【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Pedro Gust
5 meses comprei uma Sx SST 57
Erro nº 1: Comprou e não levou a um luthier IMEDIATAMENTE para regulagem geral e verificação do braço. ERRO GRAVE.
Agora chegou a hora de trocar as cordas
Erro nº 2: Em aplicações normais, um jôgo de cordas de qualidade dura de 15 dias à 1 mês, no máximo. ERRO GRAVÍSSIMO.
Tem algum macete pra ajudar a encaixar nesses casos?
Erro nº 3: Não estudou o modelo que comprou e achou que é tudo igual. Sua guitarra vem de fábrica com tarrachas tipo Kluson, que tem uma fenda, no qual se encaixa uma parte da corda (préviamente cortada com um alicate torquês), dobra-se a enrola-se na haste (no máximo 3 ou 4 voltas), usando ou as mãos ou uma manivelinha apropriada:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-598304227-encordoador-acrilico- manivela-alice-para-guitarra-e-violao-_JM
Depois procede-se as "atitudes" para a estabilização da afinação.
É, dentre outras coisas, para isso que serve um luthier.
Abç

Pedro Gust
Membro Novato
# dez/14
· votar


Maurício,

obrigado pela ajuda.
Só como comentário, eu fiz sim regulagem com um Luthier pouco depois de comprá-la. Sobre as cordas, realmente não sabia que a duração era tão pequena, descobri da pior maneira (a mizinha arrebentou). Erro de iniciante, sim.
Vou tentar colocar a corda da forma que você explicou. Não quis recorrer ao luthier pra isso porque vai ser algo frequente.

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Pedro Gust
Esse profissional não te deu as indicações necessárias? Não te orientou?
É por essas e outras que tento ajudar aqui. Eu SEMPRE faço isso com meus clientes, mormente iniciantes como vc.
Em tempo: Arrebentar a corda não é nada... O pior é a corda oxidada e que vai "comendo" o trastes......
Abç

Thiago-Classic
Membro Novato
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tenho uma Condor RX20S que gosto bastante. Apesar de ser uma guitarra de baixo custo, sempre achei ela bem confortável e com um timbre legal. Tenho ela e uma SX GG1 STD que comprei essa semana.

Queria fazer um upgrade na RX20S com os captadores Custom Alnico 50, para ter um bom clean e definição. Você acha que vale a pena o investimento?

erico.ascencao
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Thiago-Classic
Sim, vale.
Abç

Xavier1912
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: Xavier1912
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá, antes de qualquer coisa quero pedir desculpas pelo excesso de palavras e pela pergunta tantas vezes já feita aqui. Mas a única solução que encontrei (após visitar dezenas de tópicos) foi refazer a pergunta de forma clara, especificando o que eu quero saber. A pergunta é sobre pontes flutuantes. Como eu já disse, sei que tem muitos tópicos aqui sobre isso mas na verdade 90% das respostas são inconclusivas e levam questões pessoais de opinião, e não é o que eu quero não é se a pessoa gosta ou não ou recomenda ou não pontes flutuantes - pois já toco há muito tempo com pontes fixas e já estou cansada limitar meu repertório por falta das benditas "alavancadas"-, quero saber detalhadamente a respeito da manutenção e do funcionamento dessas pontes, pois, o problema foi o seguinte: embora eu tenha pesquisado muito sobre e meu professor tenha recomendado realmente uma ponte flutuante para mim, todas as respostas aqui no fórum chegam com 30 pedras nas mãos acusando de se tratar de um sistema extremamente complicado, dor de cabeça, não vale a pena, bla bla bla. Mas ai me veio a dúvida: por que tanta gente usa? Por que tantos solos e tantos guitarristas usam técnicas que "dependem" de uma ponte flutuante?

Bom, deve haver alguma explicação, deve existir alguma maneira de viver "em paz" com uma ponte flutuante, se não, obviamente, não existiriam pessoas usando as mesmas. Eu antes de comprar estava ciente das dificuldades, e continuo não me arrependendo, quero apenas aprender a "mexer" e "entender" esse tipo de sistema. Então, segue abaixo uma listinha de perguntas, tendo em vista que a guitarra que eu comprei é uma Schecter Synyster Gates Custom S (Bridge = Floyd Rose 1000 Series), com outras especificações aqui: http://www.schecterguitars.com/international/guitars/synyster-custom-s -369-detail.

1- Quais são os primeiros cuidados a tomar quando a guitarra chega da loja? ( ex.: já posso sair tocando normalmente, preciso regular primeiro, ou posso afiná-la normalmente sem usar a ponte até que possa regulá-la com um profissional? )

2 - Quantas vezes em média é necessário fazer a regulagem? (ex.: vou precisar regulá-la de novo todas as vezes que trocar a a finação, por exemplo de E para D? Ou isso só é necessário quando se troca as cordas? É possível trocar a afinação de E pra D sem "mexer" (desregular) a ponte, apenas destravando as cordas?

3 - Esse tipo de regulagem pode ser feito apenas por um luthier ou uma pessoa normal pode aprender o processo e regular sem prejudicar o instrumento?

4 - Numa ponte como essa da minha guitarra, ela vai "desregular" tudo ou "desafinar " tudo toda vez que eu der um bend uma alavancada? - Pois já vi muitas pessoas tocando com essa guitarra, dando bends e alavancadas realmente ferozes sem que a guitarra ficasse tão desafinada assim. Só tenho essa dúvida porque após ler os tópicos daqui fiquei com a impressão de que se eu der um espirro perto da ponte flutuante ela vai desafinar tanto que vou ter que jogar a guitarra fora, o que realmente estranho para mim pensar, depois de ver por tanto tempo pessoas usando guitarras como essas. O próprio guitarrista dono da signature dessa guitarra faz ''loucuras'' com a alavanca dela e ele não chega a trocar de guitarra para a música seguinte na maioria das vezes (claro, eu sei que ele tem uma equipe e tal e várias guitarras a disposição, mas isso foi só um exemplo)Aliás, a própria review que encontrei dessa guitarra aqui no cifra club elogia ela muito nesse quesito, tirando é claro a parte do problema com a alavanca em si, que no meu ver, parece simples.

5- Pelo que eu vi nos tópicos aqui, primeiro é feita a regulagem da ponte, e juntamente com isso, é feito a afinação, depois isso tudo é "travado". Eu só não entendi direito o que "travado" significa. O processo de afinação depende diretamente da regulagem a ponte?

Mil perdões (mesmo) por um texto tão grande e tantas dúvidas, e, ao mesmo tempo, muito obrigada se tiver o tempo de lê-las e respondê-las.

Obs: O estilo que eu toco engloba tanto o blues, com o rock clássico e o heavy metal, no entanto, admito que é muito mais pro heavy metal. Aqui está uma review da minha, com bastante informações a respeito da ponte dela: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/297482/


Muito, muito, muito obrigada.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Xavier1912
por que tanta gente usa? Por que tantos solos e tantos guitarristas usam técnicas que "dependem" de uma ponte flutuante?
Pontes de tipo "flutuante", mormente as projetadas pelo Sr. Floyd-Rose foram projetadas para uso profissional, e, de início NÃO eram flutuantes, mas "pousadas" sobre o corpo da guitarra, ou pouco acima, como uma ponte tremolo comum. Elas forma projetadas para manter estável pelo máximo de tempo possível a afinação ("ad Aeternum" é impossível...). As pontes originais eram usinadas em aço e pesavam pra caramba, sendo muito estáveis. Com a moda dos anos 80 (Van Halen não as usava inicialmente e depois a sua guitarra não tinha o "back-box") esse dispositivo popularizou-se entre a molecada que queria por que queria imitar seus ídolos, sem contar que esse tipo de dispositivo apresenta problemas de manutenção que exige custo e cuidados, além de guitarras reservas, coisa só acessível à profissionais; ademais, os modelos de baixa qualidade existentes no mercado NÃO SÃO CONFIÁVEIS por motivos óbvios.
Bom, deve haver alguma explicação, deve existir alguma maneira de viver "em paz" com uma ponte flutuante, se não, obviamente, não existiriam pessoas usando as mesmas.
Se a ponte for de qualidade comprovada, sim, há. Se não, a única coisa que vc vai arrumar é problemas...

Quanto às perguntas:

1- Quais são os primeiros cuidados a tomar quando a guitarra chega da loja?
R.: Levá-la IMEDIATAMENTE a um luthier habilitado para a regulagem geral inicial, verificação geral do braço e detecção de eventuais defeitos de fabricação.
2 - Quantas vezes em média é necessário fazer a regulagem?
Depende da regularidade do uso.
Quem possui uma guitarra com ponte tipo FR, TEM QUE POSSUIR OUTRA de "back-up", principalmente se for se apresentar "ao vivo", pois, se uma corda arrebentar, a ponte desetabiliza e não poderá ser colocada outra corda na hora (é por isso também que profissionais tem 4 ou 5 guitarras no palco). 2A) vou precisar regulá-la de novo todas as vezes que trocar a a finação, por exemplo de E para D? Ou isso só é necessário quando se troca as cordas? É possível trocar a afinação de E pra D sem "mexer" (desregular) a ponte, apenas destravando as cordas?
Sim, vai. Aliás, deve se ter uma guitarra para um tipo de afinação e OUTRA guitarra para outra afinação. Afinar e desafinar guitarra com ponte fixa já é problemático, com ponte tipo FR é IMPOSSÍVEL, sem desregular tudo...
3 - Esse tipo de regulagem pode ser feito apenas por um luthier ou uma pessoa normal pode aprender o processo e regular sem prejudicar o instrumento?
Há que se ter: habilidade, expertise e experiência para se regular tais pontes, e, quanto mais vagabundas, pior pra regular. Assim, levar uma guitarra com esse tipo de dispositivo (ou qualquer outra) a um luthier habilitado é IMPERATIVO, até que vc mesmo aprenda a fazê-lo, as "manhas" e "macetes".
4 - Numa ponte como essa da minha guitarra, ela vai "desregular" tudo ou "desafinar " tudo toda vez que eu der um bend uma alavancada?
Não se a ponte for de qualidade e estiver mui bem regulada, mantida, lubrificada e com molas e cordas novas. Agora, se vc estiver no palco, mesmo com a mais cara guitarra e a melhor ponte FR e a 1 corda arrebentar; tenha outra guitarra à mão, ou prepare-se para "pagar o maior mico" e angariar o ódio do restante de sua banda....
Abç

Nefelibata
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa tarde, Bertola.

Eu gostaria de remover a pintura de uma guitarra Cort M600T, para refazer o acabamento com óleo de tungue. Eu não gosto daquele acabamento que parece "maçã do amor" e gosto da madeira aparente.

Para este trabalho, pretendo usar um removedor químico em gel de tintas e vernizes para madeiras e outros chamado Striptize.

Gostaria de saber se posso fazer isto com segurança de não causar danos à madeira. Já vi isto ser feito pela net, parece fácil, apesar da sujeira que faz.

Posso fazer isto? Existiria algum outro método melhor?

Agradeço antecipadamente!

Xavier1912
Membro Novato
# dez/14
· votar


Muito obg!

gregorioferraz
Membro Novato
# dez/14
· votar


Oi Galera, boa tarde!

Desde muito jovem meu sonho foi trabalhar com a música, principalmente como guitarrista, entretanto fui fraco diante das negativas das pessoas que sempre me disseram que “Isso não Tinha Futuro” e acabei deixando de lado meus sonhos e seguindo um outro caminho na contramão de tudo que eu queria.

Entretanto, nos últimos meses, venho tentando reanimar esse sonho e acabei me deparando com uma arte que me encantou (como amor a primeira vista): A arte de construir/consertar instrumentos de corda – LUTHERIA (Ou Luthieria como muitos chamam).

Mas encontrei um pequeno empecilho, uma barreira que pretendo transpor de uma maneira ou outra de conquistar aquilo que sonho – Não encontrei, ainda, aqui em João Pessoa alguém que se dispusesse a dar aulas, a ensinar o ofício. Encontrei pessoas dispostas em cidades vizinhas, mas como tenho que cumprir horas no trabalho durante a semana só me restam os finais de semana e ninguém quer se ocupar nesses dias. Já fiz diversas propostas, até de investir em parceria e etc... Ninguém quer!

Pretendo ir, em breve, a Terra da Garoa (São Paulo) para tenta aprender o ofício com os bons Luthiers de lá. Mas se conhecesse alguém aqui, haaa isso sim seria incrível!

Daí, deixo a pergunta aos amigos do fórum: Alguém conhece algum bom Mestre Luthier disposto a topar essa parada junto comigo? Quero muito investir nisso.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Nefelibata
Poder, pode, mas terás que deixar a parte final para lixar até a madeira pura, depois aplicar o óleo.
gregorioferraz
Alguém conhece algum bom Mestre Luthier disposto a topar essa parada junto comigo? Quero muito investir nisso.
Poucos se dispõem à isso,e, mesmo que aceite, essa deverá ser uma "negociação" cara à cara. Existem cursos modulares em São Paulo (BH Luthiería), e há um curso de nível técnico/superior na UFPR, nada mais.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Xavier1912
Espero que vc tenha entendido...

Thiago-Classic
Membro Novato
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado!

Cup Noodles
Veterano
# dez/14
· votar


Pretendo ir, em breve, a Terra da Garoa (São Paulo) para tenta aprender o ofício com os bons Luthiers de lá. Mas se conhecesse alguém aqui, haaa isso sim seria incrível!

Se vc está disposto a ir para SP aprender... pq não tenta ir para Curitiba?
Uma vez fui apresentar um sistema na UFPR e vi que lá no campus tinha um curso superior de Luthieria.
Depois que terminei a apresentação que estava fazendo, fiquei olhando os instrumentos que os alunos produziam e ficavam expostos no hall do prédio.
Sensacional!

Tem algumas informações no site
http://www.luteria.ufpr.br/portal/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Cup Noodles
Exatamente...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


gregorioferraz
Assista isso:
https://www.youtube.com/watch?v=Jq73iTC2y3E
https://www.youtube.com/watch?v=ZZBWW9mI7yc

Eliseu_Augusto
Veterano
# dez/14
· votar


E ai Bertola, tudo na paz? Queria só sanar uma duvida: eu montando um setup de 6 - 10 pedais, eu posso comprar uma fonte, como essa da fire de 18v, por exemplo, que alimenta 10 pedais, sem me preocupar com a voltagem? ou melhor, se tenho um pedal 9v, eu posso liga-lo numa fonte de 18v sem problemas ou isso varia de pedal para pedal?
Forte abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Eliseu_Augusto
Não. Compre uma fonte de 9 volts.
Alguns pedais são projetados para 18 volts, mas são poucos.
Delay, por exemplo, se ligar uma fonte não especificada e não balanceada queima mesmo...
Compre essa, é de mui boa qiualidade:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-600937958-fonte-8-pedais-landsc ape-ps8-tomada-auxiliar-brindes-fender-_JM

Eliseu_Augusto
Veterano
# dez/14
· votar


Entendi! Ok mestre!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Eliseu_Augusto
Pois é. Não economize com fontes...
Abç

mmdsj
Veterano
# dez/14 · Editado por: mmdsj
· votar


Bom dia pessoal. Tenho uma dúvida em relação a minha Cort Aero 11. É o seguinte:

De +- 1 ano e meio para cá, ela simplesmente começou a quebrar a corda mi prima toda vez que afino, desafino e afino novamente. As outras cordas permanecem intactas, mas a danada da mi se quebra. Nisso terminei deixando ela guardada.

Testei encordoamento da D'addario, Elixir e Ernieball (todas 0,10) e aconteceu a mesma coisa com todas. Esse rompimento ocorre do meio do braço pra frente, mais precisamente próximo ao nute/headstock. Já verifiquei se o nute está quebrado ou algo do tipo, mas está intacto, inclusive a região onde a corda passa está lisa, sem rebarbas ou algo do tipo, igual as das outras cordas.

Tem alguma coisa que eu possa fazer pra tentar resolver o problema, ou a solução será levar ao luthier?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


mmdsj
afino, desafino e afino novamente.
A pergunta é: Porque vc faz isso?
Isso não é para ser feito, e, se está arrebentando uma grande possibilidade de culpa é desse procedimento errado.....
Abç

MoCóTo
Veterano
# dez/14 · Editado por: MoCóTo
· votar


Ola meu caro!

Bom estou finalizando um projeto que comecei a um tempinho,bom queria saber se tem alguma forma de igualar o tom da madeira,pois quero deixar ela só no verniz, e não queria colocar um escudo grande,se ao menos tiver como amenizar, eu poderia colocar aquelas molduras de humbucker ou ate deixar sem, dependendo de como ficar , e onde tem aquele buraco iria um plate de telecaster,assim ela ficaria bem limpa.

Aqui esta uma foto dela
http://s12.postimg.org/y8sdw30d9/20141216_183252.jpg

as duas peças são de mogno porem n encontrei uma no mesmo tom para preencher.

o rcorts me falou algo sobre uma tecnica.
Cara, em relação a essas emendas tem uma técnica que até grandes marcas usam para disfarçá-las/cobri-las. É tipo aplicar uma serragem fina de madeira com cola e depois lixar para dar uma uniformidade no aspecto da madeira.

como vc trabalha a muitos anos no ramo talvez saiba sobre isso

acho q ficou meio grande hehehe...

Obrigado por tudo !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


MoCóTo
O ideal é tingir tudo com "vieaux-chenne", aplicando depois seladora e depois o verniz. As diferenças existirão, mas serão mais "disfarçadas", ademais tem que colocar molduras sim.
Abç

MoCóTo
Veterano
# dez/14
· votar


Encontro esse vieaux-chenne,em qualquer madeireira ou algum lugar em especifico?
pq no google não encontrei nada a respeito dele tem algum site que venda?

você esta me ajudando muito mesmo, obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


MoCóTo
Em qualquer madeireira tem. É um corante líquido, tem em várias matizes.
Abç

mmdsj
Veterano
# dez/14
· votar


A pergunta é: Porque vc faz isso?
Isso não é para ser feito, e, se está arrebentando uma grande possibilidade de culpa é desse procedimento errado.....
Abç


Eu disse "afino, desafino e afino novamente" pois as vezes eu mudava a afinação (ex: de E para D) e acontecia isso. Mas isso não aconteceu só quando eu mudei a afinação, mas sim quando eu acabava de trocar todo o encordoamento e a mi quebrava.

Então teve uma hora que resolvi testar, e vi que isso acontecia quando eu ia afinar novamente a guitarra, onde apenas ela se rompia. Interessante que nunca aconteceu isso, e do nada começou a acontecer direto, inclusive já chegou a acontecer eu tocando de leve e tals.

Ou seja, eu acredito que o problema não seja em afinar e desafinar, mas sim alguma coisa na guitarra (o que não faço a mínima idéia do que seja). Obviamente, essa é o meu ponto de vista de leigo no assunto. rsrsrs

Abraço! ;D

Snakepit
Veterano
# dez/14 · Editado por: Snakepit
· votar


Fala Bertola!

Troquei as cordas de .09 pra .10 numa Strat American. Pra compensar apertei os parafusos atras da guitarra, tensionando as molas.

Tava na duvida se botava 4 molas ou não, mas consegui o resultado com apenas 3. Fiz tremolo, indo pra frente e pra tras. Puxando a alavanca a corda G vai pra A exatamente.

O que me preocupou é que eu tive que apertar um bocado os parafusos, olha como ficou:
Frente.
Atras.

Os parafusos atras estao bem apertados. Isso pode dar problema?

Se for o caso posso botar 4 molas e soltar os parafusos. O que acha?

Edson Caetano
Veterano
# dez/14
· votar


Snakepit
Não acredito haver problemas aí não, mesmomos parafusos terem mostrado bastante resistência... Mas eu vi a foto das molas e pergunto também ao mestre Bertola, referente a posição sempre coloco no bloco elas espaçadas e no corpo elas juntas, e nunca espaçadas como na sua Guitar....

Isso influencia em algo? Ou tanto faz?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji