【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Edson Caetano
Veterano
# set/14
· votar


sorum
suponho que a sua Condor tenha pintura PU? Então para o corpo o Bertola disse, use flanela limpa e seca, eventualmente lustra móveis, é só para usar na parte envernizada, não vai ter contato com madeira, portanto não tem prejuízo ao instrumento

A escala use o óleo de limão, mas eventualmente se notar que está muito ressecada, em uma troca de cordas aproveite e aplique

Uma sugestão, anualmente leve seu instrumento para regulagem no luthier, e peça uma hidratação, é mais do que suficiente

Do mais os cuidados básicos é sempre tocar com as mãos limpas e secas, flanela seca e limpa antes e depois para remover excesso de gordura e só

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


sorum
É exatamente o que o Edson Caetano disse. Nada mais.
Abç

mogicaqui
Veterano
# set/14
· votar


Bertola,

Consegui desempenar o corpo com umedecimento da porção côncava e com um jig de compressão. Após 24 horas, medi o teor de umidade da madeira e ainda há alguma variação entre 10-13% de uma região para outra do corpo.

Será que mantendo o corpo pressionado e ventilado em ambos os lados por alguns dias eu consigo estabilizar a madeira?

Com uma leitura homogênea de 10% em todo o corpo já posso selar a madeira ou é necessário estar mais seco do que isto?

Obrigado e um forte abraço!

ds_bart
Veterano
# set/14
· votar


Bertola, boa tarde.

Tenho uma LP custom 2009 epiphone, gosto da guitarra, porem sinto q falta algo. minha duvida eh.. oq seria melhor, trocar os caps, ou vender a guita e pegar uma lpj da gibson? (nesse caos os gastos seriam equivalentes)
No caso dos caps, oq indicaria, os 490 e 498 q vem nas lpj, ou burstbucker?
obs: Ja Possuo um epiphone explorer thunderhorse com burstbucker 1 e 2.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


mogicaqui
Deixe secar mais, por mais tempo e compressione.
Cuidado para não rachar... Se começar à fazer isso, retire, deixe sem compressão, preencha depois o espaço com cola de madeira e coloque no sargento.
ds_bart
Compre capts de maior saída.
Abçs

Troubadour
Membro Novato
# set/14 · Editado por: Troubadour
· votar


mogicaqui

Cara, ví seu tópico e não pude deixar de comentar: minha teleca com freijó miou justamente por causa disso aí.

Comprei uma peça de freijó de um vendedor conhecido, fizemos em uma peça só o corpo, este que não estava bem seco (e não temos ferramentas para medir umidade), quando fomos colocar a ponte notamos o empenamento. Tentamos fazer o corpo retornar prensando, mas ele raxou...

Corpo encanoado

Tenso, praticamente perdi um top de muiracatiara muito bonito junto..


Escuta o Bertola, e boa sorte aí

Edumaia
Membro Novato
# out/14 · Editado por: Edumaia
· votar


Olá Bertola e Seiji, tenho a mais de 30 anos uma bancada de marceneiro que pertenceu a meu avô e desconfio de que foi feita com jacarandá (ela deve ter mais de 40 anos). Há uns 10 anos tentei achar fotos do "endgrain" do jacarandá para comparações mas na época não encontrei fotos boas; hoje comparei fotos do "endgrain" da minha madeira com as fotos do site: The Wood Database e achei bem semelhante. Visualizando outras madeiras no mesmo site não encontrei nenhuma outra com as mesmas características. O cheiro da minha madeira (da poiera da lixação) é muito agradável e pode-se dizer que lembra um pouco do odor de rosas. A bancada tem 95cm X 41,5cm X 3,5 e os pés e suporte da bancada são da mesma madeira. Qual a opinião de vocês? Será que é realmente Jacarandá? Se vocês conseguirem reconhecer o odor da serragem posso até mandar um pouco pra vocês pelo correio. Seguem algumas fotos (as divisões da régua são de 0,5mm e as diferenças de cor da madeira são por causa do flash):
http://i1007.photobucket.com/albums/af193/edumaia/IMG_00111_zpsfd94346 9.jpg
http://i1007.photobucket.com/albums/af193/edumaia/IMG_00110_zps3d31209 2.jpg
http://i1007.photobucket.com/albums/af193/edumaia/IMG_00108_zpsbf8038c 7.jpg
http://i1007.photobucket.com/albums/af193/edumaia/IMG_00095_zpse427959 8.jpg
http://i1007.photobucket.com/albums/af193/edumaia/IMG_00086_zps684b21e 0.jpg
http://i1007.photobucket.com/albums/af193/edumaia/IMG_00064_zps7a5e5cb 8.jpg

mogicaqui
Veterano
# out/14
· votar


Troubadour,

Ao que parece a correção está funcionando. De qualquer forma o vendedor já se comproimeteu em trocar o corpo caso o empenamento persista. Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


Edumaia
É muito dfícil identificar madeiras por fotos.
Pde ser imbúia, mogno, coração de nego, etc...
Abç

RafaelBernatto
Veterano
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Colocando um capotraste na primeira casa e pressionando a corda com o dedo na ultima, a que distância aproximadamente deve estar a corda do 8º traste?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


RafaelBernatto
Colada (ou quase) no traste.
Diferente disso é empeno, e sua guitarra deve ser levada a um luthier.
Abç

sorum
Membro Novato
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Edson Caetano

Amigos, desculpe a falta de conhecimento mas não sei o que é pintura PU.
Neste caso então eu só passaria o lustra moveis no tampo dourado, sem passar na parte de trás ?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


sorum
Se o tampo é pintado, nem aí precisa de lestra-móveis, apenas uma flanela nova e limpa.
Abç

NeoRamza
Veterano
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Gostaria da sua ajuda mais uma vez. No começo do ano abri esse tópico aqui para relatar o problema de uma fenda que abriu na minha les paul. Na época muita gente ajudou e deu opnião, mas eu gostaria de uma opnião sua por você ser tão bem conceituado na sua profissão. Veja fotos:

https://dl.dropboxusercontent.com/u/11653770/fendatribute1.jpg
https://dl.dropboxusercontent.com/u/11653770/fendatribute2.jpg
https://dl.dropboxusercontent.com/u/11653770/fendatribute3.jpg

Quando eu comprei a guitarra percebi um risco na pintura, porém com o passar do tempo esse risco se revelou uma fenda. Apesar de nao ser suficiente para entrar uma palheta fina alí, é o suficiente para entrar um pedaço de papel. Chega inclusive a entrar uns 4cm. Cheguei a entrar em contato com a Gibson e eles falaram para eu tratar diretamente com a importadora, mas a importadora queria que eu enviasse para são paulo, então resolvi não enviar pois iria gastar muito com frete e nem sei se eles iriam resolver, ou pior, poderiam fazer um remendo duvidoso.

Então levei em um luthier da minha cidade e ele falou que provavelmente era uma imperfeição no corte da madeira que não permitiu que os dois pedaços do corpo se encaixassem perfeitamente. Ele falou ainda que o único jeito de arrumar isso seria descolar as partes, nivelar e colar de novo, e pintar tudo de novo, ou seja, algo totalmente fora de cogitação e que ele mesmo não faria. Então me disse para esquecer e deixar do jeito que está, que aquilo não iria aumentar e que não iria atrapalhar em nada.

Mas esse negócio sempre me incomoda e eu fico pensando se não teria um jeito de preencher com cola e fazer um retoque, só pra não ficar o buraco. Que que você acha?

Desde já agradeço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


NeoRamza
Com uma seringa injete cola de madeira na fenda e deixe secar por uns dias.
Depois lixe com lixa d'agua 1200 (de acabamento) e faça um polimento com pasta de polimento levemente abrasiva.
Abç

NeoRamza
Veterano
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

A fenda é muito fina, uma agulha de seringa não entra. Só mesmo pedaço de papel de tão estreita.

Há algo ainda que possa ser feito?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


NeoRamza
Esparrame a cola sobre a rachadura e deixe penetrar na madeira e secar. Depois retire o excesso e procedo o resto.
Abç

ztt
Membro Novato
# out/14
· votar


Oi Bertola, comprei um braço pra les paul e o nut não veio colado,
com que tipo de cola eu faço a colagem?
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


ztt
Qualquer uma que faça o serviço...
Cola Bonder, por exemplo...
Abç

gL.
Veterano
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola!
Estou indo pros eua essa semana e estava querendo trazer um telecaster, me surgiu uma dúvida: eu posso trazer instrumentos usados de lá sem problema?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


gL.
Pode, mas tens chance de ser taxado....
Abç

Edumaia
Membro Novato
# out/14 · Editado por: Edumaia
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Consegui fazer a identificação da madeira que postei as fotos. Um professor da Faculdade de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) de Piracicaba (cidade onde moro) identificou a madeira como sendo Imbuia (Ocotea porosa).
Como além desse tampo de 95cm X 41,5cm X 3,5 tenho a estrutura da bancada (também de imbuia), que pelo tamanho daria pra fazer um braço de guitarra. Gostaria de saber se a imbuia é uma madeira boa para esse fim.

sorum
Membro Novato
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fui tirar minha guita do bag hoje e vi que a marcação em madre-perola da sétima casa descolou, a peca em madre pérola esta na minha mão e no braco da guitarra esta o buraco na qual ela fica encaixada (colada eu acho).
Tem alguem jeito de colar ela de volta ?

WilliamJunior
Membro
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bom dia irmão, tudo bom?

Minha dúvida é a seguinte, vou dar um upgrade em minha Viva Gold II, vou trocar os caps da ponte e braço por um kit malagoli 59 + 84, e trocar os pot's e chave seletora, então gostaria de saber qual das duas marcas ficaria melhor comprar os pot e a chave: Fender ou Gotoh?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


Edumaia
Foi minha 1ª opção lá em cima...
Imbúia não serve para braços. Ela serve apenas para tampos de corpos.sorum
Sim, basta usar cola bonder...
WilliamJunior
Chave tanto uma como outra são boas. Pots, compre os da Alpha.
Abçs

WilliamJunior
Membro
# out/14
· votar


Chave tanto uma como outra são boas. Pots, compre os da Alpha.
Abçs

Obrigado irmão. Esse Alpha é os que são usados nas Gibson?

gL.
Veterano
# out/14 · Editado por: gL.
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sim! minha duvida era somente se podia trazer usado, tinha lido em outro lugar que nao podia. Sai muitoooo mais em conta comprar um usado lah que sao praticamente novos..
---
Sera que eh uma boa tirar o braco dela e trazer separado? ou eh melhor trazer em um hard case e tentar passar la na alfandega de boa?

Abracos meu velho!

GaBrIeLL xD
Veterano
# out/14
· votar


Oi!
Comprei uma guitarra com floyd e ela chegou ontem aqui em casa, mas quando eu dou alavancadas nela faz uns ''estalos'' estranhos e quando eu destravo o locking nut ela não faz mais esse barulho! Pode ser até coisa simples,sei lá, nunca tive uma guitarra com essa ponte antes...
vlw..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


WilliamJunior
Não.
GaBrIeLL xD
Problema no "lock nut". Leve a seu luthier...
Abçs

WilliamJunior
Membro
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não.

Obrigado por esclarecer as dúvidas mano, rsrsrs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji