Construindo uma Telecaster

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# out/06 · Editado por: kiki


Construindo uma Telecaster

Olá caros amigos do forum CifraClub. Estou pesquisando informações para construir uma guitarra. As dicas que tenho encontrado aqui no fórum ajudam muito, obrigado a todos que colaboram!!!

tenho duas dúvidas, se alguém puder me ajudar:

- É possível fazer um braço sem tensor? Ou não vale a pena? Parece bastante trabalhoso. Ouvi dizer que é o que mais dá pepino.

- Onde eu arrumo o desenho correto da guitarra, principalmente do corpo? Principalmente da Telecaster, que é a que eu pretendo fazer, mas de outros modelos também.

até mais.

+ EDITADO +

o projeto já foi concluído
site com todo o processo, fotos, descrições e sons:
www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/

alguns posts no meio do tópico:

modificação da ligação dos caps
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/147707/p5#5075304

considerações sobre as peças usadas:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/147707/p5#6786063

+TELE DO HEITOR PG+

ele fez uma tambem, um tempo depois, e usou o topico
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/147707/p5#5267216

na mesma época que eu estava fazendo, estavam fazendo projetos semelhantes o Romulo_DF e o gualtersouza

+ EDITADO +

mais alguns sons gravados para tributos e afins do fórum (bem melhores que os sons que estão no site, na época eu não sabia gravar direito).

led zeppelin
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/298376/

asa branca (tributo verde amarelo)
https://soundcloud.com/jotagabriel/16-kiki-asa-branca
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/259233/

eduardo e monica (tributo renato russo e tributo verde amarelo)
https://soundcloud.com/jotagabriel/17-kiki-eduardo-e-monica
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/233759/

JoeCruzGuitar
Veterano
# out/06
· votar


É possível fazer um braço sem tensor? Ou não vale a pena? Parece bastante trabalhoso. Ouvi dizer que é o que mais dá pepino.

Cara, possivel é, mas creio que não seja nada aconselhavel, o tensor além de resolver os casos de pequenos ajustes no braço, ajuda na estabilização do mesmo.

Não tenho experiencia nisso, mas acho furada construir sem o tensor.

- Onde eu arrumo o desenho correto da guitarra, principalmente do corpo? Principalmente da Telecaster, que é a que eu pretendo fazer, mas de outros modelos também

Isso eu acho que é facil voce arrumar um molde, talvez algum luthier que usa o forum possa te ajudar.

Ou então pega uma teleca e faz o molde voce mesmo.

Mas e o restante das coisas, voce tem todo o ferramental pra fazer a guitarra ?

diwillo
Veterano
# out/06
· votar


A parte mais dificil com certeza eh o braço...mas nao eh nem por o tensor..mas sim por os trastes, encrustar a marcação...coisa dificil..

Tem uns luthiers ai no forum q podem te ajuda..
Aconselho a dar uma olhada nos videos no youtube..

trendkill
Veterano
# out/06 · Editado por: trendkill
· votar


hááááa

Salsi-fufu

Tu quis botar o titulo do topico em negrito né !?? heheheh

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
bem nessa

olha cara, talves possa ser mais vantajoso voca mandar fazer o braço em um luthier, pois pode ser a parte mais trabalhosa e que mais tem chances de acarretar problemas

Iago
Veterano
# out/06
· votar


kiki
a "planta" eh ja vi vendendo no ebay, tenta pocurar tb no google.. mas pode ser q alguem luthier local seu tenha tb... ou como disseram... compra ou arruma uma corpo de tele, nem q seja uma copia.. tipo as tagimas antigas, condor etc..

Soulface
Veterano
# out/06
· votar


kiki
É possível fazer um braço sem tensor? Ou não vale a pena?
Tanto é, q a Tonante faz! hehehehehe
Se vale a pena ou não, depende de vc meu caro. Se vc não se importa em ver o braço da tua guitarra virando um berimbau mais pra frente...

Onde eu arrumo o desenho correto da guitarra, principalmente do corpo?
Cara, dá uma olhada na internet mesmo. Livros, catálogos, revistas...
De preferência, fotos q tenham sido tiradas de frente.
Aí é só calcular as medidas.
Mas pelo q estou vendo, vc não tem experiência com o trabalho.
Então, antes de se aventurar na construção, aconselho vc a fazer uns protótipos. Com madeira furreca mesmo, só pra pegar prática.

kiki
Moderador
# out/06
· votar


diwillo
pois é, vi gente aqui no fórum aconselhando a começar comprando um braço... vou pesquisar preços.

JoeCruzGuitar
eu achei uns desenhos no emule, mas todos meio toscos, com baixa resolução. depois achei um melhorzinho em CAD no www.guitarbuild.com
, mas não é completo não.
sei que tem no livro "the fender telecaster", algo assim, mas custa uns R$90.

Eu vou usar equipamentos de uma marcenaria conhecida. ainda não tenho minha oficina!

Soulface
é, não quero que minha tele vire uma tonante, já toquei algumas, não foi uma boa experiencia.
mas minha idéia é fazer uma guita bem simples mesmo, só pra ir aprendendo... com certeza vai ser com madeira furreca, nao tenho dinheiro!
já toquei uma guita caseira simplizinha, sem tensor, nem acabamento, era madeira aparente, mas que era gostosa.

pelo visto o problema do braço não é só o tensor, é tudo. ainda estou considerando comprar um...

obrigado a todos! se tiverem mais dicas, sempre ajuda.

Soulface
Veterano
# out/06
· votar


kiki
Só tome cuidado com as medidas. Não é comraando qualquer braço q ele vai dar certo em qualquer corpo. vc tem q respeitar a medida da escala. Senão a sua guitarra não vai afinar nunca.
E olha, vc pode começar com madeira barata mesmo ocmo eu falei. Mas as ferragens e parte elétrica, pode ser de mais qualidade. PQ isso, vc pode trocar. E colocar em outra guitarra melhor q vc venha a construir.
Mas olha, vc vai ter q ter muita paciência. Não é uma coisa q se faz da noite para o dia.

kiki
Moderador
# out/06
· votar


Soulface
Mas as ferragens e parte elétrica, pode ser de mais qualidade. PQ isso, vc pode trocar. E colocar em outra guitarra melhor q vc venha a construir.
é, já tinha lido isso num outro post. sera que foi voce quem falou?

Mas olha, vc vai ter q ter muita paciência. Não é uma coisa q se faz da noite para o dia.
eu vi dois livros: "building electric guitars" e "make your own electric guitar". realmente, já deu pra perceber que leva tempo.

Soulface
Veterano
# out/06
· votar


kiki
Dependendo da sua disponibilidade, meses! hehehehe
Eu to fazendo uma Strato pra mim. Tb é a minha primeira experiência.
Até q tá ficando legal, mas eu tive uns imprevistos e o projeto tá parado no momento.
Ela já está moldada e braço já está pronto tb. só preciso fazer as instalações e o acabamento.

Neo Anderson
Veterano
# out/06 · Editado por: Neo Anderson
· votar


kiki
Se não tiver experiencie nenhuma, na boa....nem tenta, vai só te tomar tempo e dinheiro.

Exceção se você estiver afim de aprender e ir construindo e tentando :)

Abraço!

Soulface
Veterano
# out/06
· votar


Neo Anderson
Se não tiver experiencie nenhuma, na boa....nem tenta
E vai adiquirir experiência como???
Po, essas coisas são foda. É q nem procurar emprego.
Vc chega lá pra fazer a entrevista, é capacitado, atende a todos os requisitos, mas aí o fdp vira pra vc e fala q naõ vai dar pq vc não tem experiência.
Mas se o desgraçdo não te der o emprego, como é q ele qr q tutenha experiência? Porra! hehehehehehehehehe

kiki
Moderador
# out/06
· votar


essa é a idéia, fazer uma pra aprender

Soulface
Veterano
# out/06
· votar


kiki
Pois então... primeiro, pegue uns tocos de madeira por aí... pra vc aprender a modelar, lixar, lidar com a madeira tb e tal...

Hocus Pocus
Veterano
# out/06
· votar


eu tava pensando nisso também - telecaster mesmo - e desanimei, nem cheguei a começar... mas vo retomar o projeto :)

BaNdAiD
Veterano
# out/06
· votar


Mas se o desgraçdo não te der o emprego, como é q ele qr q tutenha experiência?

Boa...

Elvenfoot
Veterano
# out/06 · Editado por: Elvenfoot
· votar


Cara, faz um desses aqui, precisa de só coisa barata, e ainda vocÊ vai ter um som premium!!

Protótipo, já começa com um som legal_______________________Versão final


E se vocês olharem os relativos vcs vão ver o duelo do box bass com um double bass de verdade, o som dos dois na gravação ta muito parecido!

PS: Agora que eu reparei esse cara parece pra cacete com o Jack Black do Escola do rock.

kiki
Moderador
# out/06
· votar


Soulface
Pois então... primeiro, pegue uns tocos de madeira por aí... pra vc aprender a modelar, lixar, lidar com a madeira tb e tal...
eu tenho alguma prática com marcenaria, já fiz... um banquinho... umas peças... pouca coisa.
vou ter que treinar um bocado ainda.
Além do mais, pretendo começar só no ano que vem, que vou ter tempo.

Elvenfoot
Legal esse caixote!

O difícil deve ser arrumar corda pra ele.

Hocus Pocus
Vamos ver quem termina uma tele primeiro?

Elvenfoot
Veterano
# out/06
· votar


kiki
Ele usa cordas de double bass de verdade, que são aqueles baixos de orquestra grandões.

Se eu fosse você comprava um toco de madeira, e tentava na grosseria mesmo com material B, se der merda, fodasse, pelo menos eu posso garantir que vc aprendeu pra cacete!

Mesmo que vc teja com pouco tempo vai juntando as coisas, vendo o que vc vai precisar, e principalmente arrumando as peças de madeira que vocÊ vai usar, depois que vc juntar tudo isso, não tem mais como desistir!

kiki
Moderador
# out/06
· votar


Elvenfoot
Mesmo que vc teja com pouco tempo vai juntando as coisas, vendo o que vc vai precisar, e principalmente arrumando as peças de madeira que vocÊ vai usar, depois que vc juntar tudo isso, não tem mais como desistir

Muito boa essa! Eu já estou pesquisando uns preços, mas ainda não ia comprar nada... quem sabe se eu já comprar um captador ou uma ponte, aí já vira compromisso! :-P
É, acho que minha guitarra vai ser meio grosseira mesmo! Quando eu começar, prometo que mostro fotos pra voces sentirem o drama!

kiki
Moderador
# nov/06
· votar


Elvenfoot
Conheço um cara que toca baixo acústico, num grupo erudito, com arco etal.
falei com ele agora pouco, e perguntei o preço do encordoamento.

R$500

acho que não vou fazer um baixo caixote tão cedo.
se eu tivesse 500 sobrando, comprava uma tele vagabunda ao invés de fazer uma!

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar


perguntei o preço do encordoamento. R$500
A faca vem junto?

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# nov/06
· votar


Soulface
Vem uma Ginsu 2000 junto...

BaNdAiD
Veterano
# nov/06
· votar


perguntei o preço do encordoamento. R$500
A faca vem junto?

Vem uma Ginsu 2000 junto...

hehehhehehehee!! e tb vem uma corda reserva p vc se enforcar com ela!!!!

kiki
Moderador
# nov/06
· votar


To caçando preços das peças na internet mesmo, e to achando bastante discrepancia.
por exemplo, um captador single coil tagima por R$45, e um fender por R$160.
tem alguma marca barata e recomendável? ou melhor, tem marcas desrecomendaveis?

hoje vou dar um pulo na teodoro (sp) pra fazer uma pesquisa de campo.

froggy
Veterano
# nov/06
· votar


kiki
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/125069/

Neo Anderson
Veterano
# nov/06
· votar


Soulface
como eu disse "Exceção se você estiver afim de aprender e ir construindo e tentando :) "

Que isso preguiça de ler o resto do post? hehe

abraço :P

kiki
Moderador
# nov/06
· votar


comprei uma ponte de telecaster da Condor, por R$25.
não sei se é boa, mas é só pra virar compromisso. Ou faço a minha tele, ou morro com a ponte. :-P

chegando em casa percebi um problema: ela não vem com os parafusos...

e na minha caminhada pela teodoro, percebi que os captadores são mais caros do que eu esperava...

Fábio Seiji
Luthier
# nov/06
· votar


kiki
Vai em frente; começar com uma tele é uma boa escolha.
Faz a escala colada e marcações bolinhas.
Eu costumo começar pelo braço.

kiki
Moderador
# nov/06
· votar


Fábio Seiji
Obrigado pelo incentivo.

Escala colada que voce diz é fazer o braço (neck) separado da escala (finger board), certo? Qual a vantagem?
Eu tinha pensado em fazer inteiro, como nas teles antigas, com o tensor por trás e aquela faixa de gambá.

Eu não ia começar pelo braço, mas seguindo so conselhos do mestre, acho que vou fazer isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo uma Telecaster