【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Jorge.Guitar
JB e Custom 59 cara, dupla certa!
enquantofreudexplica
Cara, esse é um problema que pode se tornar sério.
Ao se instalar uma ponte de 2 pivôs os furos prévios precisam ser tapados com madeira e cola, para a perfuração dos furos dos pivôs; o porém é que,neste ato, há o enfraquecimento estrutural da região, e o uso da alavanca pode rachar o corpo. Não é uma boa idéia.
Abç

Kil_mister
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio vc é do Rio? Ainda trabalha como Luthier?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Kil_mister
Niterói.
Abç

Ifeud
Membro Novato
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ponte e captadores da Spirit são bons mesmo? Conhece uma marca Koreana chamada Vantage, sabe se é razoável pelo menos?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Ifeud
As pontes são razoáveis, os captadores menos... Essa marca coreana é bem "meia-boca"...
Abç

GAT621988
Membro Novato
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A Resposta Refere-Se Ao Fabricante Spirit?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


GAT621988
às duas (Spirit e Vantage)...
Abç

juniorlp
Veterano
# dez/14 · Editado por: juniorlp
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Posso usar o rosto off da wurth nas minhas cordas pra prolongar a vida delas ?, é q já usei ddario xl e agr to usando SG , e minhas cordas novas assim q coloco elas novas e toco pela primeira vez já da uma escurecida , tenho isso aqui em casa e tbm tenho o hhs 2000 tbm da wurth ABC

É rost kkk meu celular querendo terminar as palavras

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


juniorlp
Isso ao qual vc se refere é uma espécie de WD-40?
Se for, até pode. Aplique um pouco num pano limpo e esfregue nas cordas após tocar. Não exagere, e deixe de miséria: Corda velha é pra jogar fora!
Abç

Mamedio
Veterano
# dez/14 · Editado por: Mamedio
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Gostaria de uma sugestão (ajuda) sua. Tenho uma guitarra Cort X 11 (HSH) e gostaria trocar dois caps: ponte(H) e meio(S).

Toco cleans, drives leves com delays(Tipo Hillsong) e uns mais pesados. Gosto muito dos sons das Gibson e dos Seymours. Pensei em colocar um Evo hamb na ponte com um Evo single no meio OU um Golden Age hamb na ponte com um custom 69 single no meio. Todos Sound Malagoli. Se tiver uma outra outra sugestão estou a ouvidos.

O que você acha?

Obrigado.

clguitar
Membro
# dez/14
· votar


Bertola
enquantofreudexplica

Caríssimos, obrigado pelas explicações e pela ajuda!

Acabei desistindo de modificar meu AC15, que podia dar mesmo uma M#@#@ meio grande. Tive muita sorte ao encontrar, ontem mesmo, um cara vendendo um gabinete Vox 1x12 a um preço bem convidativo, só um pouquinho a mais que o que eu pagaria pelo Celestion Green Back que vem nele. Enfim, negócio feito e o barulho está saindo! :))

Abração!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Mamedio
Eu optaria por esse EVO single no meio sim...
Abç

Mamedio
Veterano
# dez/14 · Editado por: Mamedio
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu gostei muito desse Malagoli Golden Age pra ponte, será que ele combina com o EVO no meio?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Mamedio
Esse eu nunca usei.
Lembre-se de que o capt da ponte tem que ter sempre a maior saída.
Abç

SkyHawk
Membro
# dez/14
· votar


Grande Bertola,

Onde compro aquele jogo de limas que são usadas para acertar os slots do nut ? E também o jogo de lâminas milimetradas para medir espessura 0,25 / 0,35 / 0,45 até 2,5 ou 3,0 mm ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


SkyHawk
E-Bay cara...
Abç

paulera.gta
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: paulera.gta
· votar


olá! essa é minha primeira participação. Gostaria de saber se é possível e vale a pena fixar a ponte da ibanez af75t. ela é solta do corpo e isso não me agrada, pois toda vez que troco as cordas, preciso ficar ajustando a ponte no lugar certo. se possível, é melhor colar ou parafusar?

também tenho uma tagima t405, que desafina o tempo todo. alguma dica de regulagem, sem precisar levar a um luthier? não é por preguiça ou medo de gastar dinheiro, mas por que gosto e quero aprender essas coisas.
obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


paulera.gta
Pode-se usar uma fita "double-face".
Desafinação é questão de colocação errada das cordas e má conservação/manutenção das tarrachas, além de não se fazer os procedimentos de estabilização da afinação.
Abç

paulera.gta
Membro Novato
# dez/14
· votar


Pode-se usar uma fita "double-face".
Desafinação é questão de colocação errada das cordas e má conservação/manutenção das tarrachas, além de não se fazer os procedimentos de estabilização da afinação.
Abç

Mauricio Luiz Bertola

sei que as cordas cedem bastante quando novas, mas eu faço um procedimento pra elas cederem manualmente a cada troca, além de dar um tempo pra descansar as cordas.

veja só: eu troquei as cordas e uma ficou trastejando. mexi na altura individual da ponte e na hora resolveu.
afino com afinador, mas quando vou "bater" as tônicas pra conferir, não estão afinadas. se eu fizer um "D" normal, está bom, mas se eu fizer em pestana, está desafinada. corrigir um estraga o outro e vice-versa. esse é o meu problema.
e a regulagem do braço continua a mesma, não mexi nela.

grato!

Noveleiro1
Membro Novato
# dez/14
· votar


Bertola, é possível pegar um braço com a escala escura em rosewood e faze-la ficar clara? Algo parecido com braço da sx sst 57 ou a Black Strat David Gilmour. E caso fosse possível seria muito caro? Mudaria ou fragilizaria o braço?

Obrigado e boa tarde.

diegomarinho_o
Veterano
# dez/14
· votar


[não sei se responde este tipo de pergunta aqui, mas gostaria da opinião de um profissional como você]

Estou procurando um ampli, para tocar em igreja mesmo, e vi o Amplificador Borne Evidence 100

Dou mais preferencia a um bom clean do que a distorção, seria uma boa compra? Recomenda?

Obrigado!
Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


paulera.gta
Esqueça isso de fazer "em pestana". Afine apenas a corda solta e no 12º traste conferindo no afinador eletrônico.
Noveleiro1
Não.
diegomarinho_o
Acho esse um bom amplificador para o que se destina.
Abçs

Xoole
Veterano
# dez/14
· votar


Olá amigos ...

alguém sabe me dizer do Bugera V22 ?? se ele tem clean clean mesmo ou se ele satura fácil ???

e se alguém tem uma dica de outro amp que tenha clean de vdd nessa faixa de preço

Obrigado , forte abraço !!

Noveleiro1
Membro Novato
# dez/14
· votar


Obrigado Bertola.

erico.ascencao
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, preciso comprar tarraxas novas para meu Di Giorgio Talent I. Gostaria de saber quais informações eu preciso pra especificar uma. Existe um padrão de dimensões para fixação delas no headstock?

SkyHawk
Membro
# dez/14
· votar


Bertola, posso limpar uma escala de rosewood direto com um bombril de leve ? Limpeza de trastes em escalas escuras, não envernizada, pode ser feita sem proteger a escala com fita crepe ??? Não seria só hidratar depois ???

Ian Anderson
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Onde consigo aquele potenciometros duplos que tem nos baixos da Music Man?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


erico.ascencao
Cara, para violões, a melhor política é retirar as tarrachas velhas e levá-las para comparação...
SkyHawk
Sim, sem problema algum...
Ian Anderson
Cara, eu não conheço baixo MM com pot "duplo" (ou concêntrico):
http://www.music-man.com/instruments/basses/stingray.html
Só se for o modelo "Bongo", que eu não conheço (e acho horroroso!! KKK...).
De qualquer forma, procure no ML ou E-Bay.
Abçs

Ian Anderson
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Só se for o modelo "Bongo", que eu não conheço (e acho horroroso!! KKK...)

exato,
tmb não acho bonitos ,
mas gostei da ideia pra não precisar escavar mais a guitarra
vou ver se acho pelo nome concêntrico, no que numa eletrônica faz diferença, uma vez só de troca indutor por microchoque tinha a peça que eu queria hehehe

vlws

Pedro Gust
Membro Novato
# dez/14
· votar


Galera, minha pergunta provavelmente será a mais simples do tópico até agora.

Sou totalmente iniciante e há uns 5 meses comprei uma Sx SST 57. Agora chegou a hora de trocar as cordas, e estou tentando fazer isso sozinho. O problema é que em todo vídeo que vejo no youtube, na hora de colocar a corda, enfia-se ela em um furo na tarraxa antes de começar a envolvê-la com a corda. A minha guitarra, porém, nao tem esse furo na tarraxa, e nao estou conseguindo encaixá-la com firmeza por causa disso.
É normal nao ter esse furo? Tem algum macete pra ajudar a encaixar nesses casos?
Outra coisa, já vi gente aqui no forum sugerindo trocar as tarraxas da sst 57. Por acaso tem a ver com isso, ou é por questão de desafinar e etc?

Obrigado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji