【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


Ordinaire
Vc mesmo terá que fazer a sua pesquisa com os luthieres paulistas

Luis A.
Membro Novato
# set/14
· votar


Ola Bertola!

Eu estou pensando em substituir o par de 490 e 498 da minha Gibson SG por uns Lindy Farlin Pure Paf.... eu costumo usar mais o som clean, buscando um timbre de jazz...

Vc ja viu como os pure paf reagem em uma SG? Será q é uma boa ideia ou eles podem soar estridentes devido ao corpo fino da SG?

Valeu!
Abraço.

Calime
Veterano
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas tem como fazer com pots splitáveis? Prefiro assim...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


Luis A.
Não soarão "finos". Mas a resposta será diferente dos mesmos capts em outras guitarras...
Calime
É mais complicado. Ademais, se vc está pensando no esquema do Brian May, é necessário usar chavinhas mesmo...
Agora uma pergunta: Vc tem mesmo necessidade disso?
Exceto em estúdio, raríssimas vezes ví algum músico profissional usar isso no palco...
Abç

Luis A.
Membro Novato
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas vc acha q pode faltar ganho? Seria uma boa proposta para quem curte jazz?

É sempre complicado comprar coisas sem experimentar, mas estou tendo a oportunidade de encomendar os captadores dos USA e estou tentando adquirir o melhor produto possível (para a minha situação, q uso mais o clean)...

Se vc tiver outras sugestões elas serão muito bem vindas...

Muito obrigado pela atenção.
Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


Luis A.
faltar ganho?
Isso é a última coisa com a qual vc precisa se preocupar para tocar sons desse estilo...
É sempre complicado comprar coisas sem experimentar
Só que não há outra alternativa....
"Desencana" disso, compre os capts, leve para seu luthier instalar e vc verá que a qualidade desses capts é inquestionável...
Abç

Luis A.
Membro Novato
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado Bertola!

Depois de instalar eu faço um review pra galera!
Abraço.

JesusChristAndTheHeadbangers
Membro Novato
# set/14
· votar


Bertola, Seiji, buenas!

Pfv, vocês sabem se uma mesma ponte trêmolo que cabe nessas SX SST57 e nas SX SST62, cabe também nessas SX SST American Alder?
E podem indicar uma ponte tremolo de aço com big block, boa mesmo para essas guitarras? Manter o custo x benefício seria legal, mas as vezes é melhor juntar/gastar um pouco mais e focar na qualidade.

Podem dar um help nesse sentido também, por favor?

Obrigado galera!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


JesusChristAndTheHeadbangers
http://www.guitarfetish.com/Tremolos-And-Tremolo-Parts_c_203.html
Abç

melqueargolo
Membro Novato
# set/14
· votar


teria como dar uma ajuda no meu tópico?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/317689/

obrigado!!!

JesusChristAndTheHeadbangers
Membro Novato
# set/14
· votar


Vlw Maurício Luiz Bertola, mas eu achei aqui no Brasil, vou nessa aqui!

Pelo que lí aqui, todo o texto e todos os reviews relacionados com o tópico número 2, temos essa opção de qualidade e nacional! Vou nessa!
Vlw!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


JesusChristAndTheHeadbangers
Boa opção...
Não conhecia essa marca.
Abç

fconde77
Veterano
# set/14
· votar


JesusChristAndTheHeadbangers
Mauricio Luiz Bertola

E um bom bloco, instalei um desses recentemente (8 meses) numa ponte Wilkinson que já tinha o bloco grande, porem de material poroso, depois q minha guitarra caiu de cara no chão com a alavanca no lugar e quebrou o bloco bem nesse encaixe e fiquei sem ela por um tempo até tomar conhecimento desse bloco...
Comprei direto com o Carlos Manara numa negociação por e-mail e pela experiência que tive aconselho a fazer o mesmo!

mogicaqui
Veterano
# set/14
· votar


Aos amigos luthiers,

Estou construindo uma partscaster com corpo de freijó em duas peças.
Antes de começar a preparar a madeira para pintura, percebi um leve empenamento perpendicular ao eixo central, com cerca de 1mm, quando medido nas costas (vide fotos).
No sentido longitudinal não há qualquer empenamento e o neck pocket está alinhado com a região de fixação da ponte.
Dá pra continuar o projeto com este empenamento ou é melhor tentar corrigi-lo?
Abraço a todos!

http://i1118.photobucket.com/albums/k606/mogicaqui/Stragocaster/IMG_25 00.jpg
http://i1118.photobucket.com/albums/k606/mogicaqui/Stragocaster/IMG_24 97.jpg
http://i1118.photobucket.com/albums/k606/mogicaqui/Stragocaster/IMG_24 96.jpg

Eliseu_Augusto
Veterano
# set/14
· votar


Bertola, to com uma grana razoavel pra investir numa guitarra. E a um tempo estava de olho em telecaster por ser uma guitarra versatil! andei dando uma pesquisada e vi esse modelo da squier:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-582835352-guitarra-fender-squie r-vintage-modified-telecaster-deluxe-_JM

segue a descrição do produto:
Braço em maple, corpo em basswood com pintura imaculada e hardware de top – ponte Fender e afinadores “vintage-style”, selector de 3 posições e os 4 knobs – 2 de volume e 2 de tone.
Equipada com os novos pickups Fender, os humbuckers Fender Wide Range, possui um som limpo muito definido, cheio, encorpado, com o toque Telecaster sempre presente, muito versátil, desde o blues ao funk até ao rock ou metal.
você ja trabalhou com esse modelo? vale a pena investir?
abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


mogicaqui
Corrija-o com uma lixadeira plana.
Eliseu_Augusto
Essa série "Vintege Modified" é muito boa.
Abçs

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fala Bertola, tudo bom?

Seguinte, tenho uma Les Paul Epiphone com captação Seymour Duncan (JB na ponte, Seth Lover no braço). O que quero corrigir nela é que ela fica microfonando em estúdio e palco. Eu uso ela em estúdio, na minha pedaleira, uma Line 6 POD HD 500 plugada num cabeçote + caixa 4x12 da Fender, e em determinados timbres ela microfona a ponto de simplesmente não ser possível usar o timbre. Achei que era coisa do timbre mesmo, mas recentemente um amigo meu foi abrir um show do André Mattos e pediu minha LP pra tocar a última música, que tinha afinação diferente. Durante o show todo ele usou a Ibanez dele de boa, ai ao final, quando pegou minha Les Paulo, ela microfonava direto, no mesmo patch, coisa que não acontecia com a Ibanez dele. Tem como consertar isso na minha Les Paul? Ouvi falar que o conserto disso é o tal do "aterrar" a guitarra, é isso mesmo? valeu!

fconde77
Veterano
# set/14 · Editado por: fconde77
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock

Camarada pela sua descrição do problema isso nada tem a ver com aterramento, provavelmente a causador dessa microfonia seja por causa do seu captador, se não estiver enganado, os Seth Lover não são parafinados e por esse motivo são mais suscetíveis a microfonia.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# set/14 · Editado por: Meu filho ouvirá Classic Rock
· votar


fconde77

Sim, exatamente o que tu disse, também pensei nisso! Mas quando seleciono a chave só pro JB a microfonia continua do mesmo jeito... Será que não tem solução?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Exatamente, os Seth Lover não é parafinado, e não é para ser usado com distorções pesadas, nem em um ambiente pequeno com caixa 4X12 (que só é adequada para palcos grandes.
Abç

Aandreep
Membro Novato
# set/14
· votar


Pelo que pesquisei no fórum e para não criar outro tópico vou usar este aqui, minha dúvida:
Ontem infelizmente eu dei bobeira e derrubei minha guitarra(Epiphone les paul standard) e tristemente o headstock quebrou e se "desconectou" do braço. Não estragou a escala, quebrou exatamente acima da escala. Então eu pergunto a vocês se compensa gastar uma grana pra arrumar a guita, e se é possivel tal conserto, ou se compensa comprar outra guitarra. Desde já agradeço.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# set/14 · Editado por: Meu filho ouvirá Classic Rock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas não tem nada que possa ser feito para ao menos minimizar isso? Isso chega a acontecer até com alguns timbres limpos, não é caso de distorções pesadas não, algumas apita até pouco... e mesmo quando só estou usando o JB, com a chave seletora pra baixo, ele apita...

jr_corintiano
Veterano
# set/14
· votar


Tenho uma Gibson com captadores P90, e não me atrapalha o ruído natural do captador single, quero mesmo que as interferências externas (lâmpadas, etc) acabem.

Se blindar a guitarra resolve? Ou que me indicam?

sorum
Membro Novato
# set/14
· votar


Olá,
Por favor, gostaria de saber se tem algum produto ideal que eu possa usar para limpar e dar brilho no corpo e braco de uma Condor CLP2-S Gold Top ?

Outra pergunta: Conhece o luthier Alessandro PP ?

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


Aandreep
Sim, qualquer bom luthier faz isso.
Meu filho ouvirá Classic Rock
Não tem muito o que fazer não. Toque longe do amp e com volumes mais baixos.
jr_corintiano
Minimiza. Interferência de lâmpadas flourescentes tem à ver coma rêde elétrica.
sorum
Para o corpo, flanela limpa e sêca, eventualmente lustra-móveis. Para a escala, óleo-de-peroba.
Abçs

fconde77
Veterano
# set/14 · Editado por: fconde77
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Apenas completando a informação anterior, verifique se as cordas não se estão muito próximas do captador.
O ideal seria vc levar a um luthier pra poder avaliar pessoalmente e encontrar uma solução (se existir)...

Aandreep
Membro Novato
# set/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E esse reparo vai mudar muito o som da guitarra ou seja a qualidade vai ser a mesma?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/14
· votar


Aandreep
Não muda nada.
fconde77
Exatamente.
Abçs

Aandreep
Membro Novato
# set/14
· votar


Ok, Muito obrigado.

sorum
Membro Novato
# set/14 · Editado por: sorum
· votar


Maurício Luiz Bertola
Obrigado pela resposta.
Você citou lustra-moveis.. Mas não eh prejudicial a madeira por ser a base de agua ? Andei lendo por aqui no forum isso.
Outra dúvida: De qnt em qnt tempo é bom hidratar a escala e o corpo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji