Da comparação: Ok Computer, o Dark Side of The Moon dos anos 90.

Autor Mensagem
Velvete
Veterano
# jan/15
· votar


JJJ
\o/\o/\o/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Velvete
JJJ
\o/\o/\o/

(2)

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


JJJ
É palatável ao grande público e experimental, ao mesmo tempo! Algo quase impossível de acontecer.


Nah, OK computer também tem essas duas características.

JJJ
Veterano
# jan/15 · Editado por: JJJ
· votar


cafe_com_leite

Depois que escrevi eu juro que fiquei pensando se essa seria outra semelhança. Confesso que não ouvi o OK com tanta... dedicação... quanto o Dark Side pra ter uma opinião formada. Talvez você tenha razão nesse ponto, sim.

Mas há uma comparação que jamais poderá ser feita: o que seria do Dark Side e do OK se fossem lançados na mesma época (talvez um ponto central entre os dois, lá pelos oitenta). Esse seria um exercício de pensamento bem interessante, que, aliás, pode ser estendido para "n" álbuns marcantes. Thriller hoje, por exemplo. Back in Black nos anos 60. Sgt Peppers em 2000. A nona de Ludwig van nos anos 50 (essa é pra acordar o makumba e a tia rute... rs).

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


JJJ


O dark side é mais experimental, com certeza , aquela segunda faixa, quem tem saco pra ouvir? Tá certo que tem uma historinha e blá blá blá, mas é muito indigesto. O OK computer tem lá umas brincadeiras diferenciadas pro mainstream, como o flerte com sons eletronicos e ruídos, tempos levemente quebrados, letras mais misteriosas e climas entre outras coisas, músicas quase sem guitarras como climbing up the walls. Sem falar no som totalmente depressivo, que pra critica nem pegava muito bem, mas que agradou o poblico jovem.

JJJ
Veterano
# jan/15
· votar


cafe_com_leite

A segunda (On the Run) é uns 30 anos à frente do seu tempo! Ela pode entrar em qualquer pista de tecno-house-sei-lá-o-quê e funcionar hoje! Eu sempre ouço quando ouço o disco inteiro. Mas concordo que sozinha fica meio estranho (é a única do álbum, no entanto).

Quanto ao OK ser depressivo: nesse ponto ele combinaria mais com o The Wall - que pra mim é a trilha sonora mais adequada para suicídios... ô disco deprê, sô! kkkkk

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


JJJ
A segunda (On the Run) é uns 30 anos à frente do seu tempo! Ela pode entrar em qualquer pista de tecno-house-sei-lá-o-quê e funcionar hoje!


É, com uma boa batida e aquele som zaaass zaaas zaaaas zasss no fundo e mais outros ruídos interessantes poderia ficar legal mesmo. Será que ninguém fez isso até hoje? Vou dar uma procurada aqui.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


Caramba, não achei nada até agora. Não é possível que ninguém pensou em fazer isso!

tito lemos
Veterano
# jan/15 · Editado por: tito lemos
· votar


cafe_com_leite
JJJ

O OK é mainstream e underground ao mesmo tempo! Foi a última cartada melódica do Radiohead, antes de se afundarem no experimentalismo (algo que foi positivo pra muitos, como eu, mas intragável para a maioria). O interessante é que, mesmo nas canções mais palatáveis ao grande público (Airbag, Paranoid Android, Karma Police, No Surprises), há um sem-número de modulações não convencionais, ruídos estranhos, passagens experimentais. É um belo prato de entrada para os menos acostumados a esse tipo de viagem.

Eu ouvi uma história que diz que o Radiohead quis "desagradar" o público com esse disco e suas doideras. Não funcionou. Aí eles pegaram mais pesado (bem mais pesado) com o desértico Kid A. Funcionou.

PS 1: No Surprises é doentemente maravilhosa.
PS 2: Kid A é meu disco predileto do Radiohead; o OK vem depois.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


tito lemos
O interessante é que, mesmo nas canções mais palatáveis ao grande público (Airbag, Paranoid Android, Karma Police, No Surprises),



Airbag tem aquela loucura de ruídos techno, paranóide android tem tempos quebrados, ruídos aos montes, solos de guitarra bem estranhos (Parece até ruídos de um robô), karma police tem uma harmonia bem interessante com um toque meio sombrio, no suprises parece uma música pra criança, traz uma duçura inocente que no contexto se transforma numa certa ironia.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Algumas versões do "The dark sides..."
A impagável "Dub sides of the moon":
https://www.youtube.com/watch?v=VJEZWsnIECo
A do Dream Theather:
https://www.youtube.com/watch?v=E_LWpfmPSZ4
"The dark sides of the Rainbow":
https://www.youtube.com/watch?v=0gXvVUg-VAE
A do Flame lips:
https://www.youtube.com/watch?v=WtliIqF2HNY

tito lemos
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

A mesma galera que fez a versão reggae do Dark Side fez também do OK Computer:

https://www.youtube.com/watch?v=wKIvYmlOS_o

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


tito lemos
Maneiríssimo!!!
Abç

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


Tem a versão para piano de android paranoid feita por um jovem brasileiro muito talentoso:


http://youtu.be/wDEfC2xxqBY


Achei sensacional essa versão, principalmente o começo.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Apenas há pouco tempo eu escutei esse álbum do Radiohead "Ok Computer", por ser tão falado e etc...
Achei interessante, mas nada demais, sinceramente acho que houve uma superestimação dessa obra, talvez em função da época em que foi lançada, do que havia naquele momento


Esses dias falei para a minha filha sobre as bandas dos anos 70, 80 e 90 e dei amostras para ela. Sempre adotei a ideia de deixá-la ouvir o que quisesse, mas exerço o meu papel de orientador. Resultado: hoje, ao pegar estrada, 80% das músicas da viagem, que vieram do celular dela, eram de bandas até de períodos anteriores, como Rolling Stones e Beatles, além de coisas da bossa nova que eu nem ouvia mais, mas ela identificou influencias semelhantes.

;'-)

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


É uma pena tua filha ter nascido na época errada. Eu tenho 17 anos e nasci na época certa. Sinto-me privilegiado por isso.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Christhian
Minha filha também... Tem 19 anos...
E à parte música de Animes, que ela curte, ela basicamente escuta Disco e Black Music dos anos 70 e 80, rock dos anos 60 e 70 e Eletrônicos tipo Daft Punk, Tiesto, etc... Dessa bandas novas, ela não curte nehuma!
Se isso não quer dizer alguma coisa... Eu não sei o que é....
Abç

cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Se isso não quer dizer alguma coisa... Eu não sei o que é....
Abç


Você não sabe o que é mesmo.

Tem um monte de gente que curte essas bandas novas que sua filha não gosta.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


cafe_com_leite
Tá legal.
Abç

Lelo Mig
Membro
# jan/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


cafe_com_leite

"É uma pena tua filha ter nascido na época errada. Eu tenho 17 anos e nasci na época certa. Sinto-me privilegiado por isso."

Café, você generaliza demais as coisas cara.

O fato de você curtir à sua época e geração não quer dizer que ela seja boa e/ou que todo jovem deveria curtir também.

Eu me sinto privilegiado de ter nascido na década de 60 e prá mim ela foi muito melhor que a sua, mas isso não quer dizer que seja de fato.

Você percebe como se circula e sempre cai na questão "gosto pessoal"?

Não vou entrar em méritos de importância, de questões filosóficas e movimentos envolvidos, nem na questão cultural... vou ficar só no "gosto pessoal". E mesmo só dentro deste parâmetro, você não possui melhor gosto que o de ninguém, a não ser para você mesmo... Parece, que há sempre subentendido, uma necessidade de impor sua ótica, mesmo que de forma não intencional.

O fato das filhas deles gostarem de coisas mais antigas não quer dizer que elas estão fora de sua época ou tem um gosto inferior aos seu... vai com calma!

Pode não ser sua intenção, mas teu texto passa um "Q" de indignação quando alguém não curte o que você gosta.

"Tem um monte de gente que curte essas bandas novas que sua filha não gosta."

E um monte que acha o que você curte uma merda.......(e as que eu curto também).

A vida é assim cara, as pessoas são diferentes.....ainda bem!

De boa cara, com 17 anos se você se apaixonar por uma pagodeira você começa a curtir pagode "desde criancinha"....pode acreditar!

Abraço!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
haha muito legal! A minha está com 13! :D

cafe_com_leite
É uma pena tua filha ter nascido na época errada. Eu tenho 17 anos e nasci na época certa. Sinto-me privilegiado por isso.
Certamente fãs da Anitta dirão isso aos filhos em alguns anos, assim como os fãs da Xuxa o fazem hoje. Isso (o seu gosto, o meu ou de outro) não significa absolutamente nada em termos de qualidade. É só gosto pessoal.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Lelo Mig
Cara, deixa pra lá... Não vale à pena....
Abç

Casper
Veterano
# jan/15
· votar


Meu filho tem 16 e é Xiita total. Só abre exceção para algum
System of a Down e algum Avenged Sevenfold.
O resto é só até final dos anos 70.

Estranho, porque eu cheguei até os anos 80. ;)

Casper
Veterano
# jan/15
· votar


Caro Mauricio Luiz Bertola:

Já oiviu isso?





Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Casper
Aha,ha,ha,ha,....
Que engraçado!!!
Curti.
Abç

Lelo Mig
Membro
# jan/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Casper

"Meu filho tem 16 e é Xiita total. Só abre exceção para algum System of a Down e algum Avenged Sevenfold. O resto é só até final dos anos 70. "

Deve ser amigo do meu....kkkk.....igualzinho!


Esse Moon 8 é uma referência a 8 Bit??.........muito legal!

Casper
Veterano
# jan/15
· votar


Caro Lelo Mig:

Olha que doido: foi até feito originalmente como
um cartucho de NES!



http://rainwarrior.ca/music/moon8.html

O cara que fez a coisa, abaixo:

http://www.cdbaby.com/Artist/bradsmith2


Sobre filhos, eu nunca tentei impor meus gostos
de maneira nenhuma, só apresentei universos musicais
distintos, para ele poder optar pelo que achava melhor.
Aconteceu naturalmente, a opção musical pela época
(classic rock, coisas da Motown Records, metal etc).

Eu ouço coisas de música eletrônica que ele detesta.
Aqui em casa parece um filme ao contrário.

Lelo Mig
Membro
# jan/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Casper

Muito bom!.....não conhecia este Brad Smith....muito legal.

Olha só o que achei dele:




cafe_com_leite
Veterano
# jan/15
· votar


Lelo Mig


Quando o bertola diz:
Se isso não quer dizer alguma coisa... Eu não sei o que é....


É subentendido (principalmente pra quem o conhece no forum) que ele está dizendo que por a filha dele mesmo sendo desta epoca gostar de música de décadas a trás significa que a musica de agora é pior que a de antes.


O que eu digo é que há música boa e ruim em todas as épocas e o fato de ter jovens que gostam de coisas que não são de seu tempo não significa nada, até porque isso sempre existiu.

Lelo Mig
Membro
# jan/15
· votar


cafe_com_leite

Cafezão...eu entendi!

Mas, olha, de boa, vou tentar te explicar uma coisa, não porque você é jovem, ou inexperiente, e blá, blá, blá... Nada a ver com isso, mas com algo que, infelizmente, o fato de eu ter vivido por 52 anos me dá mais "visão à distância".... presta atenção, é numa boa:

Quando você tiver 50 anos, vai ter um sentimento forte, no peito, coisa emocional mesmo, na relação com os artistas de sua geração. Eles vão marcar forte, como tatuagem, sua alma. E por mais que você se mantenha antenado, acompanhando o novo, esta marca profunda, você nunca mais experimentará.

Porque a música ficou pior? Não! Porque você só terá 17 anos uma vez. E tudo que você alimenta sua cabeça e coração nessa idade, têm um peso, um sabor, que você nunca mais irá experimentar... não com esta intensidade.

Então, para mim, para o Bertola... os anos 70 são muito melhores e eles realmente são no que nos produzem emocionalmente.

Quando você tiver uns 40 anos e um filho teu te disser:

"- Pai, mó dahora esse Drim Titchi, né?"

Neste dia, você se lembrará do Bertola e vai dizer:

"Aquele puto tinha razão!"

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Da comparação: Ok Computer, o Dark Side of The Moon dos anos 90.