O que vc considera plagio?

    Autor Mensagem
    Ian Anderson
    Veterano
    # mar/10


    Ontem tava tentando fazer uma musica com uma temática de Terror, soh que a primeira parte lembra um pouco da Musica Black Sabbath.

    Ai vem a cabeça, a musica a musica do Coldplay, até agora eu não vi aonde eles copiaram a musica do Joe, e os caras do Coldplay foram processados, e enquanto vc vai no Youtube e acha uns videos que mostram plágios de musicas quase idênticas, e nunca vi algum processo entorno disso

    E ai, o que vc considera um plágio?

    Obs:
    a) Ainda não nada gravado, por isso eu não postei a musica ainda
    b) Antes que alguém fale disso: "mostram plágios de musicas quase idênticas", isso também me parece redundante, mas não achei nada melhor para escrever.

    dufrayer
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: dufrayer
    · votar


    Digamos que isso seja uma música muito bem composta e trabalhada.




    E isso aqui seja um plágio descarado!!!!!




    As autoridades estão investigando... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    Headstock invertido
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    até agora eu não vi aonde eles copiaram a musica do Joe

    Na boa, tu tem algum problema então.

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ian Anderson
    até agora eu não vi aonde eles copiaram a musica do Joe

    Joga lá no YT man, tem um monte de vídeos de cara mostrando que o tempo é o mesmo, os acordes e sequencia deles são os mesmos também. E a linha Vocal e no mesmo tom da guitarra solo do Satriani. Aquilo foi um baita plágio, o Coldplay quis dar uma de inteligente copiando uma música instrumental e colocando vocal, pra depois dizerem que não tinham culpa :/

    Ian Anderson
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    E a linha Vocal e no mesmo tom da guitarra solo do Satriani.
    Numa parte isso eh visivel, mas não em toda musica

    mostrando que o tempo é o mesmo, os acordes e sequencia deles são os mesmos também.
    Notei que numa parte a batida da bateria se assemelha uma pouco, mas acho as musicas um tanto diferentes para ser plágio.

    Por isso a pergunta, O que vc considera plagio?,

    Pinto Iago
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Pinto Iago
    · votar


    Aquilo que alguem ouve acha fera e grava,sendo que ele ñ tem permissão, isso pra MIM é Plagio!!!!!!!!

    Quando o cara ñ tem a criatividade que vc tem e rouba sua Musica!!!!!!!Plagio.........

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ian Anderson

    Isso! heuheuheuehu /õ\ Plagio pra mim é quando as músicas tem a mesma sequência de acordes, com a mesma batida, palhetada igual, no mesmo tempo. Isso é plágio! Mas minha visão eh meio diferente. Sei lá, tem uma música de uma banda, talvez vc conhecer, Tokyo Hotel, eles tem uma música que postaram aqui, não lembro o nome, mas basicamente a intro era o riff de 18 and life do skidrow em outro tom :/ Sei lá, aquilo eu considero plagio. Não dá pra chamar aquilo de influência musical .-.

    mr.moretti
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    até agora eu não vi aonde eles copiaram a musica do Joe
    cara, na moral, a musica eh igualzinha.
    eu até vi um vid no youtube que mostra a estrutura das duas musicas. É idêntica.

    Ian Anderson
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Gente eh pra falar o que consideram plagio, e não tentar me convencer que a musica do coldplay eh plagio e acabou.

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Vlw pela ajuda

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Dizem que o nosso Hino Nacional é plagiado de uma Sonata do Paganini.

    maspn
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    nao considero nada.
    se quer copiar, que copie... a sociedade nao é livre?
    wtf.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    maspn
    se quer copiar, que copie... a sociedade nao é livre?


    Seu conceito de liberdade é meio distorcido.

    Necrophagist
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Dizem que o nosso Hino Nacional é plagiado de uma Sonata do Paganini.
    pelo menos era do Paganini \m/

    kiki
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Ian Anderson
    Plágio pra mim é quando alguém "rouba" alguma idéia intencionalmente.

    acontece que não dá pra medir intenção, então se mede o "formato físico" do negócio.

    no caso da música, há uma definição oficial jurídica de plágio, não lembro como era. algo como mais de 5 notas em sequencia com a mesma melodia, ou qualquer coisa assim. ou seja, uma frase igual.

    mas pode acontecer de uma pessoa compor uma musica e sair uma frase igual a alguma que já existe, sem ela saber!

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Plagio pra mim é quando as músicas tem a mesma sequência de acordes, com a mesma batida, palhetada igual, no mesmo tempo.
    acho que não.
    vai contando quantas músicas tem
    G - Em - C - D
    acordes são muito genéricos pra definir alguma coisa.
    e se mudar a batida, não é plagio?

    Lucast
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Eu ia fazer um tópico agora para ver justamente isso...

    Tipo, minha banda tá com uma música, e quem compôs quando mostrou pra gente, falamos que o primeiro verso parecia muito com uma música do Green Day. Mas a letra e o modo de cantar é muito diferente.
    Tirei a prova e os acordes são os mesmos, e a batida é muito parecida.

    Aí fiquei na dúvida se dá problema para gente caso formos tocar ela assim ou se não há problema já que a linha melódica do vocal é diferente...

    Alguém pode ajudar?

    kiki, vou procurar essa definição oficial jurídica... Não sabia disso aí!

    Lucast
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Achei um post bem interessante num blog:

    Esse foi o tipo de coisa que eu sempre tive dificuldade de entender.

    E hoje em dia com a facilidade em publicar e encontrar toda e qualquer tipo de informação da internet o que mais tem surgido são casos de cópias e quebra de direitos autorais, o famoso plágio.

    O último caso que deu um certo reboliço foi o NX Zero e a Taking Back Sunday, onde a banda plagiada foi acusada de plágio e ainda serviu de chacota para o povo estrangeiro.

    Mas diante disso tudo que tem ouvido sobre plágio você realmente sabe o que isso significa e o que caracteriza o plágio?

    Pois é, não é tão simples quanto parece e como eu sou escroto curioso resolvi pesquisar.

    Vamos a primeira coisa que encontrei:

    O que é e o que não é?

    A categorização do plágio é difícil e variável. Em músicas com ritmos iguais pode não haver plágio. Podem haver frases idênticas que não são consideradas plagiadas. Cover NÃO é plágio.

    - Fonte: Google

    Mas como?
    Pois é, eu disse que não era tão fácil quanto parecia. Mas e aí como saber de fato se uma obra musical é ou não plágio?

    Como identificar o plágio?

    * Compassos idênticos: A lei diz que duas músicas não podem ter mais de 4 compassos iguais. Vale lembrar que nem sempre ritmos parecidos são plagiados.

    * Letra da música: Duas músicas não podem ter letras idênticas, nem pode-se copiar as chamadas "palavras rítmicas" (exemplo: "Tê-tetere-teretetê").

    * Ritmo e "batida": Duas músicas diferentes podem ter ritmos e "batidas" muito semelhantes, para "desempatar" isto usam-se 3 conceitos : Análise da letra, análise das notas e consenso entre os autores.

    - Fonte: Google

    E aí? Agora melhorou o entendimento sobre o que é e o que não é considerado plágio. Coinscidências realmente acontecem mas já imaginou se tudo fosse encarado como coinscidência?

    Eu não ficaria nada feliz em ver a minha música fazendo o maior sucesso na voz de outra pessoa sem os devidos créditos, "a regra é clara!", por definição plágio é "o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.".

    Portanto, copiou não creditou, se ferrou! E digo mais se ver essa frase em algum outro lugar pode denunciar, eu tenho direito sobre elas! =D


    http://www.3prock.com/como-diferenciar-plagio-de-influencia

    erick_guitar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    O plágio é o acto de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%A1gio
    ;]

    dibass
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Até onde eu sei, o plágio Musical, (sem falar na cópia de poesia),
    É quando dois compassos ou mais estão idênticos à outro registro musical.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que vc considera plagio?