Duvidas sobre Modos Gregos

    Autor Mensagem
    Satch JR
    Veterano
    # jun/03


    Opa... estou com algumas duvidas sobre modos gregos... Bom... quando eu for tocar na escala (no braco da guitarra) a escalada de C Jonico... eu escolho por exemplo uma digitacao de C Maior... mas quando eu for fazer a de D Dorico eu usarei qual escala?? Seria a de D Maior no mesmo local da de C Jonico.. ou seria a frente??? isso que eh minha duvida... Nao to conseguindo entender muito bem isso

    Desculpa ter formulado meio mal minha pergunta... se nao consiguirem entender, eu perguntarei denovo...

    []'s

    Bruno Guns
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    ah para com isso..e dá um geito de tocar sem preocupar com essas coisas!!!

    Satch JR
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Velho.. eu gosto de tocar improvisacao, principalmente com minha banda de amigos pra me divertir..... e outra coisa, sabe teoria pra improvisar nao tem nada errado...

    Desde ja, se alguem souber me responder, eu agradeco

    []'s

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Você usará no D dórico a escala de c maior mesmo, só que começando pela nota D. Ficaria assim:

    D E F G A B C D

    thiagop5
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    gente tenho uma duvida, como eu sei que acorde usar como base, quando eu for criar um solo usando o modos gregos.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    thiagop5

    Você pode harmonizar os modos.

    Veja os tópicos sobre campo harmônico e harmonização.

    thiagop5
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Eu queria saber se eu consegui entender os modos gregos emtao eu vou por aqui e vocês me respondem ?

    Olha esse é o modo Jonio em G certo ?
    Começando pelo terceiro traste da mizona ( três notas por corda)

    G - A - B - C - D - E - F# - G - A - B - C - D - E - F# - G - A - B - C

    Se for isso, agora alguem pode me explicar como eu acho os acordes que combinam como base porq isso eu nao entendi mt nao, e os modos gregos so servem para improvisar ?

    malucobeleza666
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: malucobeleza666
    · votar


    thiagop5

    Olha esse é o modo Jonio em G certo ?
    Começando pelo terceiro traste da mizona ( três notas por corda)

    G - A - B - C - D - E - F# - G - A - B - C - D - E - F# - G - A - B - C


    Exato, agora você sabe por que dessas notas caracterizarem G Jonio? São pelos intervalos. Nessa escala que voce colocou, Temos F 2M 3M 4J 5J 6M 7M.Só que para tocarmos a escala de G maior, não precisamos necessariamente começar da Tônica(G). Se começarmos pela nota A, teremos: A B C D E F# G (Lembre-se, estamos falando só das notas da escala de G maior), começando da nota A, a gente tem os seguintes intervalos: T 2M 3m 4J 5J 6M 7m.Viu como é diferente? As notas são as mesmas, mas o que muda a sonoridade são os intervalos.Cada modo possui uma nota caracteristica. Como encontrar essa nota caracteristica? Primeiro a gente analisa se o modo é maior ou menor, depois comparamos com os intervalos de uma escala maior ou menor natural. Exemplo: A dorico(que é G maior, começando do A), como falei antes, possui estes intervalos: T 2M 3m 4J 5J 6M 7m, como saber se este modo é menor? Pela 3º, se for maior o modo é maior, se for 3ºm o modo é menor. Bom, modo dórico é menor, pois possui 3ºm, agora, qual é o intervalo caracteristico? O intervalo que distoa de uma escala menor aí é a 6M, logo essa é a nota caracteristica.Espero ter sido claro hehe

    Se for isso, agora alguem pode me explicar como eu acho os acordes que combinam como base porq isso eu nao entendi mt nao, e os modos gregos so servem para improvisar ?

    Aí, tu já tá entrando num assunto bem mais complexo, que é onde aplicar os modos direitinho.Aì tu precisa estudar harmonia, improvisação, coisa pra uma vida inteira hehe. Não, os modos são escalas comuns como quaisquer outras, logo tu pode improvisar, compor..

    thiagop5
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Haaaa, olha eu acho que finalmente entendi (assim eu espero ne) assim:
    Se eu juntar a tônica (G) + a sua terça diatonica (B) vai da um bicorde.. se eu juntar a tonica (G) + a terça (B) + a quinta da tonica (D) vai dar um triade ai todos os acordes que forem formados por G + B + D podem ser usados como base em um solo feito no modo jonio em G.. e se eu juntar a tonica + terça + quinta + setima vai dar um tetrade ai os acordes formados por essas notas tbm podem ser usados como base num solo feito no modo jonio em G certo ?
    Pelo Menos isso que vi em um post daki do forum...

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    thiagop5

    Isso mesmo.

    A forma mais comum de se harmonizar uma escala é por empilhamento de terças.

    Fórmula simples, com base em terças

    A terça pode ser maior ou menor, contando que seja sempre a terceira nota.

    A terça é maior quando tem 2 tons de distância, vamos chamar de 3M.

    A terça é menor quando tem 1,5 tom de distância, vamos chamar de 3m.

    E como se faz isso?

    Partindo de uma nota qualquer que será considerada a tônica pegamos a terceira nota. Por enquanto não importa se é maior ou menor, o importante é que seja a terceira nota a partir da tônica (primeira).

    Agora partindo da terceira nota, contamos a terceira a partir dela e juntamos as 3 notas, sendo a primeira nota, a terceira, e a terceira partindo da terceira. Em relação a primeira nota, a terceira da terceira será a quinta, ok?! Mas não pense nisso por enquanto. Veja como "terça da terça".

    Então agora podemos chegar às fórmulas contando os tons entre as terças. Ou vai ser 1,5 tom (3a menor - 3m) ou 2 tons (3a maior - 3M). Nem mais, nem menos.

    Acorde maior
    3M + 3m

    Acorde menor
    3m + 3M

    Um é o contrário do outro. Interessante isso!

    Agora se você pegar um acorde maior e aumentar a "terça da terça" em um semitom você terá um acorde aumentado. E se pegar um acorde menor e diminuir a "terça da terça" em um semitom você terá um acorde dimnuto.

    Acorde aumentado
    3M + 3M

    Acorde diminuto
    3m + 3m

    Observe que o acorde aumentado é derivado do maior, e o diminuto é derivado do menor. O aumentado são duas terças maiores, enquanto que o diminuto são duas terças menores. Simples assim!

    Vejamos as 4 fórmulas acima exemplificadas em Dó:

    Dó maior - C
    C, E, G

    Dó menor - Cm
    C, Eb, G

    Dó aumentado - C(#5) ou Caug
    C, E, G#

    Dó diminuto - C° ou Cdim
    C, Eb, Gb

    Agora você pode ver a terça da terça como quinta.

    A quinta pode ser justa, aumentada ou diminuta.

    Temos a formação de forma genérica como: Tônica, Terça e Quinta.

    Agora podemos empilhar mais uma terça sobre a quinta e teremos obviamente os acordes com sétima (maior, menor ou diminuta)

    Acorde maior com 7a maior
    3M + 3m + 3M

    Acorde maior com 7a menor
    3M + 3m + 3m

    Acorde menor com 7a menor
    3m + 3M + 3m

    Acorde menor com 7a maior
    3m + 3M + 3M

    Acorde meio-diminuto
    3m + 3m + 3M

    Acorde diminuto
    3m + 3m + 3m

    Vejamos todas as fórmulas acima exemplificadas também em Dó:

    Dó maior com 7a maior - C7M ou Cmaj7
    C, E, G, B

    Dó maior com 7a menor - C7
    C, E, G, Bb

    Dó menor com 7a menor - Cm7
    C, Eb, G, Bb

    Dó menor com 7a maior - Cm7M
    C, Eb, G, B

    Dó meio-diminuto - Cm7(b5) ou CØ
    C, Eb, Gb, Bb

    Dó diminuto - Cdim7
    C, Eb, Gb, Bbb (=A)

    E pode empilhar mais terças, e aí é o território das nonas.

    ______________________________________

    Com as fórmulas acima você pode analisar pelos intervalos de "tônica, terça e quinta" e descobrir qual acorde a escala dá origem.

    thiagop5
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Vlw entendi.... mais so tem uma coisa martelando minha cabeça pra mim entender tudo... se eu criar uma musica com acordes com 5 (power chords) como eu fasso pra descubri qual modo usar pra fazer um solo e em qual tonalidade ?
    E se fosse uma musica com acordes normais tipo do campo harmonico de C:
    C - Dm - Em - F - G - Am - B°
    como eu descubriria que modo e em que tonalidade usar ?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    thiagop5

    Se as músicas usam o campo harmônico de Dó, a escala é de Dó, porque os acordes foram harmonizados sobre esta escala.

    Se forem powerchords, o contexto harmônico indicará o que é maior e o que é menor.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas sobre Modos Gregos