【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

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Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
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SkyHawk
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-608643260-tarraxas-com-trava-6l -stratocaster-tipo-schallergotoh-_JM
Abç

SkyHawk
Membro
# dez/14
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Mauricio Luiz Bertola
Obrigado !

Kywes
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: Kywes
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Olá Mestre Bertola , eu gostaria de saber se quando eu folga-se as cordas da minha guitarra ou retira-se elas para limpeza do braço poderia danificar a estrutura do braço ou do pescoço , pois em um video de trocar de cordas eu vi que folgar todas as cordas do braço pode acarretar em uma desregulagem.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
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Kywes
Isso não se faz.
Vc só deve "afrouxar" as cordas para jogá-las fora e trocar por outras novas, coisa que, no máximo, tem que ser em 15 dias, dependendo do uso e de sua sudorese...
Abç

Kywes
Membro Novato
# dez/14
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Aleas , qual material é usado é recomendado usar na limpeza no braço , e o GHS Fast Fret funciona mesmo?

RafaelBernatto
Veterano
# dez/14
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Aproveitando a pergunta do Kywes.... "Faz mal" quando for trocar as cordas.. Simplesmente cortá-las com um alicate, sem folgar as cordas antigas..
Acho que não.. Mas não custa perguntar rsrs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
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Kywes
O bom e velho óleo-de-peroba. Nada mais.
Para as cordas, pano de algodão branco limpo e sêco após tocar.
Se queres passar "fast fret", podes; funciona, márromenos....
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
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RafaelBernatto
Eu não gosto disso, até por motivos de segurança...
Se a guitarra tiver ponte "flutuante", não faça.
Abç

Parker84
Membro Novato
# jan/15
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Bertola
Olá! Recentemente adquiri uma Memphis MG 330 da Tagima. Eu saí da loja com ela bem regulada. Atualmente eu percebi que ela está trastejando em alguns pontos da 1a e da 6a corda. A ação mais baixa me traz um conforto maior para tocar, sei que pode até trastejar um pouco mas o trastejo de que falo é bem notável e incomoda bastante. É possível que eu consiga regular esse inconveniente ou devo ir ao luthier?
A propósito penso em fazer upgrades nela: caps, ponte, tarraxas. Vale a pena ou melhor guardar para uma possível futura nova guitarra? Desde já agradeço. Obrigado!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
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Parker84
Eu saí da loja com ela bem regulada
Aqui é que vc se engana....
devo ir ao luthier?
É o que vc JÁ devería ter feito...
A propósito penso em fazer upgrades nela: caps, ponte, tarraxas.
Eu apenas colocaría bons capts da Sound/Malagoli ou Cabrera nela.
A ponte eu fixaría, com isso: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-607723401-rockinger-backbox-tre mol-no-tremsetter-backstop-_JM para deixar "não flutuante", e nada mais, pos gastar com uma ponte de alta qualidade para essa guitarra já seria fugir de uma boa relação custo-benefício.
Abç

Kywes
Membro Novato
# jan/15
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Compensa comprar um cabo montado ou fazer o próprio cabo?

Sendo esses os materiais em questão pra eu montar o cabo:

Cabo : http://www.ebay.com/itm/Mogami-W2524-Bulk-Guitar-Cables-High-Impedance -Transmission-SOLD-BY-THE-FOOT-/321156530442?pt=Guitar_Accessories&has h=item4ac66bc10a

Conector : http://www.ebay.com/itm/Neutrik-REAN-NYS224BG-2-Pole-Mono-1-4-Male-Jac k-Guitar-Plug-Black-Gold-01598-/191448052012?pt=UK_Musical_Cables_Lead s_Connectors&hash=item2c9331712c

E esse o cabo que eu poderia comprar : http://www.playtech.com.br/cabo-tecniforte-hi-clear-p10-x-p10-305m-180 02.aspx/p

romulo marins
Membro Novato
# jan/15
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A diferença entre a cort cr280 pra 250 é o top real em maple, ou a 280 tbm n tem top real? alguem sabe dizer?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
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romulo marins
Isso não tem tanta importância não....
Abç

romulo marins
Membro Novato
# jan/15
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Mauricio Luiz Bertola
Mas com o top real ela n "soa" mas como uma LP?

