【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


dnreis
Não.
Abç

maxdsp
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
a ultima pergunta: percebi que quando estou aumentando o volume do 3 para o 4 e 7 para o 8 o som dá uma diminuida rapida antes de aumentar.
O que fazer ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


maxdsp
Pot "bixado". Troqe-o.
Abç

abfaria83
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola, tudo bem?
Por favor, sabe me dizer as diferenças no que dizem respeito a qualidade sobre a antiga tele tagima TG505 e a sucessora T505? Nao achei muitas informacoes. alguem aqui no forun perguntou ha alguns anos mas nao souberam responder muito bem. Obrigado, abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


abfaria83
O braço era mais bem fabricado, e a madeira do corpo, melhor escolhida.
Os modelos atuais estão melhores que os de um certa fase, mas a guitarra atual tem um design horrível (embora isso seja subjetivo).
Abç

SavioGuitarrist
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Capitadores EMG são bons ???

Tensoohvisky
Veterano
# dez/11
· votar


SavioGuitarrist
isso é a mesma cosia que pergutnar: ganhar na loteria é bom?

fconde77
Veterano
# dez/11 · Editado por: fconde77
· votar


Bertola,

Vc poderia falar sobre os captadores da K.A. são bons, o modelo Texas Vintage de são bons captadores (custo x benefício), casariam bem em uma SST?.
Sei que essa última questão pode ser muito subjetiva, afinal vai do gosto de cada um, ia seguir sua dica dos Malgoli Alnico Blues mas surgiu a oportunidade desse jogo por R$ 130,00.
Procurei mais informações sobre eles aqui e em outros fóruns e não encontrei nenhum comentário consistente, sequer um vídeo pra ter uma noção do som.
Desde já, obrigado pela presteza e ajuda a todos no fórum.

diegomarinho_o
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sou técnico em mecânica e tenho noções em eletronica e a pouco tempo ganhei duas guitarras velhas(quebradas, caindo as pedaços rs) para tentar me aventurar em mexer em guitarras, sei que não vou chegar aos pés de um profissional mas pelo menos quero futuramente poder ajustar as minhas proprias guitarras.

Minha duvida é a seguinte, em uma strato ajustada para cordas o,oo9, quantas voltas +/- posso dar no tensor sem ele quebrar?

Abraço
Fique com Deus

danielfz
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Este é só para agradecer!
Thanks!
Muito obrigado!

Valente_V
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

ei tudo bem?

1) eu comprei uma guitarra SX gg1 custom (modelo les paul) gostei bastante da guitarra, mas eu não a levei para regulagem inicial, e não tenho como leva-la a um luthier, confiavel ate março do ano que vem, por que estou numa cidadezinha no interior do Para, a guitarra pode ser danificada, ou algo assim caso eu toque com ela esses meses sem leva-la nun luther??

2)e do mais oque pode me dizer da guitarra, e boa? pode-se dizer que e uma guitarra pra vida toda?

3) e os captadores, são de boa qualidade?

Cassiocassa
Veterano
# dez/11
· votar


Grandes Bertola e Seiji

Tenho uma Ibanez GRG170DX, e esses dias medi a altura das cordas e deu 3.50mm... (isso é alto?) se varia de estilo pra estilo, eu toco metal e pra mim não tá muito bom... só que to com o seguinte problema: minha guitarra tem um problema no braço (curvatura entre a 14 casa e a 16) e se eu baixo as cordas a guitarra trasteja a partir da 14 casa (quase nem sai som) e se eu aumento as cordas ela fica muito alta.

O Arroyo (luthier aqui de floripa) disse que pra arrumar vai custar uns 300 reais, e eu vou ficar 2 meses sem a minha guitarra... Aí eu pergunto à vocês: vale a pena comprar um braço novo pra essa ibanez ou mandar arrumar?

strinbergshredder
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
olá bertola, td bom??

cara, vc sabe se vende ,e se vender, onde, aqui no RJ, apenas os saddles de ponte tune-o-matic??
os da minha ponte estão já desgastando e com cor de cobre, devido ao suor da minha mão...

obrigado pela disposição em ajudar cara; abraço!

danielfz
Veterano
# dez/11 · Editado por: danielfz
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas o custo de fazer este procedimento, de afinar e aproveitar trocar os trastes e também deixar mais plano, é muito alto? Se aproxima do preço de fazer um novo braço?
Seria mais jogo mandar fazer um customizado?
Estava pesquisando se achava um braço bacana e achei este site: Warmoth
Parece que é conceituado, gostaria de saber sua opinião, vale o valor que cobram? (Eu fiz um cálculo ficou por volta de 400 a 500 dólares fora taxas de envio e impostos!)
De qualquer forma, se eu encontrar um luthier bom, com preço e equivalente, darei preferencia de fazer por aqui. O que você acha? Conhece este site? É mais jogo fazer o braço lá ou aqui com algum luthier?
TNKS

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


fconde77
São legais sim, mas reputo inferiores àos modelos melhores da Sound/Malagoli, principalmente esse que vc citou. Já usei muitas vezes os KA's...
diegomarinho_o
Isso depende de como está o tensor... Não há uma resposta peremptória, cada caso é um caso...
Valente_V
Sim, pode, principalmente em um ambiente úmido e de altas temperaturas como esse em que vc está... Ela é uma guitarra legal pelo que custa. Não existe isso de "guitarra pra vida toda", o que existe são os cuidados adequados de manutenção da mesma. Os capts dela são apenas razoáveis...
Cassiocassa
Cara, eu não posso emitir um juízo sobre um instrumento sem examiná-lo. Sugiro que vc o leve a outro luthier para uma outra avaliação do problema.
strinbergshredder
Difícilmente se encontra isso por aí. Ou vc compra pelo E-Bay, ou compra outra ponte...
danielfz
Sim, é alto e só pode ser efetuado por um luthier mui experiente.
Os braços da Warmouth são bons, mas caríssimos!
Abçs

gcsalmazio
Veterano
# dez/11
· votar


Falae Bertola blz??

seguinte estou montando um esquema de captação para guitarra mas tenho medo em ter deixado passar batido algum detalhe, fiz até um tópico sobre o assunto mas infelizmente não repercutiu muito. Pensei até em colocar aqui mas tb achei que não é o espaço mais adequado, pelo visto são as coisas aqui mais simpres e diretas.

O tópico é esse:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/276737/#8026434

se tu tiver um tempo de dar uma olhada lá eu ficaria super agradecido.
VLW!!

ParDalZin
Veterano
# dez/11
· votar


Olá Bertola

Eu queria trocar a ponte de minha Strato por uma Floyd Rose e queria saber se pode ou não encontrar problemas com a guitarra, se sim, quais seriam eles?

Vlww

luickhammeron
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola, Estou tentando regular sozinho a minha guitarra stratocaster. As cordas "B" e "e" estão tratejando na primeira casa. Como resolver o problema? Alias, qual a posição correta dos captadores? os imãs das cordas "E" e "e" devem ser mais baixos enquanto os das cordas "D" e "G" ficam mais altos???

samuellins
Veterano
# dez/11
· votar


Bertola, posso blindar a guitarra com papel aluminio de cozinha? procurei pela fita de cobre e não encontrei, só no ML cobrando meio caro e o anuncio ainda ta fora do ar. O papel aluminio resolve, nem que seja como "quebra galho"?

abç


Btardelli

Olha esse link aqui, acho que serve! http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-215634367-fita-folha-cobre-ades iva-blindagem-p-guitarra-baixo-3mx2cm-_JM

danielfz
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mto obrigado pelos esclarecimentos.
Olha só, achei outro site, o custo parece melhor. A propaganda deles é bem convincente, de trabalho artesanal, seleção de madeiras.. e etc. (pelo menos li tudo e fiquei interessado) eles fazem braços em formatos específicos, gostaria de saber (se você conhecer) qual é sua opinião.
USACustomGuitars
Abç,

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


ParDalZin
Um monte de problemas, a começar pela própria instalação em si. Sugiro que vc leve o problema a um luthier competente para esse serviço, e dou um conselho: Evite a confecção do "back-box".
luickhammeron
Cara, se vc não sabe, leve a quem sabe: Um bom luthier.
Abçs

rod_zamp
Veterano
# dez/11
· votar


alguem pode tirar uma duvida minha



estou com duvida em qual guitarra comprar para tocar havy metal,hard rock e alguns punks as guitarras sao

ibanez 370dx preta
ou
ESP M-330R
e se souberem o preco das 2 postem ai e tabem se conhecerem outras guitarras boas podem coloca vlw
abras

Buja
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E ai camarada, tudo bom?

Me ajuda aqui por favor, é o seguinte:
Como se faz para retirar os riscos um pouquinho mais profundos da guitarra?
Minha guitarra é preta, e ontem retirei o logo do headstock, que é branco, usando um estilete COM MUITO CUIDADO pra nao deixar riscos muito aparentes.
Funcionou, retirou toda aquela tinta branca, do logo do headstock, soltou o pó da pintura, e ficou uns risquinhos, que da pra ver a média distancia, sao evidentes.
Daí usei uma flanela seca e esfreguei o máximo que pude, com força e com rapidez, e com isso saiu todas as pontinhas de branco que sobraram. Otimo, o headstock ficou todo preto, sem logo nenhum, mas com os riscos ainda.
Entao usei um lustra móveis, e fiz o mesmo procedimento. O riscos ficaram menos aparentes, mas ainda estão lá, sem bem vísiveis contra a luz.
Sao bem mais evidentes que riscos de palhetadas.

O que eu posso fazer agora pra retirar por completo esses risquinhos?

Desde já agradeço mestre!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


Buja
Cara. vc precisará polir com uma politriz, ou "boina", e pasta de polimento abrasiva.
Abç

Buja
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bem caro essa tal de politriz hein. Pra mim que so precisa polir o headstock talvez seja muito investimento hehe. (Por isso se deve valorizar o trabalho dos luthieres que tem ferramental caro e importado)

Mas o seguinte: nao querendo fazer um serviço de porco, mas será que nao dá pra passar essa pasta de polimento com uma estopa ou flanela nao? Fazendo movimentos circulares e rápidos?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


Buja
Cara, por isso eu recomendei a "boina", que é uma peça que vc prende na ponta de uma máquina furadeira.
Abç

Buja
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Velho, acabei de comprar a massa de polir que é exatamente esse produto. So que voce agita a lata e parece que é um liquido, nao uma massa! hehehe, nao importa, isso é so um detalhe, funcionando bem que mal tem!

Mas nao tinha essa boina la, nenhuma, nem pra colocar na ponta de uma broca, nem pra colocar em politriz.
Porem pretendo fazer o seguinte entao.
Aplicar uma pequna quantidade em uma pequna aréa (de 5 cm x 5cm), e fazer movimentos rápidos e circulares até obter regularidade. Depois de feito isso, vou aplicar cera para obter brilho.

Acha que funciona ou melhor mesmo é esperar e comprar a boina para furadeira ? (Eu ja tenho furadeira e varias brocas)

XPaD
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ei, oi.
Como faço pra saber qual a alavanca certa pra minha guitarra?
É uma Stratocaster, da Fender, com ponte Floyd Rose.

natodobry
Veterano
# dez/11
· votar


Olá Bertola

quanto fica em media, pra mandar fazer um braço de guitarra ? braço comum de guitarra com ponte fixa?

Obrigado!

Velvete
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá!
Esses captadores aqui

http://www.musicalgrellmann.com.br/cordas/captadores/captador-kent-arm strong-s90-soapbar-para-guitarra-black.html

tanto faz colocar na ponte ou no braço? Parece que não um modelo bridge e outro neck.

De qualquer forma, esses K.A. são bacanas?

A instalação é aquela do parafuso no meio da capinha? Assim, o parafuso fica em contato com a madeira do corpo, certo?

Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji