【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
vitorrock
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola,como já disse anteriormente,estou pensando em colocar outra tensão de cordas.
Pensei em colocar 0.10 ou 0.11
Mas eu também pensei em um jogo híbrido.
como este da elixir:
http://www.guitarcenter.com/Elixir-Light-Top-Heavy-Bottom-Nanoweb-Elec tric-Guitar-Strings-102131836-i1122726.gc
0.10 - 0:52
Porém eu queria saber se tem algum problema ter um jogo assim.
Além da regulagem para poder mudar a tensão das cordas,é necessário mais alguma regulagem pelo jogo ser híbrido?
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


luckasgibson
Não é legal fazer braço de cedro...
Tensoohvisky
Não.
É necessária uma ferramenta específica.
vitorrock
Ao seu luthier regular a guitarra, vc deverá usar SEMPRE o mesmo encordoamento, com as mesmas medidas.
Abç

vitorrock
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sim,mas o que o luthier deve fazer para eu usar um jogo híbrido,pois um jogo desse parece ser muito vantajoso.
abç

Bonnerfl
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bertola da uma olhada lá no meu post por favor, ou me fala um site em q eu possa hospedar as imagens.

vlwss

DioDisciple
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, tem um amigo meu precisando de uma guitarra de mais ou menos 1000 reais. Ele quer uma guitarra pra tocar Metal, que tenha um hardware razoavel, uma construção decente, etc. Ele ta de olho numa Cort X6 (900 reais usada) e uma Jackson Performer (mesmo preço)... Qual dessas duas você acha que vale mais a pena? Tem alguma outra sugestão nessa faixa de preço?

luckasgibson
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola Bertola, braço de jacarandá da certo? Queria saber também se eu começo fazer o primeiro braço ou o corpo, e que ferramentas se usa pra fazer as cavidades dos captadores e o encaixe do braço no corpo? Por que não é legal braço em cedro?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


vitorrock
Vc leu o que eu escreví acima?
DioDisciple
Qualquer uma das duas tá legal...
luckasgibson
Cara, me parece que vc não estudou nada e mesmo assim quer construir uma guitarra?
Sinceramente, isso não é coisa para amador cara, e profissional algum construiría um braço de cedro (pois não tem resistência estrutural para tal) ou de jacarandá (que só serve pra escala...
Madeiras para braço: pau-marfim, mogno, tauarí-branco e peroba clara (ou do campo). Madeiras para escala: jacarandá, ipê, sucupira, pau-marfim.
Madeiras para corpo: cedro-rosa, mogno, marupá, freijó, caixeta...
Abçs

nayltongmail
Veterano
# jun/12
· votar


Bertola ou Seiji

Amigos eu estou construindo a minha primeira guitarra,ela é uma telecaster ,logo postarei fotos dela para vcs analisarem pra mim,mas ai vem a pergunta.é necessário algum tipo de cola para colocar os trastes? e como eu posso fazer isso?vale dizer que a tele esta case pronta a escala ja está com os Slots prontos.

vitorrock
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ah me desculpe,não prestei a tenção.
obrigado!
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


nayltongmail
É por pressão, e não com cola...
Abç

Tonho Cruz
Veterano
# jun/12
· votar


Caras, vi que os capacitores para strato devem ser de 22n. Tenho dúvida se é indiferente usar capacitores 100V, 200V, 400V ou 600V. Agradeço resposta.

jonathan_guitar
Veterano
# jun/12
· votar


A sua tenção influencia sim, aconselho a substituir por um de mesma tenção, em uma hipotse de estar em falta, uSe uma tensão maior!!!!

Tonho Cruz
Veterano
# jun/12
· votar


A sua tenção influencia sim, aconselho a substituir por um de mesma tenção, em uma hipotse de estar em falta, uSe uma tensão maior!!!!



Valeu.

Tensoohvisky
Veterano
# jun/12 · Editado por: Tensoohvisky
· votar


post duplo.

nayltongmail
Veterano
# jun/12
· votar


Mestre Bertola

Muito obrigado hoje eu vou colocar os traste e aproveito pra postar umas fotos,valeu mesmo mestre.

Tensoohvisky
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tensoohvisky
Não.
É necessária uma ferramenta específica.

Você poderia me dizer qual ferramente seria essa?
É essa lima?

nayltongmail
Veterano
# jun/12
· votar


Tensoohvisky

Bom dia amigo!vou tomar a liberdade de dizer a vc que ferramenta e essa,é uma lima para arredondar os trastes após a retifica dos mesmo.

Tensoohvisky
Veterano
# jun/12
· votar


nayltongmail
Então respondendo a minha pergunta, Bertola, estou estudando um pouco sobre luthieria, e estou na parte de regulagem, aproveitando que você dá apoio aqui no fórum, deixa eu te fazer uma pergunta em relação aos trastes: Quando se termina a retifica, mesmo se a escala tem abaulamento, os trastes ficam retos certo? Se eu tiver uma lima especifica para trastes, e usar com cuidado claro, os trastes voltam para seu abaulamento?
Essa lima especial pode ser usada?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


Tensoohvisky
Sim, é essa mesmo.
Abç

Bonnerfl
Veterano
# jun/12
· votar


Mestre Mauricio Luiz Bertola, meu sogro me deu um corpo de telecaster meio concluido feito em alguma madeira absurdamente pesada (acho q é pau ferro...). mas mesmo assim vou concluir o projeto.
o problema é q o corpo ficou no tempo, em cima de um ar condicionado pra colocar comida pra passarinho... kkkkkkkkkk

então eu queria q por favor vc desse uma olhada no corpo e me desse umas dicas do q eu preciso saber, como "secar" ele e dar um jeito nessas "fissuras" por exemplo

IBAGENS (abra em outra aba, n coloquei o link direto aqui pra n poluir a pagina com as imagens grandes)

vlwss !


luckasgibson
Veterano
# jun/12
· votar


Bertola, estudei regulagens, e tal, metodos de construção e etc., e li em um topico que dava pra usar cedro no braço, mas estava enganado, que madeira então pode ser usada no braço e dê um timbre legal com cedro no corpo e jacarandá na escala?

Kattenbach
Veterano
# jun/12
· votar


Bertola, tu já ouviu falar na Floyd Rose da marca Dragonfire ?? eu vi umas por um preço muuuito bom, e o pessoal fala muito bem dos captadores dessa marca...

Kattenbach
Veterano
# jun/12
· votar


vc sabe se são boas ??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


luckasgibson
Já citei acima...
Kattenbach
Nunca trabalhei com essas pontes não. Desconfio de problemas.....
Abçs

Kattenbach
Veterano
# jun/12
· votar


po, na verdade elas não são nem brasileiras, são dos states, por isso q vc nunca deve ter trabalhado... mas pq problemas ??

Bonnerfl
Veterano
# jun/12
· votar


upei em outro servidor
http://s1067.photobucket.com/albums/u423/bonnerfl/?action=view&current =29052012424.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


Kattenbach
São chinesas cara...
Pontes tipo "Floyd-Rose" TEM QUE SER boas, e no caso, só existem 3: FR original, Schaller e Gotoh...
Abç

Shapu
Veterano
# jun/12
· votar


São chinesas cara...
Pontes tipo "Floyd-Rose" TEM QUE SER boas, e no caso, só existem 3: FR original, Schaller e Gotoh...
Abç


Mestre, c tem conhecimento das graphtech ? sabe me dizer se são boas ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


Shapu
Essa marca costuma fabricar boas peças. Mas, como eu nunca trabalhei com uma ponte deles, não posso opinar...
Abç

Shapu
Veterano
# jun/12
· votar


Essa marca costuma fabricar boas peças. Mas, como eu nunca trabalhei com uma ponte deles, não posso opinar...
Abç


Opa vlw Bertola, tentei falar com De Ros, to esperando uma resposta dele hehe, se não me engano ele é endorser da graphtech.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji