Gibson mal feita? Ou eu que não entendo mesmo?

Autor Mensagem
NeoRamza
Veterano
# fev/14


Há menos de um ano comprei uma Gibson Studio Tribute nova. No headstock vem falando que foi fabricada em 2012. Comprei na maior loja da minha cidade, isentando a possibilidade de ser uma falsificação. Até veio com case da Gibson, manual, certificado etc…

Acontece que quando comprei não reparei em um detalhe que só percebi uma semana depois. Em baixo, perto do local onde se prende a alça havia um risco perfeitamente reto na pintura. Na hora pensei que isso seria uma marca da emenda do corpo. Até aí tudo bem, pois já era previsto que a Studio tivesse emendas, e a pintura das tributes é extremamente fina justamente para que se desgaste logo e dê em poucos anos um visual vintage à guitarra.

Agora o problema é que já se passou quase um ano e esse risco foi virando uma fenda, confirmando que era um local de emenda. O espaço não é grande o suficiente para entrar uma palheta mas entra uma folha de papel. Veja as imagens abaixo:

https://dl.dropboxusercontent.com/u/11653770/fendatribute1.jpg
https://dl.dropboxusercontent.com/u/11653770/fendatribute2.jpg
https://dl.dropboxusercontent.com/u/11653770/fendatribute3.jpg

E aí pessoal, o que vocês acham? Tem perigo da fenda continuar aumentando? Isso foi uma cagada da Gibson e eu sou um tremendo azarado, ou isso é normal?

No mais a guitarra tá perfeita. O braço é perfeito, macio e não trasteja nada, nem em bends. Os trates são bem acabados e não possuem arestas para fora do braço. A ponte inclusive veio com as oitavas já ajustadas perfeitamente ( coisa que não veio na minha ibanez prestige) . A parte elétrica está 100%, proporcionando um som gordão típico de les paul.

ogner
Veterano
# fev/14
· votar


Puts, eu mandaria essas fotos pra Gibson...

LeandroP
Moderador
# fev/14
· votar


Deve estar na garantia, certo? !

NeoRamza
Veterano
# fev/14
· votar


Não faço idéia de quanto tempo seria a garantia nesse caso, e mesmo que tenha não sei se devo recorrer à loja, à importadora ou à própria Gibson inc.

LeandroP
Moderador
# fev/14
· votar


NeoRamza

Deve recorrer à loja. Quanto ao tempo de garantia, acredito que seja no mínimo de um ano.

vintagentleman
Veterano
# fev/14
· votar


NeoRamza

Braço é um troço crítico e pelas fotos a fenda é profunda e estrutural. Acione a garantia e assistência técnica com urgência. Não espere terminar de partir. O problema não parece ser meramente de acabamento.

Boa sorte.

Del-Rei
Veterano
# fev/14
· votar


NeoRamza
Putz... Mande mesmo essas fotos pra Gibson. E volte na loja.

Por mais nome que possa ter, o controle de qualidade da Gibson nas guitarras mais modestas é fraco.
Sem falar que as guitarras enviadas pra cá devem ser as A-.

Lembro de ter ido à Sam Ash e tive que pedir pra trocar a guitarra 2 vezes até achar uma que estivesse boa. E era uma Traditional 1960.

Um aceno de longe!!!

NeoRamza
Veterano
# fev/14
· votar


vintagentleman
O problema não é no braço, é no corpo, na parte de baixo.

Del-Rei
Acabei de mandar um e-mail pra Gibson, mas não sei nem se vão responder. Na segunda-feira vou entrar em contato com a loja, mas já estou temendo que eles não se responsabilizem, acabei de conferir a nota fiscal e a compra foi dia 19/02/2013, ou seja, já tem 1 ano e alguns dias.

Foda que isso já está alí a um tempo, mas eu achei que era só na pintura, até que ontem eu achei por acaso um pelo do meu cachorro enfiado naquele buraco. Quando eu puxei vi que ele tinha entrado bastante e enfiei um papel pra conferir o problema.

Lelo Mig
Membro
# fev/14
· votar


NeoRamza

Sei que não foi o seu caso, mas apenas como "algo a se pensar" leiam esta declaração:

"Porque estou de Epiphone? Porque comprei à distância...Gibson eu só compro se colocar a mão nela, se puder testar e olhar com muita atenção e tempo. Se tiver que comprar à distância, pelo correio, pela Net ou pedir para algum amigo trazer, opto pela Epiphone. As Epiphones podem não ser tão boas, mas se da mesma série, são todas iguais. Gibsons, mesmo da mesma série, em 10, 2 são perfeitas, 2 razoáveis e 6 uma merda! Nunca vi um controle de qualidade tão ruim quanto das Gibsons... em nenhum outro fabricante, inclusive inferiores."

Frejat - Barão Vermelho

LeandroP
Moderador
# fev/14
· votar


Lelo Mig

Caraca! E o Frejat manja muito do assunto.

NeoRamza
Veterano
# fev/14
· votar


É, eu vou devo dizer que eu achei o acabamento da minha ibanez japa 10x melhor do que o da Gibson, mas achei que era proposital por se tratar de uma tribute. Me ferrei por confiar na marca.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# fev/14
· votar


É impressão minha (pelo ângulo das fotos) ou esse risco é diagonal/inclinado em relação ao tampo e fundo do corpo? Se for assim , é muito esquisito. Geralmente emenda não é assim.

Quanto ao negócio de controle de qualidade, qualquer guitarra feita em massa vai sofrer com essas falhas. Negócio é testar mesmo. Ainda mais no caso de uma Les Paul, que apesar de ser visualmente uma obra de arte, não é uma obra inteligente do ponto de vista da engenharia (ângulo do headstock, braço inclinado brutalmente em relação ao corpo, etc). Um baque violento ou queda de costas provavelmente arrebenta uma Les Paul.

NeoRamza
Veterano
# fev/14
· votar


Rei Arthur Pendragon
Não é inclinado não, é perpendicular ao tampo, faz 90 graus perfeitamente.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# fev/14
· votar


NeoRamza
Menos mal. Agora ou a colagem foi porca e ela sofreu alguma avaria em algum ponto do trajeto até a loja. Geralmente uma mudança brusca de temperatura ou exposição a alguma condição escrota ferraria com a regulagem antes de soltar emendas do corpo, o que é bem grave. Leve num luthier bem capacitado.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# fev/14
· votar


Outra coisa esquisita nessas Les Pauls é a diferença entre os parafusos das correias. A porcaria do que fica perto do braço é menor e n vai segurar a correia firmemente de jeito nenhum. Vou comprar logo um straplock pra mim, já que minha Gibson vai fazer umas gigs em breve. Com certeza essa guitarra não sobrevive a uma queda como que a minha Tagima levou, e provavelmente acabará assim:

http://www.manchesterguitartech.co.uk/wp3/wp-content/uploads/2011/07/N asty-Gibson-Les-Paul-headstock-break.jpg

NeoRamza
Veterano
# fev/14
· votar


Acredito que tenha sido uma colagem porca mesmo pois não há sinais de queda, e a regulagem e o braço estão perfeitos.

Flavio Jr.
Veterano
# fev/14
· votar


É falha na colagem, ela é feita com 3 blocos de Mogno que não devem ter prensado direito ou usado uma cola estragada, manda pra garantia!
Mande email para gibson Brasil e leve até a loja

vintagentleman
Veterano
# fev/14
· votar


NeoRamza

Ainda bem que não é no braço. Se fosse era muito mais grave.

Ainda assim parece que a estrutura do corpo trabalhou e isso pode ter ocorrido em função de alguma mudança brusca de temperatura, o que gerou o afastamento das peças componentes do corpo ou leve empenamento de alguma delas, o que acabou por rachar o acabamento. Acho que é necessária uma avaliação do fabricante sobre o problema que pode estagnar ou piorar até uma ruptura.
Cobre deles.
Outra coisa: isso acontece. Não fique pensando que a guitarra é ruim. É um fato de linha de montagem. Às vezes até um pedaço de madeira com secagem incorreta gera esse tipo de problema.

Tem certeza que ela não tomou um solzinho?

NeoRamza
Veterano
# fev/14
· votar


vintagentleman
Tem certeza que ela não tomou um solzinho?

Certeza absoluta, saiu da loja entrou no meu quarto e nunca saiu de lá.

MMI
Veterano
# fev/14
· votar


Lelo Mig

"Porque estou de Epiphone? Porque comprei à distância...Gibson eu só compro se colocar a mão nela, se puder testar e olhar com muita atenção e tempo. Se tiver que comprar à distância, pelo correio, pela Net ou pedir para algum amigo trazer, opto pela Epiphone. As Epiphones podem não ser tão boas, mas se da mesma série, são todas iguais. Gibsons, mesmo da mesma série, em 10, 2 são perfeitas, 2 razoáveis e 6 uma merda! Nunca vi um controle de qualidade tão ruim quanto das Gibsons... em nenhum outro fabricante, inclusive inferiores."

Frejat - Barão Vermelho


Já escrevi isso aqui. Não chego a tanto, não pego Epi porque eu vou lá escolher o meu instrumento e não compro na escura assim. Mas nem Gibson Custom Shop escapa dessa possibilidade de não vir boa (acho que a probabilidade é menor, mas já vi absurdos).

NeoRamza
vintagentleman

isso pode ter ocorrido em função de alguma mudança brusca de temperatura, o que gerou o afastamento das peças componentes do corpo ou leve empenamento de alguma delas, o que acabou por rachar o acabamento

Nada explica ter descolado ali, isso é uma falha grave. O que solta a cola é calor excessivo. É assim que os luthiers soltam o braço ou a escala, com calor, mas desse jeito jamais poderia acontecer.

vintagentleman
Veterano
# fev/14
· votar


MMI

Não esqueça da possibilidade de um bloco úmido de madeira que pode ter empenado um pouquinho. De qualquer forma, falha na produção...

MMI
Veterano
# fev/14
· votar


vintagentleman

Sim, dificil, mas pode ser. Bloco úmido é demais, já estive numa fábrica da Gibson, eles recebem a madeira pronta do fornecedor, fica num local de umidade controlada antes de ser usada. Seria uma falha em toda cadeia.

A verdade (dita por muitos luthiers), infelizmente, é que essas Gibson de preço baixo tem probabilidade bem mais alta de ter problemas. A qualidade geral é mais baixa, o controle de qualidade deixa passar muita coisa que não devia. Piorou desde o problema da apreensão das madeiras e dispensa de funcionários.

vintagentleman
Veterano
# fev/14
· votar


MMI

A minha Studio 2010 é ótima. Nunca apresentou esse tipo de defeito. Agora o acabamento dela é em nitrocelulose e está relicando, digamos, naturalmente rsrsrs

Agora falando de finish e qualidade geral, pelo menos essas Studio não se comparam com as Fender Std, só citando guitarras diferentes mas da mesma faixa de preço e que eu conheço. As Fender são muito superiores.

JJJ
Veterano
# fev/14
· votar


Lelo Mig
"Porque estou de Epiphone? Porque comprei à distância...Gibson eu só compro se colocar a mão nela, se puder testar e olhar com muita atenção e tempo. Se tiver que comprar à distância, pelo correio, pela Net ou pedir para algum amigo trazer, opto pela Epiphone. As Epiphones podem não ser tão boas, mas se da mesma série, são todas iguais. Gibsons, mesmo da mesma série, em 10, 2 são perfeitas, 2 razoáveis e 6 uma merda! Nunca vi um controle de qualidade tão ruim quanto das Gibsons... em nenhum outro fabricante, inclusive inferiores."

Frejat - Barão Vermelho


É o tal "fator humano", "hand-made" e coisas assim.

Máquinas (ou seres humanos treinados à lá "tempos modernos") fazem tudo sempre igual. Seres humanos que querem meter a "mão na massa", estão sujeitos ao "humor" do dia... então, às vezes, dá merda... hehehe

clguitar
Membro
# fev/14
· votar


Acho que, para esses problemas estruturais,a Gibson dá garantia para a vida toda. É a tal da limited lifetime warranty.

rafael_cpu
Veterano
# fev/14
· votar


Amigo, entre em contato com o loja imediatamente.

Peça para falar com o gerente ou proprietário e mostre a guitarra (leve a nota fiscal também). Vá com outra pessoa se possível.
Converse com ele numa boa, conte toda a história. Provavelmente vocês chegarão a uma solução amigável.

Se ele for relutante, diga que pretende entrar em contato com a importadora e com o próprio fabricante buscando a solução. E que se, ainda assim, não obtê-la, pretende tomar as medidas judiciais cabíveis.

Converse com calma, apesar do lapso de tempo entre a aquisição e a notificação do vício, creio que será tranquilo...

Boa sorte!

T+

DOF Hard
Membro Novato
# fev/14
· votar


Sera que o Frejat quis dizer que das Gibson ruins (6 entre 10), sao piores até que as Epiphones ? ou seriam melhores mais não compensam pelo preço?.. fiquei em duvida.

vintagentleman
Veterano
# fev/14
· votar


DOF Hard


Nada disso. O Frejat só disse que pelo preço superior não compensa comprar Gibson se for sem olhar pessoalmente. não vale o risco. A EPI já vale...

É igual aquela compra de alguma coisinha que você precisa do Mercado Livre e que você topa comprar com depósito bancário porque é baratinha, e se fosse mais cara só iria de Mercado Pago, entende?

Essa discussão de Gibs X Epi é velha no FCC e bem pacifica neste ponto. Não tem comparação...

DOF Hard
Membro Novato
# fev/14
· votar


vintagentleman

Ah sim, foi por isso que achei estranho...
Pode ser uma "merda", mais po é uma Gibson HAHAHA

vintagentleman
Veterano
# fev/14
· votar


DOF Hard

Não saberia dizer de defeitos, até porque só conheço a minha Gibs, que não tem nenhum.

Com certeza o Frejat foi exagerado ao dizer seis em dez. Certeza absoluta que ele está errado, mesmo entre as mais baratas.

O cara que mais manja de Gibson no FCC é o MMI, e ele pode falar de estatísticas.

O que eu posso falar é do que eu conheço e é bem pouco. Está aí na postagem de cima, tenho Fender AM Std e Gibs Studio. Dá para comparar as duas porque têm preços semelhantes.

A Fender dá de chinelada em finish. Agora deixa eu te contar uma história de quando eu fui comprar essa Gibson para você ter uma ideia do som...

Já tinha olhado as opções disponíveis na loja via internet. Fiquei na dúvida entre essa Studio com P-90, toda relicada de fábrica e uma Godin estilo Les Paul, com acabamento mais que perfeito, com várias camadas de verniz tipo pão doce, madeira canadense de primeira e captadores da casa. O preço era quase o mesmo, a Gibs uns cinquenta dólares mais cara...

Deixaram eu testar as duas, sossegado, num valvuladão...

Primeiro a Godin... Achei muito boa, som classudo lembrando as Rickenbacker... um pouco anasalado demais para o meu gosto...

Depois, a Gibs... Cara que diferença... Com os pots igualmente abertos muito mais volume, definição... Chegava a ser engraçado... Parecia um cantor de ópera rsrs

Isso é Gibson.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson mal feita? Ou eu que não entendo mesmo?