Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


L.K.R
Cara, de fato vc deverá retirar o escudo. Agora, se vc não sabe como fazê-lo, procure um luthier...
torão Bgi
Cara, não existe isso de captador "não casar" com outro. A não ser que se misturem ativos com passivos ou alnico co carâmicos em um sistema de 3.
dnreis
Qualquer uma.
Abçs

the_devil
Veterano
# mar/10
· votar


Blz.
sou novo aqui no forum e queria saber se essa guitarra é boa para iniciante:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-136769679-guitarra-strinberg-eg s-266267-stratocaster-humbucker-loja-_JM

o que vc acha dela,não tenho muito dinheiro e sou iniciante,qual voce me indicari nessa faixa de preço?
ja usei a busca e não encontrei muita coisa sobre ela.
valew
té+

iRock
Veterano
# mar/10 · Editado por: iRock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara tenho algumas perguntas pra te fazer a respeito do braço e do tensor (algumas bem basicas):

1) O angulo convexo seria quando o braço vai pra tras, aumentando a distancia das cordas?

2) É quando o braço está convexo que causa o trastejamento ou é quando está concavo?

3) Pra qual lado giro o tensor pra corrigir cada angulo?

4) E quando se referem a girar o tensor para direita ou para esquerda, a "referencia" seria a guitarra parada na frente da pessoa verticalmente com o headstock para cima?

Se puder responder as 4 perguntas eu agradeceria, pois sei que esse assunto de regulagem do tensor é algo bem delicado, e que se feito errado pode causar grandes danos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


the_devil
Cara, prefira uma Shelter...
iRock
1) Não, diminuindo a distância. Geralmente acontecem trastejamentos no meio do braço.
2) Quando ele está côncavo, o trastejamento ocorre no fim do braço.
3) Isso depende do tipo e da posição do tensor.
4) A referência é o próprio tensor.
Abç

the_devil
Veterano
# mar/10
· votar


vlw,mas eu nao achei nenhuma shelter aqui
e essa é melhor que a outra

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-133323705-guitarra-eagle-strato caster-captaco-dupla-humbucking-_JM

eu tambem estava vendo umas memphis daquelas mg32
acho que so tenho essas opções qual é a menos pior?
eu tenho no maximo 300
obrigado

iRock
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hmm, então concavo seria assim: ) , e convexo: ( ?????

Minha guita é uma Epi LP, e o tensor fica no Headstock, logo abaixo das tarraxas.

the_devil
Veterano
# mar/10 · Editado por: the_devil
· votar


achei essa shelter,compensa eu juntar um pouco mais,da uma grande difernça daquela strinberg ,da eagle e da memphis para essa

http://www.jacmusic.com.br/loja/product_info.php?products_id=145

essa ta 450+ou-

obrigado

Caike_bend
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como assim? O que nao te agrada na T0? Madeira? Captação?

Forte abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


the_devil
Sim, compensa, pois é melhor que as outras.
Caike_bend
Tudo...
Abç

Math Guitar
Veterano
# mar/10 · Editado por: Math Guitar
· votar


Olá Bertola.

Não sei se vc se lembra, mas a algum tempo atrás eu lhe perguntei sobre alguns modelos de guitarra.
Acontece que na época eu estava ainda com muitas dúvidas e até mesmo em relação ao valor que eu poderia gastar.
Mas, enfim, agora já tenho uma clara noção do que tenho e o que quero. Acontece que eu sou muito iniciante na guitarra (muito iniciante mesmo: sei apenas acordes, no máximo power chords e algumas músicas que eu reproduzo terrivelmente), portanto eu não tenho como fazer testes nas guitarras que vou comprar; Na verdade não sei nem ao menos distinguir um trastejamento.
Então para não me decepcionar futuramente quando meus ouvidos forem se aprimorando, lhe pergunto:

Tenho R$450,00 e não posso gastar nada além disso. Na verdade não tenho essa quantia, pois nesse valor será incluída minha Memphis MG 32 para troca e assim somar os R$450,00.

Também só tenho uma opção de loja para comprar, pois essa é a única na minha cidade que pega instrumentos usados. Eles pagam relativamente bem, mas os instrumentos usados que vendem são somente uns 15~20% mais baratos do que os novos na internet.

Meus estilos não são variados. Gosto de Hard Rock, AOR, Heavy Metal, Glam, Power Metal, instrumental e poucas coisas diferentes disso. Não gosto de Blues, Jazz, Bossa Nova, etc.; Assim como não gosto de Trash Metal, Death Metal e etc.

O resto do meu equipamento é composto pelo amplificador Onner 20w TU e cabo Santo Ângelo Ninja. Acredito que para estudo esses sejam mais do que suficientes por enquanto.


Então Bertola, qual seria a melhor opção de guitarra pra mim com essas condições extremamente limitadas?

Obrigado a todos que responderem!


OBS: Não tenho preferência por madeiras, tipo de construção, etc.
Se a guitarra se encaichar no que descrevi acima para mim já está ótimo.

P.S.: Se quiser ter uma base de preços, aqui vai o site da loja, com parte do catálogo apenas, mas já é possível ter uma noção dos preços praticados:

http://www.hammeronline.com.br/

Mais uma vez obrigado.

the_devil
Veterano
# mar/10
· votar


obrigado acho que vou juntar mais dinheiro dae eu compro!!!
abraço

André Maciel
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, entre a Condor GX40a (corpo em Ash) e a GX50 (corpo em Basswood), qual você recomenda?
Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Math Guitar
Cara, porque, ao invés de comprar outra guitarra, vc não investe em um "up-grade" de sua Memphis?
Uma boa visita a um bom luthier, um novo jôgo de captadores (Stellfner ou Sound/Malagoli), troca da pestana, etc deixaríam ess guitarra bem melhor. Ademais, se tu quer investir, troque de amp, por um mais potente e melhor.
André Maciel
A GX50. Estou fazendo "up-grade" em uma, de um amigo aqui do fórum, e é uma boa guitarra.
Abçs

gualtersouza
Veterano
# mar/10 · Editado por: gualtersouza
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Grato pelas dicas, Maurício. Vou repensar isso.
Abç

mqolf
Veterano
# mar/10
· votar


Olá Bertola,

Sou novo no fórum, e também sou de nikiti.
Toquei guitarra durante uns 6 anos em minha adolescência, mas depois entrei na vida acadêmica ... agora que terminei meu doutorado e passei em um concurso para ser seu colega na uff, pretendo voltar a tocar guitarra, pois esse sempre meu grande hobby.

Feita minha introdução, lá vai a dúvida. Tenho uma guitarra jackson jdr 94 concept japonesa, que comprei há mais ou menos 10 anos. Nunca curti muito essa guitarra, acho o braço desconfortável (já toquei em outras jackson do mesmo modelo que são muito mais confortáveis) e não gosto muito do som limpo dela. Acho as notas graves muito abafadas e sem brilho.

Não tenho conhecimento técnico mas, em relação à pegada, parece que são os trastes que me incomodam ... é possível isso ?
Lógico que a guitarra precisa de uma boa regulagem ... as cordas si e mizinho estão trastejando de leve, mas acho que o que me incomoda vai além disso.

Quanto a captação, curto um som de MPB à Hard-Rock e acho que os captadores originais dessa guitarra são para um som mais porrada.

A questão é: vc acha que vale investir nessa guitarra, fazendo uma regulagem completa, possívelmente uma troca de trastes e captadores ou é melhor vender e comprar uma guitarra nova ?

Quanto vc cobra por uma regulagem + troca de trastes + troca de captação ?

Valeu a força, grande abraço !!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


mqolf
Sim, vale. No caso, uma retífica de trastes. Quanto a trocar a captação... È com vc, pois não creio que seja necessário.
Eu jamais comento preços aqui, pois é anti-ético. Se vc me der a honra de trabalhar com sua guitarra, mande um e-mail (tem por aí no Fórum).
Abç

Leo Zanon
Veterano
# mar/10
· votar


Bertola...

To querendo trocar a captação da minha tagima zero, e dei uma boa olhada nos captadores Cabrera.Eles valem a pena?

abrçs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Leo Zanon
Sim, valem.
Abç

Math Guitar
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bem, a sugestão que você me deu tem pontos negativos e positivos. Só para constar, essa Memphis MG 32 é dos novos modelos (os que tem o logotipo "Memphis" estilizado), e já ouvi falar aqui no fórum que esses modelos novos são de Basswood, diferente dos antigos, que são de compensado. Essa informação procede?

Se sim, então a troca de captadores e Nut pode valer a pena, além de uma possível troca de tarrachas.

Vou dar uma pesquisada aqui no fórum, mas, desde já, a grana que possuo é de aproximadamente R$250,00. Isso para troca de captadores, tarrachas e nut.

Sei que as melhores tarrachas são as Gotoh, os melhores caps são SD, EMG, etc., mas, e para esse tipo de modificação?

Você teria uma sugestão (alguns modelos para eu ouvir o samples) de captadores e tarrachas que eu possa comprar com essa "verba" e que atendam o estilo de música que eu gosto?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Math Guitar
Cara, eu já regulei e fiz "up-grades" em Memphis antigas e não eram de compensado, mas de basswood.
Minha sugestão é que vc instale um trio de capts Stellfner Neodymiun nela ( www.stellfner.com.br ), que são "stacks" e um jôgo de tarrachas Condor, bem como a troca da pestana por uma de osso. Isso melhoraría bastante o instrumento. Outra boa coisa seria o bloqueio da ponte com um pedaço de madeira.
Abç

Math Guitar
Veterano
# mar/10
· votar


Outra boa coisa seria o bloqueio da ponte com um pedaço de madeira.

O que seria isso???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Math Guitar
Coloca-se, sob pressão, um pedaço de madeira atrás da base da ponte (na cavidade traseira da mesma). Isso torna a ponte fixa, mas também melhora um pouquinho a sustentação e o timbre do instrumento.
Abç

Math Guitar
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hum, entendi.

Vlw!

L.K.R
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola,

A pouco tempo comprei um pedal da groov'in de distorção, o qual julguei melhor que da boss, comprei com o intuito de deixar a distorção(a do amplificador era potente mas nao tinha definição de som) melhor.
A distorção do pedal, melhorou a definição, mas nao ao ponto que eu queria, trocando o amplificador ajudaria?
o meu é um staner viper 30w

malucobeleza666
Veterano
# mar/10
· votar


Maurício Luiz Bertola

Cara você conhece os Cubos da marca Kustom? Poderia me emitir uma opinião? E se possível me emitir uma opinião sobre o modelo específico Tr12L. Acho que seje uma porcaria sem igual mas queria uma Opinião de alguém entendido do assunto. Valeu e t+ cara



^^

likerock
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Conseguiu ver pelas fotos ou só pelo que descrevi? É basswood mesmo?

Desculpe a importunação!

Abç!

GustGuitar
Veterano
# mar/10
· votar


Bertola
Cara, minha guitarra não tem verniz no braço, e suponho que devido à minha transpiração ele está ficando escuro.
Isso é supercial e com uma lixadinha da pra voltá-lo ao normal ou não?
Abraço!

kyo_ryo
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá, Bertola. Eu tenho aqui uma Shelter SST1 e apenas pelo valor sentimental queria dar uma arrumada nela. Eu já havia notado algumas rachaduras na pintura próximo do encaixe do braço. Hoje finalmente retirei o braço para dar uma olhada e fiquei decepcionado. A rachadura se estende até a cavidade dos captadores, mas não aparece na parte de trás. Vale a pena tentar algumas coisa para amenizar ou resolver o problema? Pelas especificações ela é feita de Maple, mas não sei identificar. É possível saber se é madeira mesmo apenas pelas fotos? Outra coisa que eu estranhei foi esse quinto buraco pois mesmo no braço só estão furados os quatro parafusos mesmo...

Apesar de em uma das fotos parecer que a rachadura se estende por toda a espessura, consegui ver que por dentro ele tem menos de 1cm de profundidade. Corpo tem cerca de 41mm de espessura. Durante a semana vou ver se compro algumas lixas para ver o real estrago por baixo da pintura. Com qual número de lixa eu devo começar?

Se realmente valer, é possível colocar uma ponte hardtail?

Corpo
Rachadura
Encaixe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


L.K.R
Cara, eu não conheço esse amp em particular, mas, geralmente, os amps Staners para guitarra não timbram bem (soam abafados). Creio que a compra de um equalizador melhoraría bem a sonoridade.
malucobeleza666
Cara, desculpe mas eu não conheço esses amps, apesar de serem uma marca antiga e consagrada nos EUA.
likerock
Sim, é.
Abç

L.K.R
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
valeu !

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)