De onde vem a idolatria por bandas estrangeiras ?

Autor Mensagem
BOTW
Veterano
# out/11
· votar


Osvaldojr
Como eu disse, Noel Rosa é bastante conhecido. Assim como outros músicos brasileiros. Tem certeza de que não é o seu meio social especificamente que privilegia Axl Rose e outros estrangeiros em detrimento de nacionais? É isso que eu digo...

Klismar
Ouvirei.

Osvaldojr
Veterano
# out/11
· votar


OsvaldojrComo eu disse, Noel Rosa é bastante conhecido. Assim como outros músicos brasileiros. Tem certeza de que não é o seu meio social especificamente que privilegia Axl Rose e outros estrangeiros em detrimento de nacionais? É isso que eu digo...KlismarOuvirei.


Se vc perguntar pra 10 jovens quem foi Pixinguinha e quem é Steven Tyler vc irá saber o que quero dizer.
Por favor, gostaria de respostas mais específicas pra poder entender o mecanismo psico-social do endeusamento à bandas estrangeiras em detrimento dos artistas genuinamente nacionais.Grato

Will Bejar
Veterano
# out/11
· votar


Osvaldojr
Onde está nosso nacionalismo, por onde anda nossa brasilidade.
Vc quer que a gente diga que o que há de produção nacional É melhor que a música estrangeira???

A música nativa do Brasil é muito forte no mundo todo, só os brasileiros não sabem disso.
O que te leva a crer isso??? Eu acho que a música brasileira é muito mais ouvida por brasileiros do que por estrangeiros.

o mecanismo psico-social do endeusamento à bandas estrangeiras em detrimento dos artistas genuinamente nacionais.
Amigão, fui à Bolívia 2x e nas 2 pude comprovar o seguinte:
-A música boliviana folclórica de raíz MUITO anterior à nossa, é relativamente forte. Assim como a música folclórica não perde o espaço lá, o samba (por exemplo) não vai morrer por aqui.
-Na primeira vez que fui (2002), o meu "primo" me perguntou o que queria dizer aquela "música" que diz: beijo na boca é coisa do passado, a nova moda é namorar pelado. Pois bem, quando eu traduzi, ele torceu o nariz e disse: "vc tá brincando, né???". Já na segunda (2008) o que tava pegando lá era Falamansa... Vc se orgulharia disso??? Eu senti vergonha da primeira vez que fui... na segunda tb, mas Falamansa é uma "evolução" significativa em relação à música anterior.
-Hoje em dia, como disseram algumas pessoas aqui, o povão ouve muito mais música nacional do que internacional.

Se não for isso, sinto muito por vc, que não soube apresentar sua dúvida.

Não entendo qual o problema do cara gastar o salário dele todo pra ver o Guns N' Roses no Rock In Rio... não conhecer ou gostar da própria cultura é pecado capital??? Ou gostar mais de coisas que vem de fora que é o problema??? O orgulho nacionalista ficou ferido pq o povão não conhece Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, O Terço, Kid Vinil ou o Lenine???

De repente, sua pergunta não vai ter resposta, pq seria mesma coisa que perguntar "pq vc gosta mais de loiras do que das mulatas???"

Abç

Simonhead
Veterano
# out/11
· votar


De onde vem a idolatria por bandas estrangeiras?

Questão de gosto pessoal.

Bruno Floyd
Veterano
# out/11
· votar


gostaria de respostas mais específicas pra poder entender o mecanismo psico-social do endeusamento à bandas estrangeiras em detrimento dos artistas genuinamente nacionais.Grato


ta zuando né?

Marcelo Bico
Veterano
# out/11
· votar


Osvaldojr
Cara, essa coisa de que música brasileira é admirada no mundo inteiro é balela de ufanistas. A música brasileira só é ouvida por pequenos grupos, e mesmo assim em alguns países apenas. No Japão há um pequeno mercado para artistas da bossa nova, e principalmente porque lá há um grande número de biscotos finos relançados em cd, mas isso vale para todos os estilos.
Em Portugal ainda se ouve alguma coisa de MPB, mas mais por conta da projeção que a programação da Globo proporciona.
Lembra daquele show da Ivete Sangalo que encheu o Madison Square Garden? Pois é, só tinha brasileiro.
O lugar onde mais se ouve música brasileira é no Brasil, isto é fato. Sim, temos grandes valores por aqui, mas lá fora tem muito mais, cara.
Se voce quer uma resposta direta para sua pergunta sobre endeusamento de artistas estrangeiros, a resposta que eu dou é:
os estrangeiros agradam mais pessoas do que os nossos artistas. Questão de gosto de cada um. Tem mais gente gostando de músicos não-brasileiros do que de brasileiros.
Bem, essa é a minha humilde opinião.

Osvaldojr
Veterano
# out/11
· votar


E se tivesse uma lei federal que obrigassem a exibir 75% de musica nacional em todos os meios de comunicação?

Will Bejar
Veterano
# out/11
· votar


Parei...

Osvaldojr
Veterano
# out/11
· votar


Existem muitos países que tem esta lei federal....falei algo de errado? Para os que culpam a mídia....

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


Osvaldojr
Então você quer podar a liberdade de eu escolher o que eu quero consumir com lei federal?? vamos então impor a partir de agora oque uma pessoa deve usar, vestir, escutar... quer mesmo que o estado tenha este tipo de direito?? não estou entendendo aonde você quer chegar...

Vai analisar a realidade do Brasil e não de um fórum de internet e vai ver que nosso país não vive de idolatrar Axl Rose, não sei da onde tirou esta idéia, quer curte pop rock internacional é a minoria camarada, como disseram lá em cima, acho que está na hora de revisar seu circulo de amizades e andar com pessoas que pensem da mesma maneira que você ué

Headstock invertido
Veterano
# out/11
· votar


Crazy Slash
Legião Urbana > Slash

Legião Urbana > Você

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


makumbator
Muito obrigado pela indicação, a banda eu não conhecia e realmente os caras são muito bons, já estou escutando mais material deles, muito bom

Thessera - Nota 1000

Mas acho que não posso ser fãs deles sem antes ouvir minha cota de Chiquinha Gonzaga, brincadeira não...

Marcelo Bico
Veterano
# out/11
· votar


Osvaldojr
Cara, antigamente existia esta prática de haver um percentual de música nacional nas rádios. Sinceramente não sei se isso ainda existe.
De qualquer maneira, era uma lei originada nos anos 60, bem no período mais negro de nossa curta história como república. Essa e outras leis como alíquotas proibitivas para certos produtos importados, percentual de linhas aéreas para empresas nacionais, percentual de componentes nacionais em muitos produtos e obrigatoriedade de transmissão da Hora Do Brasil, na verdade são um retrocesso no que se refere à nossa liberdade de escolha.
Voce adora quando cortam a programação do rádio para iniciarem a Hora Do Brasil? Voce admite pagar mais caro por uma passagem aérea pelo simpels fato de não haver concorrentes estrangeiros?
Pois é, cara, se essa moda pega voce ia ter que parar de tomar Coca-Cola, não ia mais levar a namorada prá comer no Mac Donald's, Burger King ou KFC, ia ter que ver os filmes da Xuxa e dos Trapalhões porque os do Clint Eastwood estariam proibidos, teria que andar de Gurgel e nem teria Home Teather em casa.

makumbator
Moderador
# out/11 · Editado por: makumbator
· votar


Edson Caetano
Muito obrigado pela indicação, a banda eu não conhecia e realmente os caras são muito bons, já estou escutando mais material deles, muito bom

Eles são ótimos. Sou amigo de um dos guitarristas, o Nando(o de dread nos vídeos). Já toquei com ele em um projeto, e além de ótimo músico(foi até para Berklee estudar) é excelente pessoa.

O vocal é muito bom também(o que é raro). O que ele faz em disco faz no ao vivo com a mesma qualidade, sem maquiagem de autotunes da vida.

Pena que a banda está em stand-by há algum tempo(não acaba, mas também não continua...hehehe).


Marcelo Bico
Cara, essa coisa de que música brasileira é admirada no mundo inteiro é balela de ufanistas. A música brasileira só é ouvida por pequenos grupos, e mesmo assim em alguns países apenas.

Nem tanto ao mar e nem tanto à terra. O chamado brazilian jazz é bastante apreciado no meio do público jazzista ( e é um gênero praticado por brasileiros e estrangeirtos pelo mundo). Muitos festivais de jazz na Europa e américa do norte costumam ter a noite brasileira, justamente para mostrar o estilo.

Mas concordo que há exagero e ufanismo quando se diz que a música brasileira é melhor do mundo e não tem para mais nenhuma.

Costumam dizer também que o Brasil é o país mais musical do planeta, mas qualquer um que estude um pouco dos aspectos sociais da música, observa que provavelmente a Índia seja o país mais musical do mundo, e não o Brasil.

Lembra daquele show da Ivete Sangalo que encheu o Madison Square Garden? Pois é, só tinha brasileiro.

Com certeza! No estilo mais pop é música para brasileiro no exterior mesmo(e um ou outro gringo perdido lá no meio). Mas no jazz a situação é bem diferente.

Crazy Slash
Veterano
# out/11
· votar


Headstock invertido
Legião Urbana > Slash

Legião Urbana > Você

Sem comentários ..

Marcelo Bico
Veterano
# out/11
· votar


makumbator
É isso mesmo, amigo. Pequenos guetos ouvem uma proporção grande de música brasileira. Bossa nova e jazz! Só que comparando com o restante de estilos, não é quase nada...

makumbator
Moderador
# out/11 · Editado por: makumbator
· votar


Marcelo Bico

Não sei se consideraria o público de jazz como um pequeno gueto(apesar de francamente menor que o público comum de música pop), mas no geral até concordo contigo. Realmente é um nicho específico(apesar de ter certa importância comercial)

Mas acho que a percepção do autor do tópico sobre a influência da música estrangeira na população brasileira está muito exagerada. E inclusive pode ser facilmente desmentida quando se analisa vendagens e pagamentos de direitos autorais no pais. Ele atribui uma percepção que observou em seu pequeno grupo social a toda população nacional, o que me parece um erro.

Arimoxinga
Veterano
# out/11 · Editado por: Arimoxinga
· votar


o negocio é que a maioria das bandas brasileiras copia o que vem de fora, e como já existe TANTA música TANTA banda TANTO tudo está práticamente impossivel ser original nos tempos de hoje criar uma indêntidade é meio dificil...


Sei que muitos irão discordar de mim mas, é o que eu enxergo(talvez exergue pouco) o mais original e diferente que vejo é o choro n' roll do D-ros

P.s: precisamos de mais gênios/arquitetos musicais. o último para mim foi o Chico science

Peace!!

Marcelo Bico
Veterano
# out/11
· votar


makumbator
Mas acho que a percepção do autor do tópico sobre a influência da música estrangeira na população brasileira está muito exagerada. E inclusive pode ser facilmente desmentida quando se analisa vendagens e pagamentos de direitos autorais no pais. Ele atribui uma percepção que observou em seu pequeno grupo social a toda população nacional, o que me parece um erro

Exato. Generalizou. Aqui no Brasil ouve-se muita música brasileira. Podemos afirmar que o Brasil é um país musical, sim. Por exemplo, na França, Itália, Alemanha, Holanda, Grécia, China, Portugal, Suíça , Argentina, Uruguai não se ouve música local nas proporções em que ouvimos música brasileira. Eu citei esses países porque tive oportunidade de gastar alguns dias ouvindo rádio. Esse fato derruba a teoria do autor do tópico, que por aqui se idolatra demais música estrangeira. Com exceção do Reino Unido, acho que a Europa inteira ouve muito mais música de fora do que no Brasil...
E obviamernte nos EUA, também só se ouve os locais...

makumbator
Moderador
# out/11
· votar


Marcelo Bico
Podemos afirmar que o Brasil é um país musical, sim

Claro que podemos! E adoro que seja assim(ainda bem). Só não concordo quando dizem que é o MAIS musical da face da terra. No geral a Índia é mais musical que o Brasil (e lá também possui forte música regional, tanto a chamada indiana clássica quanto a chamada de popular).

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


makumbator

Oi, o que significa dizer que a índia é um país mais musical que o Brasil?

Ou melhor, o que significa dizer que um país é mais musical do que o outro?

makumbator
Moderador
# out/11
· votar


Die Kunst der Fuge

A significação que a música tem na cultura indiana é maior do que na cultura brasileira(que também é grande). A música na Índia ocupa um patamar social que provavelmente não se vê em outros países.

Sem contar a infinidade de estilos e sistemas diferentes dentro do mesmo país. Só dentro da música indiana clássica(que não deve ser confundida com música de concerto ocidentalizada feita por compositores indianos) há uma riqueza difícil de ser pareada pelo mundo.

Osvaldojr
Veterano
# out/11
· votar


Se me indicar uma banda de metal progressivo decente brasileira, pode deixar que vou dar monhas moedas para eles, eu curto o estilo não a bandeiraAgora querer que eu curta axé, forró, etc, porque sou brazuca ta de brincadeira, mas a massa brasileira idolatra isso, cada um na suaE eu adoro boa música brasileira, e compro sempre que Posso este tipo de material, Noel, Clara, Eli's, Tom, Chico, conheco, mas prefiro metal progressivo em ingles, qual o problema

Não é bem isso que estou dizendo. Entenda.
O saci-pererê num é legal? A mula sem cabeça não daria um filme legal? Fazer uma letra de música dizendo sobre nossas florestas não seria legal?. Mas porque a maioria só comenta do vôo do Superman e dos pulos da Homem aranha? O Saci pererê tbm pula....captou?

makumbator
Moderador
# out/11
· votar


Osvaldojr

Mas porque a maioria só comenta do vôo do Superman e dos pulos da Homem aranha? O Saci pererê tbm pula....captou?

Isso pode ocorrer no seu grupo social, mas definitivamente NÃO é verdade quando se analisa a penetração da música estrangeira no total da população. Você está extrapolando uma observação de nicho para o todo.

Osvaldojr
Veterano
# out/11
· votar


O que quero dizer é o seguinte.
Não seria muito mais legal ver nossas crianças todas com camisetas do super saci-pererê brincando nas escolas do que com a camiseta do Spyder-man?

Osvaldojr
Veterano
# out/11
· votar


Porque nenhuma banda de seja lá qul for o estilo, brasileira, que faça um cd conceitual falando de Tirandentes, ao invés de falar do Dracula ou coisa semelhante?

makumbator
Moderador
# out/11 · Editado por: makumbator
· votar


Osvaldojr

Não seria muito mais legal ver nossas crianças todas com camisetas do super saci-pererê brincando nas escolas do que com a camiseta do Spyder-man?

Serrá que há tantas camisetas do spyder-man assim pelo Brasil? Duvido...

Você está numa cruzada nacionalista a la Policarpo Quaresma?

Osvaldojr
Veterano
# out/11
· votar


Não me venham com esse discurso pseudo-socialista de que não temos personagens e temas tipicamente brasileiros que podem ser explorados e muito ppelos nossos poetas , independente se toque metal ou axé...

viniciusra
Veterano
# out/11
· votar


Concordo não.

Querendo ou não, aqui no brasil a música Pop atual, é o Sertanejo e a música Gospel.Existem milhares de duplas/grupos sertanejos, todos com shows lotados.

Mas eu acho que essa teoria funciona quando voce liga radios ditas Pop, e só Akon, Snoop Dogg,Shakira,Ludacris, Bieber, e na marioria rappers americanos que só falam de sexo e festa.Se fosse cantado em portugues não tocaria em radio nenhuma, mas como é "americano" é legal...

Osvaldojr
Veterano
# out/11
· votar


Serrá que há tantas camisetas do spyder-man assim pelo Brasil? Duvido...Você está numa cruzada nacionalista a la Policarpo Quaresma?

Não sei, mas devem ter muitas bo Ben 10...e quase nada do nosso folclore.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a De onde vem a idolatria por bandas estrangeiras ?