Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


likerock
Sim, já lidei com uma Talman e uma RG380 e toda a série RX são desse material.
A sua é confeccionada em basswood.
Recomendo o "set" nº 2.
Esse problema pode ser causado pela variação de temperatura, pois os braços das Ibanez não são muito estáveis. Converse com ele sobre isso e compre um bom "case" ou "bag" rígido. Quanto a aumentar a ação das cordas... Isso depende de vc, de seu conforto.
Abç

likerock
Veterano
# fev/10 · Editado por: likerock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Esse set seria algo do tipo "pro resto da vida"? E são melhores que os powersound da Ibanez, certo?

Realmente, lá tem ár condicionado, a temperatura deve ficar lá pros 20ºC e aqui chega no calor a 30ºC fácil. Pergunto da ação das cordas, pra ver se o trastejamento para, em encomoda bastante, mesmo não saindo no amp.

Valeu pela ajuda !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


likerock
Cara, "pro resto da vida" é difícil dizer, mas eles são melhores que os powersound sim (que aliás, não são ruins não).
Se não sai no amp e não prejudica a sustentação, NÃO é trastejamento...
Abç

likerock
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Desculpe encomodar mais uma vez, haha.

Com pro resto da vista, eu quero dizer, se são bons o suficiente pra mim tocar com eles por muito tempo sem querer trocar por um seymour duncan ou um DiMarzio, se eles conseguem se equiparar a ambos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


likerock
Equiparar-se aos SD e DM, não, mas são bons.
Abç

likerock
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

No caso, aquele set que passei ali em cima, com os SD + Kent, o kent atrapalharia em alguma coisa ou você indiciou os malagoli por questão de custo x benefício?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


likerock
Indiquei por custo-benefício, mas não indicaría se não fossem bons.
Como "atrapalharia"? Isso não existe.
Abç

likerock
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

É que ouvi falar que alguns captadores podem não combinar bem com outros, se forem usados juntos e tal.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


likerock
O que pode ocasionar problemas é a combinação de capts de AlNiCo com cerâmicos. Nada mais.
Abç

likerock
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela ajuda, se a grana permanecer curta vou nos Malagoli, se aparecer uma luz faço um esforço e vou nos Duncan.

Abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


likerock
Cara, saiba que de nada vai adianter vc fazer modificações na sua guitarra se o resto do seu equipamento não responder à isso. Nesse caso, o mais importante é o amplificador.
Abç

likerock
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tenho um Meteoro Atomic Drive 20W, pretendo só trocar no final do ano. Então seria melhor eu investir nos Malagoli e se bobear umas Tarraxas com trava e depois juntar grana pra comprar um amp melhor?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


likerock
Sem dúvida cara.
Abç

Vinícius Braga
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Opa..
Te incomodando novamente..
Me explica uma coisa..
Algo vai estragar se eu tocar com a guitarra plugada num amp de teclado?
Se tocasse num amp de violão, seria menos mal?
E por que estragaria?

Grato
Abração!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Vinícius Braga
Cara, geralmente amps de teclado são "full-range". O som fica estridente. Nada mais.
Abç

mvmarquezini
Veterano
# fev/10
· votar


Vinícius Braga
Cara, geralmente amps de teclado são "full-range". O som fica estridente. Nada mais.
Abç


Vai ligar a pedaleira nela??? com a pedaleira nãi fica ruim, basta regular a pedaleira com menos agudos!! Para plugar direto no som vai ficar ruim!

Falo por experiência própria!!

GustGuitar
Veterano
# fev/10
· votar


Bertola
Cara, não sei se você lembra da pergunta que eu fiz sobre a compra de um cubo novo pra mim, você me aconselhou o Crate 15r por causa do seu falante de 12". Mas li alguns comentarios dizendo que com a pedaleira ( que é o equipamento que eu uso), o som fica ruim, o que você acha?

Vinícius Braga
Veterano
# fev/10
· votar


mvmarquezini

Eu não vou ligar..
hehe..
eu vou ligar num meteoro 100, mas é uma dúvida que eu tenho..
^^
É que meu professor disse que se eu ligasse na caixa ela podia estragar porque não estaria acustumada a recepção de tal som..
E ele toca a bastante tempo e tal, um cara de confiança, mas resolvi perguntar ao Bertola..
Desde já, agradeço.

Abraço

iRock
Veterano
# fev/10 · Editado por: iRock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mesmos em guitarras com os buracos dos parafusos "abertos"?

Miawzawa
Veterano
# fev/10 · Editado por: Miawzawa
· votar


Dá pra colocar um escudo nesse tipo de baixo? Ou pode atrapalhar algo como a sonoridade?

http://img696.imageshack.us/img696/9347/lb70g.jpg

Jg Destroyer
Veterano
# fev/10
· votar


Miawzawa
Me intrometendo, pode colocar sim e não atrapalha em nada! Mas olha lá com quem você vai fazer o escudo, pra não ficar mal cortado.
E outra, se depois se arrepender, sua guitarra vai ficar com os furos dos parafusos.

=)

maspn
Veterano
# fev/10
· votar


ow bertola, como posso polir os trates?
o luthier da minha cidade cobra 10,00 em cada um.
nao tem condição... 21 trastes.

Miawzawa
Veterano
# fev/10
· votar


Jg Destroyer
Valeu, brother, mas vou levar pra um luthier fazer! É que eu não curto esse tipo de baixo (e principalmente guitarra) sem escudo. =)

Jg Destroyer
Veterano
# fev/10
· votar


Miawzawa
Nesse caso, pode ir na fé que não vai mudar em nada =)
O baixo é cruiser by crafter né? O que achou dos baixos dessa marca? Comprei uma guitarra recentemente e achei o máximo pro preço que paguei, superou bastante expectativas =)

Se estiver desvirtuando, peço desculpas

M4th3us
Veterano
# fev/10
· votar


Fala Bertola, blza??

Seguinte, vou refazer a parte elétrica da minha Condor RX-30 (HSS).

Estou com umas dúvidas em relação aos 3 pots (qual comprar).

Para os 2 pots de tonalidade (que controlam os singles do braço e meio), devo comprar do tipo logaritmo de 250k?

E para o volume? Devo comprar um linear de quantos k? O valor do pot de volume também interfere no timbre dos caps? Ou é só os de tonalidade (que no caso é 250k para single e 500k para humbucker)?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


GustGuitar
Essa conversa de "o som fica ruim" nesse ou naquele amp, em SS ou valvulado, é porque a pessoa não se esmerou em pesquisar uma sonoridade dentro das possibilidades do equipo...
iRock
Sim cara, isso aí é paranóia sua...
Miawzawa
Colocar pode, mas não sei pra que...
maspn
Que absurdo!!! Procure outro luthier...
M4th3us
Todos de 250K.
Abçs

thiagome
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, um amigo meu possui uma Dolphin GA-1000, estilo SG, bem conservada a guitarra. O mesmo não gosta, por questões puramente estéticas, da ponte da mesma. Pesquisei e trata-se de uma ponte hardtail high mass, criada pelo luthier Carlos Assale. Como ele sabe que leio bastante e me interesso por luthieria, me perguntou qual ponte poderia estar usando para substituir. Tentei fazê-lo mudar de idéia porque li comentários positivos a respeito da high mass, sendo um ponto bastante elogiado da guitarra mas, se ele realmente quisesse trocar, talvez uma tune-o-matic combinasse com o projeto. Você teria mais alguma sugestão? (claro, lembrando que uma eventual troca deverá ser efetuada por um bom luthier).

diogoslr
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Depois de tocar alguns dias na guitarra é bom passar um pouco de óleo lubrificante (óleo de máquina),nos parafusos e nas outras partes de metal pra evitar que elas enferrugem? E se passar esse óleo nos parafusos dos captadores para evitar a ferrugem pode ter algum risco?

Necrophagist
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara, to tocando nesse assunto novamente mas... ja catei bastante informações sobre 'Ibanez em MDF' e o unico resultado conclusivo que cheguei foram as RX comprovadamente confeccionadas neste material. Porem eu gostaria de perguntar sobre o meu modelo especifico. Voce já pegou alguma RG370DX, ou ja conhece alguem que pegou alguma feita em MDF?

vlw

mvmarquezini
Veterano
# mar/10
· votar


Bertola estava passeando pelo mercado livre como de costume par aver as novidades me deparei com um produto que fiquei curioso.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-137619892-guitarra-gbs-pro-stra tocaster-modelos-sunburst-e-amadeirado-_JM

O anuncio informa que é de Alder!! Será?

No anuncio informa que é chinesa. Não ter marca no headstock. Parece ser furada!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)