Sobre os Modos Gregos

Autor Mensagem
bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


Se Fosse um Fá Jônio ao invés de Dó Jônio como seria esse trecho e porque :

Os estudos realizados por seu guitarrista-base estão causando uma revolução em toda banda. Todos estão tendo que estudar um pouquinho mais para não fazer feio perante as bases que o mesmo tem trazido para o ensaio. E mais uma vez, nosso fenomenal guitarrista chega com mais uma de sua obras de arte:

(F Dm Am G) F

Mais outra missão para você. Qual escala você vai utilizar para solar sobre essa base? Qual modo grego você pode utilizar para solar em cima dessa base, e dar aquele "tempêro" para seu solo?

Para isso, vamos "dissecar" cada um desses acordes:

F: F A C
Dm: D F A
Am: A C E
G: G B D

Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:

F G A B C D E

Alguma semelhança com as escalas "dissecadas" das bases anteriores? Todas! De fato, são as mesmas notas.

Ao analisarmos mais essa base que seu guitarrista criou, você perceberá que ela gira sobre a tonalidade (campo harmônico) de C maior, e o repouso desses acordes tende a acontecer no acorde de F. Qual escala utilizar?


Cordialmente , BielCamboim

krixzy
Veterano
# jan/13
· votar


bielcamboim

Se Fosse um Fá Jônio ao invés de Dó Jônio como seria esse trecho e porque :

Se fosse fá jônico os acordes seriam diferentes, vc só vai entender modos gregos quando souber toda a teoria da formação de acordes, com toda informação que passei junto com os amigos aki pra vc, não era pra vc ta com dúvida sobre isso, vá estudar a formação dos acordes depois leia tudo o que a gente postou aki, veja os tópicos que indicaram também, só assim vc vai entender.

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


krixzy
ok

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


Putz , agora já entendi tudo ( eu acho ) , quando li sobre Tríades e Tétrades tudo se esclareceu diante de mim ,então como seria esse fragmento se fosse no campo armônico de Fá e nn de Dó ? e como chegou a sua conclusão ? como se fosse para Fá Jônio :) vlw galera :

Os estudos realizados por seu guitarrista-base estão causando uma revolução em toda banda. Todos estão tendo que estudar um pouquinho mais para não fazer feio perante as bases que o mesmo tem trazido para o ensaio. E mais uma vez, nosso fenomenal guitarrista chega com mais uma de sua obras de arte:

(F Dm Am G) F

Mais outra missão para você. Qual escala você vai utilizar para solar sobre essa base? Qual modo grego você pode utilizar para solar em cima dessa base, e dar aquele "tempêro" para seu solo?

Para isso, vamos "dissecar" cada um desses acordes:

F: F A C
Dm: D F A
Am: A C E
G: G B D

Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:

F G A B C D E

Alguma semelhança com as escalas "dissecadas" das bases anteriores? Todas! De fato, são as mesmas notas.

Ao analisarmos mais essa base que seu guitarrista criou, você perceberá que ela gira sobre a tonalidade (campo harmônico) de C maior, e o repouso desses acordes tende a acontecer no acorde de F. Qual escala utilizar?


bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


Pessoal , agora eu me liguei , eu refiz o trecho a baixo com base no campo harmônico de G Maior , vejam se está certo e me digam por favor :

Para facilitar o entendimento desse assunto (que é um tanto quanto complexo), utilizarei para melhor exemplificar os modos a escala de G maior.

A escala de C maior é composta das seguintes notas:

I II III IV V VI VII
G A B C D E F#

Assim como essa escala possui 07 notas, é possível utilizar 07 maneiras diferentes de executá-la, ou seja, existem 07 modos diferentes possíveis de serem trabalhados.

O que determina o modo sobre o qual você ira trabalhar é a harmonia sobre a qual você irá improvisar e/ou a nota que você desejar "enfatizar" em seu solo.

Vejamos então quais são os modos possíveis de serem utilizados, de acordo com sua função dentro do Campo Harmônico (I IIm IIIm IV V VIm VIIm(5b)):

I: G (Jônico): G A B C D E F#
II: Am (Dórico): A B C D E F# G
III: Bm (Frígio): B C D E F# G A
IV: C (Lídio): C D E F# G A B
V: D (Mixolídio): D E F# G A B C
VI: Em (Eólio): E F# G A B C D
VII: F#m(5b) (Lócrio): F# G A B C D E

Vale lembrar que estamos utilizando apenas a escala de G maior no exemplo acima.

Até o presente momento, podemos chegar a um raciocínio interessante:

- Se você ouvir alguém dizer que fulano de tal está solando e utilizando a escala de G jônico em seu solo, saiba que se trata da mesma escala que Am dórico, Em Frígio, F lídio, G mixolídio, Am Eólio e Bm(5b) lócrio, pois:

I Jônico = IIm Dórico = IIIm Frígio = IV Mixolídio = V Lídio = VIm Eólio = VIIm(5b) Lócrio

---------------------------------------------------------------------- ----------------------------

Os estudos realizados por seu guitarrista-base estão causando uma revolução em toda banda. Todos estão tendo que estudar um pouquinho mais para não fazer feio perante as bases que o mesmo tem trazido para o ensaio. E mais uma vez, nosso fenomenal guitarrista chega com mais uma de sua obras de arte:

(Bm F# A E) Bm

Mais outra missão para você. Qual escala você vai utilizar para solar sobre essa base? Qual modo grego você pode utilizar para solar em cima dessa base, e dar aquele "tempêro" para seu solo?

Para isso, vamos "dissecar" cada um desses acordes:

Bm : B D F#
F# : F# A C
A : A C E
E : E G B

Se a dispusermos em uma reta essas notas que foram "dissecadas", teremos a seguinte escala:

B C D E F# G A

Alguma semelhança com as escalas "dissecadas" das bases anteriores? Todas! De fato, são as mesmas notas.

Ao analisarmos mais essa base que seu guitarrista criou, você perceberá que ela gira sobre a tonalidade (campo harmônico) de G maior, e o repouso desses acordes tende a acontecer no acorde de Bm . Qual escala utilizar?



Você pode utilizar tranqüilamente a escala de B Frígio , pois todas as notas originadas da "dissecção" dos acordes da base, fazem parte do Campo Harmônico de G.

Além disso, o acorde tônico (repouso) dessa base tende a acontecer sobre o acorde de Bm (que é o III grau do Campo Harmônico). Por essa razão, diz-se que a escala a ser utilizada é a escala de B Frígio.


Cordialmente , BielCamboim

Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


Velho, esse lugar daonde se ta pegando as coisas ai ta falando muita merda, recomendo ver fontes mais confiáveis, F# não está no campo harmônico de G
O que está no campo harmônico seria o F#m7(5b), F# possui as notas F# A# C#, ou seja, pode ser um acorde das escalas maiores de F#, B ou Db e logo não está no campo harmônico de G maior

A sua progressão seria dissecada assim:

Bm: B D F#
F#: F# A# C#
A: A C# E
E: E G# B

Ai seria

A# B C# D E F# G#

Só que essa escala não existe, faria sentido se sustenizássemos o D e então ficaria assim a progressão

B F# A#ø (o ø significa meio diminuto) E

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


Iwar
cara tu acabasse de me confundir toodinho novamente ....

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


Iwar
poderias me dizer um site que explicasse tudo direitinho ? vlw :)

LeandroP
Moderador
# jan/13
· votar


bielcamboim
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


LeandroP
é obrigatório saber todos os acordes da música para executar os modos gregos ? ou pode ser apenas o tom ? tipo assim o cara ta tocando em dó ai eu vou e executo um mi frígio sacou , sem precisar saber os acordes e sim apenas o tom .

Cordialmente , BielCamboim

Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


bielcamboim
Cara, faz o seguinte, começa estudando matérias mais fáceis, tipo intervalos e escalas, tenho um tópico meu que fala sobre o assunto bem aqui
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/299451/
Ai então vc estuda formação de acordes, como são formados cada tipo de acorde e como funcionam. Depois vc aprende o campo harmônico, e descobre depois que o campo harmônico foi completamente construído a partir dos modos gregos e depois parte pra modos gregos. Esquece tudo o que falamos aqui e vai estudar esses assuntos que eu te falei

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


Iwar
Eu ja estudei isso ¬¬'

Iwar
Veterano
# jan/13 · Editado por: Iwar
· votar


bielcamboim
Não estudou o suficiente, se tivesse não estaria se enrolando com as coisas que estamos tentando te explicar....

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


LeandroP
é obrigatório saber todos os acordes da música para executar os modos gregos ? ou pode ser apenas o tom ? tipo assim o cara ta tocando em dó ai eu vou e executo um mi frígio sacou , sem precisar saber os acordes e sim apenas o tom .

Cordialmente , BielCamboim

Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


bielcamboim
Só precisa saber o tom ué, ai vc toca na escala dele, o que vai determinar a sonoridade modal da música vai ser a progressão de acordes e a sua ênfase na nota especial daquele modo. Se vc escolher tocar o shape de mi frígio, não vai sair um som frígio pois se a progressão for de tom mixolídio, vc pode começar a escala em mi e terminar em mi, na nota fá vai dar um toque mixolídio ao solo independente de que modo usar

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


Iwar
ata , acho q entendi vlw :)

Então se o campo harmônico está no tom de Dó Maior , eu posso muito bem solar um G Mixolídio , ou um Dó Mixolídio né ? Vlw

Cordialmente , bielcamboim

Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


Não pois o C mixolídio é um modo do tom de F maior, então vc só usaria G mixolídio, já que esse é um modo de C maior.
Eu acho que já entendi onde está sua dúvida. Estude harmonia modal para tentar entender

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


Cara , depois de ler o livro Nautilus - Entendendo os modos gregos , Eu entendi tudo , abaixo segue uma mini explicação da aplicação dos modos gregos que eu escrevi ^^ :

Imaginemos um C.H. De G Maior , O tom da Progressão é G7M , As notas que estão sendo tocadas nesse acorde são : G B D F# ( Tétrade ). Os modos que possuem essas notas são os modos Jônio ( Que nada mais é do que a própria escala de Sol Maior ) e o modo Lídio ( G A B C# D E F# ) . Pronto , agora cabe a nós escolhermos um dos modos que será aplicado o Solo , Temos o modo Jônio ( Alegre , Relaxado ) e o modo Lídio ( Possui uma sonoridade semelhante a do modo Jônio , apenas enfatizando um clima de vitória ) .

E ai pessoal , me digam em que eu errei , por favor .

Cordialmente , BielCamboim

Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


Aproveitando aqui, eu tenho uma dúvida sobre a progressão de acordes de octavarium, vou colocar aqui da introdução
Tom da música: Ab maior

Fm - Fsus2 - Fm - Dbm - Fm - (Abm) - Fm - Dbm - Fm - (Abm) - Fm - Cm - Bbm - Fm - Eb/G - Ab - (Csus2) - (C) - F5

(*) = acordes fora do campo harmônico

Queria saber porque esses acordes entre parênteses foram empregados
Obs: suspeito de que os dois primeiros sejam por empréstimo modal, mas n tenho certeza

Agora, a música inteira possui o tom de Ab, eles não modificam nem um segundo, apenas no final quando retomam todas as outras músicas do album, que eles mudam de tom para o tom em que a música que eles estão falando estava

Agora os acordes da primeira parte que eu quero entender (a parte da entrada da música que depois vai para o violão. Fica lá pros 3:48 da música)

F - Dbmaj7/F - Dm7/F - Bbm e ai repete

Eu não entendi os três primeiros acordes já que o tom é Ab

Agora na primeira parte da música tem uns acordes que estão dentro do tom e depois de um tempo tem essa progressão

Fm - Eb/G - Absus2 - Ab - Edim7 - Fm - Ab/Eb - Ddim7 - Fdim7 - C/E

Ai então começa a parte 1 (Someone Like Him) da música e acaba a introdução.

Alguem me explicaria como eles usaram esses acordes?

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


Iwar
ta certo ?

Imaginemos um C.H. De G Maior , O tom da Progressão é G7M , As notas que estão sendo tocadas nesse acorde são : G B D F# ( Tétrade ). Os modos que possuem essas notas são os modos Jônio ( Que nada mais é do que a própria escala de Sol Maior ) e o modo Lídio ( G A B C# D E F# ) . Pronto , agora cabe a nós escolhermos um dos modos que será aplicado o Solo , Temos o modo Jônio ( Alegre , Relaxado ) e o modo Lídio ( Possui uma sonoridade semelhante a do modo Jônio , apenas enfatizando um clima de vitória ) .

Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


Sim, está certo, é só ver os acordes de cada modo. Sendo que lídio possui a 4# e o jônio não, essa é a única diferença entre os modos

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


Iwar
Então no caso eu poderia aplicar quais notas da escala G lídio ? poderia usar um A Lídio ? tipo assim nn ficar limitado só no G

Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


Depende do acorde que vc vai usar velho, se não vai usar modos de um jeito aleatório..

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


cara que tenso , eu posso aplicar QUALQUER MODO do campo harmonico há um power chorus por ele não possuir terça , pois a mesma é o que define '-'

ALF is back
Veterano
# jan/13
· votar


bielcamboim
as suas duvidas são meio esquisitas cara...acho q vc ainda tem q mastigar bem tudo isso pra entender melhor...tem duvida q fica até dificil responder! aquela situação mais ou menos assim: "pra virar um cavalo de pau com o carro, eu tenho q girar a chave de ignição no sentido horario?"
tipo, sim, tem q virar pra ligar o carro...mas nossa, q duvida é essa? =p
ASUHhUASAHU
mas é normal! esse seu interesse é a unica cosia q alguem precisa pra aprender!
em tempo, sobre sua afirmação do power chord, vc está quase certo...o lócrio nao pode ser usado, pois possui uma quinta diminuta e um power chord tem a quinta justa...mas a ideia é essa aí mesmo...umas bases de metal q só ficam na MIZONA da pra fazer a festa!

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


ALF is back
tipo assim se eu imagino num C.H. de do maior , então o dó é jonio e os outros shapes dos modos poderão ser utilizados na progressão em dó pois eles apenas enfatizam a concordancia de dó sobre o modo jonio . porem existe a diferença entre os modos maiores e menores ( vamos descartar o locrio pois ele possui uma 5ªdim ) então teremos os modos jonio , lidio e mixolidio ( eu acho ) para escolhermos , então vamos para a etapa das tríades . do possui a triade de C E G e dos 3 modos , os que possuem essas notas são os 3 modos , então fica a seu critério qual você vai utilizar . vamos utilizar o mixolidio então . Seria um C Mixolídio certo ? C Mixolídeo pertenceria ao campo harmônico de Fá . Então você poderia solar a música em F Jônio certo ? ou em Bb Lídio certo ?lembrando que o tom seria em Dó ( a progressão )

E ai cara , minha opinião está certa ? sei q ja estou abusando mt o povo daki mas é pq eu queria aprender , o que tiver errado por favor corrija e me diga .

Grato , BielCamboim

Iwar
Veterano
# jan/13
· votar


Ae galera, alguem poderia responder minha dúvida ali em cima sobre a progressão de Octavarium, eu tento entender porque a escolha daqueles acordes e não imagino o porquê. Ficarei feliz se alguem que entenda bastante de teoria pudesse me responder VLW!

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


alguem responde minha duvida por favor ? :

tipo assim se eu imagino num C.H. de do maior , então o dó é jonio e os outros shapes dos modos poderão ser utilizados na progressão em dó pois eles apenas enfatizam a concordancia de dó sobre o modo jonio . porem existe a diferença entre os modos maiores e menores ( vamos descartar o locrio pois ele possui uma 5ªdim ) então teremos os modos jonio , lidio e mixolidio ( eu acho ) para escolhermos , então vamos para a etapa das tríades . do possui a triade de C E G e dos 3 modos , os que possuem essas notas são os 3 modos , então fica a seu critério qual você vai utilizar . vamos utilizar o mixolidio então . Seria um C Mixolídio certo ? C Mixolídeo pertenceria ao campo harmônico de Fá . Então você poderia solar a música em F Jônio certo ? ou em Bb Lídio certo ?lembrando que o tom seria em Dó ( a progressão )


digam se ta certo

eduardodff
Veterano
# jan/13
· votar


Você falou tudo certo, mas se você solar C mixolídio, o tom é Fá, você apenas escolheu fazer uma base em C e dar a sonoridade mixolídio, mas o tom é Fa! Inclusive você pode fazer Fa jonio, G dorico, etc, se você tiver parado em C, tudo bai soar mixo!

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


eduardodff
ata vlw , tipo em campo harmonico maior , Improvisação modal em G Frígio eu estaria no C.H. de E maior né ? então poderia utilizar qualquer modo do CH de E maior pois ele estaria caracterizando o G como frígio certo ? porem tem aquela história dos modos maiores e menores , q eixaria apenas as opções de modos Mixolídio , Lídio ou Jônio certo ? porem se fosse um Power Chorus de G , poderia utilizar QUALQUER MODO menos o lócrio ( por possuir uma 5ª diminuta ) pois o power chorus n possui terça que é o q define se é maior ou menor . Já se eu quizesse solar em G jônio tbm poderia seria oura opção minha no CH de G . Lembresse q estou falando em Modal e nn Tonal . Ate ai ta certo ? grato :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre os Modos Gregos