Da comparação: Ok Computer, o Dark Side of The Moon dos anos 90.

Autor Mensagem
cafe_com_leite
Veterano
# dez/14


Li algumas resenhas sobre o OK computer (álbum que gosto pacas, as musicas falam comigo) e algumas delas comparam ele com dark side of the moon do pink Floyd (album que respeito, mas não tenho o mesmo carinho que tenho pelo ok computer, pois me soa como um som que não é do meu tempo) por ambos serem obras conceituais que tratam de questões contemporâneas em voga em suas respectivas épocas. Também é motivo de comparação as experimentações de ambos, o dark side com os ruídos de máquinas, pessoas falando, passos; OK computer pela mistura de ruídos elétronicos, a mescla de acústico e elétrico, natural e artificial (isto que é importantíssimo para o conceito do álbum).


Pra quem não conhece bulhufas sobre o dark side of the moon:
http://whiplash.net/materias/cds/003117-pinkfloyd.html


Pra quem não conhece bulhufas do OK computer:
http://www.nonada.com.br/2012/06/15-anos-de-ok-computer-o-disco-de-uma -era/




Nota: ambas as obras tiveram enorme sucesso de público e de critica.

Nota 2: Não há opnião minha envolvida nas linhas dissertadas acima, exceto dentro de alguns parenteses.

Nota 3: Lembre-se que a comparação é entre as obras e não entre as bandas.

Dissertem.

tito lemos
Veterano
# dez/14
· votar


O melhor disco da década de 70 e o melhor disco da década de 90. Vamos colocar assim, impossível comparar. Obras geniais de bandas a frente de seu tempo.

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


tito lemos

Eu acho a comparação discutível sim. Principalmente no que tange os conceitos de cada uma.

gpeddino
Veterano
# dez/14
· votar


Pra mim os dois discos se assemelham porque debatem sobre o homem moderno contra o mundo que o cerca. Nesse sentido, pra mim Dark Side é superior, porque se permite ser mais abrangente e conciso. Amo Radiohead (tenho uma banda cover... acho que isso já diz tudo), e apesar de ter um respeito enorme pelo OK Computer e por tudo que ele representa musicalmente em sua época, pra mim hoje ele soa ingênuo e muito aquém daquilo que a banda já se provou capaz de fazer, tanto em relação ao som quanto à poesia.

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/14
· votar


gpeddino
pra mim hoje ele soa ingênuo e muito aquém daquilo que a banda já se provou capaz de fazer, tanto em relação ao som quanto à poesia.
Acho que quando você é um fã dedicado de uma banda, você tende a se voltar pros trabalhos que não tocaram tanto o público, porque eles são mais experimentais e voltados pros admiradores mais hardcore. Então normal você achar que o Radiohead tem coisas melhores que o OK Computer. Mas acho que a importância do OK Computer é justamente essa de ser um disco bastante fora dos padrões da época que mesmo assim foi abraçado pelo grande público. É como um fã de Tom Waits que pode achar que o melhor disco dele é Mule Variations, por ser mais "puro", enquanto o cara do mainstream vai achar que a melhor música dele é Jersey Girl, entende? Eu mesmo sou viciado em Elvis Costello e o meu disco preferido dele é o Mighty Like a Rose, que a crítica odeia.
OK computer tocava na rádio, na TV, em toda parte! Foi sucesso popular.

cafe_com_leite
Eu acho a comparação discutível sim. Principalmente no que tange os conceitos de cada uma.
Acho que o Radiohead pegou um aspecto conceitual que permeava a maior parte dos discos do Pink Floyd da década de 70 e atualizou essas ideias num meio bem mais conciso. Olha só: essa coisa dos efeitos sonoros (desafiando até o que pode ser considerado música e o que é barulho) pode ser encontrada por exemplo no Atom Heart Mother. O "homem moderno contra o mundo que o cerca" pra mim fica bem mais claro no Wish You Were Here (pense em "Welcome to the Machine") e no The Wall. O Animals tem aquela visão orwelliana, e assim por diante.
Então fica difícil comparar os discos isoladamente, sem levar em conta a discografia.

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Uma coisa que eu acho interessante no radiohead é que ele levou tão a serio os conceitos de OK computer e kid A que parece que banda se tornou um humano android. A ultima deles foi essa tal da polyfauna, que é um trampo tecnológico que envolve varios sentidos, uma interação entre homem e maquina bem livre, tão livre que você descobre como mexe sozinho.


É um trem interessante.

Headstock invertido
Veterano
# dez/14 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Dark Side está anos-luz à frente de OK Computer, assim como Pink Floyd está anos-luz acima de Radiohead.

É comparar um deus com um camponês.

Isolando os dois, cada um em sua época, sim, ambos foram importantes e influentes. Mas colocar os dois pau a pau pra comparar é covardia.

Vitor_Jungle
Veterano
# dez/14
· votar


Eu não conhecia o álbum, ouvi antes de dar meu palpite e até é difícil opinar pq eu convivo com Dark side a muito tempo.

Realmente é uma experiencia muito boa e sem duvidas sua qualidade etá acima dos demais outros álbuns conceituais que existem.

No quesito qualidade podemos até comparar os dois, mas em termos de vendas e historia, Dark side é realmente um Deus.

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


Headstock invertido
É comparar um deus com um camponês.




Explique porque acha isso. Em termos de arranjos eu não ponho o OK computer tão atrás assim não.

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


Pessoal. Quando eu falo comparar não é dizer quem é melhor (que é totalmente subjetivo), mas sim traçar um paralelo entre ambos.

d.u.n.h.a.
Veterano
# dez/14
· votar


Dois lixos idolatrados por adolescentes petulantes.

Headstock invertido
Veterano
# dez/14
· votar


d.u.n.h.a.
Tenho que concordar.

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


d.u.n.h.a.
por adolescentes petulantes.



Não só adolescentes.

Lelo Mig
Membro
# dez/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


cafe_com_leite

"Meu tostão de contribuição ou pitaco sem noção, como preferirem..."

Gosto de Radiohead......bastante. Gosto de Ok Computer. Um disco que consegue ser delicado e paranoico ao mesmo tempo.

A trama sonora, o tecido utilizado, as cores e tinturas, são muito distintas das de Dark Side. Prá quem conhece à fundo música, não na qualidade de músico, mas como ouvinte, e muito além dos comerciais de Hollywood, sabe que a matiz sonora de Ok Computer é toda anos 80.

A matéria prima de Ok, vêm do trabalho, lado B, de bandas como The Cure, Depeche Mode, Siouxisie & Banshees e etc. É óbvio que o Radiohead, assim como o Pink Floid, são ingleses.... então não há como não haver influências, mais antigas e comuns, como Procol Harum, Moody Blues e psicodelia.

Mas, apesar de usar matérias primas distintas, o resultado final, possui algumas características similares.

Não vejo muito como comparar. Creio mais numa consequência. Bandas como Radiohead e Coldplay (primeiro álbum) simplesmente não existiriam se o PF não tivesse lançado Wish You Were Here. Veja bem, isso não é depreciativo! Meu trabalho também não existiria sem a existência deste e alguns outros álbuns.

São belos álbuns. Significativos. Cada qual à sua época.

Mas, tecnicamente falando, considerando cada um em sua época, Dark Side é um projeto muito mais ambicioso e sofisticado.

A grande maioria "vê" Pink Floyd apenas como música, como uma banda. Mas, eles foram muito mais que isso. É todo um projeto, um movimento, um conceito, da qual a música é apenas uma parte, e para alguns dos integrantes nem é a parte mais importante.

Quem é do ramo de sonorização e iluminação, montagem de palcos, projetos de shows e etc, ou já leu alguma biografia/história do Floyd, sabe do que eu estou falando.

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Lelo Mig

Não vejo muito como comparar. Creio mais numa consequência. Bandas como Radiohead e Coldplay (primeiro álbum) simplesmente não existiriam se o PF não tivesse lançado Wish You Were Here.


Sim, sim. Mas isso é até meio obvio, não? Trabalhos consagrados influenciam gerações futuras, radiohead e coldplay também foram influenciados por Beatles, por Velvet Underground, os trampos das bandas de Krautrock, tantas outras importantes bandas. Da mesma forma que radiohead também influenciou toda uma geração (inclusive o próprio coldplay), como nirvana também influenciou bastante.

Acho que essa ordem é apenas uma casualidade de tempo. Mas ai já é muita especulação e viajem da minha parte hahaha

Lelo Mig
Membro
# dez/14
· votar


cafe_com_leite

Sim... você esta correto. Tanto é que frisei

"Veja bem, isso não é depreciativo! Meu trabalho também não existiria sem a existência deste e alguns outros álbuns."

Muitas vezes, falo em influências e a galera leva prô lado "antigamente era melhor" e não têm nada a ver, não é este o sentido!

O meu projeto, de décadas, provisoriamente intitulado "Impressionist Music for Surrealist People" da qual ainda pretendo apresentar aqui no FCC, quando estiver acabado... (o que deve levar mais uns 10 anos...hehehe), com certeza o que mais dirão é:

Lembra Pink Floyd, Gentle Giant e Jethro Tull!

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


Lelo Mig
Muitas vezes, falo em influências e a galera leva prô lado "antigamente era melhor" e não têm nada a ver, não é este o sentido!



Sim, entendi perfeitamente o que você disse. Só discordo desta parte:

Bandas como Radiohead e Coldplay (primeiro álbum) simplesmente não existiriam se o PF não tivesse lançado Wish You Were Here.


Até porque é uma serie de influências, uma serie de coisas que coisas e pessoas que influenciaram na cena da britanica que veio a ser o que era naquela epoca. Acho muito limitador resignar a um elemento toda essa geração britânica dos anos 90/2000.

entamoeba
Membro Novato
# jan/15
· votar


Dark Side of the Moon: Lembro que tinha um curso de inglês chamado Eagle que usava Time na propaganda. Ouvia aquele trecho e pensava: que música foda! Descobri de que banda era (na época, não era fácil) e comprei o CD (já era cd!). Foi meio decepcionante descobrir que as músicas tinham 15 minutos de viagens lisérgicas sem sentido para cada 2 minutos de música "música". Já ouvia algo de rock progressivo, mas nada tão... aquilo.

Ok Computer: Radiohead apareceu nos 90 e quando o Ok Computer foi lançado eu tava com quase 18. Foi dos primeiros CDs que rolaram no som do meu carro e, se brincar, serviu de trilha sonora para atividades sexuais ocorridas por ali. Tinha umas 4 ou 5 músicas que eu achava muito perfeitas.

Hoje mal escuto Pink Floyd, e quando me dá vontade escuto "2+2=5" do Radiohead e olhe lá. Cheguei a tocar "time" com uma banda cover que durou pouco e rendeu apenas uma apresentação para umas 200 pessoas...

Em comum: minha relação com essas bandas esfriou.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Apenas há pouco tempo eu escutei esse álbum do Radiohead "Ok Computer", por ser tão falado e etc...
Achei interessante, mas nada demais, sinceramente acho que houve uma superestimação dessa obra, talvez em função da época em que foi lançada, do que havia naquele momento. Não que seja ruim, ou inexpressivo, não é... É interessante, bem produzido e as letras são instigantes, embora depressivas e um tanto românticas pro meu gosto pessoal. Falta "pegada", energia, coisa que o rock inglês perdeu....
Acho que não há como compará-lo à "The dark sides of the moon" em nenhum aspecto, talvez apenas dentro do epíteto (de resto bem discutível) de "álbum conceitual". Mesmo assim acho que o Radiohead não está nessa (até porque seria um Dejá Vú anacrônico).
Não há muito o que falar do álbum do Pink Floyd... Foi, e ainda é uma referência, inclusive no aspecto técnico (incluo aqui gravação, produção, execução, etc). É uma obra atemporal, e mesmo meu pai, com bem mais de 70 anos de idade, e um pouco adepto de música erudita, já se dispôs a escutá-lo. Isso diz algo... (eu acho...).
Abçs

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


OK computer também é um trabalho atemporal, o conceito abordado por ele vai ser uma realidade por um longo tempo. É tão moderno que ele não soa datado até então, mesmo quase 20 anos depois, é pouco tempo, mas com certeza há coisas daquela época que soam pavorosas nos dias de hoje.



E se ok computer é super estimado, dark side é também. Falo isso pois ouvi e sei das impressões que tive. Que é uma obra excelente, não há como contestar, mas tudo que é bom se "torna" ainda maior pela necessidade que o homem tem de criar deuses.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


E eu já disse que não estamos discutindo quem é o melhor aqui. O dark side é melhor, sem duvidas. Não tem como discutir.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


cafe_com_leite
Não se trata de discutir o que é melhor... Longe disso... Até porque, se for por influência em relação ao tempo e à uma série de outros fatôres da cultura, o "The dark sides..." "ganha" de longe....
E se ok computer é super estimado, dark side é também
Discordo aqui. "The dark sides..." não é superestimado, mas subestimado. Talvez vc ainda não tenha se dado conta do alcance da obra e da influência e utilização dela e das técnicas de gravação desenvolvidas alí pelo Alan Parsons e pelo Pink Floyd, numa era pré-digital, nem de como a obra foi "crescendo" com o tempo e se tornando uma referência cultural(mesmo que os tempos fossem outros). Ela foi utilizada extensivamente em trilhas sonoras, propagandas, design gráfico, etc. Talvez, junto com "Sgt. Peppers..." tenha sido a única obra fonográfica que teve tal alcance.
Concordo quando vc diz que o "Ok Computer" fala de questões mais modernas, do mundo mais moderno. Mas, na minha opinião, o simples fato dele ter sido feito já nesse mundo "ultra-pulverizado" da era digital faz com que o "facho de luz" (estou sendo conceitual aqui, até poético...) que ele lança se perca numa "sala muito maior", assim, o impacto é menor.
Em nosso mundo atual não são as obras individuais que causam impacto, mas os processos, as tecnologias e sua aplicações. Discos ( Assim como Música, Arte, Ideologias, Crenças, etc) hoje não causam mais o impacto que causavam, elas se tornaram meros produtos de consumo descartável.... Nesse sentido, "Ok Computer" tem muito à dizer... Estamos virando máquinas... Bem ao contrario do que aparece em filmes como O Homem Bicentenário ou A.I; - Inteligência Artificial..........

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Se tratando desses aspectos tecnicos que você pouca gente se atenta, de fato. Mas se tratando da arte terminada, do conceito, do "produto" final, eu acho que há uma espécie de mitificação (existe essa palavra?), de transformar algo imperfeito em perfeito, em inalcalçavel. Nesse aspecto eu não acredito. Acredito que possa vir a existir algo tão influente e sublime quanto, exatamente pela imperfeição humana. Só não sei se estaremos vivos para ver isto haha.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


cafe_com_leite
Arte é a tentativa do imperfeito em alcançar a perfeição...
Mas essa definição se perdeu no nosso mundo atual. Não há mais "perfeição" ou busca dela, apenas "simulacro", "mitificação"...
Nada mais...

Lelo Mig
Membro
# jan/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Mauricio Luiz Bertola

"Talvez vc ainda não tenha se dado conta do alcance da obra e da influência e utilização dela e das técnicas de gravação desenvolvidas...." (2)

cafe_com_leite

Cara, têm coisas que acho que você não sabe ou nem imagina... ou não consegue dimensionar na relação "impacto em sua época".

Só o fato de Dark Side ter sido lançado originalmente no formato Quadrifônico, já faz dele, se bobear, o mais importante álbum da história.

Como disse, anteriormente, Pink Floyd não foi só música.

A quadrifonia foi um sistema de reprodução sonora idealizado na década de 1970 pelo Pink Floyd. Atom Heart Mother, Dark Side e o Wish You Were Here foram lançados neste formato (só que o Atom não originalmente, só depois).

A Quadrifonia, apesar de ter sido um fracasso comercial devido sua complexidade, foi responsável pelo avanço substancial nas técnicas de gravação e é a mola propulsora para tudo que foi desenvolvido após seu conceito, como o Dolby 5.1 e o Surround.

Como disse o Mauricio Luiz Bertola, talves somente o Sgt Pepper tenha este peso e responsa.

Você poderá dizer: Mas estes aspectos técnicos são desprezados pela grande maioria.

Não são não! A grande maioria das pessoas não sabe como funciona uma TV, mas assistem assim mesmo e quanto mais qualidade melhor. O mesmo acontece com gravação. O ouvinte pode não saber nada tecnicamente, mas se ouve som de qualidade, foi por conta destes cabeludos que se preocupavam com muito mais do que fazer música.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


Lelo Mig


Mauricio Luiz Bertola


Muito obrigado pelo conteúdo postado.


Mas entendam, eu não estou desmerecendo o álbum. Só não estou o tratando como um deus (como já até disseram aqui) e inalcançavel.

sebber
Veterano
# jan/15
· votar


Não vou dissertar, apenas opinar para marcar e acompanhar o tópico:

Não acho a comparação coerente. São bandas com propostas diferentes e em contextos diferentes, em muitos aspectos, e mesmo relevando isso, ainda não acho que um disco seja o outro em sua época, nada a ver.

Que fazer um tópico pra falar bem do OKC beleza, mas estabelecer uma relação com o DSOTM é forçação de barra.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


sebber
Que fazer um tópico pra falar bem do OKC beleza, mas estabelecer uma relação com o DSOTM é forçação de barra.




Não foi eu quem quis estabelecer essa relação. E em questão de conceito ela é bem interessante sim.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


cafe_com_leite
Mas entendam, eu não estou desmerecendo o álbum. Só não estou o tratando como um deus (como já até disseram aqui) e inalcançavel.
Nem eu pensei nesse sentido...
Abç

tito lemos
Veterano
# jan/15
· votar


cafe_com_leite

Cafezão, as vezes tenho a sensação que tu queres que a discussão corra sempre dentro dos teus parâmetros. Assim tu amarra muito a coisa. Deixa a discussão fluir, você deu o mote, deixa a galera por pra fora o que pensa. A discussão se torna mais interessante assim, sem ter um "dono" que fique sempre direcionando a conversa ou se explicando.

Abraço brother!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Da comparação: Ok Computer, o Dark Side of The Moon dos anos 90.