【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Thiago-Classic
Membro Novato
# dez/14
· votar


Ramsay
Mauricio Luiz Bertola

Eu pensei nos EMG 81/85 porque toco muito Coheed And Cambria, e os guitarristas usam esses captadores.

Acho que vou comprar uma SX SST Ash, que eu experimentei e gostei bastante (em termos de valer a pena fazer upgrades depois).

Alguém tem alguma ressalva sobre a qualidade dessa guitarra? Achei ela por R$799,00.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Thiago-Classic
Boa guitarra....
Abç

Thiago-Classic
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: Thiago-Classic
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O preço tá bom, Bertola (R$799,00)? E ela é uma guitarra na qual vale a pena fazer upgrades? E mais importante, considerando que vou fazer upgrades, ela vale o investimento a mais que na SST 57/62 (essa está R$590,00, na mesma loja)?

Vou passar a RX20 pra minha cunhada aprender a tocar e comprar outra guitarra, mesmo. Com teto de R$1.000,00.

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Thiago-Classic
Cara, essa SX em frêixo (ash) tem um timbre ainda mais "estalado" que as de amieiro (alder).
Se eu fosse vc testava as duas....
Abç

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# dez/14 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tenho um amigo que é torneiro mecanico, ele me disse que faz uma peça pra mim adaptar uma ponte de estrado em um corpo de guita com furação p/ floyd rose..

Queria saber se voce já viu isso ou já ficou sabedno de alguma modificação assim, tenho duas opções ambas pra usar a ponte de strato sem molas no corpo p/ floyd:

- Fazer uma peça de madeira (denovo pq a velha quebrou com a força das cordas) pra encaixar na cavidade com cola, deixando o corpo todo plano parafusando a parte de cima da ponte direto na madeira nova.

- Pedir pro meu amigo torneiro fazer essa base de metal (aço) que encaixaria perfeitamente na cavidade da floyd rose, depois parafusar a ponte direto na base de aço.

Não queria mexer no corpo dessa guita pois é muito bom e de forma alguma usar floy rose, então as opções são essas, o que me diz.?

Não sei até que ponto a massa da ponte interfere no som, e no caso de usar a madeira será que a cola que usar pra colcar a madeira dentro da cavidade pode de alguma forma "segurar" o timbre já que dificilmente ficara justa ao ponto de entrar com pressão, a opção da base de metal pelo menos ficaria parafusada adequadamente no corpo...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits
O ideal é vc trocar a ponte toda....
Adaptar peças de madeira nas cavidades de ponte FR é difícil e exige perícia do luthier, assim como um extenso reacabament.... Isso custa caro!
Quanto à base de aço, isso mudará o timbre significativamente....
Abç

Mamedio
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sobre a questão de cabos. O quanto influência no som do instrumento? Da guitarra mais especificamente.

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Mamedio
Total cara!
Compre cabos de qualidade, isso muda muito!
Experimente os Techniforte que o grande DeRos testou aqui no FCC (no You2Be tem o vídeo).
Abç

Mamedio
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ah legal.. valeu amigo!

Renato F
Veterano
# dez/14 · Editado por: Renato F
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá, quais os prós e contras de braços 1, 3 ou 5-piece. Eu li alguma coisa sobre os braços de 1 peça serem mais suscetíveis a entortar. Isso é verdade? Bem, eu tenho duas Gibson (Explorer e Les Paul Std) uso cordas .011, sei que são bem construídas e passam por um rigoroso teste de qualidade. Então, devo me preocupar? Usando cordas mais leves evito problemas futuros? Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Renato F
Cara, sem estresse....Se cuidar não vai empenar...
De fato, braços com construção com longarinas são mais resistentes mesmo.
Abç

Khaden
Membro Novato
# dez/14
· votar


Senhores, boa noite!

Gostaria de tirar uma dúvida, se possível!

Comprei minha primeira guitarra, vou pegá-la amanhã na loja e, como sou leigo, vou levá-la a um luthier.
Minha dúvida é a seguinte... Como nunca fui a um não tenho como comparar o trabalho e não tenho idéia alguma de preços praticados.

Como é baseado o preço para uma avaliação desse tipo? Por guitarra, por tempo, por complexidade? E quanto custa mais ou menos? Só para saber se não vou ser garfado! Heheheh

Muito obrigado desde já!

SkyHawk
Membro
# dez/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Khaden
Aqui não se comentam preços, mas uma boa regulagem é um trabalho de um profissional e tem seu custo. Sem mencionar valores, imagina algo como encher o tanque do seu carro.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Khaden
Como o SkyHawk falou, não se comentam preços aqui.
Alguns parâmetros: Regulagem de guitarras com pontes "flutuantes" tipo "Floyd-Rose" é mais caro.
Consulte o seu luthier se vc precisa levar um encordoamento novo (alguns não tem esse tipo de fornecimento).
Só para saber se não vou ser garfado!
Isso é o que vc vai ser se não levar sua guitarra a um profissional, principalmente depois que ela der problemas......
Abç

Khaden
Membro Novato
# dez/14
· votar


Hahah

Muito obrigado galera! Não sabia que não podia comentar preços aqui, desculpe!

SkyHawk
Membro
# dez/14
· votar


Khaden
Relaxa e seja feliz com seu instrumento. O Bertola é sempre uma ótima referência para qualquer dúvida que possa surgir, recomendo voltar diversas páginas nesse tópico e ler sem pressa.

gregorioferraz
Membro Novato
# dez/14
· votar


gregorioferraz
Assista isso:
https://www.youtube.com/watch?v=Jq73iTC2y3E
https://www.youtube.com/watch?v=ZZBWW9mI7yc


Oi Bertola, muito obrigado pela dica e atenção.

Bom, a faculdade seria a melhor opção se hoje eu pudesse me dedicar inteiramente a isso, contudo, como tenho que usar meu tempo extra para aprender, o melhor vai ser acompanhar os vídeos que você me passou e procurar um local para praticar (já que não posso fazer isso em meu Apartamento).

Ou seja, autodidata.

Um forte abraço.

Renato F
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela atenção.

Cara, sem estresse....Se cuidar não vai empenar...
Então, quais seriam os cuidados? E quanto às cordas?

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Renato F
Cara, não tem cuidados especiais não: Não deixar pegar calôr ou grandes alterações de humidade e temperatura, manter o tensor ajustado, cordas afinadas, limpeza sempre, hidratação da escala com óleo-de-peroba de vez em quando, ter bons cases, etc...
Abç

Philipi
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ja que da outra vez você falou que entre os disponíveis aqui no Brasil, mas e os importados Belcat alnico. Como se comparam aos malagoli? E um trio alnico de uma Fender american STD 1990 são melhores que os malagoli?

Abçs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Philipi
Belcat alnico
Não conheço...
E um trio alnico de uma Fender american STD 1990 são melhores que os malagoli?
Depende de qual Malagoli, alguns são equivalentes...
Abç

Philipi
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Será que é uma boa ideia usar potenciometros de 100k junto com um trio tex mex, já que os tex mex são bem agudos. Será que fica bom?
Voê já usou potênciometro de 100k em alguma guitarra.

Abçs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Philipi
Não. e não serve.
Você pode usar os de 200K, pricipalmente se modificar o esquema de Strato, para tele (vol e ton master).
Abç

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/14
· votar


Mestre Bertola.

Devido a uns problemas com prazos com o meu luthier, resolvi criar coragem e ajustar eu mesmo o Tensor dos meus instrumentos. Geralmente o meu luthier faz a regulagem final na minha frente, e a gente vai experimentando junto. Então acabou que eu meio que sei como faz e como tem que ficar soando.

Como não queria ficar sem a Strato por alguns dias, resolvi ajustar eu mesmo o tensor. Ficou macia, td beleza, com menos relief (aquela folga, que era o que tinha muito).

Foi aí que resolvi medir por esporte umas duas outras guitarras que tenho, uma Gibson e uma Tagima. Não há nada de errado com elas, estão macias e sem trastejamento (ao contrário da Strato, que tava foda).
Só que nessa eu percebi que a Gibson está regulada acho que sem relief, o braço está completamente reto. Toco ela e vejo que está tocando normal, macia e sem trastejamentos. Não seria recomendado deixar algum relief? Cada guitarra se comporta diferente e eu devo apenas ajustar até ficar bom, sem levar em conta essas fórmulas e medidas? Já vi uns caras falando que o melhor é o mais reto possível. Qual sua opinião?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Rei Arthur Pendragon
Não seria recomendado deixar algum relief?
Não. O que interessa é se há trastejamento ou não, e não é "relief" que define isso. Ou seja: Mito.
Abç

will789
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E ae cara, eu estou com um problema no captador da ponte da minha guitarra. Quando eu seleciono ele, o som sai muito fraquinho, baixinho. Antes ele saia alto e forte, é um DiMarzio Super Distortion, mas agora sai muito baixo msm, praticamente não sai nada de som dele, eu realmente não sei oq ta rolando, foi do nada, o do braço continua normal, so o da ponte que ta dando esse problema.

Será que é apenas um mal contato que ta gerando isso ou tem a possibilidade de ser algum problema mais grave e eu ter até perdido esse captador? Acho q ele já é um pouco antigo, comprei a guitarra usada e ele ja tava nela.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


will789
Há que levá-la a seu luthier para verificar a parte elétrica.
Geralmente é chave. pois capts dificilmente dão problemas se não sofreram danos físicos. Potenciômetro também pode dar isso.
Tem que trocar, se forem esses os casos.
Abç

diegomarinho_o
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Verdade ou mito:
"Misturar captadores Alnico e cerâmicos é errado, pois desmagnetiza os alnicos"

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


diegomarinho_o
Depende do sistema...
Parece que isso é factível de acontecer em sistemas de 3 captadores (tipo strato ou superestrato).
Abç

SkyHawk
Membro
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Caro mestre, me recomenda um jogo de tarraxas que sirvam na Ibanez GIO (sem necessidade de adaptação) que sejam de ótima qualidade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji