Sobre os Modos Gregos

Autor Mensagem
John Andrade
Veterano
# set/03


Um usuário veio perguntar de modos gregos em outro tópico.
criei um tutorial de modos gregos pra ele. Pode interessar pra mais alguém. mandei o seguinte: Qualquer coisa a acrescentar, coloca ae.

Começo do email

E ae certo ?
Como prometido, estou lhe enviando uma explicação básica de modos gregos.

Temos uma escala maior. C por exemplo:
C - D - E - F - G - A - B
uma escala maior possui os intervalos:
T, T, ST, T, T, T, ST (tom, tom, semi tom, tom, tom, tom, semi tom)

os graus:
C - primeiro Grau
D - segundo grau
E - terceiro grau
F - Quarto Grau
G - Quinto Grau
A - Sexto grau
B - Sétimo grau.

Para cada grau, damos um nome:

1º grau - Jônio
2º grau - Dórico
3º grau - Frígio
4º grau - Lídio
5º grau - Mixolído
6º grau - Eolio
7º grau - Lócrio

Se pegar-mos cada grau e analisar-mos a sequência das notas, veremos que teremos 7 escalas diferentes.
Por exemplo:
G (mixolídio):

G A B C D E F G

temos: T, T, ST, T, T, ST, T
Temos Tônica, 3ª maior, 4ª Justa, 5ª justa, 6ª maior e 7ª menor (nota que diferencia o modo mixo do jônio)

Dissecando todos os modos (como eu fiz acima) vamos encontrar:
Jonio: 3ª maior, 5ª justa e 7ª maior (Tétrade - acorde maior com 7ª maior)
Dórico: 3ª menor, 5ª justa e 7ª menor (Tétrade - acorde menor com 7ª menor)
Frígio: 3ª menor, 5ª justa e 7ª menor (Tétrade - acorde menor com 7ª menor)
Lídio: 3ª maior, 5ª justa e 7ª maior (Tétrade - acorde maior com 7ª maior)
Mixolídio: 3ª maior, 5ª justa e 7ª menor (Tétrade - acorde maior com 7ª menor)
Eolio: 3ª menor, 5ª justa, 7ª menor (Tétrade - acorde menor com 7ª menor)
Lócrio: 3ª menor, 5ª diminuta, 7ª menor (Tétrade - meio diminuta - menor, com 5ª diminuta e 7ª menor)

Portanto, o campo harmônico de C será:

C7+, Dm7, Em7, F7+, G7, Am7, Bø (ø = meio diminuto)

Se procurar-mos as notas que diferenciam cada modo, obteremos:
Jônio: 7ª Maior
Dórico: 6ª Maior
Frígio: 2ª (ou 9ª) menor
Lídio: 4# (quarta aumentada)
Mixolídio: 7ª menor
Eólio: 6ª menor
Lócrio: 5b (5ª diminuta)

Obs: Para comparar-mos os modos, devemos comparar os menores com os menores e os maiores com os maiores.
Ex: comparação de Jônio com Mixo: as sétimas se diferenciam (comparei 2 maiores)
Ex2: comparação do modo Dórico com o Eólio: Dórico tem sexta maior, Eólio tem 6ª menor. São diferentes na 6ª (comparei 2 menores)

Se você quiser improvisar por exemplo em B lídio, você deve pensar:
Lídio é o 4º Grau
B é 4º grau de quem ?

F
G
A
B -> B é quarto grau de F, portanto, B frígio = F Jônio, portanto, você estará utilizando escala maior de F.
Se você quer tocar em Db eólio, por exemplo: você deve pensar:
Eolio é 6º grau
Db é 6º grau de quem ?

Fb
Gb
Ab
Bbb
Cb
Db
A enharmonia é desconsiderada... seria errado se eu colocasse dessa forma:
Fb
Gb
Ab
A (Bbb)
C (Cb)
Db
Na prática é aceitável, mas nessa teoria, é errado.

Não usei #, porque estou falando de Db. quanto uso bemol, uso bemol, não misturo com sustenido.

Improvisando somente usando escala mixolídia numa progressão:
G, C, D (tonica, 4ª e 5ª) bastante utilizada em blues:

G: Mixo de G: D mixolídio
C: Mixo de C: G mixolídio
D: Mixo de D: A mixolídio

Ok ? deu pra entender ? dúvida ? manda um email de volta qualquer coisa
emaildojohn@ig.com.br

Fim do email

John Andrade
Veterano
# set/03
· votar


Alex, coloquei o Tópico no topo pra vc enxergar. :D e pra quem não viu, dar uma lidinha.

zealot
Veterano
# set/03
· votar


nao entendi isso B lidio = F Jônio ??
F jonio nao seria assim ?
(dó jonio = C D E-F G A B-C)
fá jonio = F G A-Bb C D E-F

blz ?

zealot
Veterano
# set/03
· votar


e B lidio nao seria assim ?
F lidio = F G A B-C D E-F
B lidio = B C# D# F-Gb Ab Bb-B

John Andrade
Veterano
# set/03
· votar



1 F#
2 G
3 A
4 B -> B é quarto grau de F#, portanto, B lídio = F# Jônio, portanto, você estará utilizando escala maior de F#.



Ops.. corrigi... na hora de escrever, contei 3 tons ao invés de 2 tons e meio ou misturei 4#.. sei lah o que eu fiz.. valeu pela correção...

Coloquei também B frígio... na verdade é lídio... hehe...

John Andrade
Veterano
# set/03
· votar


Pujta merda... Não consigo editar...
por favor moderadores... alterem lá em cima pra mim... ou me deem poderes pra editar... euaheauh

jarda
Veterano
# set/03
· votar


QUE QUE É ISSO, MEU DEUS VCS TÃO FICANDO LOUCOS....

yvo
Veterano
# set/03
· votar


John Andrade pegndo akela pregressao G C D, eu tb poso usa respectivamente, G mixolidio ( Cjonio) , C mixolidio (F jonio) , D mixolidio ( G jonio)
eu ahco q tb fik bom, ms esse esquema q vc falo fik melhor?

Tom Bombadil
Veterano
# set/03
· votar


Muito obrigado, John Andrade (e ao Alex Pires Também) pela boa vontade em explicar os modos pra mim e pra muita gente que eu tenho certeza que também tinha muitas dúvidas sobre o assunto...
Queria dar o toque em vcs, que o que mais ajudou foi o exemplo prático que vc colocou John (do improviso no mixolídeo no final da explicação)... Então, sempre que possível expliquem dando exemplos como aquele...

Gostaria de fazer apenas mais uma pergunta que me veio em mente quando lí o exemplo do John de improviso no mixolídeo (no final da mensagem dele): pela explicação, na progressão de acordes G, C, D eu usaria no acorde de G, o D Mixolídeo (que é a escala maio natural de sol começada pelo quinto grau, o ré ou seja D, E, F#, G, A, B, C), no acorde de C eu usaria o A Mixolídeo (que nada mais é doque a escala de maior natural de dó começada pelo quinto grau G, ou seja
G, A, B, C, D, E, F) e no acorde de D, eu usaria o A Mixolídeo (que finalmente nada mais é que a escala maior natural de ré, começada pelo quinto grau o A, ou seja A, B, C#, D, E, F#, G)...

Bom, o campo harmônico da progressão que vc deu (G, C, D) é o campo harmônico de G, e pelo no seu exemplo, vc usaria várias notas que não estão na escala natural de sol maior por exemplo o F e o C#...
Quer dizer que você pode usar (considerando que eu quero a harmonia simples e melódica!!!!!) a escala de Sol, Dó e Ré no campo harmônico de sol?????????

Alex Pires
Veterano
# set/03
· votar


Tom Bombadil: Nem sempre se faz necessario pensar em campo harmônico quando se usa modos...

Porque na verdade o grande "tcham" da coisa são essas notas que vc diz que estão fora...até porque se essas notas tivessem dentro do campo harmonico elas nem iriam soar tão legais assim...

Na verdade olha só fazendo uma análise completa da situação citada pelo John:

Acorde Modo Escala Relativa
G Mixolídio C maior
C Mixolídio F maior
D Mixolídio G maior

Relação Nota/ Intervalo

G mixolídio sobre o acorde de G gera as notas
G A B C D E F G
1 2 3 4 5 6 b7

C mixolídio sobre o acorde de C gera as notas
C D E F G A Bb C
1 2 3 4 5 6 b7

D mixolídio sobre o acorde de D gera as notas
D E F# G A B C D
1 2 3 4 5 6 b7

Vê-se que em cada caso uma nota como o G é comum aos 3 acordes...só que em cada acorde ele desempenha uma função...Em G ele funciona como tônica, em C como 5J e no C como uma sétima...E por ai vai...interessante ver por exemplo que por exemplo a nota Bb soa extremamente legal em cima do acorde de C...ainda que a nota não esteja no suposto campo harmônico de G...

As vezes é legal fazer os modos soarem como modos...mais as vezes é legal apenas usar uma escala só pros 3...acho que se vc souber balancear vc consegue resultados extremamente interessantes...

Alias se alguem ainda tiver alguma duvida com relação a modos por favor poste neste tópico...Se alguem se interessar eu posso passar a ideia dos acordes extendidos relacionados aos modos...ehehhee

Alex Pires
Veterano
# set/03
· votar


John...acho que vc fez confusão no exemplo

G: Mixo de G: D mixolídio
C: Mixo de C: G mixolídio
D: Mixo de D: A mixolídio


D Mixolídio é G maior
G Mixolídio é D maior
A mixolídio é E maior

Na verdade seria assim usando apenas o modo mixo em cada acorde

G Mixolídio C maior
C Mixolídio F maior
D Mixolídio G maior

Tom Bombadil
Veterano
# set/03
· votar


Então quer dizer que teoricamente eu posso usar para improvisar sobre um acorde de C maior por exemplo, independente do Campo harmônico em que ele esteja, todos os modos da escala de Dó ou seja
C Jônio (= escala de Dó)
C Dórico (= escala de Bb ou A#)
C Frígio (escala de Ab ou G#)
C Lídeo (= escala de G)
C Mixolídeo (= escala de F)
C Éolico (= escala de Eb ou D#)
C Lócrio (= escala de Db ou C#)
É isso mesmo????

Tripa Seca
Veterano
# set/03 · Editado por: Tripa Seca
· votar


Tom Bombadil

naum...

C Jônio (= escala de C)
D Dórico (= escala de C iniciada no II grau)
E Frígio (escala de C iniciada no III grau)
F Lídeo (= escala de C iniciada no IV grau)
G Mixolídeo (= escala de C iniciada no V grau)
A Éolico (= escala de C VI iniciada no grau)
B Lócrio (= escala de C VII iniciada no grau)

acho q é isso...

Tripa Seca
Veterano
# set/03
· votar


ps se falei merda alguem me corrija...

Homem Cueca
Veterano
# set/03 · Editado por: Homem Cueca
· votar


glup!kct!!!!!!q negocio mais louco e complicado!ainda bem q eu entendo disso!

guschard
Veterano
# set/03
· votar


eu entendi +ou -

Tripa Seca
Veterano
# set/03 · Editado por: Tripa Seca
· votar


estes modos são somente digitações da mesmas notas começadas por um grau diferente da escala...

exemplo na escala de C

Jonio C - D - E - F - G - A - B

Dorio D - E - F - G - A - B - C

Frigio E - F - G - A - B - C - D

Lideo F - G - A - B - C - D - E

Mixolideo G - A - B - C - D - E - F

Eolio A - B - C - D - E - F - G

Locrio B - C - D - E - F - G - A

Tom Bombadil
Veterano
# set/03
· votar


Pois é Tripa Seca, assim eu também era como eu também achava que fosse até a explicação do Alex Pires em ele parece dizer o que eu falei...

Alex Pires
Veterano
# set/03
· votar


Vamos do inicio...se alguem sentir alguma dificuldade em alguma parte ou duvida me fale

Vou do básico...desde a formação da escala maior até os modos bem tranquilamente

Todo mundo aqui conhece a escala maior? Bom a escala maior é constituida de duas peças básicas: A Tônica(Que é a nota que determina a tonalidade/ centro tonal) e a fórmula da escala que determina sua sonoridade(No caso a escala maior tem a formula seguinte Tom - Tom - Semi Tom - Tom - Tom - Semi Tom)

Exemplo:

Se vc deseja saber que notas formam a escala de Dó Maior basta que vc tenha a formula da escala maior(T-T-ST-T-T-T-ST) e a tônica que no caso vai ser a nota Dó

T T ST T T T ST
C

Partindo da nota Dó e seguindo a formula(De Dó andando um tom na ascendente vc alcança a nota ré...deslocando mais um tom a partir da nota Ré vc chega na nota Mí, etc etc) vc vai conseguindo as notas que formam a escala maior de Dó...E com isso vc gera as notas

T T ST T T T ST
C D E F G A B C

Então para se obter outras escalas maiores basta que você modifique a tônica...Mantendo a formula vc continuará fazendo escalas maiores. Alterando a fôrmula vc ira obter outras escalas (Menor, Harmonica, Melodica e os modos que iram vir ai pela frente)

Exemplo com outras tonalidades

T T ST T T T ST
A B C# D E F# G# A

T T ST T T T ST
F G A Bb C D E F

T T ST T T T ST
Eb F G Ab Bb C D Eb

É legal que se tenha uma tabela com todas as tonalidades possiveis(Todas as notas naturais e todas as notas que possuam #/b)

Alex Pires
Veterano
# set/03
· votar


Agora vamos pegar a harmonização da escala.

Harmonizar a escala nada mais é do que obter todos os acordes possiveis e imaginaveis apenas com notas da escala.

A pergunta é: Como obter todos os acordes possiveis e imaginaveis de uma escala?

Bom pra quem não sabe os acordes triades e tetrades(acordes com sétima) são formados por saltos de terça. Se vc não sabe o que é uma terça trate de estudar intervalos(Se quiser eu faço uma coluna sobre eles tambem).

A sobreposição destas terças gera as notas que formam desde o acorde mais básico como um C maior até o Bb7+(9,#11)

Bom vamos pegar a escala maior mais ridícula pra servir de exemplo.

C D E F G A B C

Esta escala tem uma série de tons e semi tons que separam suas notas. Esta escala possui 7 notas. Se pensarmos um pouco deduziremos que cada uma dessas notas podem servir de Tônica para um novo acorde desta escala. Em outras palavras, de cada nota da escala maior ira sair um acorde.

Então teoricamente teremos um acorde saindo de C outro de D outro de E e assim por diante...Resta saber que acorde que é esse. Para isso iremos usar os intervalos para classificar os acordes.

C D E F G A B C

Pegando o C como tônica temos E como sendo sua terça direta, G como sendo a terça da nota E e B como sendo a terça da nota G (Basta vc pegar a Tônica, saltar uma nota da escala e ir para a seguinte tipo de C vc pula a nota D e vai pra nota E, da nota E vc salta a nota F e vai para a nota G, etc etc).

Obtemos isso: C E G (B)

Quem sabe intervalos consegue identificar que se C é tônica E é terça maior e o G é quinta justa do C e a nota B é uma sétima maior de C (O B esta entre parenteses pois o acorde sem ele é uma tríade...e com ele é um acorde com setima ou tetrade). E logo assim deduzimos que o acorde que sai da primeira nota é um acorde maior(c/7M). Ai vem a pergunta: E isso só vale pra dó? Não...pois como todas as escalas maiores são geradas a partir da mesma fôrmula(T-T-ST-T-T-T-ST)as distancias entre as notas sempre serão as mesmas.

Ex em A maior
T T ST T T T ST
A B C# D E F# G# A = A C# E G#
T T ST T T T ST
C D E F G A B C = C E G B

Alex Pires
Veterano
# set/03
· votar


Continuando...

Pegando a ideia de obter os acordes a partir de cada nota da escala iremos obter as seguintes notas para cada tônica.

Escala de C: C D E F G A B C

Notas do acorde com a tônica em C: C E G B
Notas do acorde com a tônica em D: D F A C
Notas do acorde com a tônica em E: E G B D
Notas do acorde com a tônica em F: F A C E
Notas do acorde com a tônica em G: G B D F
Notas do acorde com a tônica em A: A C E G
Notas do acorde com a tônica em B: B D F A

Com isso obtemos os seguintes acordes

C[7M] - Dm[7] - Em[7] - F[7M] - G[7] - Am[7] - Bm(b5)[7]

As notas entre colchetes são as setimas que podem ser inseridas ou não no acorde ao seu critério.

E obvio como visto no post anterior...Como todas as escalas maiores são obtidas com a mesma formula, todas as notas estão separadas pelos mesmos intervalos e por isso a harmonização de qualquer tom é feito da mesma maneira

Ex em A Maior

A[7M] - Bm[7] - C#m[7] - D[7M] - E[7] - F#m[7] - G#m(b5)[7]

E na verdade vamos chamar cada um dos acordes de graus da escala...Cada grau tem uma função importante dentro do contexto tonal...Maiores informações num outro post futuro...Geralmente os graus são escritos em forma de números romanos

I[7M]- IIm[7]- IIIm[7]- IV[7M]- V[7]- VIm[7]- VII(b5)[7]

Se vc tiver a tabela das escalas basta que vc coloque essas denominações dos acordes que vc obtera a harmonização de cada tom( E com isso duas tabelas...uma com todas as escalas maiores e outra com todas as harmonizações maiores possiveis)

Alex Pires
Veterano
# set/03
· votar


Agora indo pros modos...(Obs o grau VII acima é VIIm(b5)[7] favor perdoem o meu erro hehehe)

Os modos nada mais são do que um "modo" diferente de se enxergar uma escala maior(A mesma dos posts anteriores) então o que é um modo? É uma maneira diferente se se usar uma escala maior...Com os modos vc consegue obter sonoridades que só podem ser obtidas de forma modal.

Os modos surgem da superposição de uma escala maior em cima de um acorde. Para entender isso da maneira, que eu acho, mais simples vamos prestar atenção em tudo aquilo que foi dito lá em cima e vamos tirar nossas conclusões.

Escala de C maior
C D E F G A B C

Harmonização Maior(Geral)
I[7M]- IIm[7]- IIIm[7]- IV[7M]- V[7]- VIm[7]- VIIm(b5)[7]

Harmonização de C Maior
C[7M]- Dm[7]- Em[7]- F[7M]- G[7]- Am[7]- Bm(b5)[7]

Antes de iniciar com os nomes from hell(Jônio e tal)vamos agrupar os graus da escala em 3 grupos: Os graus que geram os acordes maiores(Independente se a sétima é maior ou menor), os acordes menores e o acorde menor com a quinta diminuta(Com ou sem sétima)

Então temos os 3 grupos

Graus Maiores: I[7M] , IV[7M] , V[7]
Graus Menores: II[7] , III[7] , VI[7]
Grau Menor com quinta diminuta: VIIm(b5)[7]

Em C teriamos

Graus Maiores: C[7M] , F[7M] , G[7]
Graus Menores: Dm[7] , Em[7] , Am[7]
Grau Menor com quinta diminuta: Bm(b5)[7]

E agora que entram os modos...

Para cada grau teremos um modo de se organizar a formula da escala maior.

A formula é T-T-ST-T-T-T-ST quando começa da tonica

C D E F G A B C

mais se começarmos da nota D que é o segundo grau de C temos uma outra maneira (ou modo) de se tocar a escala maior

D E F G A B C D

Esse modo acima gerou uma formula (T-ST-T-T-T-ST-T) que é uma formula que denomina o modo Dórico. O modo dórico é utilizado sobre acordes menores(c/setima ou não). Porque? Porque o segundo grau gera um acorde menor(c/setima ou não). Dai o porque de eu ter dividido os acordes por famílias...Fica mais facil de saber o que pode usar e o que não pode...

Vamos agora ver o que acontece se começarmos da nota E

E F G A B C D E

A formula agora é ST-T-T-T-ST-T-T, que gera o modo Frígio...É o modo que sai do III grau. Por sinal esse modo tambem é menor(c/setima ou não)

Alex Pires
Veterano
# set/03
· votar


Fazendo a escala agora começando pela nota F temos

F G A B C D E F

Esse modo gera a formula T-T-T-ST-T-T-ST, é o modo que sai do IV grau. Chamado de modo lídio pode ser usado sobre acordes maiores(c/setima maior ou não)

Fazendo a escala começando pela nota G temos

G A B C D E F G

Esse modo sai do V grau. Gera a formula T-T-ST-T-T-ST-T. Pode ser usado sobre acordes maiores(c/setima ou não)

Fazendo a escala começando pela nota A temos

A B C D E F G A

Esse modo é o modo que sai do VI grau tambem conhecido como escala menor natural. Gera a formula T-ST-T-T-ST-T-T. E é usado sobre acordes menores(c/sétima ou não)

E por ultimo começando pela nota B temos

B C D E F G A B

Esse modo gera a formula ST-T-T-ST-T-T-T. Ele sai do VII grau e é usado sobre acordes menores com quinta diminuta(c/ setima ou não)

Então temos que a mesma escala gera 7 maneiras diferentes de ser vista. Uma de cada nota. Para ficar mais facil vamos nomear os modos pelos graus

Em C Maior:
C é I grau e gera o modo Jônio ou Dó Jônio
D é II grau e gera o modo Dórico ou Ré Dórico
E é III grau e gera o modo Frígio ou E Frígio
F é IV grau e gera o modo Lídio ou F Lídio
G é V grau e gera o modo Mixolídio ou G Mixolídio
A é VI grau e gera o modo Eolio ou A Eolio(Ou A menor)
B é VII grau e gera o modo Lócrio ou B Lócrio

Claro que como a denominação esta em graus. Obviamente que tudo isso que eu falei vale pra qualquer escala...Vou fazer o mesmo com as escalas de A maior e de E maior

Em A maior
A é I grau e gera o modo Jônio ou Lá Jônio
B é II grau e gera o modo Dórico ou Sí Dórico
C# é III grau e gera o modo Frígio ou Dó# Frígio
D é IV grau e gera o modo Lídio ou Ré Lídio
E é V grau e gera o modo Mixolídio ou Mí Mixolídio
F# é VI grau e gera o modo Eolio ou Fá# Eolio(Ou Fá# menor)
G# é VII grau e gera o modo Lócrio ou Sol# Lócrio

E em E maior
E é I grau e gera o modo Jônio ou Mí Jônio
F# é II grau e gera o modo Dórico ou Fá # Dórico
G# é III grau e gera o modo Frígio ou G# Frígio
A é IV grau e gera o modo Lídio ou A Lídio
B é V grau e gera o modo Mixolídio ou B Mixolídio
C# é VI grau e gera o modo Eolio ou Dó# Eolio(Ou Dó# menor)
D# é VII grau e gera o modo Lócrio ou Ré# Lócrio

Basicamente o que eu fiz foi inserir cada grau da escala em seu respectivo lugar e bingo. Todos os modos aparecem...

Se todo mundo tiver entendido até aqui eu explico como eu uso...Tô cansado de digitar por hj ehhehe..Deem um feedback ai

NeGrEsCo
Veterano
# set/03
· votar


Nossa

Tom Bombadil
Veterano
# set/03
· votar


Nossa mesmo...
Blz Alex, valeu denovo pelo quadro...
Estou ansioso pelo próximo que finalmente vai resolver minhas dúvidas de como usar os modos...

Ps.:Não esqueça de colocar alguns exemplos que fica sempre mais fácil...

NeGrEsCo
Veterano
# set/03 · Editado por: NeGrEsCo
· votar


Parabens Alex Pires e
John Andrade bem q todos no tópico Fórum ser igual vcs !!!

robertoribeiro
Veterano
# set/03
· votar


Caraca Alex Pires!!! Vc é o Jó moderno eheheheh!!! Que paciência para explicar! Parabéns!

John Andrade
Veterano
# set/03
· votar


Alex Pires
G: Mixo de G: D mixolídio
C: Mixo de C: G mixolídio
D: Mixo de D: A mixolídio


D Mixolídio é G maior
G Mixolídio é D maior
A mixolídio é E maior


Houve um mal entendido da sua parte. Eu tava falando mo modo Mixolídio... então peguei os acordes e coloquei na frente, depois escrevi mixo de... pro cara ver no que eu pensei... mixo de G é D mixo !!!
eu disse o mixo de... (o 5º grau de...)

Alex Pires
Veterano
# set/03
· votar


Blz John...Entendi seu pensamento...bom assim que eu tiver tempo eu vou falar sobre o uso dos modos(Acho que vou gastar uns dois posts...Um pra explicar e outro só com exemplos como pediu o Tom Bombadil...

Ah espero que agora tenham entendido a parte teorica dos modos porque mais explicado do que isso só nas video aulas do Gambale hehehe

Overdoser
Veterano
# set/03
· votar


eu gosto de usar o modo dorico pra tocar rock tipo dos anos 80

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre os Modos Gregos