【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Thiagoham
Veterano
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Você sabe me informar onde posso fazer isso aqui em Sampa? Obrigado pela ajuda, bro.

Abs

sorum
Membro Novato
# set/14
· votar


Bom dia pessoal,

Eu comprei uma Guitarra Condor CLPI com captadores soud/malagoli e agora estou a procura de um amplificador.

Eu sou nivel intermediário na guitarra mas não conheço nada sobre marcas de amps e etc, por isso não preciso de nada exótico e potente, só algo para eu poder praticar em casa e que eu possa colocar uma distorção na guitarra.

Até uns R$400,00 da pra achar alguma coisa nesse nível ? Estou cogitando pegar algo usado tambem pra baratear o custo.

Agradeço quem puder me dar dicas aí..

Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


Thiagoham
Em um bom técnico especializado em pedais...
Eu conheci um... O grande Hélcio Aguirra, infelizmente falecido...
sorum
Amps para praticar em casa (até 30WRMS, transistorizados, e com falante de 8 pol.), são muito semelhantes entre sí, e qualquer um que vc compra vai funcionar bem, Ademais, compre um pedal de distorção, mesmo que seja barato, pois sempre é muito melhor que as distorções desse tipo de amp....
Abçs

Thiagoham
Veterano
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu tentei levar em um tecnico, porem, la onde fica a loja, nao pega a interferencia, entao ele disse q nao teria como testar e por consequencia, não teria como resolver... qualquer tecnico em eletronica pode fazer esse serviço? Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


Thiagoham
Sim. Na verdade é algo bem simples...
Mas o ideal é levar em alguém especializado, exatamente por conta dessa coisa que vc falou...
Abç

Thiagoham
Veterano
# set/14 · Editado por: Thiagoham
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, por gentileza, você poderia indicar o local exato para o resistor ser soldado? Vi em outros topicos também vc falando sobre resistores 1k e 10k... 1m é realmente o mais indicado? Segue imagem...

Wah

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


Thiagoham
Estou no trabalho, aqui não abre...
Abç

Ramsay
Veterano
# set/14
· votar


Thiagoham

Pela foto, o seu Wah é montado com componentes smd (miniaturizados), então, não vai dar pra fazer o que o Bertola sugeriu.

O que vc pode fazer é montar um cabo de guitarra com um cabo e dois plugs P10 e inserir na ponta de um dos plugs um resistor de 1M 1/8W entre o tip (conector central - a bolinha do plug) e o terra.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


Ramsay
Agora pude ver a foto...
Não vai dar mesmo....

guitarfilth
Veterano
# set/14 · Editado por: guitarfilth
· votar


Mauricio Luiz Bertola
e aos demais:

Sabe qual marca é a dessa Floyd RoseFloyd Rose?

Muito obrigado.

Thiagoham
Veterano
# set/14 · Editado por: Thiagoham
· votar


Ramsay
Mauricio Luiz Bertola
putz veio... no caso entao pode ser no cabinho que vai do in do pedal pra fonte, certo? (possuo uma fonte 'jam pedal 12') Valeu msm pela ajuda de vcs!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


guitarfilth
Um símbolo obscuro....
Sei não...
Abçs

krixzy
Veterano
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, tenho uma guitarra com ponte floyd rose, e notei que ao usar ela pros dois lados, ocorre uma leve desafinação, que não chega a ser notado no ouvido, mas com um afinador eletrônico da pra ver que sofre uma leve alteração, algumas cordas desce um pouco a afinação, outras sobe.

Eu acreditava que era a física das cordas mesmo com o estica e solta, mas um amigo disse que a dele a afinação não altera, então estou desconfiando que essa alteração de afinação ocorra no nut, penso que mesmo apertando, deve haver algum leve deslize das cordas.

Você com sua experiencia, saberia me explicar porque essa leve desafinação ocorre?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


krixzy
Isso pode ocorrer por diversos fatores, como desgaste das molas, qualidade da ponte, má lubrificação dos pivôs, etc...
Abç

sorum
Membro Novato
# set/14
· votar


Entendi Mauricio Luiz Bertola.
Então aproveitando a sua dica, teria algum(s) pedal(is) para me indicar ? Assim ja vou pesquisando.

E só para relatar que os amps que pesquisei e estou cogitando pegar sao: Fender Frontman 15r / Peavey Rage 258 ou Condor GX35R. Alguma opinião em particular de algum desses?

Muito Obrigado.

peido_valvulado_crunchado
Membro Novato
# set/14
· votar


bertola, voce sabe me dizer como ligar o wah wah direto no amp? eu uso a distorção do amp mas fica horrivel, oque pode ser?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


sorum
O Condor GX35R, pedais, os Giannini Axcess.
peido_valvulado_crunchado
Amp SS pequeno (ou grande) dificilmente tem distorção boa. Use pedais e o wah antes deles.
Abçs

gL.
Veterano
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ei Bertola! fui em um estúdio ontem e vi um cabinho que nunca tinha visto ontem que o cara usava pra fazer as conexões era um tipo p10 só que menor e não era o p2, você sabe qual é? abraços!

peido_valvulado_crunchado
Membro Novato
# set/14
· votar


ola denovo bertola, tenho uma outra dúvida. digamos um humbucker com a opção de split pra virar single, se eu girar o cap a 180 graus vai mudar o timbre quando splitado? pois a bobina que funciona vai mudar "um pouco" a posição em relação as cordas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


gL.
Não sei.
peido_valvulado_crunchado
Sim, irá, mas apenas sutilmente. Porém, se vc fizer isso o capt poderá fica "fora-de-fase" com o outro capt ao se ligar os dois, resultando num som "fino"
Abç

maxdsp
Veterano
# set/14 · Editado por: maxdsp
· votar


Mauricio Luiz Bertola,recentemente comprei uma guitarra de um amigo meu.Ele me passou a guitarra como sendo uma ibanez rg 550 por $800. Desparafusei o braço e no lugar do encaixe no braço está escrito rg 550,mas pesquisando pelas especificações vi que é uma rg 450 LTD.

A guitarra não tem nada escrito atrás do headstock,tem o braço muito fino e bem confortável,bem pesada, tem poucos detalhes na pintura,os captadores estão funcionando bem,a ponte é uma ibanez Lo-trs trem e os traste estão retificados e baixos(pretendo trocar).Aguitarra sendo uma ibanez RG 450 Ltd por $800 foi um bom negocio ?
Não achei muita informação sobre ela.Oque acha desse modelo ?
abçs

Ibanez RG 450 LTD

Minha guitarra é igual a essa da foto.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


maxdsp
A guitarra que aparece na foto é uma PRS.....
Abç

maxdsp
Veterano
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ibanez rg 450 ltd

agora acho que o link está certo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


maxdsp
Acho que por R$ 850 tá no preço.
Abç

Ramsay
Veterano
# set/14 · Editado por: Ramsay
· votar


Sabe qual marca é a dessa Floyd RoseFloyd Rose?
guitarfilth
Essa Floyd Rose é fabricada pela Peavey (veja quase no final da página a citação).
http://markweinguitarlessons.com/forums/threads/all-you-ever-wanted-to -know-about-the-floyd-rose.3974/

no caso entao pode ser no cabinho que vai do in do pedal pra fonte, certo?
Thiagoham
Errado. Tem que ser um desses cabos P10 montados, ou seja, em que a tampa do plug é rosqueada e removível e o resistor de 1M tem que ser soldado entre os dois terminais do plug, junto aos fios.

maxdsp
Veterano
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não vi muitos comentários sobre ela aqui no forum.Oque vc acha,ela é superior às cort x6 e x11 ? Vale apena por uns captadores seymour e ponte gotoh? e porque ela tem o preço abaixo das rgs 350,se a rg 450 é superior ?

desculpa por tantas perguntas
abçs.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# set/14 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


Mestre Bertola

Tenho uma guitarra com ponte floyd rose e tenho notado uma perda de sustain, principalmente nas casas agudas das cordas B e mizinha. Depois da casa 17 parece que as notas morrem logo em seguida. Engraçado que isso NÃO acontece quando estou dando bends... Se toco a nota B na casa 19 da ezinha era morre. Se dou um bend na 17a pra chegar em B isso não acontece.

Fiz um teste e passei a tocar as notas apoiando a palma da mão com força para fazer a ponte não vibrar e DEU CERTO. A guitarra sustenta normalmente as notas (inclusive aumentou bastante nos lugares em que já estava bom)

A base da ponte parece estar besteira para a frente, talvez questão de mm -mas isso observando c mutia chatice. Parece bem reta como sempre esteve se vc olhar de boa, e a tensão está a de sempre.... vc acha que se apertar as molas resolve ou devo ter algum problema nessa ponte?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


maxdsp
É uma série que fez "pouco sucesso", se é que posso dizer isso, e já saiu de linha...
"Up-grades" devem ser pensados sempre dentro de uma boa relação custo-benefício e da sua necessidade real...
Rei Arthur Pendragon
Troque as molas e coloque mais delas (se tiver 3, use 5) e re-regule tudo.
Abçs

maxdsp
Veterano
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola,o nível dela é equivalente à rg 350 ? Daqui
um tempinho terei que trocar os trastes dessa guitarra que comprei.Gostaria muito que o serviço fosse feito pelo senhor,mas pra mim é inviável ,pois sou de Duque de caxias e senhor é de Niteroi.

Bertola,o senhor conhece algum luthier confiável em duque de Caxias ?

Obrigado pela paciência,abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


maxdsp
Em Caxias... Não...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji