Bandas covers: um mal que assombra o nosso belo país!

Autor Mensagem
Calanzares
Veterano
# abr/08
· votar


eusebio
Emo.

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


alem do mais, a maioria esmagadora das bandas covers daqui e do resto do mundo, sao ruins, muito ruins!

shoyoninja
E entre escutar uma cover mal feita e um original mal feito?

Nao me leve a mal, mas é questao de se estar acostumado... como disse no post, mas com outras palavras: xerox da Mona Lisa? Eu prefiro ver uma exposiçao de um artista com menos talento mas com suas proprias ideias...
E se voce for falar que tem muita banda cover boa por ai, bom, no meu entender esta é só um reiteração do que eu falei no post.
Se a banda de cover é boa, seria melhor ainda, para todos envolvidos (plateia inclusa) se estivesse escrevendo musica propria.
Imagina o que o mundo estaria perdendo se Page&Plant, Lennon&Mcartney etc. tivessem montado um bandinha cover...

rspx7
Veterano
# abr/08 · Editado por: rspx7
· votar


lemingue
De onde será que veio a guitarra, e o rock, e a música em si? Ninguém vive isolado... apenas não estamos no centro do sistema... mas dizer que não tem banda boa aqui... que parâmetro tá usando pra comparar? Só no trivial, vocal, guitarra, baixo e bateria? A Coca-Cola tá aí... toma quem quiser.

Eu nao entendi o que voce quis dizer...

E talvez voce não tenha entendido o que eu escrevi. Escrevi justamente dizendo que esta cheio de banda boa aqui e digo mais, na minha opiniao, no geral, o musico brasileiro é muito melhor que o musico ingles. So que estamos perdendo tempo tocando cover... foi isso que eu quiz dizer...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/08 · Editado por: Christhian
· votar


rspx7
Não existe nenhuma ligação entre tocar cover bem / mal e fazer som próprio de qualidade. Você entra em auto-sabotagem ao dizer que, por exemplo, CSS é igual a um monte de coisas de Londres - e na mesma Londres, a japa doida é tratada como celebridade intelectualóide e som deles é cult e da moda. E vale dizer que CSS era uma banda orriver (erro de português proposital) aqui, antes de estourar no UK.

Não entendi patavinas do tópico. Volto a afirmar: Não existe nenhuma relação entre fazer som de qualidade e tocar cover. Ambas as coisas podem ser perfeitamente levadas em paralelo, ou seja, uma banda ter boas composições e fazer covers para ter espaço pra tocar e consequentemente, fazer $$.

Isso me parece muito mais aquele velho preconceito tolo de que 'Eu sou bom, não toco cover'.

Opinião, apenas.

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


Christhian
Opinião, apenas.
digo o mesmo...

A proposito, tua versão do Always ficou boa pacas...parabens...

E nao se ofenda com minha opiniao, nao sou dono da verdade.

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


Christhian
e na mesma Londres, a japa doida é tratada como celebridade intelectualóide e som deles é cult e da moda
pois entao, é da moda... do povão... que compra NME,rs...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


rspx7

Só vou pesar um pouco para seu lado tb, para ser justo. Acho que entendi um pouco do propósito do tópico, mas vale um contra-senso.

Acho que a maioria dos músicos que tocam cover o fazem pela diversão, ou seja, são hobbistas. Se são bons ou ruins, é uma questão de dedicação. Se vão fazer um trabalho autoral forte, é uma questão de escolha.

Mas existe uma parcela - e conheço excelentes músicos, formados na Unicamp, GIT, etc. - que tem o seu trabalho autoral rico e forte ativos, mas trabalham com bandas na noite de SP, fazendo as vezes, Pop Rock Nacional a contra gosto.

Acho que isso vai tb da maneira como cada um encara a profissão.

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


Christhian
Mas existe uma parcela - e conheço excelentes músicos, formados na Unicamp, GIT, etc. - que tem o seu trabalho autoral rico e forte ativos, mas trabalham com bandas na noite de SP, fazendo as vezes, Pop Rock Nacional a contra gosto.

Pois é, tem um monte de gente boa por ai tendo que se virar, como diz voce, a contra-gosto tocando cover. Isso que me deixa triste...

Sam
Moderador
# abr/08 · Editado por: Sam
· votar


rspx7
Por que então produzimos tão pouca musica de qualidade?

Acho que (felizmente) vc tá mal informado! Dá uma navegada na galera que anda fazendo som próprio aqui:
palcomp3.com

Mais de 300 novas músicas por dia!

Pode parecer jabá mas não é! Tem muita coisa boa por lá =)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


rspx7
Sem ofensas velho, que isso... Só acredito, de fato, que não haja relação nenhuma.

Digo por mim: Faço em Abril umas 10 datas com uma banda na noite de São Paulo e interior. Sem entrar em detalhes, dá quase mais grana do que muito profissional de outras áreas. E faço uma data com a minha banda autoral, para umas 20 ou 30 mil pessoas que sozinha bate as 10 noites que vou tocar cover. Entende? São vetores da profissão, assim como dar aula - que tb é uma outra alternativa de renda pra muitos músicos, inclusive desses que estouraram lá fora, como é o caso do Dr. Sin. A banda faz dois, tres shows por ano, se vacilar. Vivem de aulas, workshops e afins...

Abraços.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


rspx7
cara, eu não fico triste não. Acho que é um dos ossos do ofício. Prefiro até cantar pagode a ter que exercer outra profissão que eu não goste. Acho que o mais importante é trabalhar com aquilo que se ama. É claro que eu preferia que minhas bandas autorais estourassem, mas fico feliz de ter tantos cachês pra fazer, mesmo que sejam covers - e pops.

:)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


Sam
http://palcomp3.com/chris

Esse é o mais sensacional de todos!!!

[/jabá]

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


rspx7
BTW, se der, ouve o link que eu postei e me diz o que tu acha dos sons autorais. Todos os músicos tem trabalhos paralelos com bandas de cover. O Batera do Sonora toca até Cajon com um lance de Dança do Ventre. No Vodu, o Xinho é formado no GIT e tem um Triumph cover, além de uma banda de pop rock. O Daniel Lima (baixista do Vodu) é maestro formado pela Unicamp e toca na banda 011, na noite de SP, inclusive em alguns dos mesmos lugares em que toco.

:)

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


e a proposito, caro Christian, postei esse post, rs, justamente por saber que também teri que "me virar a contra gosto" na noite de Sampa...

Olha só, nao quero nem preciso puxar o saco de ninguem, mas escutei um pouco o teu trabalho(Christian), que vim a conehcer por aqui no CIFRA e fiquei impressionado e pensei cá com meus culhões "por que tem tanta gente boa assim que ninguem fica a conhecer?"...

Agora diga-me: sem incluir os teus amigos músicos, quando é que voce foi ver uma banda cover, mesmo quando voce era adolescente e consequentemente mais impressionavel, que no dia seguinte voce se lembrava do nome, ou da banda ou dos seus integrantes... ou que voce tenha pensado "porra, preciso arrumar o trabalho desses caras e escutar em casa, foi du caralho"... no maximo, quando alguem vê uma banda cover que gostou o cara vai para casa e denterra o cd do original para relembrar... triste...

Abraços

Calanzares
Veterano
# abr/08
· votar


Você entra em auto-sabotagem ao dizer que, por exemplo, CSS é igual a um monte de coisas de Londres - e na mesma Londres, a japa doida é tratada como celebridade intelectualóide e som deles é cult e da moda. E vale dizer que CSS era uma banda orriver (erro de português proposital) aqui, antes de estourar no UK.

Faço das suas palavras as minhas, e ainda completo; era não. É!

E sinceramente?

Não acredito como alguem pode escrever uma besteira dessas e pensar nisso realmente. E mesmo que pense, respeite a opinião dos outros.
E qual o mal em tocar covers?
É assim que muitas bandas começam, se entrosam, e algumas até se especializam nisso. E o público gosta. E muitas bandas com composições próprias de Rock existem também. Acho que você fala muito sem ter base alguma do que fala. Falou muito do que não sabe, e como exemplo, deu uma banda FRACA, sem musicalidade alguma e talento, num estilo mais batido do que tudo.

E vem usar isso como argumento contra clássicos e saudosos BONS artistas?
Prefiro não comentar.


E aqui, quer ouvir uma banda de rock de hoje em dia(desconhecida), que faz um bom som original?

É até de um integrante daqui do Fórum. Comecei a ouvir, e estou curtindo muito, à quem se interessar:

www.speedporco.palcomp3.com.br


[]'s

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


Christhian
BTW, se der, ouve o link que eu postei e me diz o que tu acha dos sons autorais. Todos os músicos tem trabalhos paralelos com bandas de cover. O Batera do Sonora toca até Cajon com um lance de Dança do Ventre. No Vodu, o Xinho é formado no GIT e tem um Triumph cover, além de uma banda de pop rock. O Daniel Lima (baixista do Vodu) é maestro formado pela Unicamp e toca na banda 011, na noite de SP, inclusive em alguns dos mesmos lugares em que toco.

:)



ja tinha escutado ontem, véio, muito bom!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


rspx7
Então velho, mas ai há um erro de finalidade. Banda cover não é pra vender CD, engajar fãs, etc. É pra entreter, vender show, fazer cachê. Não é tão importante que o público lembre do nome da banda e dos músicos, mas do repertório, da performance e que haja um interesse em 'frequentar a casa, pq o som é bom', saca?

Hoje, eu conheço pelo menos uma banda que tem um público fiel razoável, chamada Soulgang. São muito bons na proposta 'cover' e tocam muito mesmo na noite de SP, mas são uma exceção. O normal é ver um monte de bandas meia boca e aquelas que tocam muito bem se diferenciando, fortalecendo o nome do estabelecimento e não da banda, passando a prestar quase que um serviço terceirizado de entretenimento. Entende? É outra finalidade.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


rspx7
Opa, agora que me dei conta!

Obrigado pelos elogios! ahuahuaha

Vou dar aula. Depois volto aqui pra gente enriquecer o tema. :)

Abraços.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


rspx7

e a proposito, caro Christian, postei esse post, rs, justamente por saber que também teri que "me virar a contra gosto" na noite de Sampa...

Velho, só um adendo: Pensa como eu citei cara. Tocar na noite de SP, fazendo sei lá, umas 10 datas, pode ser mais rentável do que muitas profissões chatas e que nós certamente não nos daríamos bem. Indiferente do que vc for tocar, lembre-se que somos privilegiados de ganhar a vida fazendo algo que amamos, com uma qualidade de vida muito boa em geral, sem estresses. Cabe a vc arrumar um trabalho autoral em paralelo e investir nele - e conte comigo se for fazer rock and roll! ahuahuahuah

Abraços!

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


Pois e´galera, falei que ia irritar muita gente com isso...
Ter banda boas tem, isso eu mesmo escrevi, mas o espaço é muito pequeno para essas bandas justamente por causa do público que prefere ver uma banda cover...

Calanzares
Falou muito do que não sabe, e como exemplo, deu uma banda FRACA, sem musicalidade alguma e talento, num estilo mais batido do que tudo ,

Nao estou defendendo nehnuma banda (voce nao leu a minha resposta la atras de que eu nem gosto de Angra?) e nao estou falando sobre um assunto que desconheco, vivo disso a mais de dez anos... so queria desabafar, e disse varias vezes que esta é apenas a minha opiniao...

Calanzares
Veterano
# abr/08
· votar


rspx7

Relaxa velho. É a TUA opinião.

Mas ouve la a banda do cara e me fala o que você achou.

Um abraço

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


Christhian
Indiferente do que vc for tocar, lembre-se que somos privilegiados de ganhar a vida fazendo algo que amamos, com uma qualidade de vida muito boa em geral, sem estresses. Cabe a vc arrumar um trabalho autoral em paralelo e investir nele - e conte comigo se for fazer rock and roll! ahuahuahuah


falow e disse. Sou muito grato por poder viver de musica, muito mesmo! Concordo que seja melhor viver de covers do que trabalhar em um "escrotório". Só gostaria que tivesse mais gente "out there"
que preferisse veru uma banda original a uma banda cover.
Diz ai Christian, ca entre nós (e qualquer um que entrar no cifra,rs) se voce pudesse viver so do teu trabalho autoral, nao seria bem melhor?
Ah, se o mundo fosse perfeito,rs

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


Calanzares
Vou ouvir com certeza! E se der vou no show, ser apedrejado por uns trinta musicos de cover daqui do cifra,rs

Abraços

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/08 · Editado por: Christhian
· votar


rspx7
Porra, seria até por que eu não precisaria ficar decorando letras, ouvindo músicas das quais não curto tanto, etc, etc. Mas se tem uma coisa que eu não abro mão é de dar aulas. Acho que é uma maneira de manter o meu conhecimento vivo, mesmo depois que eu resolver parar de tocar (falando nisso, preciso atualizar meu INSS... ahuahuaha).

Mas putz, até que gosto da vida na noite. Conhecer gente nova, rir de gente divertida, estar na balada sem precisar se preocupar com aparência, mulheres, dinheiro, etc.. É uma sensação muito diferente.

Enjoy the life´s goods - em todos os sentidos! ahuahuaha

Agora vou pra aula mesmo.

Abraços!

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


Calanzares
Estou escutando agora. Legal, letra em portugues...

Bendsup
Veterano
# abr/08
· votar


Acho que pode estar acontecendo ..

- o Brasil tem acesso a grande variedade musical, o que por um lado nos torna mais críticos, inclusive com nós mesmos..
- acho que o Brasileiro tem baixa autoestima.. tem que ter coragem pra acreditar no que se cria...
- o mercado comercial músical é um lixo.. 90 do que se vende é lixo..
- temos mais dificuldades de infra-estrutura.. lugares, caches, equipo, transporte
- por último.. o músico no Brasil não é valorizado.. a música sim.

Bendsup
Veterano
# abr/08
· votar


outro exemplo... um guitarrista amigo meu é um dos caras mais foda de jazz, instrumental... ta dando aula de física no esta pra ganhar 1200.. pq como músico tinha mês que não tirava 600 conto...

Bendsup
Veterano
# abr/08
· votar


ta dando aula de física no estado pra ganhar 1200[b][/b]

Calanzares
Veterano
# abr/08
· votar


rspx7
Eles são daqui de BH! hehehe vai ter que andar um pouco =)

abraço!

Bass Hero
Veterano
# abr/08 · Editado por: Bass Hero
· votar


edit: Motorocker toca algumas músicas boas em Português. "Igreja universal do Rock" e "Blues do Satanás". Eles estão no Palco MP3. Nem preciso dizer que a banda é parecida(igual) AC/DC mas, mesmo assim não perde qualidade pra mim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bandas covers: um mal que assombra o nosso belo país!