Sobre os Modos Gregos

Autor Mensagem
John Andrade
Veterano
# set/03
· votar


Alex
vamo fazer umas colunas semanais...


Dica:
Pros metaleiros de plantão, peguem o mixolídio e mudem a 4ª para 4# !!!

Mixo 4# !!!É Bom.

Tom Bombadil
Veterano
# set/03
· votar


É isso aí caras, vcs Alex Pires, e John Andrade deveriam fazer colunas semanais (mas, depois do Alex explicar a parte do uso dos modos!!!!) aqui mesmo pois já está mais que provado que vcs tem competência de sobra pra isso...
Novamente, vcs estão de parabéns mesmo...
Gostaria de até sujerir aos responsáveis pelo Forum, que dêem a vocês no mínimo o título de moderadores e até, porquê não, sujerir que vcs sejam contratados oficialmente pelo site para escreverem artigos sobre teoria musical... Seria até algo que diferenciaria o cifra club de outros sites que, quando muito, dão teoria basica de formações de acordes e no máximo dão uma explicação muito superficial sobre modos gregos...
A propósito, quanto tempo vcs lidam com música???

John Andrade
Veterano
# set/03
· votar


Obrigado pelos elogios Tom. é sempre um prazer ajudar, porque agente também aprende muita coisa ensinando.

Eu estudo guitarra há 9 anos.

Alex Pires
Veterano
# set/03
· votar


Eu toco a 4 anos...Quase que semi-dedicados a guitarra...O bom é que eu ja comecei pegando aula e não aprendendo com os outros...E o fato de eu ter começado tarde(17 anos) me fez ir mais de cabeça na coisa...Alias tô terminando aqui os exemplos pros modos gregos...vou postar daqui a pouquinho =D

Alex Pires
Veterano
# set/03
· votar


Vamos ao uso dos modos gregos...

Primeiramente vamos voltar aquela nossa tabela dos graus e entender como que cada modo funciona...

Em C Maior:
C é I grau e gera o modo Jônio ou Dó Jônio
D é II grau e gera o modo Dórico ou Ré Dórico
E é III grau e gera o modo Frígio ou E Frígio
F é IV grau e gera o modo Lídio ou F Lídio
G é V grau e gera o modo Mixolídio ou G Mixolídio
A é VI grau e gera o modo Eolio ou A Eolio(Ou A menor)
B é VII grau e gera o modo Lócrio ou B Lócrio

Dividindo de novo os nossos Graus em Maiores, Menores e Menores c/ Quinta dimiuta

Graus Maiores: C[7M] , F[7M] , G[7]
Graus Menores: Dm[7] , Em[7] , Am[7]
Grau Menor com quinta diminuta: Bm(b5)[7]

Temos que os modos maiores são: Jônio(I), Lídio(IV) e Mixolídio(V)
Os modos menores que são: Dórico(II), Frigio(III) e o Eolio(VI)
E o modo menor c/quinta diminuta que seria o Lócrio(VII)

Até ai nenhuma novidade pois esperava-se que alguem deduzisse isso...Mais o lance agora é como usar os modos independente de qualquer tonalidade. Pra isso podemos trabalhar de duas maneiras. Tendo uma visão direta ou uma visão indireta.

A visão direta seria a maneira que poucos que eu conheço usam...Eu a utilizo e acho bacana...Seria uma maneira de visualização em que cada modo funciona como uma escala nova...Em outras palavras vc não faz a "conversão" de um modo pra uma escala maior ou menor...Vc pensa direto no modo como sendo uma outra escala(Mesmo o modo sendo uma inversão da escala maior)

A visão indireta é mais fácil e é a que grande parte das pessoas utilizam...Seria a maneira que funciona pegando cada modo e achando quem que seria o suposto I grau para facilitar a visualização.

Para se fazer a conversão eu aconselho que vc crie pontos de referencia(Tônicas)em todos os modos. Como nós guitarristas trabalhamos muito com digitações ai vai uma dica. Saiba onde esta a tônica em cada desenho da escala maior pois é ele que vai facilitar a sua vida na hora de saber quem é quem no final das contas.

