【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Eliseu_Augusto
Veterano
# jun/12 · Editado por: Eliseu_Augusto
· votar


Fala Mauricio !
To querendo uma guitarra pra tocar Metal e de vez em quando uma coisa mais leve. e aindei olhando a Cort x-6. ela é uma boa pedida pro que eu quero tocar ? e também queria um amplificador pra estudo mesmo..um cubo ! qual você me indicaria ? não precisa ser GRANDE coisa não. mas que seja um ampli bom e com um custo-beneficio bom também.
Abraço

Eliseu_Augusto
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
é essa ai: http://www.barramusic.com.br/ecommerce_site/produto_112117_1526_Guitar ra-Cort-X-6-VPR-BKS--Floyd-Rose--Snake-Skin-Top--Black-Satin

Pipinho999
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ok, é que essa guitarra eu vou ter até eu começar a trabalhar, pois não vou ganhar outra. Então vou comprar a Golden, pois acho ela mais bonita.

auguusto_cesar
Veterano
# jun/12
· votar


olá pessoal, duvida meio besta, mas gostaria de saber se pra trocar o escudo de uma strato simples tem algum segredo, se só num luthier pra trocar, se é simples como só tirar as cordas, desparafusar tudo do outro escudo e parafusar o novo, obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


Eliseu_Augusto
CVara, não existe "guitarra pra tocar Metal"...
O que existe é o músico...
Compre uma com dois Hb's que tá bom, e essa aí está muito bom, exceto pelo fato de ter ponte "Floyd-Rose" e isso não ser muito adequado para quem não tem experiência, como vc.
Amps pequenos não são muito diferentes entre sí. Compre um Maverick 3012.
auguusto_cesar
Simples, é. O problema é que a guitarra terá que ser totalmente re-regulada, portanto, é melhor levar a um luthier se vc não tem experiência...
Abçs

auguusto_cesar
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola, vlw

Tensoohvisky
Veterano
# jun/12 · Editado por: Tensoohvisky
· votar


Bertola, seguinte, recebi duas ofertas, estou aprendendo tocar baixo, e terminei aquele corpo que eu estava construindo.
A primeira foi de um Samick 4C PB: R$200,00
E a segunda foi um Cruzier by Crafter 4C JB: R$300,00

O corpo que eu tenho é de um PB, compensa pegar o Samick e futuramente colocar uns malagoli e refazer a elétrica, só iria ficar o braço e no máximo as tarrachas .

OBS: Ambos os baixos, vem regulados com cordas novas, o vendedor é luthier.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


Tensoohvisky
Por esse preço, sim.
Abç

Head 2
Veterano
# jun/12
· votar


Bertola, comprei uma SG G400 da epiphone e 2 problemas me encodam muito:
1) As cordas estão afinadas, o braço está retinho, as oitavas também ( ou pelo menos não estão MUITO desafinadas, visto que n tenho afinador mas n percebo diferença ao fazer o teste com o armônico e o som da 12 casa) e todos os acordes saem bacana, menos os que faço com aquela configuração simples da E maior. Somente a corda Sol desafina cerca de meio semi-tom. em todo o braço nessa configuração.

2) As tarrachas das 3 primeiras cordas estalam e rangem ao girar. São tarrachas grover, novas. Acho que a culpa é minha pq de outras guitarras minhas tmb estalavam.

O que fazer? hehe. Valeu :)

WellGarcia
Veterano
# jun/12
· votar


Olá, tenho uma Guitarra com Floyd Rose e uso cordas 0.10. Agora a pouco estourou uma corda a E (mizinha). Estava vendo aqui e tenho uma corda 0.9 sobrando de aço pois comprei um jogo de cordas pro meu violão e veio duas mizinha. Queria saber se posso colocar essa corda na minha guitarra até comprar outra ou é melhor deixar ela sem (pois as tensões das cordas são diferentes). Obg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


Head 2
A regulagem de oitavas não foi feita à contento, nem as tarrachas estão devidamente apertadas...
WellGarcia
Poder, até pode. Mas não é uma boa idéia.....
Abçs

Bonnerfl
Veterano
# jun/12 · Editado por: Bonnerfl
· votar


Mestre Mauricio Luiz Bertola, meu sogro me deu um corpo de telecaster meio concluido feito em alguma madeira absurdamente pesada (acho q é pau ferro...). mas mesmo assim vou concluir o projeto.
o problema é q o corpo ficou no tempo, em cima de um ar condicionado pra colocar comida pra passarinho... kkkkkkkkkk

então eu queria q por favor vc desse uma olhada no corpo e me desse umas dicas do q eu preciso saber, como "secar" ele e dar um jeito nessas "fissuras" por exemplo

IBAGENS (abra em outra aba, n coloquei o link direto aqui pra n poluir a pagina com as imagens grandes)

vlwss !

Bruninho92
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Como, quanto custa, quanto tempo dura um curso de Luthier? Gostaria de fazer, mas não faço a mínima ideia de como se inscrever.

Head 2
Veterano
# jun/12
· votar


Bertola, como eu aperto as tarrachas? porque aquele parafusinho só n adianta né? só serve pra ficar mais duro pra torcer... tem que abrir? e uma guitarra com oitavas pouco desreguladas pode gerar variação de meio semi-ton e em só um acorde? Obrigado, abraço!

Azian
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, blz? Tenho uma dúvida, ou melhor só quero me certificar , tirar uma dica... peguei recentemente uma Mustang 65 nova, a alavanca nao aparafusa, tipo é mais fina. Ai falei com a loja e tal pra ver senao tinha sei la, trocado de alavanca e não, tudo certo. Ai andei lendo aqui que tem gente que tem a mesma guitarra e com esse problema. Aí vc falou em fita teflon (me corrige se tiver errado), ai (to longe da minha guita.) fiquei pensando na preocupaçao, caso não funcione, faço o que? Tipo comecei a usar alavanca a pouco tempo no meu som..
Tem né? dai alavanca a venda pra ''modelar'' no luthier a espessura na ponte? ...fiquei sabendo que não da de colocar qualuqer alavanca pq pode danificar a ponte...

Valeu.

luckasgibson
Veterano
# jun/12
· votar


E aí mestre bertola, como vai? Sou novo por aqui e queria tirar umas duvidas:
1)onde encontro ferramentas pra lutheria?
2)você acha que uma lespaul é muito dificil de ser construida para alguém que vai construir sua primeira guitarra?

luckasgibson
Veterano
# jun/12 · Editado por: luckasgibson
· votar


será, que alguem pode me ajudar?

Bonnerfl
Veterano
# jun/12
· votar


luckasgibson
cara o bertola da aula e facu alem de luthier, ou seja, ele n tem tempo pra ficar on aqui o dia todo. então da uma esperada ai...
agora de uma coisa até eu sei, construir uma les paul é meio complicado até pra qm tem pratica já. E outra, vc tem experiencia com serras, fudareiras e essas coisas? pq isso são ferramentas bem perigosas.

de qq maneira aqui tem umas plantas de guitarra entre outras coisas pra vc ter uma noção :
http://luthieriadiy.blogspot.com.br/2011/10/arquivos-para-download.htm l

e eu mesmo recomendaria como primeiro projeto vc fazer um lap steel, q é daora e facil, vou fazer o meu nas férias se der ($$$$...)
http://luthieriadiy.blogspot.com.br/2011/08/construindo-um-lap-steel.h tml

fconde77
Veterano
# jun/12
· votar


luckasgibson
1)onde encontro ferramentas pra lutheria?
www.musictools.com.br ou www.stewmac.com/

2)você acha que uma lespaul é muito dificil de ser construida para alguém que vai construir sua primeira guitarra?
Essa é resposta é mais para o Bertola responder, mas acho que é o modelo mais trabalhoso pelo fato de ter o braço colado, fazer a angulação do head, esculpir todas as curvas do top, instalação dos bindins cavidades e passagens da elétrica.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


Bonnerfl
Cara, estou na universidade, e aqui esse site não abre... Depois vejo...
Bruninho92
Não existem cursos de luthier. Existem apenas cursos modulares, na BH em Sampa e aqui no RJ ministrado pelo Behluthier, mas é voltado pra acústico. Tem um curso na UFPR também.
Head 2
Aperte TODOS os parafusos e porcas que existirem em suas tarrachas.
Sim, gera essa variação. Há que regulá-las.
Azian
Cara, o teflon deve resolver. Se não....
luckasgibson
Siga a dica do fconde77 para a compra de ferramentas.
Sim. Uma guitarra tipo Les Paul é muito complexa.
Aliás, QUALQUER guitarra é, pois a pessoa tem que dominar um monte de técnicas de marcenaría e luthiería, algumas, como o correto manuseio de ferramentas e máquinas, são fundamentais; caso contrário, as consequencias podem ser sérias....
Abçs

luckasgibson
Veterano
# jun/12
· votar


Bonnerfl sim, domino tecnicas de manuseio de ferramentas, e tambem terei a ajuda do meu avô, que era marceneiro. Vlw tambem pelas plantas da guita.
Mauricio Luiz Bertola valeu pelas dicas, mas sera que ter reformado um violão ajuda? Ja estou terminando o violão, so falta envernizar. Mas para a construção de uma guita, quaissão as ferramentas basicas?
fconde77 muito obrigado pelos links.
Abçs.

luckasgibson
Veterano
# jun/12
· votar


Bonnerfl sim, domino tecnicas de manuseio de ferramentas, e tambem terei a ajuda do meu avô, que era marceneiro. Vlw tambem pelas plantas da guita.
Mauricio Luiz Bertola valeu pelas dicas, mas sera que ter reformado um violão ajuda? Ja estou terminando o violão, so falta envernizar. Mas para a construção de uma guita, quaissão as ferramentas basicas?
fconde77 muito obrigado pelos links.
Abçs.

luckasgibson
Veterano
# jun/12
· votar


Bonnerfl sim, domino tecnicas de manuseio de ferramentas, e tambem terei a ajuda do meu avô, que era marceneiro. Vlw tambem pelas plantas da guita.
Mauricio Luiz Bertola valeu pelas dicas, mas sera que ter reformado um violão ajuda? Ja estou terminando o violão, so falta envernizar. Mas para a construção de uma guita, quaissão as ferramentas basicas?
fconde77 muito obrigado pelos links.
Abçs.

fconde77
Veterano
# jun/12 · Editado por: fconde77
· votar


luckasgibson

Não sei qual o modelo pretende construir, mas dá uma lida nesse blog e nesse post do Kiki aqui mesmo no Cifra Club.

SlasherFan
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu tava querendo uma Frankenstrato estilo Van Halen (Pintura) só que eu não tenho uma noção do preço que sairia uma pintura dessa e qual guitarra cairia bem pra colocar essa pintura.

Como ela é uma Strato eu pensei em comprar um Fender (não tenho noção de qual seria melhor) e pagar um Luthier pra fazer o acabamento.

se você tiver umas dicas de guitarras boas pra customizar com essa pintura e o valor que sairia eu agradeço.

RuanbestXx
Veterano
# jun/12
· votar


Bertola,tu já trabalhou com as novas Epiphones Specials ? (Não as velhas de compensado ) se já trabalhou oque achou ? Abrç .

Praxis
Veterano
# jun/12
· votar


Bertola, seguinte, instalei os captadores 81 e 85 da emg, segui o manual tudo tranquilo, eu só não instalei os TONES, pois não uso. Instalei dois volumes, pois é uma GIbson Explorer. Tudo funcionando, troca de captador etc. Mas não ta silenciono como na minha ibanez, minha ibanez eu plugo ela, fecho o volume e posso colocar o amplificador no 10 que nao faz UM ruidinho... ja a gibson baixo o volume e fica um ZZZZZZZZ... até usando a mão como terra... fifa esse ZZZZZ... notei que na ibanez o JACK não é o original da EMG, será que é isso? Ou seja o terra diminui mas nao elimina esse ZZZZ.

Azian
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, tenho outra dúvida que esqueci de perguntar antes. Como moro longe (por enquanto) do meu amp. valvulado, tem algum problema em deixar ele muito tempo desligado? Tipo, guardo ele com um pano em cima pra não entrar poeira.

luckasgibson
Veterano
# jun/12
· votar


E aí galera! Como vão? Desculpem os posts em excesso, porque smartphone costuma dar umas doideiras e repete o post. Bertola, será que fica bacana construir a minha Les Paul com corpo e brço em cedro e top e escala em jacarandá? (são as madeiras que eu tenho disponível aqui em casa pra uso). Que cola voces usam pra colar o braço ao corpo (animal, titebond ou cascola)?

Tensoohvisky
Veterano
# jun/12
· votar


Bertola, estou estudando um pouco sobre luthieria, e estou na parte de regulagem, aproveitando que você dá apoio aqui no fórum, deixa eu te fazer uma pergunta em relação aos trastes: Quando se termina a retifica, mesmo se a escala tem abaulamento, os trastes ficam retos certo? Se eu tiver uma lima especifica para trastes, e usar com cuidado claro, os trastes voltam para seu abaulamento?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji