Bandas covers: um mal que assombra o nosso belo país!

Autor Mensagem
Bendsup
Veterano
# abr/08
· votar


sobre o lance de cantar rock em português sinceramente não gosto muito... o estílo tem a ver com a cultura, e a textura da lingua portuguesa não é tam legal pra rock (na minha opinião)... tipo cantar samba em japonês ( to exagerando pra dar exemplo)... imagina uma banda de aché cantando em alemão....

Calanzares
Veterano
# abr/08
· votar


tipo cantar samba em japonês ( to exagerando pra dar exemplo)

Exagerando nada, fica lindo.

O Malice Mizer tem uma música que puxa um pouco de Bossa, e é maravilhosa.


Rock em portugues, tem MUITA coisa boa. A língua é bem musical, e fica bonita se bem empregadas às palavras. Cazuza por exemplo. Paralamas do Sucesso, o saudoso Raimundos, enfim. Muita coisa legal.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


Bendsup
Velho, tem um guitarrista belga chamado Benoit no Vale do Paraíba que é especialista em Jazz. O Tomate do Jô é fanzaço do cara. Ele vive perfeitamente bem dando aulas numa escola relativamente pequena e fazendo cachês na noite de São José - que é bem diferente da noite de SP.

Mesmo para quem toca estilos diferentes, tem mercado. Mas nada, absolutamente NADA cai do céu, nem nessa e nem naquela profissão. Tem que correr atrás mesmo. Acredito que não tenha sido fácil passar num concurso do estado para dar aulas de física. Não sei se foi o caso dele, mas se houvesse o mesmo empenho em buscar alternativas rentáveis como músico, ele teria um fim diferente, certamente.

Enfim, maneiras e maneiras de se encarar a profissão de músico. Eu prefiro aquela em que no final eu faço o que gosto - que é cantar - e a grana paga minhas contas.

:)

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


Calanzares

Eles tem pagina no myspace? Se nao tiverem fala pra eles fazerem uma, é um otimo lugar para promover sua banda.

Ae galera, eu não queria ofender nimguem com o meu post. Foi só um desabafo, e é apenas A MINHA OPINIÃO.
Apoiem bandas originais, vale a pena. Com certeza tem muita banda original por ai, boas ou ruins isso depende do gosto de cada um, mas se voce nao apoia-las e nunca for ver um show de uma banda original fica cada vez mais dificil para quem esta ai tentando...

Rafael Walkabout
Veterano
# abr/08
· votar


Aqui no Brasil, na maioria, se produz aquil oque o povo quer ver/ouvir.
O problema do Brasil são os brasileiros.

Ninguém quer saber de um rock bem feito.Querem é um funk com alguma frase ridícula repetitiva e com linguajar vulgar.

Calanzares
Veterano
# abr/08
· votar


rspx7
Tem não, tem só palco MP3! Vou dar o toque nele então!
COm certeza velho... eu mesmo sou um dos poucos daqui dos amigos que curte fazer isso. Pessoal curte so as famosinhas e tal.
Mas tem algumas bandas daqui que eu curto.

Essa ai que eu mostrei, tem o Bastardz de SP, Tem o Steel Warrior do sul(Metal do CARALHO), dentre outras!

Freakthing
Veterano
# abr/08
· votar


Eu gosto apenas de uma ou duas bandas brasileiras o.O . Para quem gosta de Rock, Rock mesmo, é muito dificil gostar das bandas daqui. No Brasil só sabem-se fazer Samba, Forró, Axé, pagode etc, e é isso que um típico brasileiro gosta. Não dá para comparar o Brasil com países como os EUA e Inglaterra quanto trata-se de Rock (e derivados) né ,isso é fato, claro.

kiki
Moderador
# abr/08
· votar


rspx7
Por que então produzimos tão pouca musica de qualidade? Principalmente no que se diz a Rock.
por que rock veio de fora.

voce consegue contar nos dedos quantos musicos e bandas bons temos de samba, bossa nova, chorinho, forró, baião?

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


Calanzares
eu mesmo sou um dos poucos daqui dos amigos que curte fazer isso. Pessoal curte so as famosinhas e tal.

Pois é velho, esse é o problema. As pessoas preferem ficar ouvindo "as famosinhas".
Acho que me expressei mal no post e dei a impressao de que culpo o músico que toca cover.
Mas não é por ai, como disse o Christian, é bem melhor (para um musico) tocar dez gigs por mês do que trabalhar com outra coisa, mesmo que seja gigs de cover. Mas isso é prejudicial a "cena" musical de certa forma pois não incentiva a criatividade.

Digo e repito, apoiem as bandas originais!
Abraços

Rafael Walkabout
Veterano
# abr/08
· votar


Aproveitando pra fazer um SPAM:

http://palcomp3.com/corporacaocapsula/

\o/

Com vocal do guita, pois estamos sem vocal.

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


kiki
por que rock veio de fora.

voce consegue contar nos dedos quantos musicos e bandas bons temos de samba, bossa nova, chorinho, forró, baião?


Sim, nao há como negar, rock veio de fora.
Mas se espalhou pelo mundo, assim como o Blues, Jazz, Reggae, Ska, Funk, Soul e quaqlquer tipo de musica popular. Mas tem muita gente aqui no Brasil que gosta de Rock, seja este o rock feito pela Pity ou pelo Sepultura (para usar dois exemplos de épocas e estilos diferentes para ninguem achar que quero defender certa banda).

Sim, tem muita musica de qualidade no Brasil, Rock ou Baião. O que falta é mais apoio as bandas que compoem... elas estao por ai, mas ninguem as conhece...a galera, no geral (se voce nao se encaixa nao se ofenda) prefere ir ver o "Guns" no Manifesto...

Amok
Veterano
# abr/08 · Editado por: Amok
· votar


No set list de bandas já consagradas quase sempre tem os antigos sucessos. Isso mesmo nos shows fora do Brasil. Não seria isso cover de si mesmos ?
É comercialmente inviável em qualquer lugar do mundo uma banda só fazer shows de musicas inéditas. Isso é coisa para gênios consagradíssimos como Bob Dylan, que sempre se reinventa ( e sempre tem fã reclamando que não teve "Blowin in the Wind" e que a versão de "Hurricane" estava irreconhecível).
O fato é que, quando qualquer banda se apresenta, existe um compromisso com a expectativa do público. Se essa expectativa não é satisfeita, adeus sucesso.
Agora, quanto às bandas novas, concordo que se trate de uma questão cultural. Mas, se pensarmos bem, num país com a realidade econômica que vivemos, quem se arriscaria a pagar seus suados reais por um show de uma banda da qual não se conhece nada e não se sabe se vai agradar ? Aqui em terra brasilis, cultura (e o prazer da descoberta) é luxo reservado para os poucos privilegiados que, por exemplo, tiveram a oportunidade de morar fora do país e que podem gastar seu dinheiro garimpando novidade por aí, na cena alternativa.

[ ]´s

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


Amok
Pode ser, mas quem garante que a banda cover que eu tambem tenho que pagar para ver vai me agradar? Desde que voltei a morar no Brasil fui ver varias bandas, covers e originais. A maioria das bandas eu nao gostei, covers e originais.
Isso é um fato, quando se paga para ver uma banda voce corre o risco de jogar dinheiro fora. Sendo cover ou nao...
Mas as bandas originais que vi, ruins ou nao,pelo menos me mantiveram atento, esperando para ver qual seria a proxima musica e se seria um composiçao melhor que a ultima... ja as covers, quando começaram mal na primeira música eu ja sabia o que esperar do resto da noite- uma destruiçcao das musicas que eu ja estou cansado de ouvir em casa.

Sei que nem todos concordam mas eu nao entendo isso. Pagar para ver alguem estragar a musica de outra pessoa. Sim, nem toda banda cover "estraga" as musicas, vire e mexe se escuta uma banda que soa bem parecido com, bem, o CD que eu tenho em casa...

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


Rafael Walkabout

Legal o som cara. Nao é a minha praia mas ta legal.
Pra mim nao ha nada de errado com o vocal do guitarra de voces. Ele pode nao ser profissional mas esta segurando as pontas.
So que esta muito baixo o som, falta volume. Voces ja pensaram em gastar um pouquinho e mandar masterizar a demo de voces? Isso ajudaria muito o som da demo de voces... Muita gente nao da valor ou nao sabe o que uma boa masterizaçao faz, mas vale a pena! Suas musicas vao ficar com muito mais peso....

Rafael Walkabout
Veterano
# abr/08
· votar


rspx7
Opa, valeu ae pelos comentários, cara.Foram realmente muito construtivos.
Muito obrigado :)

Amok
Veterano
# abr/08
· votar


rspx7
Banda ruim é ruim, seja cover ou original. Idem pras boas bandas. Diferentemente de você, se a primeira música não me agrada, eu já espero que as próximas também sejam ruins, mesmo que a banda seja original.
É necessário fazer uma diferenciação entre as bandas cover. Existem aquelas que buscam reproduzir o CD que a gente tem em casa (o que acho ridículo) e aquelas que adaptam músicas consagradas e conhecidas à sonoridae própria. NMO, acho estas adaptações quase tão válidas quanto um som original. Será que fazer uma versão diferente do CD é assassinar a música ?

[ ]´s

Rafael Walkabout
Veterano
# abr/08
· votar


Amok
Será que fazer uma versão diferente do CD é assassinar a música ?
Normalmente sim.Ae depende da qualidade dessa versão.
Eu mesmo posso pegar algum clássico e fazer 2 versões: uma buscando deixar muito boa(o que pode não acontecer, claro) e outra assassinar facilmente.

Chuck Bluesbreaker
Veterano
# abr/08
· votar


rspx7

eu prefiro mil vezes ve uma banda original com personalidade, que mostre ideias inovadoras do que ver uma banda cover, concordo com quase tudo o que vc disse (se bem que vc escreveu tanto que eu esqueci de algumas coisas uhahuauhuahuha)

cara... com certeza nao somos os unicos aqui que tao cansado dessa mesmise na musica, todo mundo toca o que passou, ninguem quer ver otro the doors, outro led zeppelin, as pessoas querem ver algo que nunca viram antes, outra coisa que nao aguento mais ver é videoclips mas ai ja to mudando de assunto, o que quero dizer é que a musica precissa inovar, que nem o proprio paul mccartney disse

"antigamente ser musico era novo e excitante, hj é apenas exitante"

acho que essas bandas covers ajudam para que a musica fique sempre igual

e falando de bandas brasileiras me lembrei dos engenheiros, eles fazem sempre um show diferente do outro, sempre mudando as suas musicas

abraços!!!

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


Rafael Walkabout

Na verdade o som não esta tão baixo, eu é que não reparei que tinha escutado o som com os falantes ligados no meu processador de guitarra. Escutei de novo, agora normal, e não achei que esta tão baixo assim. Mas a dica ainda vale, uma masterização legal não custa muito e deixa a tua demo com um som bem mais profi. Só tome o cuidado de levar para masterizar em um lugar profissional, com compressores analógicos (nao confie num estúdio que tenha só compressores "virtuais", na maioria das vezes é melhor nem masterizar se for assim...)

Abraços

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


Chuck Bluesbreaker

eu prefiro mil vezes ve uma banda original com personalidade, que mostre ideias inovadoras do que ver uma banda cover, concordo com quase tudo o que vc disse (se bem que vc escreveu tanto que eu esqueci de algumas coisas uhahuauhuahuha)


rs, eu gosto de escrever...


... com certeza nao somos os unicos aqui que tao cansado dessa mesmise na musica, todo mundo toca o que passou, ninguem quer ver otro the doors, outro led zeppelin, as pessoas querem ver algo que nunca viram antes

não somos os unicos mas somos muito poucos... por isso postei o tópico. Estou meio cansado de escutar todo mundo falando "o
LED vai tocar no Morrison sexta...O Skid e o Guns vao tocar juntos no Manifesto, nao posso perder..."
Nada contra o musico profissional tentando viver só de música ter que se virar "a contra gosto" fazendo covers na noite. Esses são na verdade as vítimas desse mal que é a "cultura cover" no Brasil. As melhores casas com banda ao vivo (excluindo-se claro as grandes salas de show tipo Olimpia etc onde os famosos se apresentam) so dao espaço a bandas covers. Se uma banda original, que nao seja famosa, quiser tocar num lugar legal nao consegue, pois os donos das casas sabem que o povo quer ouvir "as famosinhas".

BTW,Amokuma boa versao nova de uma musica tambem acho legal e tal, todos os grandes artistas sempre re-arranjaram e fizeram grandes versoes de musicas de outros artistas. Mas sempre escreveram coisas novas tambem... e inovaram... e entraram para historia...quantas bandas ou artistas que só fazem covers podem dizer o mesmo de sí próprios?

Rafael Walkabout
Veterano
# abr/08
· votar


rspx7
Na verdade o som não esta tão baixo, eu é que não reparei que tinha escutado o som com os falantes ligados no meu processador de guitarra. Escutei de novo, agora normal, e não achei que esta tão baixo assim.
hahaha ok

Mas a dica ainda vale, uma masterização legal não custa muito e deixa a tua demo com um som bem mais profi. Só tome o cuidado de levar para masterizar em um lugar profissional, com compressores analógicos (nao confie num estúdio que tenha só compressores "virtuais", na maioria das vezes é melhor nem masterizar se for assim...)

Opa, vale sim, cara.Certamente levarei em condição tudo que disse.
Muito obrigado, abração.

Tromeu
Veterano
# abr/08
· votar


Orquestra é banda cover?

NESCAU
Veterano
# abr/08 · Editado por: NESCAU
· votar


Não sou contra nem a favor de bandas cover, pra mim tanto faz isso, se a música é boa seja ela de uma banda cover ou da orginal eu dou um jeito de ir ver, se for de músicas próprias, idem, mas vou expressar a minha opiniao sobre alguns pontos que a rspx7 colocou:

Como explicar o fato de que num país com tantos músicos bons e talentosos existam somente umas poucas e boas bandas se destacando?
Simples, aqui a mídia é uma máfia, e mesmo sendo no mundo underground quem nao tem padrinho nao se dá bem. Falo isso pois senti na pele coisa desse tipo.

Nosso país é assolado (musicalmente) por um mal chamado bandas covers. E a culpa nao fica só com os musicos mas também com a audiência. Aqui se prefere ver uma cópia (e sejamos realistas, na maioria esmagadora das vezes cópias bem ruins) de uma banda famosa do que apreciar um artista expondo o seu trabalho, as suas idéias.
Embora o Brasil seja um dos maiores países do mundo, vale muito mais a pena para uma banda estadunidense por exemplo fazer uma tour européia que vir para cá, tocar aqui gera muita despesa e se obtem pouco retorno. Se nao existisse bandas cover aqui, seria muito pior, afinal, muitas bandas famosas internacionalmente jamais colocaram os pés aqui em nossa nação.

Sobre a Europa, Sim, existem muitas bandas covers por lá, muitas "tribute bands", mas a grande diferença é que la essas bandas são tratadas como o que elas são realmente- brincadeira de criança que não deve ser levado a sério.
Aqui, pelo que eu percebo, as tribute-bands sao tratadas com respeito pelo fato de quem toca nelas geralmente é alguem que estudou a banda original a fundo e procura fazer algo profissional para que possa matar a "sede de som" do público que nunca, ou apenas raras vezes assistiu a original.

Galera, pelo amor de Deus, e pelo nosso (os músicos)próprio bem, parem de apoiar, criar ou assistir bandas covers e comece a apoiar a banda do seu amigo que escreve musica própria. Se todos nós fizéssemos isso quem sabe a sua banda não será o próximo "Sepultura" ou "Angra"... Acorda Brasil!
Esse tipo de apoio sempre existiu, o problema como eu disse, é que você tem que ter padrinho pra tudo.

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


NESCAU
Legal tua resposta bro. Concordo com algumas coisas, outras nem tanto,rs.

É, o lance da Máfia na midia é foda. Mas isso existe no mundo inteiro.
Por exemplo, uma conhecida tática das gravadoras em todo o mundo, é , quando um artista/banda esta para lançar um disco novo as gravadoras, por meios que nós musicos independentes obviamente não temos acesso, colocam o tal artista/banda de volta no "spotlight". E fazem isso às vezes por vários meses antes do lançamento. Mas tem muito mais coisas desse tipo que rola, mundo afora.

Mas é exatamente ai que o tal hábito de assistir e apoiar bandas novas entra.
Em países que se tem esse hábito, as bandas que são melhorzinhas vão criando a tal da "following" (seguidores), vão enchendo as casas pequenas, ai passam a tocar nas casas mais badaladas e dai vai.
Sim, não é facil assim mas acontece. Acontece o tempo todo. E acontece tambem no Brasil, mas aqui é mais difícil ainda pois tem esse lance da maioria da galera só curtir ficar escutando "as famosinhas".


NESCAU
Esse tipo de apoio sempre existiu, o problema como eu disse, é que você tem que ter padrinho pra tudo.
Sim, apoio sempre existiu. Mas é pouco. E sim, ter "padrinho" ajuda. Mas não é o unico jeito. O Brasil também esta cheio de historia de artistas/bandas que venceram na marra, sem padrinhos. Lembra do Édson Cordeiro? Vendeu algo como vinte mil cópias de um trabalho totalmente independente e conseguiu se estabelecer.

Ai galera, falem com os amigos, espalhem pela internet, sei lá, convençam seus avós a começarem a ir ver uma banda nova de vez em quando. De vez em quando já basta. Além do mais o momento nunca foi mais propício. A industria da música nunca esteve tão nas mãos do povo e dos artistas como agora, com a internet. Muitos especialistas já previram o fim das grandes gravadoras e uma proliferação de selos e artistas independentes.

Soa cliche pacas, eu sei, mas tenho que usar: UNIDOS VENCEREMOS! rs (que pena que isso é um bate papo virtual e não num boteco, senão eu poderia ter subido na mesa e gritado, rs..)

Abraços

Amok
Veterano
# abr/08
· votar


rspx7
Nada contra o musico profissional tentando viver só de música ter que se virar "a contra gosto" fazendo covers na noite. Esses são na verdade as vítimas desse mal que é a "cultura cover" no Brasil.

Ah, agora entendi seu ponto de vista. E concordo totalmente. Mas é cultural, assim como o "jeitinho", a corrupção, a malandragem, a vantagem em tudo, xingar o time do coração quando ele perde...


[ ]´s

Leronne
Veterano
# abr/08
· votar


O futebol. Se um time não ataca, não se faz gol.
e se for gol contra?

old steel
Veterano
# abr/08
· votar


Cara veja só,no que diz respeito ao rock,é uma questaão cultural.A Inglaterra é a maior produtora de talentos mundiais na cena de rock'n'roll por ser uma música inerente a cultura deles.A América da mesma forma.Pode ver que os demais países Europeus produzem muito pouca coisa nessa linha de música,por não ser inerente a sua cultura.O Brasil é um país com uma quantidade imensa de analfabetos e semi-analfabetos,que não tem nem discernimento para entender o Rock'n'Roll,a assim sendo voce com sua ideologia aflorada terá de continuar convivendo com Calypso,Sangalo,Leite,e outros enlatados da cultura popular empurrados goela abaixo.A título de informação,a baiana Sangalo,é a maior vendedora de DVD'S "do mundo" na atualidade.Então é isso,o Brasil produz muito,dentro de sua capacidade cultural.O Brasil,na linha de Rock,produziu os Mutantes,o Made in Brazil,o Patrulha do Espaço,o Peso com uma cara original.Tudo que surgiu depois,ou partiu para o Pop,ou foi uma cópia descarada de bandas gringas,o que para mim não demonstra talento algum.

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


old steel
Bons argumentos amigo.
Mas o Brasil tem um grande mercado de Rock sim. Claro, temos uma grande camada da sociedade que nem sabe o que é Rock.
Mas tem muuuuita gente que só ouve Rock! Não Acredita? Dá uma olhada aqui mesmo no forum de musica geral, no tópico "qual o álbum que você mais escutou na vida". Não li todas as respostas lá mas li mais do que umas cinquenta e todas, absolutamente todas as respostas eram álbuns de rock, nacionais e internacionais.
Sim, a tal parte da sociedade que você mencionou, menos privilegiada e não consumidora de Rock nem tem acesso a internet. Mas mesmo levando isso em consideração tem muito mercado de Rock aqui sim.
Vivi na Europa por oito anos, metade disso na Inglaterra, e digo sem sombras de dúvida: há mais mercado para o bom Rock aqui do que lá. Digo em números de pessoas que ouvem.
Na Inglaterra por exemplo o povão mesmo, as massas, principalmente os jovens (que é a faixa etária que mais consome musica em qualquer país) compram também seja la o que for empurrado goela abaixo deles. Hoje é o Hip-Hop e essa bosta que é a onda Indie-Rock e seus adolescentes que nem sabem afinar a guitarra.
Mas mesmo assim tem muito espaço para as novas bandas, de Rock, de Blues de Jazz entre outros. E vale lembrar que esses estilos que mencionei nem são estilos criados na Inglaterra, mas como se espalharam pelo mundo, e como o Inglês aprecia e da valor as bandas novas, tem o tempo todo novas bandas surgindo por lá. E como é natural, a maioria das bandas são ruins, mas de vez em quando sai uma banda boa e pronto, o mundo ganha com isso.

Não defendo o fim das bandas covers. Só me dei conta, desde que voltei para o Brasil, é de que tem muito mais banda cover na "ativa" do que banda original. As bandas originais sofrem para arrumar boas gigs. Deve ter um monte de bons músicos lendo isso agora. E muitos tem experiência com os dois tipos de banda, cover e original. Pergunte-se então, com qual banda é mais fácil marcar um show num lugar legal, com a tua banda original ou a cover? Sabemos a resposta...
Tá errado isso. Como alguém disse aqui algumas respostas atrás, isso só ajuda a cena musical a ficar estagnada...e está mais do que na hora da gente mudar isso...

jimmy vandrake
Veterano
# abr/08 · Editado por: jimmy vandrake
· votar


Cara eu sou roqueiro, vou fazer o que no país da dança do créu, tocar tambor de latão ?????????????

Então ! tenho minha banda cover e toco para outros caras que curtem roquenrroul como eu, e quero mais é que se ****** todos aqueles que não gostam.

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


jimmt vandrake
Obrigado por enriquecer o tópico

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bandas covers: um mal que assombra o nosso belo país!