【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Abixibarraba
Veterano
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tenho uma telecaster, e já customizei ela, coloquei todas ferragens e captadores na cor preto, e ai ela ta no ponto de trocar os trastes, e ai gostaria de saber se existe trastes na cor preto, dei uma pesquisado no google e achei dourados, mas nada de preto, sabe alguma marca, onde vende?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


Abixibarraba
Não existe.
Abç

HortaRates
Membro
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola, beleza?
Estou com um captador um trio de captadores aqui, sendo dois single em alnico e um, um Hot Rails cerâmico.
O Hot Rails é para o braço, mas eu gostaria de colocar na ponte, já que é mais comum a configuração de H-S-S do que S-S-H. O captador soaria muito mal estando na ponte, sendo que é pro braço?
E haveria problema em misturar os captadores de alnico com o cerâmico?
Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


HortaRates
Não tem problema colocá-lo na ponte. e, em princípio, nunca constatei desmagnetização de capts alnico por estarem posicionados perto de cerâmicos. Quem comenta isso é o Érico Malagoli.
Abç

VPJ
Membro Novato
# set/14
· votar


Olá Bertola, tudo bem? Comprei uma stratocaster, sei que ela vem com encordoamento 0.09, existe algum problema para o braço do instrumento em passar direto para 0.11? Ou é necessário passar pelo 0.10?

Na próxima segunda levarei a guitarra para fazer a regulagem, o luthier me pediu para levar o encordoamento, então pintou a duvida se compro 0.10 ou 0.11...

Li em algum canto do fórum que era mais seguro passar por uma medida intermediaria para não correr risco de estragar, não sei se procede a informação

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


VPJ
Isso não existe.
Seu luthier regulará a guitarra para o encordoamento 0.11.
Abç

_clodo_
Veterano
# set/14
· votar


Pessoal estou procurando informações de como montar uma saída out speaker no meu combo para que um gabinete externo funcione em série com o falante do combo. Alguém pode me dar uma orientação?
Pretendo fazer com que ao desplugar o gabinete externo o combo continue funcionando normalmente com um falante.
infos: amp valvulado 15w - 8omhs com um falante
: gabinete externo 8 omhs com um falante

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


_clodo_
Basta fazer um furo na carcaça traseira do amp e cortar o fio que se liga ao falante e soldar um "jack" P10 fêmea e colocar no furo.
Se o seu amp NÃO TEM 2 saídas de falante, não há como fazer uma outra sem alterar a impedância para 4 ohms (ao se ligar o outro falante ao mesmo tempo), e geralmente isso queimará o amp.
Abç

Rachssilva
Membro Novato
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá, boa tarde. Tive um problema na minha ponte floyd rose da Tagima T zero, saddles quebrados. O q vc aconselha? Comprar os carrinhos separados? Eu tentei fazer a medição, mas n tenho um instrumento de precisão. Vc saberia as medidas necessárias?
Obg dsd já!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


Rachssilva
Troque logo a ponte toda.
Abç

pedrocastilho
Membro Novato
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa tarde, tenho telecaster Tagima da epoca do seizi a alguns meses, e tenho tambem uma t635 da mesma epoca a mais tempo comigo, gostei muito do braço de marfim da telecaster, queria instalar o braço da telecaster no corpo da estratocaster, tenho muita curiosidade de saber os resultados, mas tem duvidas, alguma contra indicação ou uma sugestão melhor?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


pedrocastilho
Atente para o numero de trastes e o final do braço. Só poderá ser feito se ambos forem identicos e/ou encaixar perfeitamente.
Abç

NeoRamza
Veterano
# set/14 · Editado por: NeoRamza
· votar


Olá Bertola

Preciso de uma ajuda sua. Comprei um valvulado fabricado na europa cuja voltagem é 230V. A rede da minha cidade é 220, mas sempre que eu meço com o multímetro dá entre 200V e 205V. Teria problema usa-lo nessas voltagens tão abaixo da ideal?

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


NeoRamza
Cara, em princípio, não.
Mas isso pode causar uma "granulação" do som.
O ideal é vc comprar um regulador de voltagem. O problema é que tais equipos para valvulados são caros...
Abç

NeoRamza
Veterano
# set/14
· votar


Valeu Mauricio Luiz Bertola. Liquei direto na tomada e está funcionando perfeitamente. Não sei se funcionaria melhor (mudança audível) com o regulador, mas está funcionando bem.

pOkiz
Veterano
# set/14
· votar


Bertola, irei comprar um escudo, mas como não tem um com as 11 furações perfeitas de acordo com minha guitarra, vou ter que furar o corpo pra encaixar um parafuso, qual a melhor maneira de fazer isso?

Abraço, vlw!

fconde77
Veterano
# set/14
· votar


pOkiz

peça a um luthier para confeccionar um escudo na medida para sua guitarra

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


pOkiz
Apenas tape os furos que não coincidirem e fure com uma furadeira e broca adequada...
Abç

nanoSlash
Membro Novato
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
to afim de trocar o captador do braço da minha guitarra mas n sei se vale apena. eu toco apenas na igreja e em algumas apresentaçoes em praças e em quadras. n sao grandes mas as vezes da em torno de 200 pessoas. entao queria saber sr vale apena trocar os caps e qual vc me endicaria. santo angelo, cabrera, ou outros. desde ja muito obrigado ;)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


nanoSlash
Cara, isso depende de vc, não de mim...
Se vc não sente necessidade de trocar, não troque...
Ademais, o fato de vc tocar aqui ou acolá, e para tantas X pessoas, não tem nada à ver com isso...
Abç

nanoSlash
Membro Novato
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
e pq tem gente q pode achar o som agradavel ou n. mas muito obg pela a resposta. abçs

JesusChristAndTheHeadbangers
Membro Novato
# set/14
· votar


Jovens Luthiers, buenas! =)
...por favor...

Estou a fim de fazer uma experiência numa Seize Stone, HSS, em Basswood, que é a seguinte: Colocar um Custom P90 no braço, Custom Alnico Blues no Meio e um HH777 na Ponte! Mas como eu disse, a danadona é uma HSS, em Basswood. Para encaixar o P90, a madeira terá que ser escavada e o escudo cortado. Vocês vêem algum obstáculo para isso? Vocês como luthiers fariam um trampo desse de buenas?

E sobre a parte elétrica da guitarra, eu não confio nela, sinceramente, acho que vou aproveitar e fazer um upgrade.. Mas essa é a minha opinião de leito no assunto. Vocês acham que precisa disso tb? Tipo trocar a fiação toda e ajustar tudo para essa nova configuração (P90 Neck, Alnico Blues Mid, HH777 Bridge)?

Estou acreditando que vai ficar o bicho para o barulho que gosto de fazer! =)

Obrigado, pessoal!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


JesusChristAndTheHeadbangers
Vocês vêem algum obstáculo para isso?
Não.
Vocês como luthiers fariam um trampo desse de buenas?
It's relative easy...
Vocês acham que precisa disso tb?
Não 2.
Jovens Luthiers
Ah,ah,ah,ah....
Abç

JesusChristAndTheHeadbangers
Membro Novato
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Niiiiice, maaan!!
So, wait for the results of that crazy doing, mate!! \o/

Valeeu! =)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


nanoSlash
Cara, vc tem que aprender a timbrar sua guitarra conforme seu gosto pessoal, a forma como a sua banda toca ou o que vc vai tocar e as suas referências sonoro/musicais. Trocar captador não é uma "panacéia", e, na verdade só é necessário quando o capt original é vagabundo (som "magro", microfonia/chiados/ruídos, pouca sustentação, etc).
Abç

Calime
Veterano
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fala Bertola, blz?

Então, gostaria que sanasse uma dúvida minha: Como proceder para fazer a ligação aérie/paralelo em uma guitarra que tem dois pots, sendo um tom e outro vol. e dois humb com 4 fios cada? Sei que os pots devem ser do tipo "splitáveis" porém não sei de quanto deverá valor de resistências dos mesmos e nem a forma de liga-los aos humbucking. Os caps são Malagoli, para fins de vc saber o padrão de cores dos mesmos. Agradeço desde já a atenção dispensada.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


Calime
Tem que ser feito com chavinhas, que é mais fácil.
Abç

Ordinaire
Membro Novato
# set/14 · Editado por: Ordinaire
· votar


Eae pessoal, to querendo trocar os trastes da minha guita, que são muito baixos e o luthier mais próximo de onde eu moro cobra um preço meio salgado....

Se puderem dar sugestões de luthiers, moro em são paulo, sp.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


Ordinaire
NÃO SE COMENTAM PREÇOS AQUI. É CONTRA AS REGRAS DO FÓRUM.

Ordinaire
Membro Novato
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
NÃO SE COMENTAM PREÇOS AQUI. É CONTRA AS REGRAS DO FÓRUM.

Então mestre, poderia me dar mais ou menos uma noção dos preços?
Não to em condições de gastar muito, mas se a qualidade for garantida pretendo fazer um esforço...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji