Porque pessoas que não entendem de música hoje em dia conseguem fazer sucesso?

Autor Mensagem
sandrokaza
Veterano
# jul/15 · Editado por: sandrokaza


Hoje em dia é fácil ver por aí nas redes sociais alguém ficando famoso por divulgar vídeos tocando um violão, exibindo uma voz e um rostinho bonito. Sendo assim chamados de "músico". Alguns nunca tentaram ao menos criar uma música, ficam só executando o que não é deles. Pra mim, músico não é quem fica no violão tocando música dos outros, até porque um cursinho brega de violão pra tirar algumas músicas acha em qualquer escolinha por aí. Eu me baseio nos grandes compositores, Richard Wagner por exemplo, é um cara que eu admiro e ele realmente entendia de música, estudou música e suas óperas eram sensacionais. Porque hoje em dia quase todos acham que música clássica é um museu e quase ninguém mais liga pra um estudo com um direcionamento correto, pra se aprofundar e usar os conhecimentos adquiridos em qualquer outro estilo? existiriam mais músicas boas, não? ou nos dias atuais uma teoria básica, aquelas bem meia boca mesmo, um violão e um rostinho bonito são os ingredientes para o sucesso? se é que pode chamar isso de sucesso. Espero que um dia acabe isso, que apenas pessoas que demonstram talento e disciplina consigam ter seu espaço, nada mais justo.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


música é uma industria cara. dane-se o quanto o cara estudou, os caras querem fazer dinheiro.

eu concordo com o que tu disse, mas no mundo capitalista que a gente vive é utópico.

claro que eu queria ver na tv algo como um concurso de novos compositores (de alto nível) ou algo assim, mas enfim, só aceita cara.

isso dai quem deveria resolver é o ministro da cultura e os governantes, começando pela educação musical.. mas é tudo muito utópico.

edit: mas não se engane cara. mesmo que a musica comercial não seja "tão complexa", tem diversos profissionais competentes que atuam por trás desse cenário.

a mixagem das musicas comerciais por exemplo é um uma referência a ser seguida.

sandrokaza
Veterano
# jul/15 · Editado por: sandrokaza
· votar


edit: mas não se engane cara. mesmo que a musica comercial não seja "tão complexa", tem diversos profissionais competentes que atuam por trás desse cenário.

Concordo com você.

guitarrista nerd
Veterano
# jul/15
· votar


não acho que seja propriamente um sucesso, antigamente não existia internet e para que alguém fosse conhecido teria que ir em alguma grande mídia vide grandes bandas que lavaram muitos anos para serem reconhecidas, hoje graças a internet você pode expor e divulgar seu trabalho pagando praticamente nada, só que o número de pessoas divulgando é imenso o que torna o "sucesso" algo muito passageiro vide bandas e artistas que sumiram tão rápido quanto surgiram.

entamoeba
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: entamoeba
· votar


Por que pessoas que não entendem de música, hoje em dia, conseguem fazer sucesso?

Primeiro, entender de música não é o mesmo que fazer música boa. Seria mais relevante perguntar:

Por que pessoas que não fazem música boa, hoje em dia, conseguem fazer sucesso?

Sucesso é ter um objetivo e alcançá-lo. Neste caso, imagino que você esteja falando de sucesso comercial, de reconhecimento do grande público, de visibilidade na mídia, essas merdas...

Cara, ligue seu televisor e veja os programas que passam! O povo tem consumido esse lixo em doses cavalares. Você espera que alguém com esse tipo de vivência consuma música de qualidade?

sandrokaza
Veterano
# jul/15
· votar


Por que pessoas que não entendem de música, hoje em dia, conseguem fazer sucesso?

Primeiro, entender de música não é o mesmo que fazer música boa. Seria mais relevante perguntar:

Por que pessoas que não fazem música boa, hoje em dia, conseguem fazer sucesso?

Sucesso é ter um objetivo e alcançá-lo. Neste caso, imagino que você esteja falando de sucesso comercial, de reconhecimento do grande público, de visibilidade na mídia, essas merdas...

Cara, ligue seu televisor e veja os programas que passam! O povo tem consumido esse lixo em doses cavalares. Você espera que alguém com esse tipo de vivência consuma música de qualidade?


verdade cara!

Lelo Mig
Membro
# jul/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


sandrokaza

Não confunda falta de cultura geral com falta de entendimento musical.

Entender de música (fora do segmento erudito) hoje os músicos entendem muito mais que no meu tempo.

Nos anos 50,60 e 70, a maioria era autodidata, sabiam muito pouco de teoria e quase ninguém lia partitura, inclusive no jazz. E fez-se muita música de alto nível.

Hoje em dia, qualquer músico acompanhante de banda de pagode ou de sertanejo universitário, estudou prá caramba. Só têm músico top acompanhando estes caras.

O que falta é cultura, não estudo musical.

Cara pode escrever uma partitura complexa direto, apenas ouvindo e o escambau, mas se a única coisa que ele leu é Paulo Coelho e 50 Tons de cinza, se só assiste filmes no estilo Crepúsculo, se nunca foi ao teatro, se acha que Michelangelo é uma tartaruga ninja......nunca vai compor nada que preste.

cafe_com_leite
Veterano
# jul/15 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Uma simples explicação:

Super valorização da beleza estetica e exposição exacerbada e fácil de mídia.

sandrokaza
Veterano
# jul/15
· votar


Não confunda falta de cultura geral com falta de entendimento musical.

Entender de música (fora do segmento erudito) hoje os músicos entendem muito mais que no meu tempo.

Nos anos 50,60 e 70, a maioria era autodidata, sabiam muito pouco de teoria e quase ninguém lia partitura, inclusive no jazz. E fez-se muita música de alto nível.

Hoje em dia, qualquer músico acompanhante de banda de pagode ou de sertanejo universitário, estudou prá caramba. Só têm músico top acompanhando estes caras.

O que falta é cultura, não estudo musical.

Cara pode escrever uma partitura complexa direto, apenas ouvindo e o escambau, mas se a única coisa que ele leu é Paulo Coelho e 50 Tons de cinza, se só assiste filmes no estilo Crepúsculo, se nunca foi ao teatro, se acha que Michelangelo é uma tartaruga ninja......nunca vai compor nada que preste.


Sem dúvida, cultura é muito importante, mas infelizmente está em falta, como você disse..

sandrokaza
Veterano
# jul/15
· votar



Uma simples explicação:

Super valorização da beleza estetica e exposição exacerbada e fácil de mídia.


Concordo com você.

RafaelBernatto
Veterano
# jul/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Lelo Mig
Ahhh Lelo.. Troca Paulo Coelho por, sei lá, Clarisse Lispector vai.. rsrs

s2 Paulinho & Raulzito hahhaha

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


Por que pessoas que não fazem música boa
consuma música de qualidade

vulgo, "músicas que eu gosto".

sandrokaza

vai nessa onda de música ruim/boa não cara. continue focando na parte política da coisa. o ponto é que estão cortando a visibilidade de grande parte do cenário musical, incluindo de grandes músicos com excelentes composições e nível músical, por interesses comerciais, com visão empresarial.

combata isso.

esse papo de música boa/ruim é a maior furada.

entamoeba
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: entamoeba
· votar


Chegou o militante da causa "música ruim não existe". Tava demorando...

Que tal ir no tópico de música gospel impedir a conversa afirmando que deus não existe?

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


se a carapuça serve. tu já vai querer ferrar a cabeça do cara com esse papo de música boa/ruim?

o tópico nem é sobre isso.

Marcos UNI
Membro
# jul/15
· votar


É a mesma ladainha de sempre da música comercial, cara. O que tá faltando mesmo, é coragem e vergonha na cara dos músicos de verdades exporem seu trabalho com unhas e dentes, como se não houvesse o amanhã. Embora que doa, passe fome, mas lute por ela. O que eu vejo hoje em dia é uma cambada de mimizento ( sem querer ser arrogante), que passa anos da vida sendo músico de fulano, ganha uma grana e talz, porém, fica frustado o resto da vida por não ter tentado suas ideias, dando espaço a esses tipos de gente a entrarem no ramo na música. E o que resta é a falácia e o bla bla bla dos músicos. E assim ficamos sem gênios, sem cultura e sem uma musicalidade legal...

Eu sei que a política do nosso país não ajuda nesse meio, e muito menos a sociedade. Enquanto os gênios musicais não expor a suas ideias, vamos cada vez mais ver esse tipo de cenário comercial.

sandrokaza
Veterano
# jul/15
· votar


É a mesma ladainha de sempre da música comercial, cara. O que tá faltando mesmo, é coragem e vergonha na cara dos músicos de verdades exporem seu trabalho com unhas e dentes, como se não houvesse o amanhã. Embora que doa, passe fome, mas lute por ela. O que eu vejo hoje em dia é uma cambada de mimizento ( sem querer ser arrogante), que passa anos da vida sendo músico de fulano, ganha uma grana e talz, porém, fica frustado o resto da vida por não ter tentado suas ideias, dando espaço a esses tipos de gente a entrarem no ramo na música. E o que resta é a falácia e o bla bla bla dos músicos. E assim ficamos sem gênios, sem cultura e sem uma musicalidade legal...

Eu sei que a política do nosso país não ajuda nesse meio, e muito menos a sociedade. Enquanto os gênios musicais não expor a suas ideias, vamos cada vez mais ver esse tipo de cenário comercial.


falou tudo!

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


Marcos UNI
concordo com praticamente tudo cara. na prática é precisamente isso mesmo.

é injusto é a visibilidade que a galera do sertanejo e os mc toy story tem. ;/

ai tem que investir na educação musical escolar e tal, mas esse governo fdp..

sandrokaza
Veterano
# jul/15
· votar


concordo com praticamente tudo cara. na prática é precisamente isso mesmo.

é injusto é a visibilidade que a galera do sertanejo e os mc toy story tem. ;/

ai tem que investir na educação musical escolar e tal, mas esse governo fdp..


sem dúvida.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Marcos UNI
O que tá faltando mesmo, é coragem e vergonha na cara dos músicos de verdades exporem seu trabalho com unhas e dentes, como se não houvesse o amanhã.
Para quem tem contas à pagar e filhos pra criar, isso é que é falácia...
que passa anos da vida sendo músico de fulano, ganha uma grana e talz, porém, fica frustado o resto da vida por não ter tentado suas ideias, dando espaço a esses tipos de gente a entrarem no ramo na música
Conheço INÚMEROS músicos profissionais com discos e trabalhos inteiros gravados e engavetados, porque não servem para o mercado. Quem serve para o mercado capitalista da música é quem dá retorno em grana e não que escreve uma obra artística, estética, técnica ou socialmente relevante.
Enquanto os gênios musicais não expor a suas ideias, vamos cada vez mais ver esse tipo de cenário comercial.
Há alguns anos atrás (30, 40), isso ainda era possível. Agora não é mais, não mais como antes...
Bem vindo ao mundo real...
Abç

sandrokaza
Veterano
# jul/15 · Editado por: sandrokaza
· votar


Mauricio Luiz Bertola

No cenário de trilhas sonoras por exemplo, acho que estética e técnica é muito valorizado, porém, o retorno que um profissional deste ramo tem nem sempre é muito bom :/ o mundo está uma droga msm haha

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Há muitas discussões aqui nesse forum com o teor desse tópico,

Sugiro o seguinte:

Definir precisamente qual o "objeto" da discussão:

Influência da mídia no cenário musical.

Influência da política no cenário musical.

Músicas com boa harmonia, mas o restante é de baixa qualidade.

Músicas com belas melodias, harmonia razoável e letras péssimas.

Músicas poeticamente maravilhosas, letras simples e harmonia boa e melodia também.

Bandas, grupos, vocalistas que cantam e não vemos o "brilho nos olhos" deles. Parecem que estão sendo "oportunistas" ... estão ali apenas pelo sucesso e dinheiro.

Discutir e reconhecer todo o processo histórico de um determinado estilo musical. Por exemplo, muita gente critica o estilo "sertanejo" devido ao "sertanejo universitário", mas esquecem que a origem do "sertanejo" é bem diferente do sertanejo que vemos hoje. Devemos discernir "moda de viola" e artistas sertanejos antigos que "cantavam com o coração" com muita coisa que vemos hoje em dia. Devemos discernir até mesmo no atual "sertanejo universitário" alguns músicos, muitos desconhecidos, que tem "boas intenções e talento" e fazem músicas com letras bacanas, melodia, harmonia bem montada.

Discutir "estilos musicais" é bobagem, a não ser nos casos de músicas que fazem apologia a coisas ilícitas ou influem direta ou indiretamente pessoas a terem comportamentos anti-sociais.

Devemos discernir o fato de a mídia "empurrar" um cara ou banda para a "massa" e achar que não vai prestar com o fato de esse cara ou essa banda terem muitas qualidades.

Pessoal, "qualidades" em música não quer dizer apenas harmonia abarrotada de dissonantes, música dentro do "seu gosto musical", vocalistas eruditos em teoria musical, etc ... Mas "qualidades" também se referem à poesia na música, timbre de voz do vocalista, tipo de expressão (criativa, poética, revolta contra o "sistema", etc ...) que o artista consegue transmitir. E essas coisas é que definem os estilos musicais e em muitas vezes explicam por que determinados grupos fazem mais sucesso do que outros. Há muitos fatores psicológicos envolvidos para uma banda fazer sucesso, não é só conhecimento de teoria musical por parte dos membros da banda. Não estou me referindo ao sucesso, é claro, advindo de gravadoras. Aí a coisa fica bem "triste". Bandas são "vendidas" como mercadorias.

Já perceberam que a maioria das pessoas só gosta de ouvir o que está na "moda" ? Felizmente eu não sou assim. Faço como alguém aí em cima disse: Vou lá no YouTube e ouço a música que eu quiser, independente do tempo. Nos meus arquivos musicais, acho que não encontro (considerando todos os estilos) nada atual. Não sei se é pra rir ou pra chorar kkkkk. Nos meus arquivos só tem coisa de +/- 1995 para trás.

O mesmo fenômeno ocorre quando vemos por aí pessoas lendo livros só porque todos estão lendo (livros de vampiro, livros infantis de bruxos, etc ...). Nunca li livro assim. Caso no futuro surja algo de que me interessa, não haverá problema algum em lê-lo. Sempre gostei de ler algo que me interessasse, independente de ser um livro da moda. Às vezes, eu estava lendo algo e pensava: " - Acho que neste exato momento umas 10 pessoas no mundo todo estão lendo este livro, pois o livro é bem antigo". kkkkk Mas não me importo em estar lendo ou ouvindo alguma música fora da moda, antiga. Quero apenas satisfazer minha alma com algo edificante e pronto.

Voltando a falar sobre "causas de sucesso" de bandas (exceto o caso de produtos da mídia ou coisa do gênero):

Imaginem o Legião Urbana desde o início sem o Renato Russo. Seria o sucesso que foi ? Acredito que não!

Imaginem muitas outras bandas de sucesso tendo desde a origem outro vocalista. Fariam o mesmo sucesso ? Acredito que não!

Vamos inverter a ordem:

Imaginem muitos vocalistas de bandas de sucesso tocando com outros músicos desde a origem. Fariam o mesmo sucesso ? Depende do caso, é claro, mas em muitos casos, acredito que não!

Logo, em alguns casos o conhecimento técnico musical (conhecimento de harmonia mesmo, arranjo, percepção, etc ...) de alguns membros da banda acabam levando essas bandas para o sucesso. Já em outros casos, há bandas em que praticamente ninguém possui "grandes" conhecimentos técnicos de harmonia, por exemplo, mas sabem simplesmente tocar e possuem "qualidades" extra-musicais que agradam ao público ("flow" no palco, "gestual do vocalista", músicas com harmonia simples, mas "bem montadas" e com letras tendo palavras simples, mas que se combinam bem esteticamente, daí já descambaríamos para a linguística, gramática, etc ...). Isso pode acontecer em músicas românticas (samba/pagode, flashbacks internacionais, por exemplo, dos anos 80) ou, no caso do Rock, estes elementos extra-musicais também estão muito presentes (revolta com o "sistema", presença de palco do vocalista, movimentos corporais, etc ...)

A música por ser "Arte" envolve muita coisa, então. Cinema, teatro, pintura, escultura são também "arte" e expressam muitas coisas, não é ? Em todo processo artístico há vários elementos (criador, obra, expressão, relação com a sociedade, mensagens sub-liminares, temáticas, relações culturais, antropológicas, políticas, poéticas, etc ...)

Por exemplo, no Cinema poderíamos ficar discutindo a maneira técnica como um determinado diretor age, a dinâmica de um filme, a indústria atual do Cinema brasileiro, etc ... Alguns assuntos levam para a divergência ("gosto" por determinado tipo de filme ou ator, atrizes, origem geográfica de filmes, etc ...); outros, para a convergência (temas objetivos e bem determinados)

Na música, vamos discutir exatamente o quê ?

Se ficarmos discutindo apenas que o cenário musical está ruim, então o tópico durará o tempo em que este cenário melhorar heheeh, pois cada um vai enfocar em um desses vários aspectos a que me referi. Outra coisa: É óbvio percebermos "gostos" e "tendências musicais" em membros daqui do forum (Estou fora disso, pois sou eclético e vejo a música com mente bem aberta. Isso não significa que eu goste de todas as músicas, mas procuro encontrar "qualidades", seja elas quais forem e em quaisquer estilos) e essa subjetividade em alguns transfere-se inexoravelmente para as discussões, por isso que se tornam discussões longas ...

Devemos definir as coisas:

Quer discutir que o cenário musical está ruim ?

Cite o estilo musical que quer discutir.

Cite quais bandas desse estilos quer discutir.

Cite os defeitos musicais que enxerga.

Cite qualidades musicais dessa banda, caso as enxergue.

Etc ...

A discussão ficará bem mais "objetiva".

Citaram Nat king Cole como um exemplo de artista "empurrado" pela mídia.

Parabéns à mídia da época, radialistas, produtores, etc ..., pois Nat King Cole tinha "ouvido absoluto" (é só pesquisar na net) e cantava super bem.
Esse é um exemplo daquilo que disse antes sobre discernir o que a mídia empurra e presta do que aquilo que mídia empurra e não presta.

Tudo o que vou dizer se refere ao que vemos nas mídias, pois é óbvio que em quase todos estilos musicais há qualidades por aí que não estão sendo divulgadas.

Existe alguém por aí na várzea que jogue melhor que Messi, não queira ser jogador de futebol e por isso não procura fazer "testes" ? Acredito que sim. Mesmo achando Messi o melhor jogador da atualidade (entre aqueles que estamos vendo pela mídia). Acho que com a analogia, entenderam o sentido para o caso da Música. Não se esqueçam que estamos em 7 bilhões de terráqueos. Não subestimem o anonimato.

Continuando com a analogia da música ao futebol, percebem a diferença de salários entre os jogadores (inclusive os talentosos) da época antiga com os de agora ?

Estão percebendo como tudo está interligado ? Política, macroeconomia, artes, sociedade ...

"Nada é permanente, exceto a mudança" (Filósofo Heráclito)

JJJ
Veterano
# jul/15
· votar


Porque pessoas que não entendem de música hoje em dia conseguem fazer sucesso?

Não estou a fim de entrar em discussões intermináveis, mas quero fazer uma pequena observação: no passado também houve sucesso vindo de músicos medíocres. Pode até estar pior hoje (se quiserem discutir, fiquem à vontade - eu não quero), mas sempre teve isso aí, desde que um bardo da antiguidade fez uma musiquinha chinfrim no seu alaude e o monarca gostou...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Tecfrente
Nat King Cole tinha "ouvido absoluto" (é só pesquisar na net) e cantava super bem.
Poucos sabem que ele tinha um trio de jazz cantando e tocando piano, tocando "pra caramba"! Era um pianista talentosíssimo...
JJJ
no passado também houve sucesso vindo de músicos medíocres.
Sim, isso SEMPRE ouve.
Mas era contrabalançado com muitas coisas boas também...
Hoje em dia a relação infelizmente inverteu...
Abçs

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

(...) Nat King Cole (...)

Poucos sabem que ele tinha um trio de jazz cantando e tocando piano, tocando "pra caramba"! Era um pianista talentosíssimo...

Exatamente.

(...) no passado também houve sucesso vindo de músicos medíocres.
Sim, isso SEMPRE ouve.
Mas era contrabalançado com muitas coisas boas também... (...)

Exato. A palavra-chave em tudo isso é "visibilidade". Não dão visibilidade "nas grandes mídias" a músicos de talento. Hoje a música ficou muito comercial.

Vou dar um exemplo de um músico brasileiro com talento raro e que não tem a visibilidade que merece nos canais de TV, por exemplo:

Robson Miguel

É tido por muitos como o maior violonista do mundo (ele é brasileiro minha gente).

Pesquisem no Youtube e vejam as peripécias que ele faz com o violão hehehe ...

FELIZ NATAL
Veterano
# jul/15
· votar


JJJ

Não estou a fim de entrar em discussões intermináveis.

visão estereotipada da realidade ( inclusive musica ) + supremacia indubitavel do próprio gosto musical + excesso de vondade de exibir a retórica caralhosa = tópico de sucesso, aposto um sorvete que gera 5pag. fácil fácil de discussão interminavel de "mimimi meu gosto musical que é melhor do teu melhor por causo disso e daquilo e rock é uma bosta".

Assunto mais debatido do que heliocentrismo.

abç

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


Se eu fosse responder objetivamente com uma única palavra a pergunta do "tópico", sem emitir qualquer juízo de valor, quanto a qualidade musical atual, eu diria:

"Empatia"

O público tem empatia com o artista e pronto.

Se isso é certo, errado, legítimo, coerente, bonito, feio, etc ... daí já é assunto para se discutir (por exemplo, as origens antropológicas, políticas, culturais, psíquicas, biológicas ... da causa dessa empatia) , mas estou apenas respondendo objetivamente com uma única palavra o tópico.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Tecfrente

Vei, não é querendo desmerecer o robson miguel, ele toca bem, mas é um falastrão. Ele tá Muito, leia-se MUITO distante de ser o melhor violonista nem que seja do brasil. (tecnicamente)

Mas eu também já pensei dessa forma. É compreensível, o cara é um showman, e solta conversa que não acaba mais, bem carismático.

Fora isso, um bom post você fez. Achei bem interessante o ponto de vista pois descreveu coisas que poucos param para prestar atenção mesmo no meio musical, como a fonética (linguística), o que por exemplo é uma qualidade dos cantores sertanejos universitários (ou de quem escreve as letras deles, mas deles também pela interpretação), eles tem um "flow" insano foneticamente. No Samba, no Hip Hop, enfim, é uma abordagem bem interessante.

E deixe-me dar uma opinião sobre a moda.

Eu penso que do aspecto onde o ser humano é um ser bastante social, é bastante natural e até meio previsível que a maior parte das pessoas façam mais ou menos o que as outras fazem. Logo tendências se espalham como uma reação atômica. rs

Eu não culpo e nem julgo ninguém de "burrice" por isto, acho bem justificável os motivos que os fazem "seguir a manada".

O ser humano é movido por seus meios sociais.

Eu sou "eclético" como você (não gosto desse termo kk), vejo qualidades em Quase tudo, e sou aquele cara que tem dr.sin, michael teló, liszt, twista e bill evans na mesma playlist. E procuro tudo o que ouço por meios diretos e por fins lúdicos. Tudo isso porque tento ao máximo entender cada "grupo" de pessoas e como elas pensam. E partindo disso não é difícil encontrar qualidades nas coisas. Então eu sempre tento puxar as pessoas pra abrangência da apreciação, mas nunca digo que elas estão erradas em fazer o que fazem (quando a prática é inofensiva), até porque a tendência de qualquer um que enfrenta esse tipo de "crítica" é te olhar e falar: Hum.. Foda-se sua opinião. :)

Acho que uma abordagem que parta da compreensão, e não da acusação, como no teu caso que busca as qualidades nas coisas, é muito mais válida.

Enfim, bom post cara. Eu concordo com essa abordagem que você fez, e realmente é a Empatia que move muito as pessoas e seus gostos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Tecfrente
"Empatia"
Só um dado: Empatia, carisma, embora não possa ser criado, pode ser manipulado, pode ser desenvolvido e "empurrado pela goela abaixo" dos incautos. Hitler (historicamente falando), é um exemplo claro disso. E existem muitos outros, inclusive na música...
Abç

Fernando de almeida
Veterano
# jul/15 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


sandrokaza

Porque pessoas que não entendem de música hoje em dia conseguem fazer sucesso?

Fácil fera ...

1 - Não é falta de entendimento de música, na verdade, creio que nunca se entendeu de música como hoje.
2 - Creio que o caso seja CULTURA (falta) e isso é fácil de se explorar comercialmente/marketing.
3 - Tudo que é comercial dá muito dinheiro $$$$$.
4 - Quando não é comercial, por melhor que seja musicalmente/técnicamente, não dá dinheiro - só pra ter idéia, conheço musicos sertanejos que são técnicamente TOP, mas não ganham muito dinheiro pois não são muito comerciais (mesmo com toda qualidade musical).
5 - Se não dá dinheiro, não dá pra se dedicar integralmente e cair de cabeça (eu mesmo não consigo - pago aluguel e tenho uma filha pra criar - uma vez por mês, tem que cair um valor $$$ para suprir as obrigações, independente do que aconteça).

RESUMIDAMENTE, eu os cinco pontos acima respondem sua questão.

DETALHADAMENTE - leia os fatores (filosóficos, sociológicos, culturais, históricos, políticos, religiosos, sociopolíticos, econômicos, antropológicos, geográficos, morais e até sexuais, entre outros - hehehehehehehe) que os colegas estão escrevendo que podem dar uma idéia dos motivos disso que vc citou acontecer.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
concordo com vc. este tópico é um bom tópico que fala sobre isso.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/319938/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porque pessoas que não entendem de música hoje em dia conseguem fazer sucesso?