【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
lucas.motorbreath
Membro Novato
# jan/15
· votar


fconde77
entendi, qual é a medida que eu tenho que saber pra ver se cabe na SX?

fconde77
Veterano
# jan/15
· votar


lucas.motorbreath

Apenas o espaçamento dos parafusos de fixação da ponte... os da SX não casam 100%... O resto e padrão!
Na minha tive que desbastar a lateral da cavidade do corpo por onde passa o bloco da ponte, mas isso foi por conta do baixo controle de qualidade da Marca. Como a cavidade do bloco é feita em 2 passos (Frente e traz), provavelmente o corpo não devia estar 100% centralizado na CNC e isso deixou um pequeno degraus de 1 mm... suficiente para deixar o bloco grande raspando em um dos lados, mas nada que uma pequena "limada" não resolvesse.

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: lucas.motorbreath
· votar


fconde77
entendi, então você acha que se eu comprar uma Wilkinson WVP6 ou WVC meu luthier consegue colocar? Outra coisa, pretendo fazer o seguinte, colocar tarraxas com travas ou da sperzel ou da fender mesmo, roller nut, roller trees e trocar a ponte. Depois eu mecho na parte elétrica, a princípio é isso, o que vcê acha? Eu só não sei onde vou achar uma Wilkinson, eu olhei no site que vc falou mas não tinha em estoque, não posso comprar do ebay nem guitar fetish pq não tenho cartão de crédito, no mercado livre só achei o modelo WVC...

edit: tinha dito WVPC onde é WVC

fconde77
Veterano
# jan/15 · Editado por: fconde77
· votar


lucas.motorbreath

Se vc não achar a ponte, então inverta suas prioridades... Troque a captação e deixe a ponte mais pra frente.

Quanto as tarraxas não investiria em um hardware tão caro...

- As tarraxas Wilkinsons com travas são muito boas...
- Roller Nut muitas vezes implica em alterações no braço, coloque um de osso que esta de muito bom tamanho,
- Coloque um rebaixador de cordas do tipo Roller,
- Pra completar leve a um luthier peça para travar a ponte e seja feliz!!!

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jan/15
· votar


fconde77
mas eu gosto de usar a ponte, não quero travá-la kkk por isso eu estou nesse dilema pra achar um modelo compatível...

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jan/15
· votar


cara eu decidi q não vou investir pesado nela não, achei uma ponte que encaixa perfeitamente na guitar fetish, vou só adicionar hardwares de rolamento e talvez trocar o bloco da ponte..

Ramsay
Veterano
# jan/15
· votar


Depollo
A Floyd Rose Gotoh é totalmente diferente das Floyds Rose normais e tem que haver adaptação, o que só pode ser feito por um luthier competente, isso se vc encontrar algum que aceite fazer a adaptação.

RafaelBernatto
Veterano
# jan/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


[Solucionado]

Depollo
Veterano
# jan/15
· votar


Ramsay

Entendi, obrigado!

Kevin Dorgas
Membro Novato
# jan/15
· votar


Olá! Alguém sabe informar se a vintage v100 pgm tem as especificações iguais a da v100 paradise (top de maple real e deep joint)?

Javé
Veterano
# jan/15
· votar


ola comprei um trio texas da GFS para por na minha SX 62, e vem 5 fios neles um preto mais grosso , um vermelho um preto e um branco e um verde ,o branco e o verde estão soldados junto , o preto grosso deve ser o terra , e os outros eu soldo junto na chave , porque no esquema que vem junto ta escrito que o black to ground e tem um fio cinza ligado na chave .

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Javé
É o preto...
Kevin Dorgas
Sim.
Abçs

Kevin Dorgas
Membro Novato
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado!

ThiagoAmorim
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: ThiagoAmorim
· votar


Vontando...
Vou fazer um upgrade na minha SX SG braço colado.
Ia por dois Seymour, ponte gotoh, tarracha gotoh, trocar pots por CTS, jack e switch de qualidade, fiação etc, Nut de osso.
Mas fiz as contas e vi que gastaria em torno de 1100 reais. Acho que não valorizaria nem metade disso na guita.
Então...
Comprei uma ponte e Tailpiece Sung il(fabricante da wilkinson, tonepros, floyd-rose), bem barata. A atual está bem velha e feia.
Comprei um GFS Fat Pat Boutique Humbucker pra ponte e um GFS Vintage 59 Classic Alnico V.- Black Humbucker pro braço. Também comprei um Nut de osso. Acertei nos captadores?
A dúvida é! Troco a parte elétrica também? Por Pots Alpha, jack e switch e fiação? Ou é um gasto desnecessário?
Tarrachas? Por Gotoh ou esperar as atuais darem problema?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


ThiagoAmorim
Troco a parte elétrica também?
Se não está com defeito, não troque...
Tarrachas?
Se não está com defeito, não troque (2)
Abç

Javé
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Javé
É o preto.


e os outro soldo tudo junto na chave ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Javé
Cara, desculpe mas errei (invertí) ali acima....
O verde é o +
preto e malha é o - vermelho e branco soldam-se juntos (e não liga em lugar nenhum).
Abç

Javé
Veterano
# jan/15 · Editado por: Javé
· votar


então o preto vai soldado em cima do pot , vermelho e branco solda junto e isola , e o verde e o outro fio preto vai na chave ?

http://www.guitarfetish.com/zoomify.asp?catalogid=1970&img=/assets/ima ges/products/pickups/TC/Kit.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Javé
Exato.
Abç

Javé
Veterano
# jan/15
· votar


Obrigado mestre duvida sanada

LP_Rules
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: LP_Rules
· votar


Bertola, Blz? Dei uma pesquisada sobre limpeza da guitarra no fórum e encontrei uns falando uma coisa e outros falando o contrário. Qual o melhor jeito de limpar a guitarra? Tanto a parte da madeira qto a parte das ferragens e até potenciômetros empoeirados... Tem como tirar a oxidação dos imãs do captador? Vi gente falando de WD-40 pras ferragens e pots e outros falando q é a pior coisa, q bom msm é álcool isopropílico. Afinal, qual a melhor forma?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


LP_Rules
O corpo do instrumento se limpa com pano (flanela), limpa e sêca.
A escala hidrata-se com óleo-de-peroba e deve-se limpar as cordas após tocar com pano de algodão branco limpo e sêco.
WD-40 só se usa na ponte, e em pequenas quantidades, nos carrinhos.
Para prevenir a oxidação dos polos dos captadores deve-se aplicar uma ligeira camada de verniz incolor de unha; se o mesmo já estiver oxidado, deve-se proteger o "corpo" do captador e passar lixa d'agua nos polos.
Para a limpeza dos potenciômetros aplica-se spray "limpa-contatos" no interior dos mesmos ou álcool isopropílico (com uma seringa).
Abç

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O que acha do grafite em spray no lugar do WD?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Edson Caetano
Suja tudo....
Grafite em pó deve ser administrado em pequenas quantidades, nos sulcos das pestanas de guitarras com ponte tremolo, através daquelas embalagens que tem um bico, utilizadas por chaveiros.
WD-40 (e similares) é um produto inadequado para instrumentos, e deve-se aplicá-lo apenas na ponte, nos parafusinhos allen dos carrinhos (ou outros), para evitar corrosão.
Abç

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Professor imaginei isso, mas como a sabedoria popular vai longe sempre é bom perguntar... WD é ótimo a curto prazo depois ele começa acumular poeira e no final detona mais do que ajuda a longo prazo

...tenho uma treta nova para resolver aqui, nem quero te mostrar kkk vai mandar jogar fora, violao Gianini 12c do fim dos anos 80 todo debulhado ... Esse eu quero ver

RafaelBernatto
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

(Sobre potenciômetros)
A ideia então é usar algo que "lave" sem enferrujar...
E não qualquer tipo de óleo que "atraia" poeira e faça os componentes virarem uma lixa internamente rsrs.

Ps: Levei minha guitarra num "luthier" aqui da cidade ela voltou "só o óleo" rsrs... Parecia singer... :D

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


RafaelBernatto
A ideia então é usar algo que "lave" sem enferrujar...

Álcool Isopropílico ;)

EuFemismo
Membro Novato
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa tarde! Bertola é o seguinte... o luthier que eu levei a guitarra ta cobrando 60 reais pra colocar um nut de osso, eu achei muito caro e gostaria de saber se posso trocar o nut em casa? o original de plastico criou 'fendas' e as cordas estão mordendo. Posso comprar um nut no mercado livre e trocar em casa? sera necessário uma regulagem depois disso?

VLW!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Edson Caetano
WD é ótimo a curto prazo depois ele começa acumular poeira e no final detona mais do que ajuda a longo prazo
Por isso ele não pode ser usado em potenciômetros...
RafaelBernatto
Levei minha guitarra num "luthier" aqui da cidade ela voltou "só o óleo" rsrs... Parecia singer... :D
Tá cheio desse tipo de curioso por aí....
EuFemismo
o luthier que eu levei a guitarra ta cobrando 60 reais pra colocar um nut de osso
Eu não comento preços aqui...
Posso comprar um nut no mercado livre e trocar em casa?
Se vc souber como....
sera necessário uma regulagem depois disso?
Óbviamente...
Abçs

juniorlp
Veterano
# jan/15
· votar


undefinedMauricio Luiz Bertola
Ou alguem q saiba, as schecter omen 6 fr extreme estão sendo fabricadas ainda ??????

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji