Bandas covers: um mal que assombra o nosso belo país!

Autor Mensagem
jimmy vandrake
Veterano
# abr/08
· votar


Outro " Grande mal " que deveria ser incluído é o absurdo das regravações e versões na MPB. Já viram quantos artistas lançam seus trabalhos e incluem regravações de músicas em seus albuns ? Nossa, a coisa ultrapassou a muito tempo o limite do bom senso

I.Nosferatu
Veterano
# mai/08
· votar


Christhian

A subjetividade de gostos existe claro, porém não há como negar o comodismo cultural das pessoas, a mesmice (rotina) que as assola todos os dias que só é quebrada se os grandes meios da midia resolvem trazer a tona "algo novo"... algumas pessoas, (minha vizinha por exemplo) ouve de 4~6 musicas varias vezes no dia, sempre as mesmas, passam se dias, meses, um ano e são as mesmas musicas, até que uma nova modinha a assalta...

Sei que é problema dela se a mesma gosta dessa rotina, porém imagine isso multiplicado em media por 70% da população do país, talvez esteja exagerando, mas realmente não são poucos e o fato ocorre constantemente e em diversos estilos variados.

Voce pode arrumar a desculpa que quiser pra isso, porém pra mim é bem visivel a situação, tanto essa quanto o excesso de bandas covers que como voce mesmo cita gente que toca pra 'pegar mulher' (e esses são os piores, por que se sujeitam a subir num palco a troco de um cachê nulo ou miserável, rebaixando toda uma classe que trabalha pesado), embora isso não pare ai, aqui se vê claramente que mesmo que voce não partilhe das mesmas ideias, ao menos tem ciencia do problema...

No fim o assunto desse topico pra mim já ta mais que resolvido, só não vê quem não quer...

Veja bem, se tocar trabalho autoral (em certas opiniões) não levar ninguém a lugar nenhum no brasil, e tocar cover então??? Pode-se até ganhar uma graninha fazendo profissionalmente... mas...

Às vezes fico pensando, alguns musicos tocam algo autoral muito semelhante à um musico renomado justamente porque sabe que se vier com algo muiiiito diferente ninguém vai querer ouvir, dai chega alguém e fala "não vou ouvir aquilo porque é cópia de tal artista", puts! Ai fodeu... Às vezes é uma coisa ou outra e já disse que isso é normal e com o tempo cada um vai ficando com suas caracteristicas, como qualquer outro musico...

Veja bem em todos os estilos existem musicas que foram criadas/ feitas por outros musicos, principalmente nas musicas mais populares e que apenas mudam-se o tom e as letras e essas musicas não obstante são as mais comumente aceitas (porque trata-se de uma melodia conhecida) esse truque é utilizado até por grandes musicos que não necessitam mais desse tipo de apelo e a produção musical no brasil está repleta desses exemplos... ora isso só demonstra uma coisa, que se trata de uma questão de cultura (ou falta de) de ambas as partes...

Outro exemplo é se um musico mesmo que conhecido quer desenvolver um trabalho inovador, e bota em pratica, provavelmente metade ou mais de seus fãs irão desprezar esse trabalho, por mais que fosse musicalmente falando uma obra de arte, talvez um dia fosse reconhecido o trabalho em questão, mas em quanto tempo? Ao passo que se pegasse suas musicas mais conhecidas e desse uma nova versão fazendo uma regravação de seu material, esse seria provavelmente bem melhor aceito... exemplos reais existem por ai...

Poderia citar uma infinidade de trabalhos que tem essas caracteristicas, mas acho que não é necessário, tenho certeza que todos conhecem ao menos um desses...

É isso, como disse não espero que saiam de seu mundinho seguro pra ouvir o trabalho autoral de musicos independentes ou desconhecidos, nem tampouco que essas reflexões vão mudar algo em alguém, porém são minha maneira de encarar o assunto e vejo que não sou o unico, o que já é um passo significante... aos que compartilham destas ideias permaneçam firmes...

superbife
Veterano
# mai/08
· votar


Ah, então é pra apoiar as bandas originais, mas não muuito originais (CSS)? É exatamente por isso que não tem tantas bandas boas por aqui... tu exemplificou tua própria idéia, quem não ataca não faz gol.

Eu acho que tu viajou um pouco, a quantidade de bandas cover na Inglaterra e principalmente nos EUA é igual ou maior do que a que tem aqui. O problema é acesso a educação e cultura, ninguém vai compor alguma coisa boa se nunca leu um texto decente e não sabe escrever direito.

I.Nosferatu
Veterano
# mai/08
· votar


superbife

Cara, eu não digo pra apoiar somente bandas/ musicos originais, em nenhum momento disse isso, voce entendeu errado, a maioria dos musicos começa sua carreira dessa forma, não tem nada sem sentido nisso, se voce for pegar um musico qualquer iniciando vai encontrar elementos de outro musico a principio, até de grandes musicos se vê isso... isso de que não existe muita banda /musico bom aqui porque o trabalho é semelhante à algo conhecido é puro preconceito, porque quando se trata de um musico internacional, ninguém liga pra isso, existem varios também assim, embora há bandas que sugam muito realmente outras, essas não dá pra encarar mesmo, mas tem também as que usam isso criativamente (influencias) e fazem sim um bom trabalho...

Cara, se eu quisesse promover minha banda com esse discurso, já teria colocado aqui ou no forum mesmo varias vezes o meu trabalho, mas não preciso disso, meu trabalho é destinado à um circulo fechado e nele eu tenho a resposta que preciso pra continuar... nós falamos aqui de um problema que afeta a cena musical no nosso país e não estou querendo defender meu trabalho em particular.

O problema é acesso a educação e cultura, ninguém vai compor alguma coisa boa se nunca leu um texto decente e não sabe escrever direito.

Aqui eu concordo contigo, porém quanto à trabalho autoral, gostaria de perguntar-lhe se acompanha alguns (não 1 ou 2) ou se apenas está dando pitacos por opinar, sinceramente, acho que esse tipo de atitude não ajuda em nada...

No geral, nesse ramo musical, as pessoas tendem a aceitar o que já conhecem, seja uma melodia, seja uma figurinha carimbada, etc... Quando se sai desses padrões a coisa muda totalmente de figura, então deduz-se que para alguém gostar de um trabalho autoral (original ou nem tanto) de outrem é necessário conhecer primeiro, se não conhece, como vai dizer apenas num primeiro contato num show se aquilo é realmente bom ou ruim, talvez consiga, se o musico em questão preencher os requisitos de sua expectativa baseado no que voce já ouve e gosta... Ops! Mais se é baseado no que voce já ouve e gosta, onde fica a originalidade? Será que voce irá apreciar???

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/08
· votar


I.Nosferatu
Velho, mas é exatamente ai que esbarra o problema.

O que vc falou, conceitualmente não tem nada de errado, muito pelo contrário - é mais defensável do que os argumentos do próprio criador do tópico. Mas continua sendo um conceito, uma opinião e se a minha, a de fulano ou beltrano diferem, não haverá jamais um ponto consensual, visto que é algo tão pessoal que ninguém estará disposto a mudar. Eu, pessoalmente, nem perco o meu tempo querendo argumentar nada aqui, tentando mudar a visão das pessoas a respeito disso.

Acho que culturalmente nosso mercado é diferente dos outros e ponto final. Um aspecto fácil disso é o fato de não exportarmos nada com sucesso, além da Bossa Nova, que teve inclusive suas raízes na dissonância do Jazz (com um mix de samba, é verdade, mas...), tornando o estilo mais facilmente aceito. De resto, o que se produz aqui é cópia-da-cópia.

Como músico estudante de canto lírico, me permito pensar se, por exemplo, em música erudita fosse regra se prestigiar mais compositores novos em vez de valorizar a interpretação do músico sobre peças com mais de 100 anos. Creio que um dos aspectos que mantenham a música erudita viva por tanto tempo é exatamente o fato de uma boa peça ser valorizada e interpretada e revivida ao longo dos anos, sem essa de 'sou cult e quero coisas novas' (sem querer ser pejorativo em relação a vc, claro).

Enfim, acabamos novamente numa questão conceitual, percebe? Volto a dizer: Adoraria entender de fato qual o objetivo do tópico, pra ser criado com tanta voracidade a ponto de chamar bandas 'cover' de mal que assombra a sociedade. Pra mim, um mal que assombra a vida musical de todos é exatamente a música "acultural' como os funks que usam linguagem de baixo calão e incentivam a futilidade, sobretudo feminina. Mas ainda assim, acho que haja gosto pra esse tipo de som, o que me coloca na condição de 'preconceituoso', infelizmente.

Abraços.

I.Nosferatu
Veterano
# mai/08
· votar


Christhian

Bom, só pra deixar bem claro, não quero posar de cult, gosto pra caramba de muita coisa do gosto popular, ouço com prazer coisas que todos ouvem também, mas sempre acompanhei o que se faz por aqui e no mundo além daquilo que é top e bom pra todo mundo, vejo muitas bandas que estão no topo nos dias atuais e que tenho demos originais deles (tem camarada que vem aqui e fica implorando pra eu disponibilizar pra ele, fazer o que se o cara não acompanhou quando devia pra que vou ceder agora, huashuashuashuashuashuas), tenho muita coisa nacional também e posso dizer que pelo menos no estilos que acompanho, há bandas e musicos que não devem nada à essas que chegaram ao topo e mereciam até mais estar lá, e que foram muito mais reconhecidas em outros lugares no mundo e que se não decolaram aqui, é justamente pela falta de interação que existe em nosso pais que acaba levando muitas a deixarem isso de lado, agora não acho justo alguém chegar aqui e dizer que o que se produz no brasil é ruim porque é parecido com o que é top e por isso prefere ir ver cover, no mundo todo as coisas funcionam assim, porque aqui seria diferente... o que precisa ser mudado é a mentalidade e a forma como se encara isso.

Concordo que não vamos mudar a opinião de ninguém que prefere ir ver cover, mas vamos parar com esse preconceito que assola todos que musico brasileiro independente/ desconhecido é ruim ou é só copia de outras bandas, em musica nada se cria tudo se copia mesmo... seja num iniciante ou num renomado musico, até nas partes tecnicas a coisa funciona assim, só precisamos saber julgar se é criativamente ou paliativamente...

Sobre a musica erudita, ou mesmo todas sem excessão, vamos prestigiar obras antigas de inegavel valor sim, mas ao mesmo tempo vamos manter a mente aberta para o que brota em nosso tempo, inovador ou não, é o que nos cerca e fazemos parte disso, sendo musico ou apreciadores...

Bom, sobre o intuito do criador do topico, talvez tenha sido mesmo promover seu trabalho apenas, mas não digo que ele esteja errado, quando se sai à noite por exemplo e voce vai ver um bom e raro e pago cover dos Beatles, Elvis, Raul, entre outras várias possibilidades que não deixem nada a desejar e que são musicos muito bem engajados no que fazem e porque não tem como realmente ir conferir o original, e voce vai ali pra poder sentir um pouco da emoção que seria estar lá de verdade com a banda é uma coisa bem diferente do que ir à um local e ver varias bandas tocando as mesmas musicas do Iron, Metallica, Guns, entre outros por exemplo repetidamente todas as noites, aquelas que eles pegaram a cifra na internet porque o ouvido nem funciona direito pra pegar um outro cover e ter no minimo um repertorio diferenciado, fora os causos que já foram citados anteriormente, dai sou obrigado a defender o intuito do topico... vão encher linguiça na PQP... acho que é deste mal que se refere o assunto, porém nada melhor que o criador se pronuncie e se esclareça, se já não o fez, afinal o topico já ta extenso e estou ficando cansado de teclar... huashuashuashuahsuahsuas...

No final lhe compreendo e em algo concordamos, como não poderia deixar de ser...

Acho que devo parar de ficar postando minhas opiniões que provavelmente neinguém lê e seguir seu sabio conselho: "pessoalmente, nem perco o meu tempo querendo argumentar nada aqui",, no final é pura perca de tempo mesmo e tenho tanta coisa pra fazer... hehehehehe... abraço!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/08
· votar


I.Nosferatu
É isso ai! E pra deixar bem claro, apesar de já ter escrito antes, o lance do 'cult' não foi direcionado a você, em nenhuma hipotese, até pq conheço sua postagem.

ahuahuaha pois é cara, eu tb acho perda de tempo. Acaba que todos expõem suas opiniões e alguns momentos o conflito passa dos limites. Acho que o fórum é um ótimo ambiente para debates, mas tratando de algo tão pessoal quanto 'opiniões', é muito mais fácil a coisa descambar a rachar em dois grupos para se degladiar, simplesmente!

E só pra constar, cá entre nós: Toquei na virada cultural e durante as nossas músicas iniciais que eram próprias, o publico curtiu (mais pela virtuose), mas haviam muitos corneteiros por lá. Quando tocamos Aces High do Iron (e modéstia a parte, minha performance apesar do estresse vocal foi legal), além de termos triplicado o público, até quem estava secando a gente curtiu.

Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bandas covers: um mal que assombra o nosso belo país!