Autor |
Mensagem |
GiulianoB Veterano |
# abr/08
· votar
rspx7
Cara até concordo com vc em parte, mas na moral, o pessoal aqui nao valoriza inovaçao 90% dos rockqueiros preferem ver uma banda mandando bem um cover das suas bandas predilatas do q ouvir algo novo.. e quando ouve normalmente critica.. "ha esses caras nao tocam p.. nenhuma" pq nao tá cantando nada que eles tao acostumados a ouvir... Acho que o povo tem que aprender a curtir o novo.. qdo eu era mais jovem nao curtia Iron Maiden.. so algumas musicas, mas era fanatico por Ramones, Nirvana, etc.. Ai conheci o metal, comecei bem com Sabbath e Iron hehe(ate fui na turne deles este ano :D ) Mas tipo.. eu penso que é questao do povo acostumar e aqui no brasil isso eh complicado... Quando vou a um bar que toca rock, se tem um cover, os caras podem ser ruins mas se tao mandando bala um som q eu curto , ta filé, ai se começa musica de autoria ja baixa a adrenalina sei la.. acho q é uma questao de cultura.. Em pais de MC Créu e estes lixos de pagode, etc.(desculpe quem curte mas eu sou puro rock n roll)... os covers nos salva... Tipo eu fui uma vez a um show de um Creedence Cover, sou fissurado no som destes caras, po pra mim foi loco, escutei "ao vivo" o som que eu curto hehe.. sei la to aprendendo a toca guita, meu sonho eh por uma bandinha de punk rock , quem sabe com letras proprias mas pode ter certeza q no começo vo toca so cover de ramones, pistols, etc... No brasil infelizmente o rock n roll nao é valorizado pq nao dá midia, o q dá midia aki é "bandas" tipo "apocalypso" pq tem ritmo de povao e sempre uma ou outra gostosa(as vez nem tanto hehe) com a bunda de fora.. isso q a massa quer... vivemos em um pais pouco culto é a verdade... morei em Londres, fui em shows de bandinhas de garagem la e curti.. mas a maioria dos bares de rock tipo o Walkabout em Sheperd's bush(quem morou ou mora sabe bem onde é), todos domindos toca bandas cover tbem... e a galera vai a locura.. entao nao eh so aqui.. minha colaboracao meio confusa até pq a pouco dei um tapa na pantera mas tá valendo e rock n roll for life
|
old steel Veterano |
# abr/08
· votar
rspx7 Olha amigo,para voce ter uma idéia,sempre tive banda de clássicos de rock,há mais de 20 anos.e digo para voce de cadeira.Não tem mercado,os donos de espaços não gostam de pagar,e ainda querem que voce leve público quando agenda uma data.Para som de qualidade sobram a cena underground e alguns pequenos teatros para que se possa apresentar seu trabalho.Cover é muito legal para tocar aquilo que a gente gosta,agora fora disso ,porque ainda temos que engulir Capitais,RPM's e afins.Em terra tupiniquim,o que vale e quem vende bastantão,e música de qualidade numca vende muito,seja Rock,Jazz ou MPB. Abço
|
PipaAvuada Veterano |
# abr/08
· votar
Acho esse lance de Banda Cover uma doença sim, erva daninha. Nâo estou falando dos musicos profissionais que tocam na noite não, mas vejam so: Aqui no RJ tem uma febre de festivais de música, todos so finais de semana, sábados e domingos, com um número de 6 a 10 bandas por evento, 99% Bandas covers, bandas qeu não cobram nada para tocar. Já eu tenho uma banda de trabalho autoral e esbarro com esse lance, quando conseguimos um espaço num evento desses querem que vendamos 50 ingressos para a casa. Um festivalzinho desses com covers de Slipknot, Green Day, Korn, Chaves (Acreditem, tem uma banda que faz covers das musicas do Chaves, e tocam pra kct) têm lugar garantido, o evento enche, os organizadores ganham uma grana, não pagam nem um pão com mortadela para as bandas, que por sua vez nem aparecem , pois os flyers são feitos com o nome das bandas verdadeiras, vc lê por aqui:
Esse Fim de Semana: Iron Maiden Metallica Green Day Guns & Roses Pitty System of a Down
Fala sério! Enquanto tem a maior galera querendo mostrar seu trabalho, e o pior, se poe banda autoral nesse meio a galera vai pro lado de fora e so volta quando entra outra cover. Pra mim um bando de parasitas, os que promovem e os que se submetem a isso!
Agora uma pergunta: Isso é só acontece por aqui ou ai pelo Brasil à fora é a mesma coisa?
Abraços...
Desculpa ai se peguei pesado no desabafo.
|
Blackus Veterano |
# abr/08
· votar
eusebio deixa de ser babaca, o objetivo do tópico não é esse
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# abr/08
· votar
Júpiter Maçã é melhor que toda a cena européia.
|
jimmy vandrake Veterano |
# abr/08
· votar
PipaAvuada
Isso aí é geral, as bandas covers tbm estão nessa, tem que vender ingressos e etc. . . Assim como vc, grandes bandas tbm passaram por isto, barzinho, tiveram que tocar 50% cover e 50% próprio, vender ingressos, implorar para fazer um som num botequinho fedorento e ainda ter que levar o público (como disse o Old Steel). É a vida de músico.
|
jimmy vandrake Veterano |
# abr/08
· votar
Na banda em que toco estamos fazendo algumas modificações. Existe aquela parada de tocar por portaria. Aí o dono vira e diz o seguinte: è R$10,00, 3 da casa e 7 da banda. Vc vai la tocar tem 80 pessoas no bar, 75 vc e a banda que levaram, e cinco bebados de plantão que pertencem ao bar, ou seja o bar simplesmente não tem público, é uma espelunca falida, com banheiros imundos, cerveja quente e péssimo atendimento. Então vai ser assim, Emitimos os convites e o público que é convidado da banda não paga comissão pro bar, comissão do bar somente para o público da casa.
|
aerolitos Veterano |
# abr/08
· votar
Bom, na minha visão falta um pouco de raciocínio por parte dos novos músicos Brasileiros e das casas de Shows + empresários (vou generalizar, apesar de odiar fazer isso... Mas talvez desta forma eu possa chacoalhar quem precisa e relembrar aos esquecidos).
1) Estamos no Brasil, e o que vende por aqui é musica pra ser cantada junto com o público, temas de simples compreensão (Raul Seixas deixou essa lição, a historia está ai para dizer). Vamos dar alguns exemplos. Alguém poderia cantar Paralamas do Sucesso, qualquer música? Ou ainda Raimundos? Ivete Sangalo? MC Serginho? Percebam alguma coisa? Gêneros diferentes, públicos diferentes, porém TODOS lembram alguma música destes citados. Musica para ser cantada junto VENDE no Brasil, vá em algum show, TODOS CANTAM JUNTO. Simples.
2) Aprender a conciliar diversão com profissão, o novo com o já bem sucedido. Saída inteligente adotada em uma casa de Shows aqui em SP, eram pocket shows de N bandas durante 1 dia da semana, 3 músicas, 2 próprias e uma cover no meio, sendo a cover NO ESTILO QUE A BANDA PREFERIR. Assim todo mundo ouve o que gosta, e de quebra conhece coisa nova. A casa lotava toda santa 5ª, é era legal de acompanhar as bandas novas... Dava pra sentir o sangue borbulhar lá dentro.
3) UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO. Ou seja, quer ver o cenário crescer, participe dele... mesmo que sua banda seja uma merda. rs*
|
rspx7 Veterano |
# abr/08
· votar
PipaAvuada Acho esse lance de Banda Cover uma doença sim, erva daninha. Nâo estou falando dos musicos profissionais que tocam na noite não, mas vejam so: Aqui no RJ tem uma febre de festivais de música, todos so finais de semana, sábados e domingos, com um número de 6 a 10 bandas por evento, 99% Bandas covers, bandas qeu não cobram nada para tocar. Já eu tenho uma banda de trabalho autoral e esbarro com esse lance, quando conseguimos um espaço num evento desses querem que vendamos 50 ingressos para a casa. Um festivalzinho desses com covers de Slipknot, Green Day, Korn, Chaves (Acreditem, tem uma banda que faz covers das musicas do Chaves, e tocam pra kct) têm lugar garantido, o evento enche, os organizadores ganham uma grana, não pagam nem um pão com mortadela para as bandas, que por sua vez nem aparecem , pois os flyers são feitos com o nome das bandas verdadeiras, vc lê por aqui:
Esse Fim de Semana: Iron Maiden Metallica Green Day Guns & Roses Pitty System of a Down
Fala sério! Enquanto tem a maior galera querendo mostrar seu trabalho, e o pior, se poe banda autoral nesse meio a galera vai pro lado de fora e so volta quando entra outra cover. Pra mim um bando de parasitas, os que promovem e os que se submetem a isso!
Falou e disse brother. Todo mundo é culpado! Se não é culpado é cumplice, rs. É uma vergonha isso tudo que voce escreveu.
Está mais do que nao hora de a gente mudar isso.
PipaAvuada Agora uma pergunta: Isso é só acontece por aqui ou ai pelo Brasil à fora é a mesma coisa?
Isso de festival de covers não existe muito la fora. Tem bandas covers sim, e na média estas sao muito boas (tem umas ruins tambem, mas como disse no inicio do topico, a maioria sao formadas por musicos mais velhos, que desisitiram do sonho de "emplacar" um sucesso com a banda origina. Eu acho muito triste mesmo esse monte de banda cover no Brasil, com uma galera nova desperdiçando o tempo tocando em bandas covers que nao vao a lugar nenhum...
|
rspx7 Veterano |
# abr/08 · Editado por: rspx7
· votar
Vou aproveitar que ressuscitaram o tópico para tentar mostrar um exemplo que reflete bem esse problema das covers.
Eu fui morar no interior de SP, em Rio Preto, uma cidade de médio porte, quando era menino, tinha uns 15 anos (mais ou menos na época que o Eusebio estava nascendo,rs) já era musico, bem, mais ou menos,rs , e me lembro de ter ido ver uma banda de rock (cover é claro) num barzinho e ter ficado deslumbrado com os caras pois tocaram umas musicas do Guns que eu adorava entre outras, e os caras tinham um puta estilo, cabelo, calça rasgada, Les Paul etc. Fiquei vidrado!
O tempo passou, montei minha banda, virei musico profissional, virei amigos dos caras (principalmente do vocalista/guitarrista que era bom pacas) e tocava nos mesmos lugares que eles, muitas vezes na mesma noite. Eu admirava um monte esses caras, mesmo tendo virado amigo deles e falar de igual para igual... E o tempo passou... fui estudar musica fora, vivi e aprendi um monte e voltei temporariamente à Rio Preto. Estava muito orgulhoso de mim mesmo, então, pois me dei conta que agora eram esses mesmos caras que me admiravam e respeitavam. E o tempo passou... Sai de Rio Preto e fui para a Europa trabalhar com musica. Vivi muitas experiências, gravei em grandes estúdios com grandes produtores, toquei com tanta gente que nem me lembro, entre eles o baixista original do Sex Pistols (não me refiro ao Sid Vicious, que ja morreu,rs...), conheci um monte de gente (Slash, Duff, a galera do System of Down, Tom Morello entre outros...), enfim ,experienciei um monte de coisas... Dai Voltei a Brasil, e , catorze anos depois (quantos anos você tem msmo, Eusebio?) de ter visto aquela bandinha cover, num barzinho em Rio Preto, la estava eu, passando a páscoa com minha mãe, em Rio Preto, quando meu amigo (aquele vocal/guitarra da tal banda cover) me ligou avisando que ia tocar no sábado. Fui vê-lo e, apesar de estar feliz de rever um amigo e ídolo não tive como evitar de sentir uma tremenda tristeza no coração por ver que, passado 14 anos(aahh Eusebio,rs...) esse talentoso músico e vocalista estava tocando as mesmas musicas, nos mesmos lugares e pelo mesmo simplório cache.
Sera que os jovens músicos nao se dão conta de que banda cover é um atraso de vida? Será que não percebem que os anos passam e nada muda, o cara continua la, "patinando no gelo" com a bandinha cover dele?
Sad but true...
|
rspx7 Veterano |
# abr/08
· votar
aerolitos Saída inteligente adotada em uma casa de Shows aqui em SP, eram pocket shows de N bandas durante 1 dia da semana, 3 músicas, 2 próprias e uma cover no meio, sendo a cover NO ESTILO QUE A BANDA PREFERIR. Assim todo mundo ouve o que gosta, e de quebra conhece coisa nova. A casa lotava toda santa 5ª, é era legal de acompanhar as bandas novas... Dava pra sentir o sangue borbulhar lá dentro.
Porra velhinho, que oasis musical é esse? Qual o nome desta casa? É exatamente isso que a gente precisa, mais casas como esta e menos "Manifesto" e "Blackmore".
Aliás, esta é a idéia deste tópico, tentar acabar com essa "cultura" de só querer escutar "as famosinhas" e começar a ir ver mais bandas que compõem... por falar nisso vou montar uma comunidade no Orkut para servir de Data-Base de bares e casas de show onde se pode ver e tocar musica original no Brasil.(não o faço aqui pois isso contraria as regras do fórum de não se fazer propaganda... mas bem que um moderardor podia fazer um tópico disto)
Abraços
|
rspx7 Veterano |
# abr/08
· votar
Pronto, a comunidade esta lá:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=48814285
Agora é só adicionar mais nomes a lista. Por favor, ao adicionarem um nome a lista dêem o maior numero de informações possíveis sobre o local (endereço, tipo de musica mais comum etc.) e iclua um link para o site do Bar/Casa-de-Shows sempre que possível...
Valew
|
castanho Veterano |
# abr/08
· votar
rspx7
Depois de acompanhar esse tópico, ler as idéias e os depoimentos, tive que concondar com esse pensamento... Aliás sempre fui a favor...
Falando nisso mês que vem, pela primeira vez na história da minha cidade vai ter um evento rock n' roll, Festival de Rock de São Pedro, que é minha cidade. Vão vir bandas da região e algumas da cidade, e com certeza só vai rolar cover... Mas o que achei legal, é que no regulamento das inscrições um dos requisitos de desempate das bandas,- porquê vai ter espaço (tempo) só pra umas 10 bandas - é a preferência (por exemplo, duas bandas com a mesma qualidade técnica) da banda que tiver composições próprias.
Abraço.
|
pedal Veterano |
# abr/08
· votar
Bandas covers: um mal que assombra o nosso belo país!
Tirando a parte do belo concordo com voce
|
shoyoninja Veterano |
# abr/08
· votar
castanho hehhee tenho parentes aí
vou me inscrever nesse festival, terminarei de preparar o material pra enviar hoje :D
vamo ve se rola.
|
PipaAvuada Veterano |
# abr/08
· votar
Isso de festival de covers não existe muito la fora. Tem bandas covers sim, e na média estas sao muito boas (tem umas ruins tambem, mas como disse no inicio do topico, a maioria sao formadas por musicos mais velhos, que desisitiram do sonho de "emplacar" um sucesso com a banda origina. Eu acho muito triste mesmo esse monte de banda cover no Brasil, com uma galera nova desperdiçando o tempo tocando em bandas covers que nao vao a lugar nenhum...
Isso ai, mas a minha pergunta foi falando de Brasil mesmo, isso só acontece aqui no RJ ou no Brasil todo?
|
castanho Veterano |
# abr/08
· votar
shoyoninja Aí, da hora hein? Tomara que seja de tremer o chão o evento!
|
rspx7 Veterano |
# abr/08
· votar
PipaAvuada Isso ai, mas a minha pergunta foi falando de Brasil mesmo, isso só acontece aqui no RJ ou no Brasil todo?
Não é só no Rio não. Esse é o problema... O espaço e o interesse do público é pequeno. Por isso comecei este topico, mais como um desabafo. Mas as vezes eu penso que aos poucos o interesse por bandas de som proprio esta aumentando, principalmente pela interne com sites como o palcomp3, myspace etc. Falta agora as pessoas começarem a ir ver essas bandas ao vivo. Faltam também mais eventos e casas que apresentem estas bandas.
Então, vai ai mais uma vez, ei fiz esta comunidade no orkut ( http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=48814285 ) para servir de referencia para bandas e público que querem ver/tocar um som original. Vamos lá galera, se você sabe de um lugar onde bandas de trabalho próprio se apresentem passe a dica por lá. E comece a frequentar o local!
Valew
|
I.Nosferatu Veterano |
# abr/08
· votar
rspx7
Parabens pela iniciativa, eu tenho também minha opinião a respeito de bandas covers e já criei um topico também sobre o assunto, mas fechei porque na epoca o pessoal não tava lá assim com a mente tão aberta como agora e levavam muito pro lado pessoal...
Creio que os musicos brasileiros no geral, são muito criativos e não devem perder seu precioso tempo apenas com covers e tocando igual a determinada banda apenas pra agradar a multidão, no final quem ganha com isso não é nem o musico nem o publico que tende a ficar sempre na mesmice, só temos a perder com a doença cover (e muitas vezes cover do cover huashuashuahsus) que atinge nosso país...
Como não é muito dificil de se perceber a lesão cultural que isso já causou, continuem prostrados cutucando a ferida pra ver se vai curar... não tem meio termo nessa historia ou voce se afoga ou nada tentando sobreviver, terra firme... ilusão!
|
fernando tecladista Veterano |
# abr/08
· votar
Por que então produzimos tão pouca musica de qualidade? prodizmos coisa de qualidade, mas aqui a midia em geral é "povão" então tem que pesquisar (já debatido em tópicos de muica boa X ruim nacional)
Aqui se prefere ver uma cópia de uma banda famosa do que apreciar um artista expondo o seu trabalho, as suas idéias. tem momento pra tudo pra divertir sair pra beber que funciona melhor banda cover como tem momento que é mais interessante ir a um auditorio ficar sentado lá e ouvir algo autoral, sem contar que tem muita composição propria muito porca o cara é bom pra tocar a música dos outros mais ainda não está lapidado a ponto de compor, nesse caso prefiro ver cover
quanto a visão do mercado europeu é a visão que você tem de fora, já reparou qual a visão dos japoneses referente a música brasileira o valor que dão pro "choro" e "bossa nova" já conversei com caras que moraram na inglaterra e frança e eles comentaram com é lá lá tem muita coisa de DJ pra tudo que é canto, muito lugar que tinha música ao vivo agora tá com DJ, tá virando rave pra tudo lado, só que isso a gente não sabe por aqui, sabe que tem mas não sabe como sufoca o mercado
a visão que a gente tem é de cidade populosa europeia pega são paulo por exemplo e vai ver que tem de tudo: cover, autoral, bailão... esqueça o que só aparece na midia
a maioria de bandas covers por lá são formadas por músicos mais velhos, .... passa anos tocando as mesmas músicas, nos mesmos bares, sem a menor perspectiva de "ir para frente". não toca as mesmas músicas porque se eu tenho um beatles cover, dá pra mexer muito no baú porque a obra é imensa e se passam anos tocando é porque dá dinheiro que é o que interessa, muito banda nova é bancada pelos pais e dinheiro mesmo vai tudo pra divulgação e entre bolso cheio X prestigio "eu" prefiro bolso cheio
|
rspx7 Veterano |
# abr/08
· votar
I.Nosferatu Parabens pela iniciativa, eu tenho também minha opinião a respeito de bandas covers e já criei um topico também sobre o assunto, mas fechei porque na epoca o pessoal não tava lá assim com a mente tão aberta como agora e levavam muito pro lado pessoal...
Creio que os musicos brasileiros no geral, são muito criativos e não devem perder seu precioso tempo apenas com covers e tocando igual a determinada banda apenas pra agradar a multidão, no final quem ganha com isso não é nem o musico nem o publico que tende a ficar sempre na mesmice, só temos a perder com a doença cover (e muitas vezes cover do cover huashuashuahsus) que atinge nosso país...
Como não é muito dificil de se perceber a lesão cultural que isso já causou, continuem prostrados cutucando a ferida pra ver se vai curar... não tem meio termo nessa historia ou voce se afoga ou nada tentando sobreviver, terra firme... ilusão!
É essa a idéia amigo, quem sabe aos poucos a gente vira o jogo...
fernando tecladista
Não me referi a mídia, mas sim a lugares onde se possa ver bandas com trabalho proprio.
tem momento pra tudo pra divertir sair pra beber que funciona melhor banda cover como tem momento que é mais interessante ir a um auditorio ficar sentado lá e ouvir algo autoral, sem contar que tem muita composição propria muito porca o cara é bom pra tocar a música dos outros mais ainda não está lapidado a ponto de compor, nesse caso prefiro ver cover
Pois é justamente este modo de pensar que atrapalha. A pessoa achar que pra se divertir tem que ir ver uma banda cover tocar as famosinhas e que trabalho autoral deve ficar relegado ao publico que quer ir a um auditorio ficar sentado lá e ouvir algo autoral. Na maioria esmagadora das vezes as bandas covers são horríveis e destroem as musicas que estao tentando copiar. Eu pessoalmente nao me diverto ao ver tais bandas...
|
# abr/08
· votar
Pois é justamente este modo de pensar que atrapalha. A pessoa achar que pra se divertir tem que ir ver uma banda cover tocar as famosinhas e que trabalho autoral deve ficar relegado ao publico que quer ir a um auditorio ficar sentado lá e ouvir algo autoral.
confesso que eu ficaria muito puto de mostrar uma música minha enquanto um bando de bebados gritam na mesa ao lado
|
rspx7 Veterano |
# abr/08
· votar
fernando tecladista confesso que eu ficaria muito puto de mostrar uma música minha enquanto um bando de bebados gritam na mesa ao lado
Bom, eu toco Rock N' Roll, quanto mais bêbados e quanto mais eles gritarem melhor! :p
|
# abr/08 · Editado por: fernando tecladista
· votar
rspx7 Bom, eu toco Rock N' Roll, quanto mais bêbados e quanto mais eles gritarem melhor! :p
e melhor ainda se a tua banda com tua música ficar famosa e com isso varias bandas cover te imitando e sua música tocar pra tudo que é canto, pra tudo que é buteco de banda cover, melhor ainda se o ecad recolhece o direito autoral dos botecos que tem essas bandas cover e como consequencia disso mais shows pra tua banda, contratos com gravadoras, projeção nacional, faustão, sofá da hebe.....
não dá pra fugir é tudo peça que se encaixa pra isso funcionar, é um formigueiro tem muita formiga operaria e só uma rainha, se todas querem ser rainha o formigueiro morre, sem rainha vira zona
|
rspx7 Veterano |
# abr/08 · Editado por: rspx7
· votar
fernando tecladista e melhor ainda se a tua banda com tua música ficar famosa e com isso varias bandas cover te imitando e sua música tocar pra tudo que é canto, pra tudo que é buteco de banda cover, melhor ainda se o ecad recolhece o direito autoral dos botecos que tem essas bandas cover e como consequencia disso mais shows pra tua banda, contratos com gravadoras, projeção nacional, faustão, sofá da hebe.....
não dá pra fugir é tudo peça que se encaixa pra isso funcionar, é um formigueiro tem muita formiga operaria e só uma rainha, se todas querem ser rainha o formigueiro morre, sem rainha vira zona
?!? O que isso tem a ver com este tópico? Eu postei este tópico para falar sobre a doença (como outros apontaram) que é a cultura cover no Brasil e como é difícil para as bandas com trabalho próprio sério conseguirem exposição e lugares/datas para tocar.
Muito ingênuo é mesmo o cara que acha que a "mídia" deveria dar mais espaço para bandas novas que ninguem conhece. Não estou defendendo a mídia em si pois sabemos que tem um monte de coisa errada nesta area, em todo o mundo, mas a mídia , mesmo em um universo Utópico onde não existam Mc Creu, Hip-hop ou Emos,(foi mal Eusébio,rs) iria dar espaço aqueles que vendem mais.
Isso é natural e não tem como evitar. E acontece no mundo todo.
O problema por aqui, e fico feliz de ver que tem muita gente que já percebeu isto também, é , como já foi discutido neste forum, as pessoas ficarem na mesmice de ouvir sempre as "famosinhas"...
Aparecer no Faustão?!? credo, que brega,rs...
|
rspx7 Veterano |
# abr/08
· votar
Sabe, não entendo como tem gente que ainda defende esse lance de banda cover. Parece aqueles Malufistas que falam "O Maluf rouba mas faz..." Entendo o músico profissional que ganha o dinheiro do aluguel fazendo a noite com covers achar ruim certas coisas que escrevi. Eu mesmo já fiz dinheiro com isso e é bem provavel que tenha que faze-lo de novo. Mas somos nós mesmos as piores vítimas pois jogamos fora nossas carreiras com isso.
Será que nao enxergam isso?
Ou tem alguém aqui que realmente acredita que vai chegar a algum lugar tocando cover?
Sim, tem alguns poucos casos nos anais da história da musica de alguém que fazia cover e que se deu bem com isso, se estabeleceu e teve uma carreira de sucesso(vide Mamonas Assassinas, The Darkness...). Mas sempre foi só após terem deixado de se dedicar exclusivamente a covers que esses artistas conseguiram algo mais concreto em suas carreiras.
E digo mais, nada, mas NADA MESMO, bate a sensação de se tocar um som próprio e ver alguem curtir a SUA música. Não me entendam errado, é divertido tocar uma música que se curta, que se tenha crescido ouvindo. E é bom também para aprender a trabalhar no palco e tal. Mas o "feeling" de ver um bando de bebados gritar na mesa ao lado, curtindo o seu próprio som é infinitamente maior.
Já toquei em banda de baile em frente de seis mil pessoas. Foi legal, assim que pizamos no palco o barulho da platéia era tanto que quase mijei nas calças, de verdade. Mas toda vez que eu toquei com minhas bandas de som próprio, mesmo para casas vazias, a emoção foi diferente, foi bem mais real. O medo de não gostarem, a ansiedade de saber se iriam aplaudir pra valer ou só aquele aplauso mixuruca por educação, e o êxtase que é ver as pessoas gritando e aplaudindo de verdade ao fim da música ou virem falar que gostaram. Cara, se você não sabe o que é isso eu aconselho, experimente. Sua opinião a respeito de tocar covers pode mudar.
Abraços
|
Anny Frozen Heart Veterano |
# abr/08
· votar
eu não acho de todo o ruim covers, porque acho q muitas boas bandas saem de covers, como se fosse um aquecimento e aprimoramento pra vc formar a sua própria banda, criar suas letras e fazer seu estilo proprio. temos q pensar que, Brasil é Brasil e se estamos achando ruim, a atitude tem q partir da gente, felizmente metal, punk rock, death não tem muito espaço na cena brasileira, fora q parece que muitos tem encontrado dificuldade em compor em português. Eu frequento casas que tocam covers mas abre espaço pra tocarem musicas próprias, pq não estimular cada vez mais essa negociação, pq querendo ou não tem o pessoal q gosta dos covers ué... se a banda tocar o estilo que eu gosto, pq não ouvi-la tb?
|
· votar
e como é difícil para as bandas com trabalho próprio sério conseguirem exposição e lugares/datas para tocar.
?!? O que isso tem a ver com este tópico? Eu postei este tópico para falar sobre a doença (como outros apontaram) que é a cultura cover no Brasil e como é difícil para as bandas com trabalho próprio sério conseguirem exposição e lugares/datas para tocar.
tá.... só não pode esquecer que tudo tem despesa e visa lucro então esse lugares para tocar tem que entrar dinheiro, porque o dono do bar, do teatro... tem funcionario e impostos pra pagar e entre colocar um cara desconhecido tocando algo desconhecido X cover até eu colocaria o cover porque é certo que dá pra pagar o barman no fim da noite
se você quer ser autoral e ter lugar certo pra tocar tem que ter seu publico cativo, tem que encher a casa, o dono não tá nem ai pra que você toca, só quer saber quanto sobra no final como conseguir não sei, ir na hebe é uma alternativa, começar com cover e dar uma guinada no meio do caminho é outra, arrumando um pistolão que te coloque no cd na novela das oito e outra só não dá pra querer que alguem arrisque em você sem saber quem você é, o dono do local não vai queimar um dia e queimar o publico que lá frequenta pra investir em alguem que nunca se ouviu falar
Muito ingênuo é mesmo o cara que acha que a "mídia" deveria dar mais espaço para bandas novas que ninguem conhece. não é pra esperar abri espaço, é ir pra lá e comprar, pagar jabá mesmo, faça isso e amanhã você terá 500 bares batendo na sua porta querendo que você toque lá e tera todo o espaço que você procura
------------------------------------ só acho que você deve estar porcurando em lugar errado, tem que entrar em projetos mais culturais, sem fins lucrativos, procurar prefeitura que promove encontros de bandas, festivais de música, concursos de compositores, alguma empresa que apoie um projeto na cidade (que debate no imposto de renda)
aqui ao lado em campinas tem o espaço cultural CPFL e a única função de lá é ser "cultural" o gasto com divulgação com compromisso de trazer publico é despesa da CPFL, só que e mais voltado pra mpb, lá a proposta é mostrar novos talentos como tem também os poket shows na fenac que também tem uma função proxima disso
-------------------------- só que outra coisa que você vai bater de frente: quando se fala de cultura já se vincula MPB, chavões de "valorizar o produto brasileiro", "raizes da musica brasileira" é o que não falta em discurso de lugares que abrem pra compositores e querendo ou não, tocar rock não deixa de ser paga-pau pra europeu/americano já que esse é o estilo marcante deles
|
rspx7 Veterano |
# abr/08
· votar
fernando tecladista
Velho, você leu o tópico direito? Tudo o que você acabou de escrever só confirma o que eu escrevi no tópico. Que o problema é justamente, como voce teve a bondade de apontar, que no Brasil as pessoas preferem ver uma banda cover do que uma banda com trabalho próprio e por isso tem tão poucas casas que dão espaços para bandas originais.
Obrigado por reiterar tudo o que eu disse até agora. Mas acho que você nem se deu conta...
Quanto a tocar rock ser paga-pau... só digo uma coisa, abre a cabeça (e os ouvidos) um pouquinho e deixe de ser preconceituoso.
E samba, chorinho e outros ritmos brasileros, não são uma adaptação de ritmos africanos e portugueses? E o Tom Jobim, também pagava pau para americano por ter feito largo uso de harmonias de Jazz em suas composições (sem falar todo trabalho que teve, junto com João Gilberto, com o saxofonista americano Stan Getz)?
E você? Só usa equipamento e teclados nacionais? Só toca MPB? Algumas respostas atrás você disse: porque se eu tenho um beatles cover, dá pra mexer muito no baú porque a obra é imensa... E isso, não entra na tua categoria de paga-pau? Ou o Beatles veio da Bahia?
Como dizem por ai, se você tem um telhado de vidro não jogue pedra no telhado dos outros...
Larga de ser preconceituoso, "brother"
|
· votar
rspx7
ara, você torce tudo que se fala, generaliza muita coisa, como tem banda cover ruim, tem muito que se acha que é compositor e é péssimo
quer ser músico autoral, mas não concorda como o mercado funciona, mas ao mesmo tempo quer estar nele, e se não quer estar porque reclama? faça como um músico daqui, pare de reclamar e abra um bar onde você toque e outros músicos toquem o que você ache certo
você quer bater de frente com um outro tipo de mercado que não é o teu, acompanho muito o trabalho do pessoal que faz new-age eles não tocam em bares, não aparecem na tv, não tem espaço nas radios mas estão com o cú na grana, porque o mercado deles é outro, o negócio lá é cd de meditação (autoral ou não) apresentação em encontro espiritual, encontro de músicaterapia... estão cagando se existe alguma banda cover ruim tocando por ai
já toquei muito em banda de rock e queira ou não é paga-pau qualquer estilo importado se comporta igual o pais de origem, mesmo você tendo um repertorio autoral, os cantores de RAP daqui se vestem iguais aos de RAP americanos, o punk daqui é igual ao punk de lá, os roqueiros daqui idolatram as harley davidson e não uma cg 125, músicalmente é igual, as mesmas convenções, as mesmas sequencias de acordes, riffs ... Sepultura e Angra cantam em inglês aqui não se faz rock vestido de indio com um ritmo de olodum na bateria e sanfona no lugar de um hammond
comentei sobre o espaço cultural da CPFL (que é um café), no primeiro dia que eu fui teve três apresentações dois autorais e um que tocava músicas do inicio do sec xx: choro, tango-brasileiro, maxixe... perguntei pra um músico que eu conhecia que estava lá se ali era sempre assim ou se tinha algum dia em que fazia mais música "de fundo" pro café, mantendo o nivel do repertorio mas tocando as mais manjadas de mpb: garota de ipanema, wave, desafinado, tarde em itapuã.... ele me disse:' aqui não tem espaço pra isso :)
E você? Só usa equipamento e teclados nacionais? não mas poderia, posso ter um simulador de hammond da tokai e um analogio labolida, que estão nos planos pra minha proxima troca de set
Só toca MPB? não, tenho uma banda com repertório "de baile" e outra de classic rock
Quanto a tocar rock ser paga-pau... só digo uma coisa, abre a cabeça (e os ouvidos) um pouquinho e deixe de ser preconceituoso.
Larga de ser preconceituoso, "brother" na boa você fala que banda cover é tudo ruim e eu que sou o preconceituoso
---------------------------------------------
e na boa parei por aqui a ideia de "fórum" e a de se debater ideias, expondo concordando ou discordando, já discordei de muita gente e já discordaram das minhas opiniões, só que ninguem por aqui distorce o que foi dito e rebaixa comentarios com frases do tipo:
não entendo como tem gente que ainda defende esse lance de banda cover. Parece aqueles Malufistas Muito ingênuo é mesmo o cara que acha que alguém aqui que realmente acredita que vai chegar a algum lugar tocando cover? Velho, você leu o tópico direito? Larga de ser preconceituoso, "brother" Se voce não tem nada construtivo para falar sobre o tópico, bom, então não escreva bobagens. Isso que da criança entrar no meio de conversa de adultos... por ver que, passado 14 anos(aahh Eusebio,rs...)
|