Autor |
Mensagem |
nettoroses Veterano
|
# ago/07
· votar
jr sound
C lócrio mesmo
|
jr sound Veterano |
# ago/07
· votar
essa fórmula de achar o modo equivalente correspondente ao grau
voltar tons e subir tons não sei se entendi bem ,no caso:
C Lidio- IV grau p/ achar o I grau voltar 2 tons e 1/2= G maior ao modo Lidio
C mixo- V grau p/ achar o I grau somar 2 tons e 1/2= F maior ao modo mixo
Cm Dórico II grau p/ achar o I grau voltar 1 tom= Bb maior ao modo Dórico ( não seria Bb menor?)
Cm Frigio III grau p/ achar o I grau voltar 2 tons=Ab maior ao modo frigio ( não seria Ab menor?)
Cm Eólio VI grau p/ achar o I grau somar 1 tom e 1/2=Eb maior ao modo Eólio ( não seria Eb menor?)
me corrijam por favor
|
jr sound Veterano |
# ago/07
· votar
retiro o que eu disse são maiores o Bb... Ab.... Eb......
desculpai ai minha cabeça na lua.heheheh.
|
o-------HaLLuCin0geN Veterano |
# ago/07
· votar
C Dórico II grau p/ achar o I grau voltar 1 tom= Bb maior ao modo Dórico
C Frigio III grau p/ achar o I grau voltar 2 tons=Ab maior ao modo frigio
C Eólio VI grau p/ achar o I grau somar 1 tom e 1/2=Eb maior ao modo Eólio
agora sim ta certo.
|
youfox Veterano |
# ago/07
· votar
Alex Pires
cara!!! otima didatica!! serio mesmo...muito bom mesmo!
John Andrade
Vlw pelo topico e teoria, muito boa iniciativa!
|
youfox Veterano |
# ago/07
· votar
uma duvida que pintou agora é a seguinte:
pude ver que existe uma separação dentro dos modos para se utilizar das escalas em diferentes acordes(maior,menor, c/7..etc) que estão dentro do "campo" da tonica em questão.
DISCULPA A IGNORANCIA.
Mas atraves de um C dorico foi mencionado encontrar a maior relativa que seria no caso de C, um Tom anterior= A#(?), ai dessa forma eu encontro a escala maior relativa, mas por ja se tratar de um C dorico este ja não eh relativo de C jonio não?
e se caso realmente for o A#, qual seria a aplicabilidade dessa escala?
Seria assim?:usando o C dorico indicado para acorde "X"menor com setima ou não...eu poderia tambem usar a escala maior de A#?
to confuso...rsrrs
|
Tati e Dan Veterano |
# ago/08
· votar
não sei usar os odos
|
Tati e Dan Veterano |
# ago/08
· votar
ops os modos... rere
|
Tati e Dan Veterano |
# ago/08
· votar
da pra alguém me explicar como aplicar na prática?
|
junior guitar Veterano |
# jul/09
· votar
OLÁ GUITARMANIACOS SOU NOVO NO FORUM E ESTOU COM UMA DUVIDA SOBRE OS MODOS GREGOS DIGAMOS QUE EU ESTOU COM UMA PROGRESSÃO DE G,C,D QUE ESCALAS DOS MODOS GREGOS PARA CADA ACORDE SE VCS PUDEREM ME AJUDAR EU AGRADEÇO
|
Frankie Veterano |
# jul/09 · Editado por: Frankie
· votar
Taí um exemplo:
" Improvisando somente usando escala mixolídia numa progressão: G, C, D (tonica, 4ª e 5ª) bastante utilizada em blues:
G: Mixo de G: D mixolídio C: Mixo de C: G mixolídio D: Mixo de D: A mixolídio " - Tem isso no primeiro post. do tópico.
( edited. )
|
bielcamboim Veterano |
# jan/13
· votar
Cara graças a esse tópico minha mente se esclareceu completamente . no caso se por exemplo eu quisesse tocar D dório , ai eu sei que o D é II grau de C - Escala de Dó : C D E F G A B ( Diatônica eu acho ) - T ; T , ST ; T ; T; T ; ST .
D Dório = C Jônio , Então eu estarei utilizando escala maior de C ? Então eu poderia solar em todos os 7 modos da escala maior de C ? se não , porque ?
A ordem dos acordes na improvisação afetaria em algo ? Se eu tocasse em D Dório o tom da Jam Track seria em C maior ?
Aguardo Respostas , Cordialmente bielcamboim
|
krixzy Veterano |
# jan/13
· votar
bielcamboim
Leia esse tópico que vai te ajudar em qual escala usar pra qual acorde, olha os comentários a partir do dia 01/jan/13.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196149/p2
|
bielcamboim Veterano |
# jan/13 · Editado por: bielcamboim
· votar
Eu sei eu vi por ele mas ainda fiquei com essa dúvida :
Cara graças a esse tópico minha mente se esclareceu completamente . no caso se por exemplo eu quisesse tocar D dório , ai eu sei que o D é II grau de C - Escala de Dó : C D E F G A B ( Diatônica eu acho ) - T ; T , ST ; T ; T; T ; ST .
D Dório = C Jônio , Então eu estarei utilizando escala maior de C ? Então eu poderia solar em todos os 7 modos da escala maior de C ? se não , porque ?
A ordem dos acordes na improvisação afetaria em algo ? Se eu tocasse em D Dório o tom da Jam Track seria em C maior ?
Aguardo Respostas , Cordialmente bielcamboim
|
krixzy Veterano |
# jan/13
· votar
D Dório = C Jônio , Então eu estarei utilizando escala maior de C ? Então eu poderia solar em todos os 7 modos da escala maior de C ? se não , porque ?
(C) Jónio______ C D E F G A B C
(D) Dórico______ D E F G A B C D
(E) Frígio______ E F G A B C D E
...........................................
Se vc tocar cada modo no seu Tom, as notas vão ser sempre naturais.
A ordem dos acordes na improvisação afetaria em algo ? Se eu tocasse em D Dório o tom da Jam Track seria em C maior ?
É como eu disse no tópico que linkei, vc pode usar qualquer escala ou modo que tenha as 3 notas fundamentais do acorde que esta sendo tocado, se mudar de acorde e as notas dele não encaixa na escala que vc ta usando, então vc tem que procurar outra escala que encaixe no acorde.
Se o acorde que está tocando tem suas 3 notas naturais, então vc pode usar os 7 modos, mas cada um no seu tom e não no tom do acorde que está tocando, porque se não vc não teria as notas naturais em todos os modos.
Pelo menos é o que eu acredito ser, caso eu esteja errado alguém me corrija.
|
bielcamboim Veterano |
# jan/13
· votar
krixzy Então no caso do jonio C seria , C , E e G então eu poderia tocar os 7 modos ? se sim , em que tom ? os 3 ?
cordialmente , bielcamboim
|
bielcamboim Veterano |
# jan/13
· votar
eu sei que eu sou mt desajeitado com essas coisas por isso estou pedindo ajuda :(
|
krixzy Veterano |
# jan/13
· votar
bielcamboim
No acorde de C ( C - E - G ) vc pode tocar os 7 modos:
Modo de "C"-------------------- Jónico Modo de "D"---------------------Dórico Modo de "E"---------------------Frígio Modo de "F"---------------------Lídio Modo de "G"---------------------Mixolídio Modo de "A"----------------------Eólio Modo de "B"----------------------Lócrio
Vc vai tocar cada modo no seu Tom, ( Ex: se Frígio é o modo de E, vc vai tocar em "E" ) assim vc terá notas naturais.
|
LeandroP Moderador |
# jan/13
· votar
A relação modo/acorde não deve ser desprezada. Não se trata apenas de escala, da inversão da escala. Se eu tocar sobre o acorde C maior um modo Mi frígio, ou seja, a escala de Dó maior partindo da 3a nota, não estarei tocando o modo frígio, e sim a escala de Dó maior. Observem os intervalos de cada modo, harmonize este modo, veja as notas/intervalos característicos... Senão, será tudo "mais do mesmo".
Faça um teste prático e observe as sonoridades:
Toque o bordão solto pra servir de referência tonal, e deixe a nota soando o máximo de tempo possível. Com o bordão soando, toque livremente como descrito nas tablaturas abaixo, exemplos 1 e 2.
Exemplo #1: e-------0--2--3--0--2--3--0--2--3-- B---------------------------------- G---------------------------------- D---------------------------------- A---------------------------------- E--0------------------------------- deixe o bordão soando ........
No exemplo #1, a sonoridade é bem comum, pois se trata de uma tonalidade menor natural. Compare a sonoridade acima com o exemplo #2.
Exemplo #1: e-------0--1--3--0--1--3--0--1--3-- B---------------------------------- G---------------------------------- D---------------------------------- A---------------------------------- E--0------------------------------- deixe o bordão soando ........
Note que apenas uma nota mudou. No exemplo #1, a nota F# aparece sendo tocada na casa 2 da corda mizinha. No exemplo #2, a nota F aparece sendo tocada na casa 1 da corda mizinha. Veja que esta pequena diferença altera toda a sonoridade, trazendo ares orientais ao trecho musical.
Isso é a aplicação dos modos. O resto não passa de uma mera inversão da escala.
fiquem atentos a esses pequenos detalhes, que fazem toda a diferença.
|
bielcamboim Veterano |
# jan/13
· votar
cara , acho que nunca vou conseguir entender esse modo grego - acho q vou recomeçar do zero , eu entendi quase tudo , so falta a bendita da aplicação ( i'm burro ¬¬ ) -- preciso de ajuddaaaaaaa
|
bielcamboim Veterano |
# jan/13
· votar
krixzy cara percebi q vc entende bem de modos gregos , poderias me ajudar ? - se quiser conversar por chat , é so entrar no meu fórum : http://guitar-masters.forum-livre.com/forum
Pois sinto q estou sentindo dificuldade nisso
cordialmento bielcamboim
|
krixzy Veterano |
# jan/13
· votar
bielcamboim
Cara se vc já tem conhecimento sobre formação de acordes, basta ler com atenção a explicação que postei no outro tópico que vc entende, não tem complicação, vc pode aplica qualquer modo grego, ou escala que tenha as 3 notas fundamentais do acorde que está sendo tocado. Se vc não conhece as três notas fundamentais do acorde, e não sabe sobre formação de acordes, estude eles primeiro, sem conhecer isso vc não vai conseguir achar os modos ou escalas que encaixam nos acordes.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196149/p2
|
LeandroP Moderador |
# jan/13
· votar
bielcamboim
Cara, experimente tocar o que postei logo acima. Não adianta querer entender a coisa somente por teoria. É legal porque te dá uma base, mas tem que perceber a sonoridade de cada modo. Trabalhar a "percepção" sobre os modos.
|
Iwar Veterano |
# jan/13
· votar
bielcamboim
Olhe este tópico, é uma explicação muito boa sobre os modos, ele te explica harmonia modal e como aplicá-la, provavelmente sanará sua dúvida :)
http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/89320/
|
bielcamboim Veterano |
# jan/13
· votar
Pessoal acho que eu já entendi tudo depois de algumas coisas que ficaram na minha cabeça , porem so tive algumas duvidas bobas :
Vejamos esta outra base agora, extremamente viajada:
(Am C9 Am C9) Am
Qual escala você utilizaria para solar? Qual modo grego você pode utilizar para solar em cima dessa base, e dar aquele "tempêro" para seu solo?
Para isso, vamos "dissecar" cada um desses acordes:
Am: A C E C9: C E G D
Pq um ta com 3 notas e o outro com 4 ?
Outra dúvida era a seguinte :
Nesse exemplo ele usou a escala de C como fonte principal mas se fosse um F ? eu digo no caso a que ele sempre usava como exemplo , aqui um trecho :
Os estudos realizados por seu guitarrista-base estão causando uma revolução em toda banda. Todos estão tendo que estudar um pouquinho mais para não fazer feio perante as bases que o mesmo tem trazido para o ensaio. E mais uma vez, nosso fenomenal guitarrista chega com mais uma de sua obras de arte:
(F Dm Am G) F
Mais outra missão para você. Qual escala você vai utilizar para solar sobre essa base? Qual modo grego você pode utilizar para solar em cima dessa base, e dar aquele "tempêro" para seu solo?
Para isso, vamos "dissecar" cada um desses acordes:
F: F A C Dm: D F A Am: A C E G: G B D
Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:
F G A B C D E
Alguma semelhança com as escalas "dissecadas" das bases anteriores? Todas! De fato, são as mesmas notas.
Ao analisarmos mais essa base que seu guitarrista criou, você perceberá que ela gira sobre a tonalidade (campo harmônico) de C maior, e o repouso desses acordes tende a acontecer no acorde de F. Qual escala utilizar?
|
krixzy Veterano |
# jan/13 · Editado por: krixzy
· votar
bielcamboim
Am: A C E C9: C E G D
Pq um ta com 3 notas e o outro com 4 ?
Pq é C+ a 9 da escala = C"9" = C - E - G + (D> é a 9 da escala de C)
Ao analisarmos mais essa base que seu guitarrista criou, você perceberá que ela gira sobre a tonalidade (campo harmônico) de C maior, e o repouso desses acordes tende a acontecer no acorde de F. Qual escala utilizar?
Lídio em F.
|
bielcamboim Veterano |
# jan/13
· votar
krixzy ata - tbm seria 3 se fosse - C7M ne ?]
vlw e tbm tem essa pergunta :
Nesse exemplo ele usou a escala de C como fonte principal mas se fosse um F ? eu digo no caso a que ele sempre usava como exemplo , aqui um trecho :
Os estudos realizados por seu guitarrista-base estão causando uma revolução em toda banda. Todos estão tendo que estudar um pouquinho mais para não fazer feio perante as bases que o mesmo tem trazido para o ensaio. E mais uma vez, nosso fenomenal guitarrista chega com mais uma de sua obras de arte:
(F Dm Am G) F
Mais outra missão para você. Qual escala você vai utilizar para solar sobre essa base? Qual modo grego você pode utilizar para solar em cima dessa base, e dar aquele "tempêro" para seu solo?
Para isso, vamos "dissecar" cada um desses acordes:
F: F A C Dm: D F A Am: A C E G: G B D
Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:
F G A B C D E
Alguma semelhança com as escalas "dissecadas" das bases anteriores? Todas! De fato, são as mesmas notas.
Ao analisarmos mais essa base que seu guitarrista criou, você perceberá que ela gira sobre a tonalidade (campo harmônico) de C maior, e o repouso desses acordes tende a acontecer no acorde de F. Qual escala utilizar?
|
krixzy Veterano |
# jan/13 · Editado por: krixzy
· votar
bielcamboim tbm seria 3 se fosse - C7M ne ?
Não, seria o mesmo esquema do C9, são as 3 notas do acorde + a 7, o mesmo vale pra C6, C5...
Ao analisarmos mais essa base que seu guitarrista criou, você perceberá que ela gira sobre a tonalidade (campo harmônico) de C maior, e o repouso desses acordes tende a acontecer no acorde de F. Qual escala utilizar?
Lídio em F, pq assim como todos os acordes são formados por notas naturais, com Lídio F vc terá todas elas e pode usar Lídio com tom em F pra todos os acordes dessa base.
|
Iwar Veterano |
# jan/13 · Editado por: Iwar
· votar
bielcamboim Cara... primeiro, vc olhou o tópico que eu te mandei? Segundo, uma informação da sua primeira pergunta está errada, bem aqui:
Am: A C E C9: C E G D
Na verdade, o C9 possui as seguintes notas: C E G Bb D Que seriam estes intervalos: T - 3 - 5 - 7b - 9 O acorde no exemplo é um Cadd9, mas enfim, à sua pergunta..
Pq um ta com 3 notas e o outro com 4 ?
Cara, primeiro o outro teria 5 notas, mas então, velho, são as notas do acorde.. pq vc ta perguntando sobre modos se não sabe nem como os acordes são formados? Assiste às aulas sobre acordes do cifra club, eles ensinam tudo certinho.
Nesse exemplo ele usou a escala de C como fonte principal mas se fosse um F? eu digo no caso a que ele sempre usava como exemplo
Primeiro acerte os termos pq assim fica difícil entender a pergunta. Eu entendi assim: Porque ele está usando o tom de C? E se o tom fosse F? Provavelmente o tom não está em C e sim em F porque neste caso, o C é um acorde dominante adicionado de 9ª. Como C é dominante, sua sétima será o Bb, que é uma nota fora do tom de C mas dentro do tom de F. Quanto ao Am, o A é o grau III do tom de F, modo frígio, logo é um acorde menor, então o exemplo está no tom de F. Isso na primeira progressão que vc me deu que é Am C9 Am C9 Am.
Agora a segunda progressão.. F Dm Am G F
Bom, está no tom de F, porém F LÍDIO, lembre-se disso, pois no tom de F MAIOR, os únicos acordes maiores são C e Bb. Neste exemplo há um G maior, logo a progressão encaixa no tom de C maior.
Não utilize o pensamento: "o primeiro acorde determina o tom da progressão"
Está correto porém só irá confundi-lo, o tom pode estar em qualquer um dos modos gregos, portanto a progressão pode estar no tom jônio, dórico, frígio, lídio, mixolídio, eólio ou lócrio, ou seja 7 escalas maiores diferentes. Tente identificar o tom maior antes pela progressão dos acordes, logo em seguida, descubra qual o grau do primeiro acorde da progressão em relação ao tom maior e descubra o tom "modal". Por exemplo, o primeiro acorde é o grau IV de C que seria um F, então o tom poderia ser ou C maior ou F Lídio já que o modo lídio representa o IV grau
|
bielcamboim Veterano |
# jan/13
· votar
krixzy eu falo em fá jonio
|