Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
iRock
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

É uma Epiphone LP Standard.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


iRock
Cara, insta-le uns Cabrera 1 e 2 nela.
Abç

Necrophagist
Veterano
# mar/10
· votar


O que voce considera plágio?
killer7
que feeeeio!

:)
zueira

iRock
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Me indicaram os Gibsons, os da Cabrera são melhores? Curto um som grave e encorpado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


iRock
Gibsons são caros, e os Cabreras são excelentes.
Abç

iRock
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu não discordo disso cara, mas como disse preço não seria o problema.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


iRock
So, do it what you want...

iRock
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual combinação dos Gibsons tu me indica?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


iRock
498T na ponte e 490R no braço.
Abç

iRock
Veterano
# mar/10 · Editado por: iRock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hmm beleza cara, mas só mais uma coisa (depois não encomodo mais) qual seria a diferença para captadores como o 500T, o 496R e 490T? A combinação 496R e 500T não serviria melhor pra um som pesado? Ou tem outra melhor?

allan of metal
Veterano
# mar/10 · Editado por: allan of metal
· votar


Mauricio luiz Bertola

cara nao sei o q eu faço
quando eu do um bend na minha guita
as cordas parecem raspar nos trastes
tipo o q eu posso fazer
da uma dica ai vlw......]

killer7
Veterano
# mar/10 · Editado por: killer7
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Desculpe incomodar mas é possível afinar uma guitarra normal em A ou até mesmo em G?

Tenho que mudar o calibre das cordas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


iRock
Eu acho o 500T muito estridente.
allan of metal
Simples: Leve sua guitarra a um luthier habilitado para que ele proceda a regulagem geral do instrumento.
killer7
Sim, é. Só não sei pra que, já que 90% das músicas estão na afinação Mi, Lá, ré, sol, sí, mi... E, se vc quiser tocar uma determinada música com afinação a partir do lá, basta colocar um capotraste no 5º traste.
Abçs

Symptom
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Estou com um problema bem sério na minha sg com relação à intonação, especialmente na corda Si. A corda não mantém a intonação ao longo da escala, mesmo estando afinada solta e na oitava. O resultado disso é que nenhum acorde fica afinado e mesmo quando toco normalmente acaba ficando fora algumas coisas. Minha desconfiança é que o problema é sério e não há como arrumar. Acredito que ela sempre foi assim, mas agora que meus ouvidos estão mais desenvolvidos está me incomodando.

Pretendo levar num luthier e perguntar se há o que fazer, mas não custa pegar a opinião do profi desse fórum antes.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Symptom
Cara, a questão é que nenhuma guitarra (ou instrumento "fretado")tem afinação perfeita. A colocação dos trastes é feita a partir de um cálculo por aproximação. Assim, ao longo do braço vc terá mesmo acordes que soarão desafinados. Os fabricantes adotaram alguns sistemas de compensação, como o Buzz Feiten ou o de trastes inclinados para eliminar isso, mas esses sistemas ainda não se generalizaram (acho que nem vão).
O problema é com vc mesmo: Seus ouvidos estõ mais apurdos e vc está percebendo isso mais claramente. Faça o ajuste de entonação com um bom afinador eletrônico e tente "desencanar" disso.
Abç

Symptom
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado. Eu sei disso, mas é que tem coisas que realmente incomodam e que com a tele nao acontecem, por exemplo. Eu largo um ré maior na sg e ele fica "batendo" tipo "uomuomuomuom". mas eu vou tentar afinar as oitavas com um afinador mais preciso que o meu (um amigo possui).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Symptom
Cordas mais pesadas ajudam nisso também. Ademais, tem jôgo de cordas que são mais propensos à isso que outros...
Abç

Symptom
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

No momento tou com Ernie Ball 0.011. Antes estava com D'addario 0.011 e era a mesma coisa.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Symptom
Faça a regulagem e veja no ue dá.....
Abç

Symptom
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Farei isso... No futuro tou pretendendo colocar 0.010 e testar também. Quando tiver pronto, eu posto o que aconteceu por aqui se precisar de mais ajuda. Obrigado.

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara em um braço de maple , eh certo aplicar o verniz por cima dos trastes?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


MAIDENMANIACO2009
Sim.
Abç

likerock
Veterano
# mar/10 · Editado por: likerock
· votar


Bertola, sei que pode soar meio estranho, mas a madeira Basswood é um tanto "mole" a ponto de poder amassar (pouca coisa) fazendo força com uma chave de fenda?

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


likerock
Qualquer madeira amassa se vc pressionar com uma chave de fenda ou objeto metálico; algumas madeiras como basswood, marupá, poplar, caixeta, são mais macias que as outras.
Abç

iRock
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara falei com o luthier hoje, e foi só o fio terra que soltou, ainda bem. Obrigado pela ajuda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


iRock
Ok.
Abç

ThiagoCth
Veterano
# mar/10
· votar


Daí pessoal.. pergunto a qualquer um que possa responder..

Hj comprei uma Ibanez PM-20, hollow-body, de 1998. Ela está super bem regulada, mas está com cordas flat 0.10, e eu quero colocar cordas flat 0.12. Se eu fizer isso, vou detonar a regulagem dela? Se alguém puder me dar qualquer dica de como fazer isso direito, agradeço.
Abraço e valeu!

GUITARK2
Veterano
# mar/10
· votar


blz Bertola?!

comprei um Dunlop 65 Ultraglide (limpa corda)..minha duvida é a seguinte: quando passo o produto escorre um pouco na escala isso é ruim? ele serve também para limpar trastes? este produto é bom mesmo Bertola? sempre relutei em comprar e acabei não resistindo...hehehe...desde já obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


ThiagoCth
Sim, irá. Você precisa levar sua guitarra a um luthier para que ele proceda a regulagem geral (entonação e tensor).
GUITARK2
Sim, ele é eficaz, mas não faz milagres não, cêdo ou tarde vc terá que trocar as cordas. Limpe cuidadosamente o excesso.
Abçs

likerock
Veterano
# mar/10 · Editado por: likerock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Abri o escudo traseiro da minha guitarra e lá vi que tinha uma parte não pintada e aproveitei pra tirar três fotos pra você ver se é madeira ou MDF. As fotos são pesadas, cerca de 4MB cada uma, então pode demorar para abrir, porém a resolução é alta, então da pra dar um zoom legal se você salvar no seu computador, da pra chegar bem pertinho.

As duas primeiras estão bem claras, como se fosse a luz do sol, a ultima, mais escura.

http://img42.imageshack.us/i/dsc00653ww.jpg/

http://img519.imagesack.us/i/dsc00646g.jpg/

http://img522.imageshack.us/i/dsc00657bt.jpg/

Então, é madeira basswood, MDF ou compensado?

Abç!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)