Tópico do Metal Extremo

Autor Mensagem
GOREFESTA
Veterano
# out/10
· votar


Cada vez mais estou ouvindo o Black Future do Vektor, sei la onde vou parar assim hehehehe. Foderoso!!!!



killer7
Veterano
# out/10
· votar


Rodrigues

heheee, vai ser difícil, não sou nem um pouco fã de heavy metal. Algumas músicas só. Acho que só o reconhecimento por ter originado tudo que eu curto hoje.

GOREFESTA

É bom ver uma banda que não cai nos clichês Thrash, fazem um som Old sem apelar, riffs não tão simples. O vocal me surpreendeu de uma boa maneira porque geralmente é o que eu menos aprecio no Thrash. É uma banda boa.

MsArctica
Veterano
# out/10
· votar


Contrastante no sentido de que: a essência do black são as letras agressivas, muitas vezes satânicas até. E o propósito do góspel é falar de Deus!!!! a postura do black não se encaixa na proposta do góspel...entende?

E pra quem nunca ouviu falar de black góspel...vai ai um vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=DUm1jcwzTTQ

Andras
Veterano
# out/10
· votar


MsArctica
E black góspel, que que vcs acham???

Tão contrastante ne?


killer7

Talvez pelo fato de Black ser quase totalmente baseado no satanismo e/ou anti religião, e um Black Gospel que existe e chama White Metal (fonte: Wikipedia) é o Black Metal de jesuis.


No inicio a unica coisa que diferenciava o Black do Heavy era a tematica das letras. Ao longo do tempo foi se desenvolvendo todo o som caracteristico, mas sempre se manteve como primeiro criterio para uma banda ser considerada "Black Metal" ter tematica satanista/oculta ou relacionada. Eh por isso que essa historia de Black Gospel, ou White Metal, nom ecsiste.

killer7
Veterano
# out/10
· votar


Andras

Exato, vide Venon e Mercyful Fate. O Black Metal tem uma identidade única. Esse negócio de Black gospel eu vejo mais como uma "empreitada" dos crentes. Porra, tanto estilo pra enfiar letras sobre deus e eles fazem isso com o Black!? Isso é contraditório.

SayArtur
Veterano
# out/10
· votar


killer7
Já existe até um rótulo pra isso...

Unblack Metal...

lixo puro... =/

killer7
Veterano
# out/10
· votar


Divine Heresy - Facebreaker


Despised Icon


Andras
Veterano
# out/10 · Editado por: Andras
· votar


killer7

Esse negócio de Black gospel eu vejo mais como uma "empreitada" dos crentes

Nao sei se eh bem isso, mas eh ironico eles terem pego um genero fundado para cultuar o dengoso e usarem para cultuar o "iluminado". Eles devem pensar "poxa, como foi que um bando de satanista inventou esse genero legal e nos nao?". Soa meio "evangelico" nao? haha

killer7
Veterano
# out/10
· votar


Andras


kkkkkk Eu acho engraçado, acho que o foco deles é atingir todos os públicos. Já tem bandas gospel no Metalcore, Thrash, Death, no UNblack. Tão levando a sério esse lance de evangelizar. UHAUHUAHUHA

SayArtur
Veterano
# out/10
· votar


killer7
Andras

E o pior é que tem uma galera que cai nessa...

killer7
Veterano
# out/10
· votar


SayArtur

Não sigo nem seguirei nenhum tipo de religião, mas não sou fã mesmo é da evangélica. Escuto Black tranquilo, as letras eu conheço e não importo. Mas banda evangélica pqp, não consigo. É por isso que é sempre bom dar uma olhada nas letras dessas bandas.

Andras
Veterano
# out/10
· votar


SayArtur

Mas essa eh a grande "magia" das religioes, nao?

joabfarias
Veterano
# out/10
· votar


MsArctica
Olá, tudo bem?
Esse pensamento de "contrastante" sobre o Black Metal Cristão é algo muito relativo, a ser avaliado pessoalmente por cada um. Pra se ter uma idéia, esse mesmo raciocínio fez o Varg Vikernes do Burzum não tocar mais metal, que segundo ele é uma música de "raízes impuras" (vou procurar a entrevista, se achar posto aqui o link.). Como o Rock'n'Roll tem fortes ligações com o Blues e os negros protestantes dos EUA, e por Varg ter uma postura anti-cristã (racista, talvez?), ele se decidiu por não tocar mais metal.
O que muita gente não sabe é que muitas bandas que foram postadas aqui são cristãs, e receberam muitos elogios, isso antes de eu começar a postar nesse tópico (até onde sei, sou o único cristão que posta aqui regularmente).
Minha opinião final: Metal é música (cultura e arte) e atitude. Não pertence a nenhuma filosofia particular e é patrimônio da Humanidade. Como todo tipo de música, precisa de ouvintes para se estabelecer. Quem não quer apoiar, que não ouça. Eu ouço e apóio, e vou morrer curtindo Metal.

joabfarias
Veterano
# out/10
· votar


Para achar algumas entrevistas de Varg sobre o assunto, procurem por "burzum" "nigger-music" no Google.
Aqui tem uma entrevista onde ele diz algo como "Não vamos desperdiçar tempo pensando nas raças negras."
Claro, Varg não é nenhuma autoridade para falar do Black Metal atual. Mas que ele faz parte da história, ninguém pode negar.
Um abraço!

Andras
Veterano
# out/10 · Editado por: Andras
· votar


joabfarias

Minha opinião final: Metal é música (cultura e arte) e atitude. Não pertence a nenhuma filosofia particular e é patrimônio da Humanidade.

Sem querer ser chato mas, quando se trata de Black Metal nao eh bem assim amigo... esse eh o ponto que torna essa historia de "unblack metal" controverso.

joabfarias
Veterano
# out/10
· votar


Andras
Ok, então qual seria a filosofia PARTICULAR do Black Metal?

SayArtur
Veterano
# out/10
· votar


joabfarias
killer7
Não tenho nenhum problema com religião no metal...

Metal é música (cultura e arte) e atitude. Não pertence a nenhuma filosofia particular e é patrimônio da Humanidade.

Concordo plenamente. Muitas bandas escrevem sobre aquilo que as revoltam, e os cristãos também devem ter os seus motivos para andarem revoltados com o mundo...

O que me deixa irritado é quando ele é utilizado como forma de evangelização...

Citei o caso do Unblack Metal, que é feito por muitas bandas com o claro objetivo de "converter os satanistas"...

Aí já é forçar a amizade... Não gosto de nenhum tipo de pregação, seja ela com música ou não...

SayArtur
Veterano
# out/10
· votar


joabfarias

De forma bem resumida, seria mais ou menos isso:

O Black Metal (principalmente o escandinavo), tem suas raízes nas religiões pagãs nórdicas é uma espécie de resgate da cultura local e de resistência à imposição cristã...

joabfarias
Veterano
# out/10
· votar


SayArtur
Não tenho nenhum problema com religião no metal...
Como todos aqui sabem, eu também não. Quando as letras são contrárias ao que eu acredito (Ex: Deicide, Morbid Angel), de certa forma tentam me agredir (Unleashed, Amon Amarth), ou não dizem nada de importante (Cannibal Corpse), o que eu faço é ficar com a parte que me interessa, que é a Música.
É claro que quando todo o pacote me é interessante (boas músicas com boas letras - Death, Decrepit Birth, Martyr, Torture Squad) eu gosto mais, mas não deixo de ouvir quando não é.
Metal é controverso por natureza. Se cada um de nós só fosse ouvir as bandas que não ferem nenhum de nossos pensamentos, ia sobrar pouca coisa (boa) pra ouvir. Vide os últimos posts sobre homossexualismo, Dimmu Borgir, Cradle, Alex Laiho e etc.

Andras
Veterano
# out/10
· votar


joabfarias

Eh mais ou menos como o amigo SayArtur falou. O Black surgiu (e eh) uma forma de pregar os ideais do satanismo (moderno ou nao) e de outras religioes pagas, uma "celebracao" desses ideais, uma forma de "resistencia".

Enfim, a motivacao pra sua criacao foram ideais filosoficos (tanto que, como foi mencionado no post anterior, no inicio, nada diferenciava o Black Metal do Heavy Metal tradicional a nao ser as letras e a filosofia).

joabfarias
Veterano
# out/10
· votar


SayArtur
O Black Metal (principalmente o escandinavo), tem suas raízes nas religiões pagãs nórdicas é uma espécie de resgate da cultura local e de resistência à imposição cristã...
Essa seria a sua interpretação, a qual não me cabe dizer se é correta ou incorreta.
Como eu disse antes, o próprio Varg (que estava lá no início do Black Metal Escandinavo) pensa diferente.
Um ponto mais controverso ainda seria o uso do nome "Satan", que tem origens no pensamente/religião/fé judaico-cristã. A maioria das bandas gosta de tomar para si este nome, enquanto outras, que também são anti-cristãs e lutam para resgatar a cultura local tentam evitar o uso da palavra Satan, como o Amon Amarth (link para entrevista - vejam os comentários de Risen From The Sea).
Como eu disse, o Metal é filosoficamente controverso por natureza. E viva a liberdade de pensamento.

Andras
Veterano
# out/10
· votar


joabfarias

O Black Metal (principalmente o escandinavo), tem suas raízes nas religiões pagãs nórdicas é uma espécie de resgate da cultura local e de resistência à imposição cristã...

Essa seria a sua interpretação, a qual não me cabe dizer se é correta ou incorreta.


Nao existe interpretacao quanto a isso amigo, isso eh um fato.

joabfarias
Veterano
# out/10
· votar


Andras
Nao existe interpretacao quanto a isso amigo, isso eh um fato.
Forçação de barra detected.
Você se refere às origens da música (que são cristãs/negras <-- fato: gospel afro-americano -> blues -> rock'n'roll -> heavy metal -> black metal) ou às origens da filosofia (o que levaria à uma discussão ainda mais complexa)?

Andras
Veterano
# out/10
· votar


joabfarias

Nao estou forcando a barra. Nem tudo eh subjetivo ou esta sujeito a interpretacao. Existem coisas que foram criadas por um motivo, e pronto. E eh o caso do Black Metal.

Voce esta sendo muito simplorio ao se focar nesse argumento da origem da musica ser "crista/negra". Primeiro, porque isso nao tem nada a ver com o assunto. Segundo, porque o unico que fez referencia a isso dentro do genero do Black Metal foi o Varg, que nao eh parametro pra nada. Terceiro, porque o Black Metal surgiu como uma forma de resistencia/protesto, e nao ah nada de errado em um protesto surgir a partir do alvo do mesmo. Quarto, porque a musica em si surgiu antes de qualquer forma de religiao. E quinto, porque o Black metal vai muito alem do satanismo "classico", baseado na versao "crista" do "ser contra".

Nao eh dificel entender a proposta do Black Metal. Se voce comecar a procurar as vertentes e mudancas do genero, talvez fique confuso, pois o movimento se espalhou de tal forma que em muitas vezes ficou desvirtuado. Alem eh claro de algumas "figurinhas" que apareceram por ai dando entrevistas e falando besteiras. Algum membro de alguma banda que se intitula "Black Metal" ter dito A ou B nao significa que aquilo representa o pensamento de todo o genero.

Andras
Veterano
# out/10 · Editado por: Andras
· votar


Vou deixar um video aqui com uma pergunta: isso eh Black Metal?



Pesquisem um pouco sobre a banda depois (o nome completo da banda eh Witchcraft Coven).

Obs.: banda de 1969, 22 anos antes do Burzum.

renansena777
Veterano
# out/10
· votar


killer7
Divine Heresy - Facebreaker
Eu tava pensando em postar essa musica hj

Sobre a discussao que ta rolando ai, eu acho que nao tem muito sentido rotular uma banda pela ideologia dela, apesar de ser bastande contraditorio bandas cristas no cenario black metal.
Eu sou cristao e mesmo assim escuto bandas como Divine Heresy e Suicide Silence, bandas cuja tematica ferem alguns principios cristaos, mas o que me importa é a musica me agradar.
Existem diversas bandas cristas por ai cujo seu publico principal sao pessoas nao cristas, mas isso nao significa que a banda vá fazer pregaçoes nos shows.

Meu post de hoje:
Misericordiam-dethcore/grindcore



joabfarias
Veterano
# out/10 · Editado por: joabfarias
· votar


Andras
pensamento de todo o genero
É exatamente isso que eu não acredito existir, pois sempre vai haver as interpretações pessoais de cada um, e a partir daí os rumos são infinitos.

Tu falou bonito, mas não me provou nada (não tome como ofensa):
Existem coisas que foram criadas por um motivo, e pronto.
Não forçaste a barra?

Voce esta sendo muito simplorio ao se focar nesse argumento da origem da musica ser "crista/negra". Primeiro, porque isso nao tem nada a ver com o assunto. Segundo, porque o unico que fez referencia a isso dentro do genero do Black Metal foi o Varg, que nao eh parametro pra nada.
Desculpe, não tenho nenhum apreço pela figura de Varg, mas O CARA ESTAVA LÁ, e nós não. Quanto à cultura negra, não vejo porque não investigarmos a origem de um ritmo que ouvimos todos os dias.

Quarto, porque a musica em si surgiu antes de qualquer forma de religiao.
Não se constrói História sem fatos. Quando a música começou ou a religião começaram, a gente não estava lá.

E quinto, porque o Black metal vai muito alem do satanismo "classico", baseado na versao "crista" do "ser contra".
Nesse ponto eu concordo com você. O Black Metal pode ser usado pra falar de viagens cósmicas (vide o Covenant no Nexus Polaris - eles mesmo assumiam o rótulo "Black Metal" na época), Shakespeare (Hollenthon), a "tristeza" dos góticos (Forest Stream) e várias outras coisas.

Claro, você pode pegar o Black Metal, colocar numa caixinha junto com livros de ocultismo/satanismo/filosofia anti-cristã e limitá-lo a isso. Mas isso será o SEU Black Metal, e nada impede que outras pessoas usem o ritmo pra outras coisas.
Peço mais uma vez que não tome como ofensa nenhuma de minhas palavras. Minha intenção aqui é simplesmente expor meu raciocício e aprender com os outros. Respeitarei sua opinião sempre, mas espero que compreenda que, quando eu disser que ela é "somente a sua opinião", não estou sendo pejorativo.
Um abraço!

joabfarias
Veterano
# out/10
· votar


Andras
Putz, não tenho como ver daqui! Me interesso muito em conhecer esses lances antigos.
Aqueles documentários do Sam Dunn (Metal: A Headbanger's Journey e Global Metal) não citam essa banda. E é da mesma época do Black Sabbath. De que país eles são?

Andras
Veterano
# out/10 · Editado por: Andras
· votar


joabfarias

Certas coisas sao passiveis de interpretacao, sem duvidas. Mas outras nao. Se tu tropessar na rua hoje as 16:23:56, vai existir alguma interpretacao ou duvida quanto ao fato de tu ter tropessado no dia 01/10/2010 as 16:23:56? Entao porque tem que existir obrigatoriamente quanto as ideias por tras da criacao de algo?

Vejo como "problema" do teu racicionio as tuas bases de pensamento. Tu esta te baseando em bandas/personagens/depoimentos de uma epoca em que o genero jah tinha mudado. O Varg surgiu 20 anos apos o primeiro CD que pode ser considerado "Black Metal". Mesmo se tu for considerar os primeiros CDs que definiram o genero, jah existe uma diferenca de 10 anos. E muita coisa muda nessa epoca. Fora a questao da cabeca de tal cidadao, que eh totalmente deturpada. Ele eh o tipo de pessoa que te diz "amo tal coisa" hoje, e amanha diz odiar. E se voce perguntar "opa, mas ontem tu disse que amava", ele vai te dizer "tu ta louco? nunca disse isso!".

A minha questao eh que, no inicio, na mente das pessoas que criaram tudo, soh existia um ideal, fixo, que nao esta sujeito a interpretacao. As primeiras bandas foram influenciadas por um CD do La Vey de 1969. E todo mundo sabe quais o ideal de tal cidadao.

Como eu disse, entender o Black nao eh dificel. Se eu disser que o padre Marcelo Rossi faz as suas musicas pra celebrar o cristianismo, ninguem vai duvidar. Se eu disser que o Punk Rock surjiu como forma de protesto, tambem. Eh tao dificel imaginar que o Black Metal surgiu como forma de protesto contra as religioes e como forma de celebrar as religioes pagas? Nao deve ser tao dificel quanto imaginar que a questao de "protestar" possa ter se expandido ate o que eh hoje em dia, nas mil vertentes, pois eh algo altamente abrangente.

E quanto a tua frase: Claro, você pode pegar o Black Metal, colocar numa caixinha junto com livros de ocultismo/satanismo/filosofia anti-cristã e limitá-lo a isso. Mas isso será o SEU Black Metal, e nada impede que outras pessoas usem o ritmo pra outras coisas.

A questao eh: no Black Metal, a filosofia vem ANTES do som. O som soh foi definido 10 anos depois da criacao do genero. Esse eh o ponto principal da discussao anterior (sobre unblack metal e etc). E por sinal, se o BM surgiu reconhecidamente do livros de ocultismo/satanismo/filosofia anti-cristã, porque isso tem que ser o meu BM?

MsArctica
Veterano
# out/10
· votar


joabfarias oi querido!

Entendi seu raciocío...legal!

Eu li uns comentários ali em cima e eu não entendo o porque desse preconceito contra o góspel...galera! esse é um fórum de música...se vcs estão aqui é pq vcs gostam de música, certo? se uma banda góspel tiver qualidade, for boa de verdade, vc vai deixar de escutar simplesmente pq ela é GOSPEL?

Joabfarias, ja que vc tocou no assunto do Varg...olha...eu não vou deixar de escutar Burzum, mas eu nunca vou concordar com as idéias/ideologias dele. Eu não li na integra a entrevista que le deu sobre essa coisas toda do Black ser originário do Rock, que é originário do Blues e vertentes e blablabla...mas me contaram. Foi simplesmente a coisa mais RIDÍCULA e PRECONCEITUOSA que eu ja ouvi na minha vida...eu ja não o via com bons olhos, depois dessa pra mim acabou...

Eu não tenho religião, antes que alguem pense que eu quero converte-los, mas a título de ex., descobri uma banda de heavy góspel...EXCELENTE!mesmo! se chama Ceremonya, postei num outro tópico ai, e no orkut numa comu que eu posto e a galera tava desfazendo da banda pq é góspel...os caras nem ouviram e ja têm um pré-conceito sobre a música!

Resumindo...eu não escuto banda pela ideologia dos caras, mas pela música! a qualidade dos músicos!

=*

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico do Metal Extremo