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jan/15
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vale a pena investir numa SX SST-62? A construção dela é boa, vale a pena gastar uma moeda pra dar uma tunada nela?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
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romulo marins
Cara, até soa... Mas tem LP's que não tem top (os modelos Jr's) e tem seu som distinto...
Esse tipo de coisa é preciosismo bobo e não leva a nada, até porque a guitarra é apenas 1 componenente do som, e nem é o mais determinante...
Compre a que vc puder comprar, leve-a a um bom luthier, tenha um bom amp, cabos e pedais e aprenda à tocar e a timbrá-la... Isso é que é fundamental...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
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lucas.motorbreath
Sim, vale...
Abç

romulo marins
Membro Novato
# jan/15
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Mauricio Luiz Bertola
é acredito q vc esteja certo, é q eu fico preocupado com a perda de qualidade no timbre q possa acontecer caso n tenha o top e tal!
esse ano pretendo investir num valvulado um Jet city de 50w, vi uns videos e é o q eu procuro! obrigado pelas respostas!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
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romulo marins
esse ano pretendo investir num valvulado
Isso sim é um investimento e tanto...
um Jet city de 50w
Se ele tiver chave de 1/2 potência, legal, se não é muita coisa pra maior parte das aplicações, mesmo "ao vivo"...
Abç

romulo marins
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: romulo marins
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Mauricio Luiz Bertola
axo q n tem n! mas eu toco metal extremo, e o de 20w tem valvulas EL84
E o de 50w 6L6
Eu gosto mais do som da 6l6,e os amps pra metal sempre tem essas valvulas

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jan/15
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Mauricio Luiz Bertola
vc acha que vale mais a pena uma Fender Squier Bullet?

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jan/15
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Mauricio Luiz Bertola
eu quero uma strato boa até uns R$ 1000,00 reais, fiquei frizando a SX SST-62, Squier Bullet e a Seizi Vision, qual delas, alguma outra sugestão?

romulo marins
Membro Novato
# jan/15
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Mauricio Luiz Bertola
axo q n tem n! mas eu toco metal extremo, e o de 20w tem valvulas EL84
E o de 50w 6L6
Eu gosto mais do som da 6l6,e os amps pra metal sempre tem essas valvulas

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
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lucas.motorbreath
SX cara, sem sombra de dúvida...
romulo marins
os amps pra metal sempre tem essas valvulas
Negativo cara... E... Isso não existe...
Abçs

romulo marins
Membro Novato
# jan/15
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Mauricio Luiz Bertola
Bem, dos amps q gosto, Mesa e Soldano tem 4 6l6, é o timbre q eu curto rs

krixzy
Veterano
# jan/15
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romulo marins
Bem, dos amps q gosto, Mesa e Soldano tem 4 6l6, é o timbre q eu curto rs

O timbre de um amp ta muito além do tipo de válvula utilizado, existe cetenas de amps com 6L6, mas nenhum soa como um mesa.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
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romulo marins
Tanto faz a válvula... Zakk Wilde usa Marshalls especiais com 6550 (que são usadas geralmente em amps de baixo), Os Marshalls "comuns" Usam EL34, que dissipam mais voltagem na placa que as 6L6's. Essas, desde os anos 50 foram características dos Fenders, e os Soldanos usam as 5881, que é uma versão dessa (assim como a KT66).
Vc pode usar a configuração que quiser, basta timbrar adequadamente para o que queres.
Uma coisa eu concordo com vc: As 6L6 (e mais ainda as KT66) proporcionam um timbre limpo, o que é altamente desejável.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
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romulo marins
Vou postar um têxto aqui para que vc aprenda mais um pouco sobre válvulas:

Diferenças sônicas entre diversos
tipos de válvulas de saída (Pentodos)

Há algum tempo atrás, peguei algumas vávulas pentodos de minha coleção e resolvi testá-las, de modo a perceber as diferenças no som das mesmas. Somente utilizei pentodos de tipo Americano, derivado de 6L6. Pentodos de estilo Inglês, como as EL34 que equipam os Marshalls, Hiwatt e Orange ficam para outra data. Resolvi dividir com vocês o resultado das experiências. Para isto, utilizei vários amps:
1) Um Fender Blues Deluxe de 40 watts;
2) Um Giannini Duovox 50G, de 50 watts;
3) Um Fender Dual Showman Reverb de 135 watts;
4) Um Giannini True Reverb caindo aos pedaços;
5) Um Palmer 80 transformado em Hiwatt DR100 para as EL34 e similares
É claro que uma mesma válvula soou de uma forma num amp e de uma forma um pouco diferente em outro amp, mas de qualquer forma, existe um denominador comun entre um mesmo tipo - se a válvula soou muito aguda ou muito distorcida em um, soou muito aguda e muito distorcida em outro também. Houve uma certa similaridade entre o som desenvolvido numa mesma válvula de um amp para o outro. Veja, este teste versa apenas sobre válvulas de SAÍDA, e não sobre válvulas de pré.
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Marconi KT66
A série "KT" de vávulas foi criada na Inglaterra em busca de mais potência e mais linearidade na resposta de frequência, em comparação com as válvulas Americanas e Inglesas da época. "KT" significa "kinkless tetrode", ou seja, tetrodo sem picos de frequência. KTs são válvulas muito lineares e de pouca distorção.
As KT66 possuem um som extremamente limpo. Não há como fazer o amp distorcer o power com estas válvulas. O som não é brilhante como nas 6L6, mas sim mais aveludado, sem nenhum sinal de distorção. Se você tocar com a guitarra no último volume, tudo o que irá conseguir com estas válvulas será distorção de pré ou fazer com que as cordas batam nos trastes (ou fritar os falantes, ou ficar surdo). É uma excelente opção para quem quer volume com nenhuma distorção. Jazzistas que tocam guitarras semi-acústicas adorariam este som aveludado.
Diz a lenda que Eric CLapton usou estas válvulas gritando loucamente no legendário álbum "Eric Clapton with John Mayall BluesBreakers", em minha opinião, o melhor timbre de guitarra que já foi gravado. Não sei se posso acreditar nisto, dado que fiz o teste e as KT66 NÃO distorceram em nenhum caso. Talvez, num Marshall, Hiwatt ou Orange, não dê para escapar da distorção...
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Tung-Sol 5881
Sou um tocador de Blues, e de todas as válvulas que utilizei em toda a minha vida, estas tem o som mais maravilhoso que ouvi. A 5881 foi uma válvula desenvolvida pela Tung-Sol em New Jersey para substituir as 6L6 em foguetes da NASA. Ela é menor do que uma 6L6 normal, possui menos volume, e foi fabricada para durar mais e ser mais confiável, além de ter mais precisão nos componentes internos.
Sonicamente, a Tung-Sol deixa quase qualquer amp com o som do Stevie Ray Vaughan. A distorção não racha sua cabeça ao meio. Ao invés disto, harmônicos pulam de sua guitarra, a sustentação é extremamente natural, devido a boa saturação da mesma. É um som brilhante, rico, mas ao mesmo tempo, muito claro. Você distorce o som, mas ainda ouve cada nota do acorde. Possui muita compressão. O som é de distorção de Power, e não aquela distorção de pré típica de MESA/Boogie (zumbido de abelha).
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RCA 6550
A 6550 foi uma das válvulas mais potentes que já foram fabricadas na América. É uma evolução da 6L6, porém suporta mais voltagem, tem mais volume e é muito mais brilhante do que uma KT66 ou KT88.
A versão que testei possui logo da RCA, mas foi fabricada pela Tung-Sol. O som é cheio, pouco distorcido, e com agudos na medida certa. O volume do amp aumenta muito com estas válvulas, e por isto, não é bom abusar muito. Daria para fritar ovos nos transformadores de saída e de potência do Fender Blues Deluxe. Que procura um som alto, que se sobressaia no meio de uma banda com muitos instrumentos, pode utilizar estas. Quem quiser matar os vizinhos de surdez, também. O som é brilhante, com agudo na medida certa, com muita dinâmica. Possui pouca compressão. Alguns Marshalls da década de 60 utilizavam estas válvulas, por que eram mais confiáveis do que as porcarias de EL34 que vinham (ainda vem) nos Marshalls. Os amplificadores de Jimi Hendrix, quando ele tocava na América, ficavam equipados com 6550s. Uma excelente opção para que quer clareza. Steel Guitar e Slide de vidro casam bem com o som destas válvulas.
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Sovtek 5881WXT
Estas válvulas são aquilo que nos restou, após as fábricas Americanas, Alemãs e Inglesas terem parado de fabricar válvulas. A Sovtek é produzida na Rússia, numa fábrica chamada Reflector. É a válvula original dos Fenders, Boogies e outros amps modernos.
Olha, pelo preço, esta válvula até que dá para o gasto. O interessante dela é que você pode botar prá quebrar, que, se queimar, existirão outras para se comprar no mercado. Por isto, sempre que faço, hum, "experiências científicas" nos meus amps, coloco estas. Fica vermelha com facilidade, não gosta de alta voltagem e precisa de ajuste de bias para colocar em amps antigos (por que os antigos utilizavam válvulas RCA, que aguentavam até 800 volts nas placas). Cuidado ao colocar estas nos Giannini, principalmente nos famosos A300. Elas irão queimar em questão de minutos.
O som é mais puxado para os médios agudos e para os médio-graves, sem agudo de rachar vidro e grave de balançar as paredes. É difícil fazer um som completamente limpo com estas, pois comprimem com muita facilidade.
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Philips 7581. A 7581 foi uma válvula desenvolvida pra ser utilizada em equipamentos industriais, e portanto tem como características a resistência a vibração e impacto, baixo nível de ruído, maior tolerância nas voltagens internas, alta confiabilidade e grande longevidade - estima-se em 10.000 horas úteis. Esta válvula, como toda Philips ECG, possui muita distorção nos agudos e pouca nos graves. É potente, requer um amp com bom transformador de saída e tem um som alto. É um pouco aguda demais para meu gosto. Tive de abaixar bastante o nível de agudos das Stratocasters. É uma boa pedida para quem usa Gibsons e gosta de um som tipo Alman Brothers, com distorção nos médio-agudos.
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Svetlana 6L6GC
Esta é uma válvula nova no mercado, sendo que a Svetlana, fabricante Russo, iniciou a produção das mesmas em Dezembro de 96. Boa notícia, por que estas válvulas tem um excelente som. Ficam entre uma 6L6GC e uma EL34. São agudas, com predominância nos médios. Misture uma 5881 e 6550 Tung-Sol e você irá encontrar estas. O mais interessante é que estas, definitivamente, quando utilizadas com altas voltagens nas placas, ficam com um som de 6L6 RCA. Estas válvulas aumentaram muito o volume do Fender Dual Showman Reverb, que por si já é um amp com um volume absurdo.
Em resumo: São sensacionais, e estão em plena fabricação. Se você tiver um Giannini, Palmer ou coisa parecida, compre estas. O fabricante fica em www.svetlana.com .
________________________________________Sylvania 6V6
As válvulas 6V6 foram projetadas para serem utilizadas em rádios de carros, sendo que puxam pouca corrente, de modo a não "arriar" baterias muito rápido. Como resultado, estas válvulas não possuem boa linearidade, puxando para os médios. O som típico de 6V6 é o som da Bonnie Raitt. Você poderá obter muita compressão e sustentação com estas. Slide guitar fica muito bom com 6V6s. Não coloque estas válvulas em slots de 6L6GCs ou 5881 sem antes limitar as voltagens de placas em 400 volts (máximo). Os Fender Champ e Princeton costumavam ser produzidos com estas válvulas. A Bonnie Rait usa um ampli projetado por Jim Kelley que utiliza 6V6.
________________________________________Sovtek KT88
Estas válvulas são idênticas às minhas RCA 6550, e por isto, realmente não soam como KT88. A KT88 inglesa original aguenta 800 volts nas placas, e estas não irão aguentar tanta tensão. Não dá para usar nos Marshall Majors (os amplis de Blackmore, do Deep Purple, que socam 800 volts nas placas), mas ficam boas em aplicações de 6550. As KT88 originais soam aveludadas, sem muito agudo, e estas são muito brilhantes. Isto não é ruim, só não dá para usar como KT88 e pensar que é a mesma coisa.
________________________________________Sylvania 8417
Quando eu disse para meus amigos que iria testar 8417s em meus amplis de guitarra, alguns fizeram greve de fome. A razão para isso é que estas válvulas são, humm, segundo eles, "muito boas" para uma aplicação tão mundana. Foram projetadas para uso em áudio, e um par é capaz de produzir 100 watts reais! São uma obra prima da engenharia dos anos áureos das válvulas.
Bom, não deu para usar estas válvulas em todos os amps (não quis arriscar as fontes do Deluxe e do Duovox), mas elas tocam muito bem com guitarras. Têm som alto, potente, bons graves, som muito claro e alto, do jeito que eu gosto. Quando coloquei o volume no máximo, começaram a fritar meus trafos de saída, e só dá para usar por alguns minutos no "10". A maior diferença ficou para os graves. Normalmente amplis de guitarra não amplificam bem frequencias REALMENTE baixas (por causa que não precisa mesmo, e os transformadores de saída são projetados para serem assim), mas estas são tão potentes que compensaram o design dos trafos e fizeram o chão chacoalar.
________________________________________GE 7027
Well, well, well. Estas foram projetadas para serem usadas em áudio também. Por algum motivo, após esta pesquisa, meus ouvidos estão fazendo som de discar todo o tempo, e eu cheguei à conclusão de que válvulas originalmente projetadas para áudio são muito melhores do que válvulas militares (tipo 5881) ou industriais (tipo 7581).
A 7027 foi projetada para simplficar o projeto dos amplis, e é a única que consegue trabalhar com 700 volts na placa E no Screen. Normalmente, o projetista tem de fazer um transformador com várias voltagens diferentes, por que as placas aguentam 100% da alta tensão, e o screen, normalmente, 75% da tensão das placas.
O que ocorre internamente é que esta válvula tem um som meio "solto", meio parecido com som de trido, já que dificilmente a corrente irá atingir a placa. Fica no Screen mesmo. O som é pouco distorcido, fica com um bom "edge" em todas as frequências. O princípio DEVE ser o seguinte: Como som do triodo é menos contrito do que o som do pentodo, estas válvulas agiram como triodos nos meus amps. É como ter um carro que só tem acelerador, e não tem freio. Você abre o som com uma palhetada e tem de mudar de timbre ou abafar para parar o som.
________________________________________Tesla 7027
A Tesla funciona bem nos amps de guitarra, e distorce um pouco mais do que a "prima" da GE. Por curiosidade, após fazer o teste de audição com as duas, peguei o quarteto e instalei num dos lados de um Giannini A300 modificado. O A300 tem dois canais, cada um com quatro válvulas de saída. Soca uns 800 volts nas placas, 600 n screen. Aí as coisas mudaram. As Teslas ficaram um pouco vermelhas, enquanto as GEs não mostraram sinais de desgaste. Isto significa que as Teslas irão durar menos numa aplicação que exija muito dela, em comparação com as válvulas Americanas.
________________________________________Mullard EL34 (base baquelite)
Well, som do Hendrix na Inglaterra. Jim Marshall começou usar EL34 nos seus amplis (Ele simplesmente copiava o que Leo Fender fazia) por que as válvulas Americanas eram muito caras na Inglaterra, e os Ingleses decidiram inventar uma válvula para competir com a 6L6GC e 6550. A EL34 é uma válvula aguda por natureza, com pico de ressonância alto, provavelmente por causa de sua construção (é uma válvula alta e fina, e os componentes estão muito próximos uns dos outros). Esta Mullard é de tirar o fôlego. Dá para tocar o dia inteiro com elas, e parece que o ampli respira conforme você toca. Distorcem muito, são fantásticas, baixou o preto velho Hendrix no Willie Walter durante uma tarde... As Mullards são considerdas as melhores e mais confiáveis EL34 já feitas.
________________________________________Genelec KT77
A KT77 foi uma melhoria da EL34, asim como a KT66 foi uma melhoria da 6L6GC e a KT88 foi uma melhoria da 6550. Esta distorce um pouco menos do que a Mullard, e tem realmente uma resposta de frequência mais balanceada. Não precisei mexer muito nos controles para timbrar o ampli com estas, o que é um bom sinal. Com qualquer mudança de timbre, sempre fica bom. Ficaram particularmente boas para se usar com pickups "humbucking". Gusher!
Sylvania 6CA7
A denominação 6CA7 é o codigo JEDEC Americano para a EL34. Sim, os yankees também fizeram suas EL34. Neste caso, fizeram uma válvula com as mesmas características técnicas das EL34 Inglesas, mas colocaram a válvula num envelope de vidro mais grosso, mais largo, de alto vácuo, e isto influencia no som, meu chapa. A aparência é de uma 6L6 de boa qualidade. É uma EL34 pela distorção (alta) e resposta de frequência (aguda) mas tem bons graves, com mais clareza do que uma "típica" EL34. Em tempo: válvulas Sylvania são à prova de fogo, tiro, afogamento e outros. São muito confiáveis, e até a Fender, durante uma época, usava EXCLUSIVAMENTE Sylvania (a famosa SRT415 - "Special Test Requirement 415) por que eram as únicas que aguentavam as loucuras dos engenheiros (550 volts nas placas).
Siemens EL34
A Siemens é uma válvula mais nova do que a Mullard, o que significa, neste caso, tecnologia melhor (anos 70). Estas tem agudo na medida certa (um problema para válvulas finas como as EL34), e uma resposta de frequência que realmente atenua a parte masi aguda da válvula, tipo, acima de 8 khz ou por aí. Fica bom tanto com single coil como com humbucking. Tem grande saturação, é "esponjosa". Mais um exemplo da maravilhosa indústria Alemã.
Svetlana EL34
A Svetlana EL34 é a válvula que está equipando os Marshalls e outros bons amplificadores modernos. Pudera, atualmente, são as únicas que aguentam os absurdos que os malucos/engenheiros da Marshall fizeram nos últimos 30 anos. Aguenta bem alta tensão, tem um som firme, bom, com boa distotrção, parecida com uma Siemens. Distorce um pouco menos, por que os projetistas de válvulas estão atualmente compensando na válvula as birutices que os projetistas de amps fazem. É mais ou menos assim: Os caras projetam válvulas para aguentarem 400 volts, os projetistas de amps fazem amps de 450 volts. Aí os caras das válvulas fazem tubos que tenham de suportar 450 volts, e os caras dos amps colocam tensões de 500 volts, e assim por diante. Parece muito confiável, com vidro grosso, e como você sabe, como Marshalls tem tendência a fritar válvulas, estas são boas opções.

Ramsay
Veterano
# jan/15
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Isso não se faz.
Vc só deve "afrouxar" as cordas para jogá-las fora e trocar por outras novas, coisa que, no máximo, tem que ser em 15 dias, dependendo do uso e de sua sudorese...
Abç


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, isso é relativo e não uma verdade absoluta.
Por exemplo, eu tenho uma SX SST-62 (2006) da qual tirei todas as cordas (pra fazer uma mod que não rolou) e a deixei por 6 meses no case, sem cordas.
Então, um belo dia, coloquei cordas nela, afinei e ficou tudo bem, a altura das cordas permaneceu a mesma e sem nenhum sinal de trastejamento.

Ramsay
Veterano
# jan/15 · Editado por: Ramsay
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A diferença entre a cort cr280 pra 250 é o top real em maple, ou a 280 tbm n tem top real? alguem sabe dizer?

romulo marins

Me desculpe Bertola, mas, eu tenho que esclarecer:
De fato, a Cort CR280 é superior a CR250, porque ela tem um top de maple na forma de uma placa que varia de 0,5cm a 0,7cm de espessura.
Já a CR250 não tem um top de maple, mas, sim uma fina folha de maple de 1 milímetro de espessura chamada " flamed maple veneer top".

Com isso, o som da Cort CR280 se aproxima muito mais do som de uma Gibson Les Paul que a CR250.

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