De onde vem a idolatria por bandas estrangeiras ?

Autor Mensagem
Osvaldojr
Veterano
# out/11 · Editado por: Osvaldojr


Digo, por que tem muito mais gente que gasta seu dinheiro com bandas estrangeiras e não gasta nem um centavo com bandas e artistas nacionais? De onde vem esta "idolatria" compulsiva em endeusar gente como Axl Rose, Britney Spears e coisas do tipo? Onde está nosso nacionalismo, por onde anda nossa brasilidade.A música nativa do Brasil é muito forte no mundo todo, só os brasileiros não sabem disso.
Favor comentar apenas a idéia central do post , não venham com filosofia de buteco...

Crazy Slash
Veterano
# out/11 · Editado por: Crazy Slash
· votar


Osvaldojr

Se bandas e artistas como Cazuza,Legião Urbana, Noel Rosa entre outros ainda existissem até tudo bem, mais hoje dia a gente tem Restart, Nx Zero e Cine aqui no Brasil....ai você quer que a gente goste do que?!...A nossa unica opção música estrangeira!!!!

Hawklord
Veterano
# out/11 · Editado por: Hawklord
· votar


Crazy Slash
tem muito banda boa Brasileira q ainda ta na ativa
os Mutantes tocaram no Rock in Rio
sem contar muitas bandas novas com um som muito massa,só pra citar algumas:
AnjoGabriel
Supercordas
Os Haxixins
sem contar outras tantas,inclusive algumas do pessoal aqui do forum
musica estrangeira não é a única opção não
tu pode ate não gostar dessas bandas ai,mas é só procurar q tu acha algo de seu gosto

O grande problema é que a mídia não divulga essas bandas,por isso pouca gente conhece.

Osvaldojr
quanto a idolatria a artistas estrangeiros,isso não é só na musica,e aquela velha história de brasileiro achar q tudo q vem de fora é melhor.
sem contar que a própria midia não cede espaço aos bons artistas nacionais q surgem na cena musical brasileira,focando apenas nesse lixo comercial q só faz sucesso porq aparece na tv.

Osvaldojr
Veterano
# out/11
· votar


Não quero saber de filosofia de botequim, por favor, mais objetividade...

Duds McCready
Veterano
# out/11
· votar


Osvaldojr
De onde vem esta "idolatria" compulsiva em endeusar gente como Axl Rose, Britney Spears e coisas do tipo

A indústria fonográfica e cinematográfica americana é forte o suficiente para jogar os artistas em níveis mundiais facilmente. Só para citar que não ocorre só na música, a mesma coisa ocorre com o cinema.

Vou pegar 2 caras "parecidos" (pela estrutura da banda). Daqui há 2 semanas, terá show do Lenine aqui em Curitiba, e quando fui comprar ingresso, acho que nem 1/3 do teatro estava com lugares ocupados. Quando o Jason Mraz veio para cá, com certeza teve todos seus shows lotados. Aí, vc vê falar muito do Lenine por aí, tirando músicas que emplacaram em novelas?

A mídia vai guiando e influenciando boa parte do público. Tenho pena de quem vai só na onda dela...

Abraços!

Crazy Slash
Veterano
# out/11
· votar


Hawklord

Mas cara os Mutantes não lançam albuns como eles lançavam a 20 anos atrás. E além dessas, são poucas as bandas aqui no brasil hoje em dia boas.... Mas cara se pensarmos bem lá fora está a mesma merda que ta aqui no Brasil, ou até pior!!!

MMJr
Veterano
# out/11 · Editado por: MMJr
· votar


De onde vem a idolatria por bandas estrangeiras ?

Just forget it...

Osvaldojr
Veterano
# out/11
· votar


Tudo comecou durante a presidencia de Juscelino Kubitschek e a construcao de Brasilia.....Foi exatamente nesse periodo que o Brasil comecou a abrir as portas para os Estados Unidos...Valeu...


Não quero saber de suposições...pois a Bjork é da Finlandia e não dos eua, ou seja, não interessa a nacionalidade,QUERO SABER DO ASPECTO CENTRAL DA MINHA PERGUNTA. grato

Leex
Veterano
# out/11
· votar


gasta seu dinheiro

Vixe... deu ruim aqui.

Black Horse Guitar
Veterano
# out/11 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


De onde vem a idolatria por bandas estrangeiras ?

O que vou falar é polêmico e muitos não concordam, mas em partes é porque o inferior sempre idolatra o superior, questão de lógica


Mas também por outro lado porque muitos são acomodados e mentes fechadas e não procuram as ótimas opções que temos no Brasil, claro, não falo das porras que andam pelas mídias do povão



Abraços

Headstock invertido
Veterano
# out/11
· votar


Pra mim a única coisa nacional que supera qualquer coisa de fora é Legião.

MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Osvaldojr: Não quero saber de suposições...pois a Bjork é da Finlandia e não dos eua, ou seja, não interessa a nacionalidade,QUERO SABER DO ASPECTO CENTRAL DA MINHA PERGUNTA. grato

não venham com filosofia de buteco...

Calma... Imagina você chegar num lugar, com um monte de desconhecidos e falar dessa forma? Vai dar confusão....

Enfim, sobre a pergunta, eu acho que a idolatria vem do fato que os gringos criaram o rock e outros estilos. Ainda tem a questão do idioma, que encaixa perfeitamente. Pra mim, por exemplo, Rock cantando em inglês, é o "original" digamos. Isso faz muita diferença no meu entender. Pra mim, todo o o Rock que não é cantado em inglês, soa estranho. Muitas vezes é legal pra caramba, mas não é "aqueeele" rock.

Ainda tem o fato do "domínio" americano no mundo. Os enlatados de 9 às 6 fizeram a cabeça de muita gente. Isso aí é um assunto de raízes históricas que o Bertola deve tirar de letra numa explicação bem feita! hehe

Por aí.

Abs

ps. antes de mais nada, os gringos são COMPETENTES PRA CARAMBA!

Van_Lorien
Veterano
# out/11
· votar


Osvaldojr
Porque certas pessoas (meu caso) não gostam de música tupiniquim, simples. Tão difícil de deduzir e aceitar isso? No mais, qualquer coisa que tenha o tal "jeitinho" brasileiro me enoja.

Abs

makumbator
Moderador
# out/11
· votar


Osvaldojr

Observe que essa idolatria não se aplica ao "povão". Esse público gosta mesmo é de música brasileira. Tanto que se verficarmos as vendagens e pagamentos de direitos autorais por execução, as músicas brasileiras ganham com folga das estrangeiras.

Acho que esse fenômeno que vc reporta é na verdade localizado em determinados nichos de público, e não se aplica à maioria da população brasileira.

Nickname_SCUM
Veterano
# out/11
· votar


Concordo com o makunbator

Osvaldojr

Acho que vc não deve ser xenofóbico, existe música boa em todos os paises do mundo, assim como existem maos de 200 países no mundo é normal alguem escutar mais música estrangeira do que só brasileira.

Will Bejar
Veterano
# out/11
· votar


Hawklord
Haxixins é até legal, mas não passa de uma cópia do passado.

Quando surgiu o Guns, eles eram agressivos... o Nirvana, simples e direto... O Haxixins está fadado ao mesmo destino do Cachorro Grande, um som retrógrado que logo perde a graça.

Hoje em dia o pessoal não traz algo diferente, pq se for diferente e até mesmo inovador, vai ser difícil os consumidores "engolirem".

Will Bejar
Veterano
# out/11
· votar


Sobre a pergunta inicial, cada um gosta daquilo que o faz sentir bem... se é nacional ou importado, tanto faz...

Klismar
Veterano
# out/11
· votar


Cara o que quer dizer com ?A música nativa do Brasil é muito forte no mundo todo, só os brasileiros não sabem disso. ... sinceramente, idolatria vem de ídolo, é normal que muitas pessoas busquem ídolos (observe a repercussão do MMA hoje, o que a mídia faz hoje é a busca de um herói, que por sinal busca-se desde a morte de Senna, enfim, voltando) agora você acha que no Brasil, por exemplo, o Axl Rose é mais idolatrado que o Renato Russo ? Sei lá cara, tem muitos ídolos nacionais, mas suas influências também são estrangeiros, até mesmo o Samba também é um ritmo originado de outro país...

BOTW
Veterano
# out/11
· votar


Você pode tentar fazer uma profunda análise baseada na colonização e seus efeitos subseqüentes ao psicológico do indivíduo brasileiro ou simplesmente entender que algumas pessoas (como eu e tantas outras) vê a música como algo internacional, sem necessariamente se prender ao lugar de onde ela vem. Isso para mim é indiferente. Eu prefiro ir a um show do Rush do que de qualquer banda "semelhante" nacional, porque a música e a apresentação dos canadenses para mim é superior a qualquer coisa similar que eu tenha ouvido do Brasil. Se eventualmente surgir algo melhor na América Latina, Europa ou Bangladesh, vou ouvir e consumir da mesma forma. Música independe de nacionalidade. Não entendo essa compulsão de alguns ao tentar analisar o comportamento alheio com respeito a uma suposta "obrigação" implícita de preferir algo local. Isso é imbecil e inexistente.

Chap
Veterano
# out/11
· votar


De onde vem a idolatria às bandas brasileiras?
Com certeza não é da qualidade das mesmas.

BOTW
Veterano
# out/11
· votar


Klismar, eu concordo que Axl Rose não seja mais idolatrado no Brasil do que um Renato Russo ou Roberto Carlos. Ou mesmo um Zeca Pagodinho. Basta ver os charts. O problema é que alguns vivem numa certa realidade e tendem a projetá-la a nível geral, o que é extremamente errado e leva a conclusões precipitadas.


E caras como o Axl Rose são fruto de uma geração passada da música, pré-download e mercado flexível atual. Por isso ele ainda lota estádios e festivais pelo planeta. É um ídolo de uma época em que existiam ídolos. Comparar com o quê? Não é uma questão sequer nacional, porque mesmo fora do mundo há uma carência nesse aspecto - bandas recentes não possuem a mesma exposição que um Guns da vida. Matthey Bellamy? Chris Martin? No máximo a Lady Gaga ocupa esse papel. Ídolos brasileiros (Russo, Cazuza, Seixas e outros) seriam capazes de arrastar multidões de maneira semelhante, mas eles não existem mais. Não há comparação cabível nesse aspecto. E, como eu disse, querer fabricar novos grandes hoje é uma tarefa monumental.

Hawklord
Veterano
# out/11
· votar


Crazy Slash
realmente,eles não lançam bons discos a um bom tempo,mas o fato de estarem fazendo shows já é alguma coisa
Will Bejar
tenho q concordar contigo
os Haxixins realmente fazem um som bem retrogrado
mas como eu disse,aqueles são alguns exemplos(e na minha humilde opnião,Anjo Gabriel é a q mais se destaca)

tem uma outra que acho bem bacana q faz uma musica mais diferente,um pouco mais experimental e tal,que se Objeto Amarelo.
não sei dizer se eles ainda estão na ativa,mas fazem um som bem diferente do resto da cena brasileira

e tinha um cara,outro se não sei se ainda toca,que tocava uma viola de 10 cordas com fuzz no talo!doideira pura.

mas daí é como tu disse se for diferente e até mesmo inovador, vai ser difícil os consumidores "engolirem".


Klismar
Veterano
# out/11
· votar


BOTW

Cara concordo contigo.

Agora sobre bandas nacionais, tem uma aqui da cidade que é bem legal, experimental... chama Astronautas e Tenistas Russas... pra quem curte o som é bem loco....

Marcelo Bico
Veterano
# out/11 · Editado por: Marcelo Bico
· votar


Osvaldojr
Osvaldojr
No meu caso, é questão de gosto. Não suporto a maioria das bandas nacionais, e isso dentro do rock, pois é o único estilo que ouço. MPB, sambas, pagodes, funks e outros típicos nacionais me abstenho de comentar, pelo simples fato de não suportá-los.
No caso de bandas de rock, acho um absurdo a idolatria às bandas dos anos 80. Para mim são meras cópias do que veio de fora. E se os iniciantes aqui do Brasil querem copiar os gringos, que fazem rock há mais de cinquenta anos, prefiro ficar com os originais.
Vai pegar uma banda extremamente idolatrada, Legião Urbana por exemplo, e pode notar que são meras cópias de bandas meio punks e meio new wave, dos primeiros anos da década de 80 ( ouça qualquer disco da banda Southern Death Cult - que depois viria a ser o The Cult, e voce ouvirá o mesmo tipo de som, só que bem produzido e cantado em inglês).
Os discos de rock daqui sempre foram mal produzidos, mesmo porque os produtores estavam acostumados com batuque, acordeon, violões e outros instrumentos característicos da MPB. De repente se vêem obrigados a produzirem guitarras...
E atualmente não temos nada que justifique idolatria porque as cópias continuam.
As poucas criativas que temos estão escondidas, pois a mídia não divulga e ninguém se interessa em procurar.
Resumindo a minha opinião:
De quem é a culpa? dos grupos ruins, da mídia conservadora e dos consumidores bitolados.

edit: e mais, hoje em dia , devido à pulverização dos grupos com interesses culturais semelhantes, é improvável a criação de mais mitos.
Todos os ídolos que nos servem como referência são de uma era pré-internet. Hoje a cultura é dividida em guetos, o que torna impraticável a adoração em larga escala.

slash909
Veterano
# out/11
· votar


Pra mim a única coisa nacional que supera qualquer coisa de fora é Legião.²


Crazy Slash
Veterano
# out/11
· votar


Pra mim a única coisa nacional que supera qualquer coisa de fora é Legião


Isso mostra como á pessoas que não conhecem nada da cultura do próprio país e por isso a desprezam.

Will Bejar
Veterano
# out/11 · Editado por: Will Bejar
· votar


Hawklord
os Haxixins realmente fazem um som bem retrogrado
mas como eu disse,aqueles são alguns exemplos

Sim, cara, saquei o que quis dizer... eu acho que eles deveriam inovar, tipo misturar... mas daí pra frente qualquer coisa que eles fizerem, vai soar "psicodelico-jovem-guarda + alguma coisa", sacou??? Se eles tomassem um caminho diferente, fizessem um rock com a "cara" deles no começo, depois misturassem aí sim dava pra estender o trabalho.

Osvaldojr
Veterano
# out/11
· votar


Eu acho que este tópico deveria se chamar " Filosofem "...
Eu estou dizendo o seguinte...
Quase ninguem conhece Noel Rosa...mas dão todo seu pagamento pro Axl Rose, entenderam o meu ponto de vista?

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


Osvaldojr
Se me indicar uma banda de metal progressivo decente brasileira, pode deixar que vou dar monhas moedas para eles, eu curto o estilo não a bandeira

Agora querer que eu curta axé, forró, etc, porque sou brazuca ta de brincadeira, mas a massa brasileira idolatra isso, cada um na sua

E eu adoro boa música brasileira, e compro sempre que Posso este tipo de material, Noel, Clara, Eli's, Tom, Chico, conheco, mas prefiro metal progressivo em ingles, qual o problema

makumbator
Moderador
# out/11
· votar


Edson Caetano

Conhece essa?

http://www.youtube.com/watch?v=-9l8hBQeLzY&feature=related



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a De onde vem a idolatria por bandas estrangeiras ?