Porque pessoas que não entendem de música hoje em dia conseguem fazer sucesso?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Não eram homens com voz de mulher, mas sim crianças castradas (Castrati). Sem testosterona, sem voz grave. Ainda assim, não sei se eles eram presentes nas musicas palacianas.

Compositores, são um grupo a parte de fato. Todos que eu conheço, são no mínimo... estranhos rsrs
A maior parte tem graves problemas com relacionamentos sociais, uso de drogas etc...

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Wuju Wu Yi

As implicações éticas deverão ser o sustentáculo de tudo isso, pois a dignidade da pessoa humana é o norte para uma sociedade justa, feliz, pacífica, etc ... Tudo são peças de um enorme quebra-cabeça que os humanos (ou melhor, alguns humanos) estão tentando montar há anos ... kkk

pianoid

Sim conheço essa relação que fazem com gênios e autismo ou vidas bem problemáticas, com doenças neurológicas em membros da família ou alcoolismo, etc ... Os especialistas em savantismo dizem que eles, em sua maioria, nasceram com lesões na área esquerda do cérebro (responsável pelo raciocínio, lógico, pensamento coerente e organizado, etc ... É o que está presente em grandes enxadristas, matemáticos e físicos). Para compensar essas lesões, o cérebro deles desenvolveram-se mais no lado direito (responsável pela criatividade, pensamento divergente, "pensar fora da caixinha", resoluções diferentes para problemas, etc ...).

Há teorias que dizem que não apenas os músicos (como os que você citou), mas muitos homens de talento do passado e atualmente na área das ciências (Einstein, Newton, Leonardo Da Vinci ...) estão usando mais o hemisfério direito do cérebro.

Então se fizermos uma ressonância magnética em Tommy Emmanuel, Sungha Jung, Messi, Falcão do Futsal, entre outros, é bem provável que as áreas do cérebro que eles estão utilizando é o hemisfério direito. Então, por isso vemos certas criatividades em alguns e em outros apenas o comum mesmo.

O Jô contou uma história uma vez, "não sei se é verdade", que uma mulher teve um filho e em poucos meses ele morreu de uma doença genética tal ...
Depois, ele perguntou para a platéia: " - Vocês acham que ela deve tentar ter novamente um filho?" A maioria respondeu sim.
Depois ele disse que essa mesma mulher teve essa outra criança e algum pouco tempo depois essa criança morreu por uma causa X.
Depois, ele perguntou para a platéia novamente: " - Vocês acham que ela deve tentar ter novamente um filho ?" A maioria respondeu sim, mas com reservas.
Depois ele disse que essa mesma mulher teve essa outra criança e algum pouco tempo depois essa criança morreu por uma causa Y.
Depois, ele continuou fazendo a mesma perguntou para a platéia até a 6ª vez, quando a platéia respondeu: "Não, agora é melhor ela nem tentar ter essa criança!"

Daí, ele respondeu:

Então vocês acabaram de matar Ludwig van Beethoven.

Daí, ele continuou dizendo que mesmo não morrendo, teve problemas de saúde que foi na parte da sua audição, levando-o à surdez total.

Se tudo isso não for verdade, não me culpem. Estou apenas repassando a história que já ouvi.

Quem conhecer bem a história do Beethoven (estou sem tempo agora de pesquisar no Google), poderá confirmar ou não essa história.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


Tecfrente
As implicações éticas deverão ser o sustentáculo de tudo isso, pois a dignidade da pessoa humana é o norte para uma sociedade justa, feliz, pacífica, etc ... Tudo são peças de um enorme quebra-cabeça que os humanos (ou melhor, alguns humanos) estão tentando montar há anos ... kkk

concordo plenamente.

Legal a história do Beethoven, se for verdadeira.

pianoid
Veterano
# jul/15
· votar


a única biografia que li de Beethoven é de Maynard Solomon, de 1977. diz que ele teve um irmão mais velho, que morreu quando ambos ainda eram crianças. Outros irmãos também morreram, mas nascidos depois de Beethoven. Naquela época, com precárias condições de higiene e saúde, gurizada morria geral. Por isso, era importando estar sempre fazendo novos filhos, senão a humanidade teria um fim rápido

Jô queria provar algum ponto.

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Outra história curiosa sobre Beethoven que ouvi falar há alguns anos foi ...

Aquele tã tã tã tã ♪♫ tão famoso que aparece na sua 5ª sinfonia foi inspirado nas "batidas de porta" que o locador dava na residência em que ele morava. Por isso o "ar de suspense" na sinfonia (em Cm), pois eles não tinham dinheiro para pagar.

Podemos fazer uma analogia com o seu barriga e o desespero e o "se vira nos 30" do seu madruga kkkkk



pianoid
Veterano
# jul/15
· votar


bem, ele dizia que era o destino. Eu ouço risadas (talvez do sarcástico destino) alguns compassos adiante. Nessa época ele já era renomado e bem pago e já não precisava sustentar os irmãos. Problemas com aluguel, não tinha.

sua infância é que foi de doer, mas ao mesmo tempo essa luta contribuiu pra sua grandeza. Isso e a surdez progressiva a partir de quando começava a se tornar célebre como compositor...

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


pianoid

a surdez progressiva a partir de quando começava a se tornar célebre como compositor...

Isso me faz lembrar do matemático Leonhard Euler (provavelmente o mais prolífico da História) quando ficou cego de um olho e disse:

"- Agora terei menos distrações".

Rednef2
Veterano
# jul/15 · Editado por: Rednef2
· votar


Eu concordo um pouco com as analises de Bertola. Mas, em alguns pontos ele fala como um historiador do apocalipse, vamos dizer assim.
Nesses pontos eu discordo.

Se formos citar os grandes influentes da historia - em todos os segmentos da vida - sempre houve um contexto socio-cultural muito forte envolvido. Grandes pensadores sempre surgiram nessas épocas. Mas... também em épocas de crises, vou chegar nisso logo.
Eric Hobsbawm tem até um livro falando sobre a História do Jazz, e lá ele vai mostrando todo o contexto socio-cultural envolvido na coisa toda. E isso certamente não ocorreu só com o jazz. Com os outros estilos também.
O rock cresceu muito naquela época pós guerra, e especialmente na guerra do vietnã. Havia aquela forte luta do capitalismo vs comunismo, e o crescimento dos punks carregando a bandeira da anarquia.

E o que ta rolando hoje? Na minha opinião é culpa da chamada globalização. Ela trouxe muitas coisas boas, mas destruiu outras. Destruiu muito as chamadas "identidades". Eu me lembro que nos anos 90 lá em Pernambuco, na cidade de Paulista, em época de São João, rolava fogueira, comemoração na rua, etc. Hoje em dia, não tem mais isso. Época de Natal era uma festança na rua... atualmente é um deserto as ruas. Parece até Brasilia.
Essa crise de identidade ta atingindo tudo. Até mesmo a coisa de ser homem ou mulher, está em crise. Casamento ta em crise. Relacionamentos interpessoais estão em crise (olhe o quanto estamos distantes um dos outros). Familia - no sentido tradicional - está em crise.
A arte está em crise. O mundo está em crise. Porque vocês acham que o numero de depressão crônica na sociedade aumenta a cada ano no mundo inteiro?
A globalização fez o sentido de muitas coisas cairem por terra.

Já houve épocas da história que isso ocorreu. Se eu estiver errado, Bertola ou algum outro cara que estude essa área, me corrijam. Mas, antes da ascenção da Igreja Católica, com a queda de Constantinopla o mundo Antigo Europeu entrou num periodo de depressão total, já que as coisas que davam sentido aquela sociedade, haviam virado pó.
Fazendo um analogia com esse periodo, é mais ou menos isso que está rolando na nossa época. Perdemos o sentido em muitas coisas, especialmente - e é ai que entra o que Lelo Mig disse - na noção de Cultura.
Isso praticamente não existe mais no mundo ocidental. Não temos mais nada sobre o que falar (a não ser que os artistas falem sobre essa perda de significado no ocidente).
Não temos identidade. Não temos um contexto cultural que nos impulsione a criar, pensar, filosofar. A impressão é que estamos num barco a deriva, em alto mar, numa tempestade aterrorizante.

Mas, eu creio que vai chegar uma época que algum sistema vai por ordem na coisa toda.
Agora.... que ordem será essa, não sabemos. Se for estilo a ordem imposta pela Igreja Catolica na Idade Média é melhor ficar do jeito que tá. Porém, não acho dificil. O Islamismo cresce a cada dia.

E como eu falei... em momentos de crises foi onde surgiu grandes artistas, pensadores, etc.
Quem sabe não brote dessa crise de identidade do mundo ocidental, um grande movimentos artistico, grandes pensadores?
Caras como Walter Benjamin, Jean Paul Sartre, Foucault, Freud, Marx, Heidegger, Karl Popper, Paul Veyne, a galera da escola dos annales, e tantos outros, apareceram em épocas de grandes conflitos no ocidente.
Não é um poço sem fundo.

rcorts
Veterano
# jul/15
· votar


Rednef2
A globalização fez o sentido de muitas coisas cairem por terra.


Gostei dessa análise. Às vezes me pego respirando ares de estranheza e andando por lugares vazios. Parece que a necessidade de consumo constante atualmente até decorre disso. E até isso meio que parece perder o sentido rapidamente. Você compra algo e aquele algo começa a ficar invisível extremamente rápido. É foda!

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


Rednef2
Gostei do seu ponto de vista. Ampliou muito o assunto em questão. Até foi para outros lados.

Realmente estão começando a questionar muito (pela globalização como você disse, ou talvez por outros motivos mais) os valores, a cultura, e a tradição. De fato festas tradicionais e matizes da cultura tinham muito mais identidade. Hoje em dia já chegaram num ponto onde nem se sabe mais se um homem é homem mesmo, ou uma mulher é uma mulher. rs

Rednef2
Veterano
# jul/15
· votar


Wuju Wu Yi
rcorts
A meu ver é dai que vai acabar surgindo o novo movimento artistico. Se juntar uma galera e começar a expressar, por meio da arte, esse vazio que a globalização tem instalado no Ocidente, a coisa vai se expandir rapidinho. Porque lá no fundo, até a galera mais "leiga" sente essa frieza na civilização ocidental.

E é nesse movimento artistico que o pessoal vai começar a se identificar. E talvez começar a se encontrar em termos de cultura.

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Tecfrente
mesmo não morrendo, teve problemas de saúde que foi na parte da sua audição, levando-o à surdez total.

Não total, mas parcial. Alguns dizem que por isso ele não usava muito notas altas.

Rednef2

Mereceu +1.

Penso que é por aí. Estamos DESMOTIVADOS A VIVER, inclusive alguns que achavam que tinham grandes motivos para viver (eu). Hojem se não tiver razão para levantar da cama, eu não levanto. Estou lentamente seguindo adiante com.

Conclusão, esta, que cheguei depois da cirurgia.

entamoeba
Membro Novato
# jul/15
· votar


Rednef2
Não temos mais nada sobre o que falar

Discordo.

Talvez não tenhamos mais quem entenda a relevância dos temas, mas assunto é o que não falta. O mundo anda meio dessensibilizado e a idiotice, bem como as certezas, têm sido propagadas e reforçadas como nunca!

Em qualquer notícia que é postada nas redes sociais aparece algum imbecil para questionar a serventia. O mau uso da ironia é recorrente e qualquer semianalfabeto anda posando de intelectual, sem pudor de ter opinião - quando deveria ter cautela.

Alunos perderam a capacidade de aprender porque adotam muito cedo o primeiro modelo de pensamento que conseguem assimilar e não se abrem para mais nada. Acabam se tornando realistas ingênuos fervorosos, se abstendo de qualquer reflexão decente! Criamos uma fábrica de tapados que fazem muito barulho. O ruído por eles produzido dificulta a troca de impressões - é a consolidação da poluição informacional.

Mas a produção de conhecimento continua, ainda que à margem de tudo isso. Os assuntos estão cada vez mais interessantes. O que parece faltar são interlocutores com a capacidade de assimilá-los!

pianoid
Veterano
# jul/15
· votar


Rednef2
Mas, eu creio que vai chegar uma época que algum sistema vai por ordem na coisa toda.
Agora.... que ordem será essa, não sabemos. Se for estilo a ordem imposta pela Igreja Catolica na Idade Média é melhor ficar do jeito que tá. Porém, não acho dificil. O Islamismo cresce a cada dia.


arte e filosofia sempre foram instrumentos de dominação cultural. Quem está no poder é que escolhe a dedo quais artistas ou filósofos patrocinar para difundir os ideais de seu tempo. No momento, desconstrutivismo e pornografia recebem prioridade, pois é fácil dominar povos enfraquecidos e mentalmente débeis.

se islamismo vingar, podem dar adeus à música. Os caras tem matado músicos por lá. Aliás, música ocidental nasceu na igreja cristã, até mesmo o rock.

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


pianoid

Concordo com seu post, mas só uma reflexão ...

O que emperra mais o desenvolvimento (cultural, político, econômico ...) de uma sociedade ?

a) povos enfraquecidos e mentalmente débeis

b) manipuladores desses "povos enfraquecidos e mentalmente débeis"

Vou ser um pouquinho mais profundo ...

Ou os manipuladores desses "povos enfraquecidos e mentalmente débeis" sã os os verdadeiros "povos enfraquecidos e mentalmente débeis", pois suas manipulações de cunho individualista possuem consequências desastrosas ?

Obs: Eu já tenho uma opinião formada sobre isso, mas não sei se vale a pena discuti-la aqui, pois envolverá Política e Ciência & Tecnologia.
Caso o faça, haverá uma circularidade de argumentos já tratados em posts anteriores.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porque pessoas que não entendem de música hoje em dia conseguem fazer sucesso?