A coisa funciona mais ou menos assim

Triades
Em acordes maiores pode se usar qualquer modo maior
Em acordes menores pode se usar qualquer modo menor
No acorde menor com quinta diminuta pode se usar o Lócrio

Tetrades
[Nas tetrades as coisas mudam de figura porque tem um modo exclusivo que tem que ser classificado a parte pois é o único acorde maior c/setima menor(Ou apenas sétima)]

Em acordes maiores c/setima maior: Jônio, Lídio
Em acordes menores c/setima: Dórico, Frigio, Eolio
No acorde meio diminuto: Lócrio
No acorde maior c/setima: Mixolídio

Alex Pires
Veterano
# set/03
· votar


E ai a aplicabilidade com alguns exemplos

Pegaremos primeiramente acordes parados pra que esta questão seja entendida

Suponha que esteja rolando um acorde de C maior.

A pergunta é? Quais modos podemos usar em cima deste acorde de C maior?

Simples. Qualquer modo maior pois o acorde em questão não tem setima.

Então pode se usar C Jônio, C Lídio e C Mixolídio sobre o acorde de C...Agora vem a pergunta. Mais Alex, eu só consigo pensar em modos usando a visão indireta. Como irei achar quais escalas são respectivamente C Jônio, C Lídio e C Mixolídio?

Primeiro. Saiba a ordem dos modos de cabeça porque isso vai salvar a sua vida. Segundo. Basta lembrar dos graus que a gente acha isso rapidinho.

Então. C Jônio. Jônio corresponde ao I grau. Logo é a própria escala.

C Lídio. Lídio corresponde ao IV grau. Agora vem a pergunta. Se o Lídio corresponde ao IV grau convem acharmos quem seria o I grau.

T - T - ST - T - T - T - ST
I- II- III- IV- V- VI- VII

Basta usar a tabela acima que vc acha facil facil...Se C é o suposto IV grau ele estaria no lugar do IV grau e para achar o I grau basta voltar dois tons e meio a partir da nota para se obter a escala maior equivalente.

No caso como C era IV grau, o III grau seria B, o II grau seria A e o I grau seria G... Então G maior equivale ao modo C Lídio.

C Mixolídio: Mixolídio corresponde ao V grau. Se o Mixolídio corresponde ao V grau convem acharmos quem seria o I grau.

T - T - ST - T - T - T - ST
I- II- III- IV- V- VI- VII- I

Se C é o suposto V grau ele estaria no lugar do V grau e para achar o I grau basta somar dois tons e meio a partir da nota para se obter a escala maior equivalente.

No caso como C era V grau, o VI grau seria D, o VII grau seria E e o I grau seria F... Então F maior equivale ao modo C Mixolídio.

Alex Pires
Veterano
# set/03
· votar


Prosseguindo com os acordes menores

Agora vamos supor que o acorde parado seja um Cm

Como o acorde é menor podemos usar todos os modos menores sem problema algum.

Vamos ver então. Se o acorde é Cm temos que usar modos que tenham a tônica em C...No caso C Dórico, C Frigio e C Eolio.

Agora pras conversões

C Dórico: Dórico corresponde ao II grau. Se o Dórico corresponde ao II grau convem acharmos quem seria o I grau

T - T - ST - T - T - T - ST
I- II- III- IV- V- VI- VII- I

Se C é o suposto II grau ele estaria no lugar do II grau e para achar o I grau basta voltar um tom a partir da nota C para se obter a escala maior equivalente.

No caso como C era II grau, o I grau seria Bb... Então Bb maior equivale ao modo C Dórico

C Frigio: Frigio corresponde ao III grau. Se o Frigio corresponde ao III grau convem acharmos quem seria o I grau.

T - T - ST - T - T - T - ST
I- II- III- IV- V- VI- VII- I

Se C é o suposto III grau ele estaria no lugar do III grau e para achar o I grau basta voltar dois tons a partir da nota C para se obter a escala maior equivalente.

No caso como C era III grau, o II grau seria Bb e o I grau seria Ab. Então Ab maior equivale ao modo C Frigio.

C Eolio: Eolio corresponde ao VI grau. Se o Eolio corresponde ao VI grau convem acharmos quem seria o I grau.

T - T - ST - T - T - T - ST
I- II- III- IV- V- VI- VII- I

Se C é o suposto VI grau ele estaria no lugar do VI grau e para achar o I grau basta somar um tom e meio a partir da nota C para se obter a escala maior equivalente.

No caso como C era VI grau, o VII grau seria D e o I grau seria Eb. Então Eb maior equivale ao modo C Eolio.

Por ultimo se tivermos um acorde Cm(b5) este só podera receber o modo Lócrio. No caso C Lócrio

C Lócrio: Lócrio corresponde ao VII grau. Se o Lócrio corresponde ao VII grau convem acharmos quem seria o I grau.

T - T - ST - T - T - T - ST
I- II- III- IV- V- VI- VII- I

Se C é o suposto VII grau ele estaria no lugar do VII grau e para achar o I grau basta somar meio tom a partir da nota C para se obter a escala maior equivalente.

No caso como C era VII grau, o I grau seria Db. Então Db maior equivale ao modo C Frigio

Alex Pires
Veterano
# set/03
· votar


E para tetrades o uso é igual com excessão que o Modo Mixolídio não deve ser utilizado sobre acordes maiores c/setima maior...

Logo seguindo a lógica faremos a tabela para as tetrades

Acorde parado de C7M
C Jônio (C Maior)
C Lídio (G Maior)

Acorde parado de Cm7
C Dórico (Bb Maior)
C Frigio (Ab Maior)
C Eolio (Eb Maior)

Acorde parado de C7
C Mixolídio (F Maior)

Acorde parado de Cm7(b5)
C Lócrio (Db Maior)

Aconselho todos a testarem os sons das seguintes escalas sobre os acordes colocados acima...É de extrema importancia que vc saiba o som de cada modo até porque é algo que vem de uma coisa simples que é a escala maior, e que ao mesmo tempo permite que vc tenha sonoridades diferenciadas com as mesmas digitações.

E aqui algumas progressões para servir de exemplo de como utilizaremos os modos

|:C7M|%|Ab7M|%:|

Progressão acima c/dois acordes que não permitem que nenhum campo harmônico mapeie as duas simultaneamente. Aqui eu aconselho o uso dos modos. No caso pro 1º acorde(C7M) o modo Lídio(C Lídio) ou o proprio C maior(C Jônio). Pro acorde de Ab7M a mesma coisa. Teremos que fazer as conversões(Espero que vcs façam em casa) para Ab Jônio e Ab Lídio. No caso Ab Jônio é a propria escala maior de Ab e o Ab Lídio é na verdade Eb Maior(Ab é quarto grau de Eb).

Então podemos solar usando as escalas de C Maior e de G Maior pro 1º acorde e as escalas de Ab Maior ou Eb Maior pro segundo acorde. Testem e me digam se gostaram.

O outro exemplo é uma progressão que eu uso pra estudar modulações

|:Gm7|%|Bb7|%:|

Neste caso são dois acordes menores e que novamente não tem um campo harmonico que mapeie ambos simultaneamente. Novamente faz se necessario usar os modos. Pro 1º acorde podemos usar G Dórico, G Frigio e G Eolio. Pro segundo acorde Bb Dórico, Bb Frigio e Bb Eolio.

Convertendo usando a tabela

G Dórico=>F maior
G Frigio=>Eb maior
G Eolio=>E maior

Bb Dórico=>Ab maior
Bb Frigio=>Gb maior
Bb Eolio=>Db maior

O proximo exemplo poderia ser feito por vcs pra ver se pegaram o espirito da coisa

Para um blues de 12 compassos são utilizados 3 acordes na sua variação mais básica. Vamos supor um exemplo em A Blues. A Blues nos dá 3 acordes: A7, D7 e E7 dispostos nesta ordem.

|: A7|D7|A7|%|D7|%|A7|%|E7|D7|A7|E7:|

Para cada acorde pode ser usado alem das coisas comuns do blues(Pentatônicas e afins) pode se usar modos numa boa. Pro 1º acorde que é A7 o modo que deve ser utilizado deve ser o modo mixolídio pois é o único que pode ser usado em acordes com setima. O mesmo vale pros acordes de D7 e E7 que vão usar respectivamente D mixolídio e E mixolídio.

Pergunta: Que escalas relativas geram os modos A mixolídio, D mixolídio e E mixolídio?

E pra finalizar gostaria de agradecer todo mundo que teve a santa paciencia de ler esse tópico inteiro e espero que tenha entendido como funciona os modos e o seu uso...Claro que isso não é só(ahahahahaha) tem muito mais coisa relacionada a modos mais espero que consigam desfrutar de novas sonoridades e eu aceito algumas harmonias pra serem discutidas aqui no tópico. Pode colocar a harmonia ai que eu posso dizer se o que vc quer usar esta teoricamente certo ou não.

Alex Pires

Tom Bombadil
Veterano
# set/03
· votar


Eu é quem agradeço a vc Alex, e ao John por vcs sim terem tido paciência para explicar, e por sinal muito bem explicado, como usar os modos gregos...
Eu me dei o trabalho de pegar os acordes que vc citou e colocar todos os modos possíveis no Guitar Pro 4, (para ver a sonoridade de cara um etc...) mas infelismente não tenho aonde publicar o arquivo... Por isso, se vc ou alguém tiver alguma página e queira publicar o arquivo para depois disponibilizar o link aqui pra galera, me passa o e-mail que eu mando o arquivo... (Ele é pequeno, deve ter 6 kb)...
E é isso aí caras, novamente obrigado...

Alex Pires
Veterano
# set/03
· votar


Up pra quem não viu e que gostaria de conhecer mais sobre modos gregos...Alias qualquer pergunta pode colocar ai que eu respondo

LucasKotzen
Veterano
# out/03 · Editado por: LucasKotzen
· votar


Caralho, Alex. Você tem paciência com os minino...
John, aquele negócio de mudar a 4a do Mixolídio para a 4# faz rolar a melódica, não é?

John Andrade
Veterano
# out/03
· votar


isso mesmo !!!
Mixo 4#. é uma escala linda pra quem gosta de rock.
quem usa muito e com muito bom gosto é o Edu Ardanuy.

grafitte
Veterano
# out/03
· votar


ai +_+

LucasKotzen
Veterano
# out/03
· votar


O Edu é mó viciado em Dom Dim também. Essa parada de modos é material pra vida inteira...

Eduardo Ardanuy
Veterano
# out/03
· votar


John Andrade
LucasKotzen
Alex Pires
É... Realmente o Mixo4# me agrada bastante... hahahahaha
Brincadeiras a parte... Vcs é que valem esse fórum valer a pena... Valeu pelas explicaçãoes brilhantes, como diz o meu professor de Física hahahahahaha

kareta
Veterano
# out/03
· votar


Vou me meter neste papo ...

Acho que todos gostam pra caramba de fazer o basico que é "mapear" mentalmente todo o campo harmônico no braco da guitarra em um determinado TOM e sair detonando nas tecnicas:

Mas no fundo cada um tem seu vicio:

O meu é fazer "ligados" com slides e explorando o braço todo horizontalmente e verticalmente , pra trocar de cordas faço umas progressoes palhetadas para ajudar. o mais legal é que costumo fazer "BEND" para baixo ao inves de fazer pra cima sempre que tenho espaço para subir "meio tom". isso dá um clima tipo Vinnie Moore..
Mas pra falar to meio enjoado deste vicio, quero aprender outro , alguem me sugere algo encima do que eu ja sei fazer?

Abraço

conte
Veterano
# nov/03
· votar


mto dahr
vcs resolveram um monte de duvidas minhas
vlw

Lodewijk
Veterano
# nov/03
· votar


agora eu entendi pra valer o modo grego

Muito bem explicado!!!!!!!!!

Lodewijk
Veterano
# nov/03
· votar


me deem uma ajuda ae...

Pra tocar metal se eu usar o modo Frígio-Dominante fica legal???????? ( se eu nao me engano esse modo equivale-se à escala flamenco...) é que eu achei da hora e queria saber se encaixando ela no metal fica legal também...

Jaum_Paulo
Veterano
# out/04
· votar


puta topico esse, merece um UP !!!

Revolver Ocelot
Veterano
# out/04
· votar


Vou imprimir e dar uma boa estudada no assunto,estou conseguindo entender muita coisa aqui!Valeu pessoa!

BRNz
Veterano
# out/04
· votar


Tipo... primero... esse topico tah do demonho... alguem devia "sticka" ele...

Segundo...
John Andrade
Dissecando todos os modos (como eu fiz acima) vamos encontrar:
Jonio: 3ª maior, 5ª justa e 7ª maior (Tétrade - acorde maior com 7ª maior)
Dórico: 3ª menor, 5ª justa e 7ª menor (Tétrade - acorde menor com 7ª menor)
Frígio: 3ª menor, 5ª justa e 7ª menor (Tétrade - acorde menor com 7ª menor)
Lídio: 3ª maior, 5ª justa e 7ª maior (Tétrade - acorde maior com 7ª maior)
Mixolídio: 3ª maior, 5ª justa e 7ª menor (Tétrade - acorde maior com 7ª menor)
Eolio: 3ª menor, 5ª justa, 7ª menor (Tétrade - acorde menor com 7ª menor)
Lócrio: 3ª menor, 5ª diminuta, 7ª menor (Tétrade - meio diminuta - menor, com 5ª diminuta e 7ª menor)

Portanto, o campo harmônico de C será:

C7+, Dm7, Em7, F7+, G7, Am7, Bø (ø = meio diminuto)

Tiiipo... isso significa que se eu me der de cara com um acorde qualque com setima maior eu posso improvisar na boa tanto em Jonio qto em Lidio?!? e se eu achar um Acorde menor com setima posso ir no Dorico, no Frigio e no Eolio sem medo?!?
ee... se a resposta for sim... nos casos dos acordes que nao incluem a 7... como optar entre os modos?!?

guitarist from hell
Veterano
# out/04
· votar


campo harmônico

acho q eu vo morre sem intender essa merda

C7+, Dm7, Em7, F7+, G7, Am7, Bø (ø = meio diminuto)

what the hell is this ???
isso é alguma sujestão de acordes pra por no meio da musica ???
isso é alguma regra q precisa ser aplicada em algum lugar ???

Oq faço com esses acordes (isso são acordes, certo?) ???

THE WALL
Veterano
# out/04
· votar


Putz, eu tava hoje mesmo procurando feito louco os bagulhos dos modos gregos, li esse topico e entendi umas coisas e outras não...
Alguem ai pode colocar um exemplos das proprias escalas, diversificando um pouco pra gente entender como se monta as escalas ? Pq na teoria eu to ficando bom, mas nao o muito bom pra pratica...

valeu

deathmeister
Veterano
# out/04
· votar


[i]campo harmônico

acho q eu vo morre sem intender essa merda

C7+, Dm7, Em7, F7+, G7, Am7, Bø (ø = meio diminuto)

what the hell is this ???
isso é alguma sujestão de acordes pra por no meio da musica ???
isso é alguma regra q precisa ser aplicada em algum lugar ???

Oq faço com esses acordes (isso são acordes, certo?) ???

hehhehee, acho que não é tão dificil de entender quanto parece. mas também não é tão facil que as pentatonicas. eu tbm fico meio confuso nesses modos gregos, mas tem que ter uma noção de intervalo. alguem posta o campo hamônico de Ré ae... soh pra ter mais uma noção e não fazer merda.

guitarist from hell
Veterano
# out/04
· votar


modos gregos eu não tenho problemas.. consigo improvisar na boa usando eles (na verdade eu so uso modos gregos pra improvisar).
o meu problema é essas porra de campo harmonico, escala harmonica, melodica, exotica.. etc etc..
eu não sei onde aplicar isso tudo.. se eu intender essa parada de campo harmonico ja é um grande começo, pq quando eu vejo coisas como "C7+, Dm7, Em7, F7+, G7, Am7, Bø" sem ter base nenhuma é foda.. não vejo o menor sentido nisso..
certo, tenho os acordes C7+, Dm7, Em7, F7+, G7, Am7, Bø.. e agora? oq fazer com eles?

Licks
Veterano
# dez/06
· votar


Eu to aprendendo sozinho, dai fico meio confuso.

Modo Jônio é T T ST T T T ST certo?


Então fazendo

-----------------------------------------
-----------------------------------------
-----------------------------------------
---------------------------1--2-------------
---------------1--3-------------------------
-1--3--4-------------------------------------

Está certo? O que eu tenho que me preocupar, quando diz T T quer dizer que tem que ser uma nota da escala maior, ou tem que ter uma diferença de um tom? ou tem que ir de um tom para outro? ou uma diferença de 2 tons?


Eu sei que ta confuso, pra vcs terem uma idéia do que ta na minha cabeça


auehauheuahe


Abraços!

jandim_luz
Veterano
# jun/07
· votar


putz essa coluna me tirou todas minhas duvidas sobre modos gregos!!


se alguem nao sabe nada de modos gregos aconselho e ver tudo desse topico!!1


valeu alex

jr sound
Veterano
# ago/07
· votar


ok!

jr sound
Veterano
# ago/07
· votar


Se C é o suposto VII grau ele estaria no lugar do VII grau e para achar o I grau basta somar meio tom a partir da nota C para se obter a escala maior equivalente.

No caso como C era VII grau, o I grau seria Db. Então Db maior equivale ao modo C Frigio

só uma correção não seria C Lócrio?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre os Modos Gregos