.
http://www.stewmac.com/Pickups_and_Electronics/Components_and_Parts/Po tentiometers/CTS_Control_Pots.html
Obrigado desde já.

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar


adautomarttau
Se a sua conta estiver correta sim, 1A é suficiente para segurar os 800ma... Mas veja bem que a qualidade da fonte influencia

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar


ThiagoAmorim
Normalmente em guitarras onde os pots não tem escudo frontal o curso é longo para vencer a espessura da Madeira... Mas quero ver a resposta também

fconde77
Veterano
# jan/15
· votar


ThiagoAmorim
Conforme o Edson Caetano, o pot tem q ser de eixo longo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


barataguitar
Confira a ligação, pois deve estar errada.
Principalmente a dos fios de +, pois esse capt tem 4 fios, sendo 1 neutro e 1 terra e 2 positivos de cada bobina.
adautomarttau
Suficiente é.
Mas, como o Edson Caetano, o problema principal não é esse...
ThiagoAmorim
Long split shaft, 500K-ohm (CTS #450S 3486-1133)
Item # 0117
In stock, ready to ship!

Abçs

ThiagoAmorim
Membro Novato
# jan/15
· votar


Valeu pessoa!
Como trocarei as tarrachas tbm, já estou quase que decidido numa Gotoh vintage com ratio 15:1. Mas vi uma Grover inspirada nas Waverly, com ratio 18:1, mas são abertas. Será que vale a pena? São essas aqui:
http://www.stewmac.com/Hardware_and_Parts/Tuning_Machines/Guitar_and_S olid_Peghead/Grover_Tuners/Grover_181_Sta-Tite_97-18_Series_3and3_Tune rs.html

Pensei nessas mais modernas mas a furacão não iria bater e iria acabar ficando com o headstock cheio de furos, pois hj há lá uma vintage com 2 parafusos por tarracha. Estou certo?
http://www.stewmac.com/Hardware_and_Parts/Tuning_Machines/Guitar_and_S olid_Peghead/Grover_Tuners/Grover_Milk_Bottle_Rotomatic_102V_Series_3a nd3_Tuners.html

Estou quase decidido por essas com ratio 15:1 Gotoh vintage
http://www.stewmac.com/Hardware_and_Parts/Tuning_Machines/Guitar_and_S olid_Peghead/Gotoh_Tuners/Gotoh_Vintage-style_Oval_Knob_3and3_Tuners.h tml
Amigos, vale mais a pena por na minha Sx Sg essa vintage ou partir pra Grover 18:1, podendo ser a aberta (será que acumula muita sujeira?)ou a blindada?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


ThiagoAmorim
Como trocarei as tarrachas tbm, já estou quase que decidido numa Gotoh vintage com ratio 15:1. Mas vi uma Grover inspirada nas Waverly, com ratio 18:1, mas são abertas. Será que vale a pena? São essas aqui:
Não.
Use as outras.
Abç

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar


O pessoal anda relaxado por aqui Professor

Olha o que chegou aqui agora...

Foto da Treta

Coincidência ou não minhas novas colas estão chegando e os trabalhos acumulando kkk

O que o senhor recomendaria neste caso, colagem claro... mas seria prudente algum tipo de travamento extra, como um parafuso... ou é só rezar...

Mudando de problema, chegou tambem um outro que aparentemente seria de fácil sólução, um Di Giorgio Estudande n18 de 2007 a ação dele esta extremamente alta, na 12 casa está dando 6,5mm da escala

É um violão sem muitos recursos de regulagem, então como um jogada rápida, imaginei remover o rastilho e tirar dele o máximo que der sem deixar que a corda encoste na madeira do cavalete, assim com certeza ganharia uns 2,5mm

Para o músico que se acostumou com a altura até acho que seria um bom resultado... o que recomendaria?

Imagem das cordas em relação a escala

é isso aí por hoje

João Pedro Strabelli
Veterano
# jan/15
· votar


Bertola

Há alguns anos estou reformando uma Tonante e as tarraxas pifaram. Respeitando a relação custo benefício, quais você me indica.

Outra coisa. Tenho um Meteoro de 15 watts e gostaria de fazer uma ou duas customizações nele. Afinal, julgo o par perfeito para a Tonante. Em que lugar do fórum é melhor perguntar?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Edson Caetano
No 1º caso, colagem e reacabamento da mão. O violão é de nylon, portanto a tensão é baixa (e o sentido da quebras é lateral), não necessita de reforços.
No outro caso, certifique-se de que não há empenos ou erros de fabricação. Depois, reduza o rastilho do cavalete ao mínimo possível.
João Pedro Strabelli
Essas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-617849441-tarracha-semi-blindad a-guitarra-ou-violo-33-frete-gratis-_JM
Quanto a seu Meteoro, deixe como está...
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji