【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Strato.Freitas
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: Strato.Freitas
· votar


vale a pena?

Strato.Freitas
Membro Novato
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sou novato aqui no forum do cifra, mas já toco guitarra a 6 anos.

não tenho muita experiencia com Luthier tb. gostaria de saber se minha ideia é ruim e se vale a pena.

Eu tenho uma Stratocaster, Memphis. É minha primeira e unica guitarra. Gosto do peso dela e da madeira. só n me agrada os captadores. Pensei em troca-los por caps da Sergio Rosar. só que em vez de pegar 3 singles, eu pensava em pegar 3 mini humbuckers e colocar push pull nos tres pra ter melhor variedade de sons.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Snakepit
Edson Caetano
Caras, o ideal, o correto, e é assim que o Grande Léo Fender projetou, é usar 5 molas e regular à contento.
Não há problema em fazer o que o Snakepit fez não, embora eu não deixa-se a base da ponte tão elevada. A posição das molas é controversa, mas é inconclusiva, Deixe como está mesmo....
Strato.Freitas
Não há problema nenhum nisso. Tem apenas uma questão: Vc vai tocar guitarra ou pilotar botõeszinhos? Sim, porque, na prática pouco se usa em situações "ao vivo" esse tipo de coisa.....
Abçs

Philipi
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala mestre.

Sabe se um escudo fender encaixa certinho em uma sx sst? ou sabe de algum modelo que encaixa certinho sem ter que adaptar?

Sabe algum escudo de 8furos que encaixe certinho numa Eagle das antigas (aquelas com headstock tipo fender pintado na cor da guitarra).
Quais single alnico baratos são melhores, cabrera ou malagoli, para um som SRV e Jimi Hendrix?

Esses mini humbucker estilo lace sensor baratinhos que tem por ai por 40r$, são ruins(esse seria para uma outra guitarra)?

Abçs

bass_player
Veterano
# dez/14
· votar


Pessoal, vcs sabem me indicar um bom luthier que construa guitarras semi-acústicas no Brasil? Obrigado!

Snakepit
Veterano
# dez/14 · Editado por: Snakepit
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Caras, o ideal, o correto, e é assim que o Grande Léo Fender projetou, é usar 5 molas e regular à contento.
Não há problema em fazer o que o Snakepit fez não, embora eu não deixa-se a base da ponte tão elevada. A posição das molas é controversa, mas é inconclusiva, Deixe como está mesmo....


Valeu!

A ponte ficou um pouco alta pois puxando a alavanca a corda G vai exatamente pra A. Porém, as outras cordas não tencionam da mesma forma. Algumas tencionam mais, outras menos.

É possível corrigir isso, para que a "alavancada" solte ou puxe todas as cordas na mesma medida, deixando a guitarra afinada? Claro, depois que eu solto a alavanca ela volta pra afinação original, perfeitamente.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Philipi
Cara, compre escudos da Dolphin mesmo, não faz diferença... E, se não encaixar, é só adaptar...
Quanto aos capts, pegue os Sound/Malagoli AlNiCo Blues
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1100-jogo_com_3_captad ores_custom_alnico_blues
Quanto aos outros que vc(mini humbucker estilo lace sensor baratinhos) citou, não conheço...
Snakepit
Lubrifique bem a pestana com grafite em pó ou veselina sólida. Antes de tocar faça algumas alavancadas de leve e confira a afinação. Não esqueça das 5 molas. Deixa a ponte bem mais estável.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


bass_player
Cara, todos os meus conhecidos e mestres (Eliézer Lara e Sérgio Buccini) trabalham com sólidas, mas que tem, tem sim... Prepare o bolso.....
Abç

SkyHawk
Membro
# dez/14
· votar


Caro Bertola,

Minhas molas de uma ponte tremolo estavam rangendo, dei umas borrifadas de WD40 e resolveu, mas agora li que não se deve usar WD40 em guitarras..... Isso procede ? Porque ?

Edson Caetano
Veterano
# dez/14
· votar


SkyHawk
O WD vai acabar pegando poeira e aglutinando isso nela, portanto o que seria muito bom no começo com o tempo passa a ter uma ação indesejada, qualquer outro lubrificante oleoso tem o mesmo efeito

Talvez o grafite em pó lubrificace as molas a ponto de não mais ouvir barulho

Mas estou divagando aqui heim...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


SkyHawk
Nas molas e em partes metálicas, com parcimônia não tem problema. O que não pode é aplicar no corpo, no braço ou na parte elétrica...
P.S.: Não deixe escorrer para os parafusos que fixam a "âncora" das molas na madeira do corpo.
Abç

barataguitar
Membro
# dez/14
· votar


Bertola

Tenho uma Tagima T735 quero melhorar a captação dela.

Estava pensando em investir em Dois Captadores Traditional Texas Meio e Braço, e colocar um Mini-Humbucker na Ponte, estava pensando em um Little HH777.

Essa combinação daria certo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


barataguitar
Sim, sem problemas...
Abç

enquantofreudexplica
Membro Novato
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola e amigos;

Boa tarde. Estou ao témino da reforma da minha giannini anos 90, comprada (corpo e braço) a baixo custo. Removi trastes, lixei e reenvernizei o braço, inteiriço em marfim, em PU incolor. Serão instalados trastes Fender Jumbo. O mesmo cuidado fora tomado no corpo, que pintei em Daphne Blue ("azul calcinha" da Variant 73 de meu falecido e saudoso pai). Por enquanto, no intuito de testes, instalei captadores cerâmicos genéricos provenientes de uma Yamaha Pacifica, singles. SEI QUE DIVERSAS COISAS INTERFEREM, mas gostaria que este (bom) instrumento tivesse um um timbre voltado ao blues, rascante aos moldes de SRV. A minha dúvida é a seguinte: instalo um set de singles Malagoli Texas ou o (ao que me parece AlNiCo) do referido link:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-607552607-trio-de-captadores-co ndor-single-alnico-pguitarra-_JM:

Muito Obrigado!

carnisa1
Veterano
# dez/14
· votar


precisa regular o tensor na hora de trocar 0.09 por 0.10?

Thiago-Classic
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: Thiago-Classic
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, ando te enchendo de perguntas, e tenho mais uma dúvida, já que estou completamente por fora das opções de mercado atuais.

Como disse nas outras perguntas, estou pensando em fazer upgrades numa condor RX20S. Captadores Alnico 50, ponte Malagoli Tremolo Vintage com bloco em aço e tarraxas novas.

Mas agora fiquei pensando em uma coisa... O que valeria mais a pena: Investir na RX20S ou trocar de guitarra (como a SX SST 57/62, ou mesmo outro modelo de até R$1.000,00)? Porque o investimento total na RX20S sairia na casa dos R$800,00

Muito obrigado pela ajuda que tem me prestado!

Abraço.

enquantofreudexplica
Membro Novato
# dez/14
· votar


carnisa1
Sim. Caso você use afinação E padrão, dê somente um quarto de volta no tensor, em sentido horário. Instale as cordas, realize a estabilização e verifique o empeno no dia seguinte. Boa sorte.

enquantofreudexplica
Membro Novato
# dez/14
· votar


Thiago-Classic
Boa tarde amigo. Desculpe-me pela intromissão. Caso você tenha um valor afetivo pelo instrumento, invista. Não é o que ma parece pelo seu questionamento. É inviável um upgrade de três vezes o valor de mercado de uma guitarra. Compre outra. As Stratocaster SX SST57/62 são muito bem faladas por aqui. Tive a oportunidade de testar somente uma em loja. Não me agradou, especialmente pelo acabamento. Talvez uma Fender MIM usada em bom estado ou mesmo uma Squier Vintage Modified lhe caibam bem. Um Abraço!

Thiago-Classic
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: Thiago-Classic
· votar


enquantofreudexplica

Muito obrigado pela opinião, cara. Realmente não tenho nenhum valor afetivo por essa guitarra... Inclusive eu comprei no impulso, porque não tinha nenhuma strato (e já tinha 4 guitarras (GAS do inferno), vendi, e acabei pegando de volta por R$200,00 dilmas com bag (e a pessoa não usou uma vez sequer, em uns 2 anos).

As Fender MIM (e as Squier também, com o dólar do jeito que está) estão fora do que eu posso gastar: Disponho de R$1.000,00 Dilmas, estourando!

Ah, quero comprar uma guitarra nova.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


enquantofreudexplica
Cara, os Sound/Malagoli são bem superiores à esses aí...
carnisa1
Sim, regular tensor e entonação...
Thiago-Classic
Cara, na boa, a SX SST57/62 é bem melhor que a sua RX20 na questão do "madeiramento", mas, o "hardware" dela é tão genérico quanto.
É uma questão de decisão sua, mas eu acho que vc devería investir na sua RX20 e juntar grana para comprar uma outra guitarra depois.
Por exemplo: Instale os Traditional, ao invés dos AlNiCo 50 e bloqueie a ponte, assim vc não gasta tanto e junta grana pra algo melhor depois.
Abçs

Thiago-Classic
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: Thiago-Classic
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vendo por esse ângulo, acho até que compensaria mais usar essa grana pra colocar os EMG 81/85, que eu tanto quero, na minha SX GG1 STD (que é a minha guitarra "principal" mesmo), deixar a RX20 como está e, futuramente, comprar uma outra Strato.

Até R$1.000,00, parece que não vou achar nada que realmente valha a pena, pelo que andei pesquisando... Ou nada que valha a pena investir uma grana razoável em upgrades.

Desculpa te encher de perguntas, mas quero dar um up nos meus instrumentos e não manjo nada nesse aspecto.

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Thiago-Classic
Cara, eu não gosto dos EMG's. São capts que considero de pouca "personalidade".
Eu acho sim que vc devería, pelo menos instalar um Traditional Vintage no braço e um Traditional Texas na ponte (apenas esses 2 mesmo) isso já melhoraría bastante a sonoridade de sua RX20. E mais nada....
No mais, daqui a algum tempo invista nessa aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-599271793-squier-classic-vibe-s tratocaster-50s-frd-guitarra-loja--_JM
Vale cada centavo....
Abç

Philipi
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara tu acha que o trio de captadores de alnico que vinham nas Condor GX50 Vintage são bons por 100r$ o trio?
Eu sei que não são tão bons quanto os Malagoli, mas quão melhores que os originais de uma SX eles são?
Vlw
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Philipi
Melhores que os originais da SX SST 57/62 eles são sem dúvida...
Pessoal, os capts das SX não são horrorosos não, mas, quando vc coloca distorção, drive ou fuzz, eles apitam e chiam muito. Se fosse só pra tocar limpo tudo bem, mas não é assim que funciona....
Abç

Philipi
Veterano
# dez/14 · Editado por: Philipi
· votar


Pessoal, os capts das SX não são horrorosos não, mas, quando vc coloca distorção, drive ou fuzz, eles apitam e chiam muito. Se fosse só pra tocar limpo tudo bem, mas não é assim que funciona....

Mesmo eu tendo blindado a minha SX ela realmente fica meio ruim com distorção, depois da blindagem ela não apita mais nem chia, porém a distorção fica meio tosca, na verdade ela não fica muito bem com efeito nenhum, nem para um SRV.

Quanto aos captadores Santo Angelo, eu vi uma comparação com os originais da eagle strato feita pelo canal da propria Santo Angelo no Youtube e a diferença parece muito pequena. Esses Condor são melhores que o Santo Angelo de alnico, ou pelo menos se aproximam dos kent armstrong de alnico? E que eu não queria gastar muito para sobrar dinheiro para outras peças.

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Philipi
Cara, não tem muita diferença não, e nem acho os da KA disponíveis aqui no Brasil tão bons assim não....
Não tem muito jeito não cara: Sound/Malagoli é o melhor custo-benefício do mercado...
Abç

Ramsay
Veterano
# dez/14 · Editado por: Ramsay
· votar


Thiago-Classic
Cara, isso é questão de gosto pessoal.
Eu tenho uma guitarra equipada com humbuckers EMG 81 e não troco eles por captadores de nenhum outro fabricante, porque o som que eles dão é simplesmente animal.

Porque vc acha que Kerry King (Slayer) e Kirk Hammet (Metallica), entre outros que não me lembro, só usam EMG.

Os EMG 81/85 inclusive são superiores aos Seymour Duncan Emty AHB-3 ativos (Slipknot) que tenho instalados em outra guitarra.

Pra mim os EMG, não tanto o 85, são os melhores humbuckers ativos que existem no mercado e pra mim são cheios de personalidade animal, simples assim...
Compre e seja feliz...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Ramsay
Pódiscrê!
O fato é que todo cara que eu ouvi tocar "ao vivo" com esses captadores, e que não eram profissas consagrados, parece que tocavam a mesma guitarra....
Abç

guitarluiz
Veterano
# dez/14
· votar


Estava olhando uma zoom g3
Com 800 reais no máximo, é a melhor opção para, Deley, chorus e tremollo?


Tenho um drive handmade e um Cry baby gcb95.

Uma guitarra da Cort (x6) e um Laney TFX1

Seria como uma plataforma de '' modulações'' para mim, já que eu gosto de usar muito.

Digo isso por que só um pedal de deley decente gira em uns 400 reais.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


guitarluiz
Cara, o Mauricio Bahia usa uma pedaleirinha dessas para exatamente isso que vc quer, com excelentes resultados!
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji