Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Kersey
Veterano
# mar/10 · Editado por: Kersey
· votar


Olá Bertola e Seiji
Descolei um corpo de fender stratocaster american special.
segue foto do corpo, onde se encaixa o braço.

http://i.ebayimg.com/02/!Bm)e5Bg!2k~$(KGrHqEOKj0EtjzYJJ7tBLg1C2zoyg~~_ 35.JPG

Salvo engano, o neck deve ser 9.5 radius, em C.
Apenas o braço fender com código N0594 servirá ou outros respitados as medias 9.5 radius e formato C servirão sem problema? vlw

GustGuitar
Veterano
# mar/10
· votar


Bertola
Então eu posso comprar sem medo, certo?

dnreis
Veterano
# mar/10
· votar


Bertola (ou Seiji)

Minhas lespal nashville veio com nut de plástico, estou pensando em trocar por um de latão. segue o link:

http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-7786-nut_pestana _condor_n4_para_guitarra_6_cordas__dourado

o nut irá melhorar o timbre ou algo assim?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


thiagome
Teria de ser uma tune-o-matic ou "wrapround".
diogoslr
Sim, lubrificar toda semana. Não há risco algum.
Necrophagist
Não. Aliás, eu regulei algumas guitarras dessas, e as considero boas guitarras.
mvmarquezini
Bem, o modelo "natural" é ash sim (dá pra ver claramente os veios e as emendas), quanto ao "sunburst", não me parece ser (mas baswood ou sen). Quanto a ser "furada" ou não...Só comprando uma para ver...
Kersey
A medida do radiano do braço nada tem à ver com a largura e a profundidade da trócula, são essas as medidas que se tem que respeitar, o radiano pode ser qualquer um (pois tem à ver com a curvatura da escala).
GustGuitar
Sim.
dnreis
Sim.
Abçs

mvmarquezini
Veterano
# mar/10
· votar


Hoje levo os itens para vcs colocar na GX-50.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


mvmarquezini
Ok!
Abç

Necrophagist
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
por curiosidade... onde é seu ateliê/loja/estudio?
voce faz trabalhos para quais regiões do país?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Necrophagist
Niterói.
Cara, eu só trabalho para pessoas de minha região metropolitana. A razão é que já tomei "cano" de gente de fora e não quero mais me arriscar. Ademais, meu tempo é muito escasso pois não vivo de luthiería apenas(sou professor universitário e coordenador/pesquisador).
Abç

Necrophagist
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ah sim, entendo :)
valeu

L.K.R
Veterano
# mar/10
· votar


É necessário alguma regulagem para usar afinação em Drop C?
Ou somente para afinações mais baixas como Drop B?

Minha guitarra é com ponte tune-o-matic


Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


L.K.R
O problema de usar uma afinação assim é que a guitarra não foi projetada para isso, principalmente as tipo Gibson, cuja escala é mais curta. Portanto, não vai fazer muita diferença a regulagem de 8ªs.
Abç

mvmarquezini
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fui nas lojas hoje do centro RJ e só encontrei potenciometro de 500K padrão Gibson (o grandão).

Pode usar esse potenciometro para a GX-50?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


mvmarquezini
Sim, pode.
Abç

PedroBrum
Veterano
# mar/10
· votar


Olá!
Sou novo no fórum, meu nome é Pedro, sou de Juiz de Fora MG e aficcionado por stratos (leia-se fender) e a minha pergunta é a seguinte:

Possuo uma Strato 62 vintage, instrumento maravilhoso em todos os aspectos, e o que mais me agrada nessa guitarra é o braço ("c" shape com escala raio 7.25")

A questão é que quero mudar minha "main axe" pra uma John Mayer signature, a qual possui braço thick "c" shape (um "c" shape mais encorpado) e escala raio 9.5", bem mais aberto que o da 62. Já tocou em algum braço com esse shape?

Gostaria de saber se a seção do braço thick "c" shape é algo muito diferenciado do "c" normal. Quero saber antes de comprar, nunca vi outra guitarra com tal shape de braço e já vou ter que me adaptar ao raio 9.5'' da Mayer sig.

Desde já, obrigado.
Ah, e é um grande prazer ser membro do fórum!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


PedroBrum
Cara, eu sou baixista, não guitarrista.
O braço da John Mayer é mais fino (menos espesso). O radiano de 9,5, no meu entender é mais interessante, por proporcionar melhor performance nos "bends" e ação um pouco mais baixa.
Abç

PedroBrum
Veterano
# mar/10
· votar


Não querendo abusar, mas já abusando:

Sobre a Vintage 62:

Devido à escala de raio 7.25", conforme o uso os bends a partir da 11ª casa (principalmente a mizinha) começam a agarrar. Eu toco blues rock/blues elétrico, e modéstia parte meus bends atacam quase 2 tons e meio às vezes. Existe algum meio para se amenizar essas perdas, além de subir as cordas?

PedroBrum
Veterano
# mar/10
· votar


PedroBrum
Cara, eu sou baixista, não guitarrista.
O braço da John Mayer é mais fino (menos espesso). O radiano de 9,5, no meu entender é mais interessante, por proporcionar melhor performance nos "bends" e ação um pouco mais baixa.
Abç


Menos espesso? Mas é um "thick" C shape, que significa "grosso". Naturalmente ele seria mais espesso, certo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


PedroBrum
Existe algum meio para se amenizar essas perdas, além de subir as cordas?
Não, não há. Por isso a fender alterou o radiano para 9,5pol a partir dos anos 80.
Sim, confindi com thin
Abç

Caike_bend
Veterano
# mar/10
· votar


Olá, Bertola!

Amigo, o que você me fala sobre a Tagima T Zero?

O timbre dela vai do blues ao thrash?

vlw!

Math Guitar
Veterano
# mar/10
· votar


Bertola, o q vc acha da nova linha Dean? Tipo, achei umas guitarras q não combinam o preço com o status q a marca tem (ou tinha). Tipo essas, o q vc acha:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-137940477-guitarra-dean-evo-sil ver-playmate-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-137932109-guitarra-dean-titaniu m-ice-v-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-131891237-guitarra-dean-z-x-ult ima-peca-zetta7--_JM


Vc acha q as Dean deram uma caída na produtividade, ou essas sao boas guitarras pelo preço apesar d nao serem tops?

erico.ascencao
Veterano
# mar/10
· votar


Achei um link interessante com dicas para ajustes em violões: http://www.guildguitars.com/resources/guild_guitar_setup.php.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Caike_bend
Evite essa guitarra.
Math Guitar
Cara, a muitos anos atrás eu regulei uma Dean que era excelente guitarra. Essas nova eu não conheço, mas me parecem que decaiu sim...(pelo menos essas que vc me mostrou...).
erico.ascencao
Alí aparece bem a forma correta de se colocar as cordas, tanto em violão quanto em guitarras.
Abçs

Necrophagist
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara, tenho uma Groovin' Flying-V (nao sei modelo, nem madeira e a marca nao tem nem um site pra consulta). É minha primeira guita e eu queria fazer uns upgrades de baixo custo pra deixar ela legal, como guitarra reserva (nao pretendo fazer um investimento, só deixar ela tocável). O que você pode me sugerir? uma sugestão barata de captador ganho alto para a ponte? é viável trocar o braço por um de outra marca? como eu pretendo fazer isso em casa... como diabos faço para tirar o escudo? me parece que a ponte foi colada na madeira mas por cima do escudo, e eu nao conseguiria tirá-lo sem 'descolar' a ponte toda...
thanks

damn.wylde
Veterano
# mar/10
· votar


Bertola,tenho 2 perguntas:

Captadores de alto ganho podem aumentar a saturação de uma valvula?

Entre esses set's de captadores qual vc indicaria para uma LTD EX-50 apenas para tocar metal(de Megadeth a Krisium):

Cabrera Classic 2,braço
Cabrera TANK,ponte

Cabrera Classic 1,braço
Cabrera Rock Pro,ponte


vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Necrophagist
Cara, essa guitarra não é lá essas coisas, mas acho que a instalação de um Sound/Malagoli Intruder seria uma boa, pois é um captador "porrada"! Quanto a instalação, consulte seu luthier.
damn.wylde
Cara, na verdade eles fazem com que a válvula atinja o ponto de saturação antes, e não "acrescenta" ganho. Eu recomendo o 2º "set", por ter menor ganho, e isso dá mais versatilidade à guitarra. Distorção pesada pode ser obtida com um bom pedal, equalizador e amp com falantes bons, de 12pol.
Abçs

Necrophagist
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
pretendia boicotar o luthier e fazer por mim mesmo, pela experiencia
vou catar na net
valeu!

killer7
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual captador você me indica para obter uma HI-GAIN-MOTERFUCKIN'-DISTORTION ??Brincadeira...

Captadores que não embolem com distorções pesadas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


killer7
Cara, isso de "embolar" é mais "culpa" da amplificação e da equalização do que de captador (desde que o mesmo tenha qualidade).
No caso, instale um Sound/Malagoli Intruder ou Intruder antidemon, como indiquei para o Nechrophagist
Abç

iRock
Veterano
# mar/10 · Editado por: iRock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Opa cara, beleza? Então, não sei se tu lembra, mas a algum tempo atras te falei que quando fechava o volume do captador da ponte, o chiado do drive ao invez de sumir aumentava, e tu me falou que poderia ser o pot bichado ou um problema na chave. Então, como ambos ainda estavam na garantia da ultima vez que troqui, mandei trocar, porém o chiado continua. O luthier falou que pode ser um fio mal soldado no cap ou oxidou uma bobina(ou algo assim), e no segundo caso seria necessaria a reposição do cap.

Como existe essa possibilidade, queria saber que captadores tu me recomendo pra um som mais pesado, mas que também possibilite um Hard Rock e um blues. Toco de Chuck Berry até Ozzy. Preço não seria o problema.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


iRock
Qual a guitarra?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)