Bandas covers: um mal que assombra o nosso belo país!

Autor Mensagem
I.Nosferatu
Veterano
# abr/08
· votar


rspx7, fernando tecladista

Pessoal, vamos parar de se ofenderem mutuamente isso não leva a nada, cada um com sua opinião...

Olha, pode-se até defender bandas covers, eu não defendo, mas também não são elas as unicas culpadas nesse jogo...

Mas cito um exemplo, há uma banda que toca covers do Iron por exemplo, essa banda encara isso profissionalmente e faz o melhor sem deixar muito a desejar (ao menos musicalmente) à uma apresentação da banda, porém ela ganha um dinheiro razoavel com essas apresentações porque é seu trabalho e se resume à isso tocar essa linha...

Por outro lado, existem milhares de covers do Iron na minha cidade e talvez na sua outros milhares e essas bandas só servem pra encher linguiça, não ganham nada além de uma cerveja (quando muito) pela apresentação, não fazem musicas proprias porque simplesmente quando tentam não conseguem, porque é muito mais seguro tocar cover onde todos sabem onde estão pisando, isso na visão deles... são muito bons pra tocar musicas dos outros... contribuem pra estagnação do publico que vai ficando sempre na mesmice e o pior é que tirando os amigos e parentes, na maioria das vezes poucos realmente prestam atenção na apresentação, porque aquilo já ta manjado, toda noite as mesmas coisas... ocupam o espaço que poderia estar sendo utilizado pra divulgar boas bandas nacionais com seu trabalho proprio (material tupiniquim), inclusive elas mesmas se fossem criativas e independente do estilo (desde que made in Brasil, hehehehe)... pode até não ter muita gente, mas se tiver 50 pessoas que conhecem o trabalho, elas apreciarão o trabalho, cabe ao musico procurar se expandir, não dá pra compor algumas musicas (ou até gravar um cd) e ficar esperando as coisas cairem do ceu, à não ser que se tenha uma megaprodutora que faça tudo por voce, ai a coisa muda de figura, porém... enquanto o sonho for sonho, a correria continua... e cada novo fã do seu trabalho é uma ponte para novos possiveis fãs... afinal tem gente que ainda só ouve o que dizem pra ela que é bom... quer seja um amigo ou uma via da midia.

Por ultimo gostaria de que aqueles que defendem o coverismo pesassem em sua balança da consciencia e procurassem enxergar em si proprios se para cada banda de renome (normalmente internacionais) que voce curte de coração, voce conheça/acompanhe o trabalho de no minimo 3 bandas nacionais que façam trabalho proprio, independente de qual estilo musical seja ou que a banda soa muito boa ou não (a evolução musical vem com o tempo) e procura dar uma força ao menos indo à um show ou colecionando suas musicas, apreciando o trabalho nacional... se voce não faz no minimo isso, não acho justo que venha aqui colocar sua opinião sobre bandas covers, é lojico que serão boas pra voce... é a unica coisa que conhece...

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


I.Nosferatu
Velho, falou e disse. Muito bem dito por sinal.

Em momento algum eu apontei o dedo ao musico de de banda cover e disse ser este o principal culpado. Muito pelo contrário, disse até que somos nós musicos vítimas desse problema.
O problema é a cultura cover, no geral, pois como varios apontaram aqui, quer seja aqueles defendendo as covers ou não, por aqui a galera gosta de ver bandas covers. O resto é reflexo disso: os donos de bares e afins que sabem que se botar muita banda de trabalho próprio a casa não enche, a galera que está começando em bandas não se interessa em compor...

jimmy vandrake
Veterano
# abr/08 · Editado por: jimmy vandrake
· votar


Apesar do tópico ter uma conatação pejorativa, e ter pendido para um outro lado, não parto para defender nem o trabalho autoral nem o COVER. Eu por exemplo sempre gostei do rock inglês da década de 70, Led, Purple, Stones, Floyd etc e etc. . .
Algumas bandas nacionais fizeram alguns sons que também soaram legal, Secos e Molhados, Barão, Titãs etc...
De uma maneira geral o que gosto é do bom e velho roquenrroul, o que eu posso fazer ???? Sei que não condiz com nossa cultura e é do menor interesse musical por parte da midia e das gravadoras.
Sei que o que leva as pessoas a consumirem música é o gosto individual de cada um. Como guitarrista apenas evitei de deixar adormencido meu sonho de tocar guitarra, que nem sempre foi possível de ser realizado. Comecei a trabalhar muito cedo e no começo de minha vida pessoal infelizmente não havia possibilidade financeira de trabalhar com música. A medida que esta possibilidade existiu me coloquei a disposição da música dentro daquilo que considero uma realização. Atualmente tenho minha banda de entretenimento (Cover) onde posso dividir com pessoas com gosto similar ao meu bons momentos de música e diversão. O publico que assiste às nossas apresentações vai para se divertir e relembrar hits do passado e sentir um pouco do cheiro de nossa distante adolescência. Ou seja quem vai me ver tocar, vai lá para ver o velho Vandrake detonar suas músicas prediletas na guita.
Tenho " afilhados " na música que procuro encorajar ao máximo o trabalho autoral dando-lhes a oportunidade de abrir nossas apresentações.
Para mim a música como outras forma de arte são a maior representação de democracia que conheço, ou seja, não é proibindo que vai se promover trabalhos autorais ou covers. a música é assim mesmo ou vc gosta ou não, ou te faz " VIBRAR " ou não. Para quem quer trilhar a carreira autoral é preciso saber disto, se o público não lhe prestigia é por que sua música não é boa, continue tentando, um dia pode acontecer. São milhares de jovens que adentram a música e o fato é que alguns poucos é conseguirão produzir música que atinja grandes públicos.
O que eu realmente condeno é o aventura sem noção. Compro uma guitarra monto uma banda e acho que vou levar uma vida de POP STAR regada a fama e milhões e.
Hoje não tenho mais intenção de trabalho autoral apesar de até ter postado um som próprio aqui no fórum. Acho que não tenho nada a cantar para a moçada, mas sim até trocar algumas idéias aqui no fórum.

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


jimmt vandrake
encorajar ao máximo o trabalho autoral dando-lhes a oportunidade de abrir nossas apresentações.
Taí uma boa iniciativa...

shoyoninja
Veterano
# abr/08
· votar


Olha esse negócio de valorizar o trabalho autoral é muito lindo e tudo mais.

Mas vou ser sincero, eu, como púbico, não tenho paciência para ficar aturando bandas tocando músicas autorais não. E se tiver que escolher entre um bar onde tocará uma banda totalmente desconhecida tocando músicas que não sei quais são, e um bar onde vai rolar uma banda cover boa, não tenha nem dúvidas de que vou ouvir a cover.

A maioria das bandas brasileiras que fazem sucesso eu já acho uma droga, imagina as desconhecidas. Claro que não dá pra generalizar, tem algumas muito boas sim, algumas que eu inclusive vou assistir sem problema algum. Agora vai sobrar para mim, que quero ir para algum bar me divertir, o trabalho de ficar garimpando bandas autorais só para incentivar? Nem a pau.

Da mesma forma como tem um monte de banda cover tmb que não vou ver nem de graça.

Sem contar as bandas cheias de músicos virtuosos que fazem sons mirabolantes e psicodélicos... Lembro de uma de rock progressivo que fiz a besteira de ir ver uma vez... Os caras eram uns monstros... Mas as músicas, tá louco... Em 5 minutos eu já tava com sono.

Ou então as reencarnações do legião urbana, com letras cheias de mensagens, críticas, jogos "inteligentes" de palavras... E para melhorar o vocalista ainda imita o Renato Russo.

A meu ver, esse tipo de pensamento é inverter a responsabilidade.

Se o público não quer ver, quem tem que correr atrás, repensar suas músicas, divulgar, ou o que for é a banda. Porque se ficarem esperando por mim (público) vão morrer de fome.

rspx7
Veterano
# abr/08 · Editado por: rspx7
· votar


shoyoninja
Entendo o seu lado velho... se a pessoa não ta curtindo o som não tem porque estar ali.

Mas acho que é mesmo uma questão de estar acostumado.

Eu também não costumava ir ver bandas originais antes de ir morar na europa e lembro de ter achado estranho ver a galera curtindo as musicas da primeira banda em que toquei em Londres. Eu ficava pensando- será que aquelas minas dançando já conheciam as nossas músicas?(ótima desculpa para chegar junto,hehehe)
É o costume de ir ver uma banda, escutar um som pela primeira vez e curtir (assumindo que esteja bom, se tiver ruim não faz diferença se é cover ou não).

Dá para curtir sim. Você chega num lugar, tem uma banda tocando, os caras tocam umas 7 ou 8 musicas ai vem outra banda, toca mais umas musicas e tal. Geralmente nessas noites tem varias bandas, 3, 4, 5, sempre tem umas ruins e sempre tem umas com um bom vocal ,ou com um puta guitarrista puxando uns solos muito louco, ou a "cozinha" manda bem e o ritmo é contagiante etc.

Galera, não estou falando de imitarmos ninguém ou nenhum movimento.
Só defendo a idéia de que se tivessemos mais lugares que tivessem esse tipo de coisa rolando quem sairia gannhando seriam todos nós, músicos e público.

Vejam só este exemplo que deram aqui mesmo neste tópico:
Saída inteligente adotada em uma casa de Shows aqui em SP, eram pocket shows de N bandas durante 1 dia da semana, 3 músicas, 2 próprias e uma cover no meio, sendo a cover NO ESTILO QUE A BANDA PREFERIR. Assim todo mundo ouve o que gosta, e de quebra conhece coisa nova. A casa lotava toda santa 5ª, é era legal de acompanhar as bandas novas... Dava pra sentir o sangue borbulhar lá dentro.

Porra, isso não é legal pra caralho? ( pô aerolitos , qual é o nome desta casa? Vai por na meia?rs)

Tudo o que defendo é que role mais disso e que a galera começando a tocar em bandas não se dedique só as covers, vai compondo também, qualquer que seja o estilo, pois quanto mais se compõe melhor vão ficando as composições. E que o publico se interesse mais por isso também.

Quem sairia ganhando seriam todos nós...

Trasher
Veterano
# abr/08
· votar


concerteza...
o trabalho musical no brasil ta mto desvalorizado sim, existem casos de bandas com sonoridades mto boas nao ficarem famosas pois sao desconhecidas, isso msm...
as pessoas ate ouvem ate curtem pelo momento mais nao carregam isso pra vida como ouvir uma musica nova de sua banda favorita e comprar o novo album...
isso esta na mentalidade sim! e atinge à maioria
nao que eu critique mas mtos fogem de seus conceitos pra tokar como contratado, tokando o som mtas vezes das bandas q odeia ...soh pra gerar seu dinheiro
e assim deixam d valorizar seu proprio trabalho e lutar pra q ele seja reconhecido
eu sou bem "fresco" com isso, ja fui chamado pra umas bandas com showzinhos cover de axé por exemplo
Recusei, td bem q nao conto com o dinheiro q ganharia e tenho certeza q se contasse eu poderia pensar diferente...
mas garanto tbm q nao aceitaria me "vender" musicalmente na primeira chamada...
antes vou sempre tentar valorizar o trabalho meu e de qm esta começando
pois nao sei se ja repararam mas estamos praticamente sem bandas novas de qualidade... elas ate existem mais seu trabalho nao eh valorizado...

shoyoninja
Veterano
# abr/08
· votar


rspx7
Mas aí já é uma questão de gosto.

Claro que tem bandas com som próprio bom. Não tenho dúvidas. Mas o que é bom? É o que eu gosto lógico. Talvez outras pessoas tenham um gosto diferente.

O jimmt vandrake citou algumas bandas nacionais, que ele curte, e que eu não suporto. Se uma delas for fazer um show, eu não vou ver só para "prestigiar" as bandas nacionais, por exemplo.

Agora, foram raríssimas as ocasiões em que vi um som próprio que achei legal. Em todas essas ocasiões que gostei, foi uma conjunção de bons músicos, boas composições E que me agradaram.

Dizer que "dá" para curtir... Cara para mim não dá não. Se eu tenho que me esforçar para gostar, já tá feia a coisa. Eu vou embora da casa e me recuso a pagar a quantia que for para a banda.

Casas com 5 bandas em uma noite ou essa casa com N bandas tocando 3 músicas cada. Como fica o cachê?

Não me levem a mal com o que vou falar agora, até porque eu sei que eu e minha banda estamos longe de sermos uma grande maravilha, mas na minha opinião, o preconceito do público com bandas com som próprio existe porque tem muita banda lixo no mercado, e pelo menos quando é cover você tem certeza que as composições não serão ruins.

Nada tenho contra músicas autorais, respeito quem faz e vou escutar as que me agradam.

Sobre as bandas se dedicarem a covers ou não, é uma decisão de cada um. Eu e minha banda temos projetos de músicas autorais, mas está ainda muito longe do que queremos, e não vamos tocá-las até que estejam exatamente como planejamos. Até lá, faremos apenas covers, e procuraremos fazer o melhor possível.

A culpa é das casas?
Que casa vai trabalhar com intuito de valorizar bandas? A casa quer lucro, isso é obvio.

A culpa é das bandas?
Se as bandas não tem espaço para tocar música autoral, vão fazer o que? Passar fome ou fazer cover?

A culpa é do público?
O público vai ver o que gosta de ver. O público não tem culpa, o público é quem manda. Se quiserem ouvir MC Créu, você pode chorar, espernear, fazer um abaixo-assinado, criticar na TV ou o que for, mas eles vão ouvir MC Créu.

Como mudar isso?
Não acho que seja possível. Ou sua música agrada o público, ou o público vai ver uma banda cover, talvez até ruim, tocando músicas que o agradam.

E ainda assim, sei que existem casas que trabalham apenas com bandas autorais, pois minha banda mesmo perdeu algumas oportunidades por conta disso.

Luiz_XD
Veterano
# abr/08
· votar


Mas o forte do país não está no rock, está no samba, na bossa-nova, na MPB, não está na guitarra, mas sim num violão e uma caixa de fosfio (tah errado sim), tipo, isso eh culpa da porra da globalização !!!
dependência de países de premero mundio, e um dos efeito da grobarização eh a porra de cover de banda famosa
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


shoyoninja

É, você está certo, gosto não se discute.

Mas acho uma pena mesmo que penses assim em relação à assistir musica ao vivo. E que muitas outras pessoas também pensem assim...
Por isso postei este tópico.

Pra mim se a banda é ruim a banda é ruim, não interessa o que toquem. Se o vocal está desafinado me doêm os ouvidos, seja lá a musica original ou cover.
O que realmente não entendo é a preferência por uma cópia à um produto original. Seja lá qual for a qualidade...

kiki
Moderador
# abr/08
· votar


Luiz_XD
apesar de achar que voce escreveu de um jeito totalmente desconexo, concordo plenamente com o que voce disse.

eu acho possivel sim haver um rock brasileiro, há quem faça, seja misturando instrumentos, ou ritmos, etc.

por que o que tem aí de monte é um "rock nacional" que não tem diferença alguma de um rock de qualquer outro pais.
se for por ai, fico com os covers, que são "cópias dos originais", e não "originais copiados".

shoyoninja
Veterano
# abr/08
· votar


rspx7
Quando o produto original não tem utilidade, seja em música, seja no que for, ele não tem valor.

Outro dia mesmo vi um aparelho para abrir plástico de embalagens de CD...
Fiquei me perguntando que tipo de louco inventa um negócio desses, e quem é que gasta dinheiro com uma inutilidade dessas.
Mas é óbvio que existe alguém que achou uma maravilha.

Não quero dizer que todas as bandas autorais são ruins. Mas eu tenho um certo preconceito sim com eventos de bandas com músicas próprias.

Já vi bandas horrendas abrindo shows para bandas com um certo renome internacional, que dirá em um evento mais simples?

E ainda assim, nesse mesmo dia, uma banda que eu nunca tinha ouvido falar fez um show mais legal do que a atração principal.

Agora se fizessem uma casa, onde só tocassem bandas DE VERDADE, com músicas boas, músicos bons, nada de "ahhh nessa a cosinha é bem feita, mas o vocal é meia boca" ou "o guitarra manda bem no solo, mas a banda é fraquinha", vc pode ter certeza que eu iria e pagaria para ver.

O próprio Blackmore que você citou, está promovendo um festival de bandas independentes aos domingos... E mesmo assim sou meio desconfiado da qualidade dessas bandas. Talvez eu vá conferir qualquer dia desses.

Também concordo com você, em parte. Seria legal mesmo ter espaço para esse tipo de som. Mas é um pouco culpa das bandas que fazem músicas autorais tmb. Porque é que o público não é atraído por elas? Se é preconceito, como foi que ele surgiu? Não foi uma coisa simplesmente inventada pelo público, algum motivo existe. Relatei o que eu penso a respeito.

Em suma, não acho que apenas uma mudança na 'mentalidade" das bandas covers mudaria a situação. A mudança teria que ocorrer no mercado e aí as bandas seriam obrigadas a se adaptar.

O único jeito que vejo para essa mudança ocorrer seria criar no público o conceito de que ir ver uma banda com som autoral é muito mais legal e divertido do que ver uma banda cover.

Por isso que falei meu ponto de vista como público. Eu iria de bom grado assistir uma banda com som autoral que conhecesse e que soubesse que faria música de qualidade, e não vou assistir a festivais com 15 bandas fazendo músicas próprias porque tenho certeza absoluta que não iria gostar da maioria (já fiz isso, nunca mais).

A banda que citei no post anterior, eu guardei o nome na cabeça no mesmo dia e quando vejo alguma apresentação dos caras, eu vou assistir se posso. Vou porque quero dar apoio? Não, eu vou porque gosto de ver os caras tocando, simples assim.

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


Galera, gosto é relativo. Uns gostam de cavaquinho outros de Les Paul gritando por um Marshall. Uns gostam de musica calma outros de musica agressiva...

Pra mim toda a nova geraçao de novos artistas de MPB soa muito com os velhos artistas de MPB. Não vejo a menor diferença.
Eu poderia usar isso para criticar os novos artistas e chamá-los de "originais copiados".
Mas eu não estou envolvido com este tipo de música e sei que quem entende de MPB sabe muito bem a diferença entre dois cantores de MPB..o mesmo se aplica a qualquer estilo musical.

Se eu gosto de um bom Riff de guitarra, um bom vocal com multiplas oitavas e muito controle, se gosto de bateria nervosa, bumbo duplo a milhão, solos de guitarra misturando melodias com virtuosismo então este é o meu gosto! Ninguém escolhe o que gosta. Escuto algo e posso gostar ou não.

Amo o Brasil e todos os anos que eu passei fora sentia muita falta da família, dos amigos, de um churras no fim-de-semana etc.
Mas não sou obrigado a gostar de MPB nem sou um paga-pau de estrangeiro por gostar de Rock/Metal.

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


shoyoninja
Em suma, não acho que apenas uma mudança na 'mentalidade" das bandas covers mudaria a situação. A mudança teria que ocorrer no mercado e aí as bandas seriam obrigadas a se adaptar.

O único jeito que vejo para essa mudança ocorrer seria criar no público o conceito de que ir ver uma banda com som autoral é muito mais legal e divertido do que ver uma banda cover.


É exatamente o que estou falando o tempo todo, velhinho.
Talvez a gente concorde mais do que está parecendo.

Pensa bem, como em tudo no mundo, quanto mais se compõe melhor se fica em compor. Claro que um novato pode compor uma grande musica e um veterano compoe tambem musicas ruins. Mas a média vai melhorando.
Se tiver mais lugares para se apresentar um som proprio as bandas vão compor mais e aos poucos se tem uma melhora na cena musical como um todo.

Eu sabia que ia ter um monte de músicos de bandas covers que iriam ficar ofendido com o tópico, escrevi isso logo no começo. Mas eu não escrevi nada com a intenção de ofender nenhum músico, mas também não tenho medo de falar o que acho. E escrevi também no tópico que era só a minha opinião, escrevi bem grandão. Alguns leram isso e entenderam e outros preferiram ignorar isso e levar para o lado pessoal e sair rechaçando...o que eu não me importo de revidar,hehe, acho até divertido...

Ai, coloquei este topico no ar para chamar a atenção a este fato de as noites no Brasil serem dominadas por bandas covers de péssima qualidade e as pessoas preferirem ver uma banda cover (qualidade à parte) à uma banda original. Se alguém se ofendeu quando eu disse que fazer cover é menos sério do que compor não há nada que eu possa fazer. Não tive intenção de ofender ninguém.

Talvez a ofensa venha pelo fato de que no fundo todos sabem que ninguém tem carreira promissora fazendo cover (pode ser que tenha alguém que conseguiu mas sabemos que é excessão)...

I.Nosferatu
Veterano
# abr/08
· votar


Olha o shoyoninja sem querer ser muito rotulativo, mas já sendo, mas lojico sem ofensas e apenas como exemplo e nada também contra a opinião dele... é o tipo de cara que tem um pensamento que jamais vai permitir valorizar musicos independentes, porque nem toda banda tem excelentes musicos, excelentes instrumentos, experiencia com o publico e pior ainda é voce não entender a proposta da banda, tudo bem que a primeira vista talvez possa-se não gostar daquilo, algumas musicas realmente não são do tipo que agitem a noite, mas é o que eu disse, é preciso acompanhar a evolução de uma banda, às vezes a mesma que não agradou num show, pode dar um efeito totalmente contrario num momento mais sossegado em casa... se voce não souber a proposta da banda provavelmente se for um som "diferenciado" não vai mesmo...

Queridos amigos, entendam que musicos independentes quase nunca são musicos excepcionais, podem sim até ter o som semelhante à de outros musicos renomados, mas isso se voce parar pra analisar, até grandes musicos tem muitas musicas muito semelhantes à outros (muitas vezes os que lhes inspiraram) mas, o que prevaleceu foi o trabalho proprio e como disse a evolução/identidade musical vem com o tempo... nesse ponto acho que voces exigem demais dos musicos independentes, deve-se apreciá-los, não garimpá-los como sugeriram acima, principalmente pela simplicidade, a complexidade voces já tem das grandes bandas e lojico esperar que elas façam sempre um som melhor...

Agora, todo mundo fala: "existem otimos musicos independentes por ai", muitos de boa performance inclusive... mas isso falam na teoria, na pratica não procuram informação, musicas, comparecer ao show, conhecendo aquele trabalho... dizer que existe, todo mundo sabe... agora faça sua parte e valorize... as musicas do MC créu que todo mundo mete a lenha, embora sejam terriveis realmente há alguém apreciando, assim como varias outras do mesmo naipe... sei que existe muito mais que isso no nosso pais... e independente do estilo que seja, precisamos prestigiar nossos musicos, nem que não sejam tão geniais assim...

È isso ai... muitas vezes o gosto musical que tanto falam é mais ou menos isso: "Gosto do Iron, portanto só ouço bandas que pareçam ou lembrem o Iron", isso não é gosto, é estagnação... O Iron pode ser legal, mas o Floyd, o Whitesnake, o Dave Weckl entre infinitos outros de estilos variados também... mesmo dentro de um unico estilo existe uma variação enorme de musico pra musico, basta saber apreciar...

shoyoninja
Veterano
# abr/08
· votar


rspx7
não me ofendi :P

E, realmente, agente concorda em boa parte.

Só discordo de você no que toca a mudança na mentalidade das bandas.

Não acho que a mudança de mentalidade tenha que ser só nas bandas covers, para fazerem sons próprios. Mas as bandas independentes terem uma qualidade legal para que eu me anime para ir ver entendeu? E essa mentalidade, você me desulpe mas não existe. Salvo umas poucas, que fazem um som realmente legal.

E por sinal, tmb não vou assistir banda cover ruim não :P.

Por isso que coloquei o que penso como público, como ouvinte.

I.Nosferatu
Sem ofensas cara.
Mas nem tudo que você colocou é verdade.

Conheço músicos ótimos com equipamentos fracos, que nem por isso fazem feio ou deixam a desejar. Não me ligo em equipamento não. Mesmo porque, quantas bandas em São Paulo tem condições de ter um equipamento REALMENTE bom?

Agora eu realmente nunca vou valorizar um músico que não sabe tocar a própria composição. Tenha dó. E é o que mais vejo em bandas independentes, principalmente em festivais com N+1 bandas diferentes.

Já pensou? Vou lá com a minha banda e escrevo uma música com notas na melodia da voz que só um morcego escuta e quando chega a hora de executar... uma lástima. Que é que espero que aconteça com o público? Nem minha mãe fica pra ver hehehe.

Agora, todo mundo fala: "existem otimos musicos independentes por ai", muitos de boa performance inclusive... mas isso falam na teoria, na pratica não procuram informação, musicas, comparecer ao show, conhecendo aquele trabalho... dizer que existe, todo mundo sabe... agora faça sua parte e valorize... as musicas do MC créu que todo mundo mete a lenha, embora sejam terriveis realmente há alguém apreciando, assim como varias outras do mesmo naipe... sei que existe muito mais que isso no nosso pais... e independente do estilo que seja, precisamos prestigiar nossos musicos, nem que não sejam tão geniais assim...

Eu não procuro mesmo, porque essa inversão de valores? Não sou eu o público? Quem tem que ir atrás da banda para ela dar certo sou eu?

Como eu disse antes, se a banda depender da minha "boa vontade" para valorizá-los, vão todos morrer de fome. Quem tem que se valorizar é a banda, e eu vou assistir porque quero me divertir.

Entenda que esse tipo de pensamento é o mesmo em todos os ramos comerciais, não só na música.

Imagine que você abra um mercado de esquina no seu bairro. Você tem boa vontade, mas não está dando certo porque todo mundo vai fazer compras no carrefour. Vai adiantar alguma coisa você sair pelo bairro falando que as pessoas tem que valorizar os mercadinhos de esquina? Vai adiantar alguma coisa você ir até o carrefour e pedir para deixar uns clientes pra vc? Não vai. O que fazer? Eu começaria atendendo bem TODOS os clientes que fizessem compras lá para o cara ter vontade de voltar quando precisar.

Ser diferente.

É fácil? Nem um pouco, mas eu acho que é o único caminho.

I.Nosferatu
Veterano
# abr/08
· votar


shoyoninja

Por isso que citei voce como exemplo, em musica deve existir um relacionamento entre musico e fã, se o musico apenas faz seu trabalho sem procurar divulgar não terá fãs, apenas os parentes e amigos como citei, agora quando alguém aprecia musica, o fã, ele sempre procura conhecer algo novo, isso o leva a descobrir a banda, sua historia, suas musicas, ideologia, etc... Quando falamos de uma banda top ela nem precisa ter esse tipo de preocupação porque há uma estrutura toda por trás daquilo, agora quando trata-se de bandas independentes, todo mundo sabe que a situação é diferente...

Não se trata apenas do jogo de mercado que voce citou exemplificando o carrefour... cara gostar de uma coisa que já ta lá no topo e todo mundo fala que é bom é muito facil, mas somente quem realmente aprecia a musica pela musica sabe do que eu falo, continuem com a mentalidade desse tipo, continuem prestigiando apenas musicos renomados (internacionais na grande maioria) e deixem de dar a devida atenção ao que se faz por aqui... a proposito, voces também são musicos né... hummmm... talvez um dia, mesmo que tarde a ficha ainda caia.

shoyoninja
Veterano
# abr/08
· votar


I.Nosferatu
Não valorizo só grandes nomes não, em nenhum momento falei isso. Mas eu sou chato, extremamente chato.

Dou valor a quem tem valor. E para mim um músico que não sabe executar sua própria música não tem valor não.

Apreciar música pela música é exatamente o que estou falando.

Ou você gosta da música ou não.

Se é independente, se é cover, se baião, se é MPB, se o cara toca triangulo usando a língua. Isso é tudo problema do músico. O público não tem nada a ver com isso.

Em tudo que você faz, a coisa mais básica que lhe é cobrada é o profissionalismo. Porque com um músico isso tem que ser diferente?

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


shoyoninja

Olha só, estou com você no que se trata em bandas fazendo som próprio terem que se esforçarem a máximo para colocar um material decente no palco.
Mas você não acha que no momento as bandas estão tendo dificuldade de expor seu trabalho pois há pouco interesse do público e por isso gastam mais energia do que deviam ensaiando cover do que trabalhando no seu próprio som?
E acaba acontecendo que tem menos musica original sendo feita, o que causa a queda na qualidade da mesma o que gera menos interesse ainda do público, e o dono do bar então, que tem que ganhar dinheiro pra sobreviver também, não arrisca botar bandas originais e ai vai.

Lembra aquela propaganda da Tostines, hehe...

shoyoninja
Veterano
# abr/08
· votar


rspx7
Exatamente ^^

Como sair disso eu não tenho idéia. :(

I.Nosferatu
Veterano
# abr/08
· votar


shoyoninja

Ta cara, mas voce ta batendo na tecla "daquele musico ruim", musico ruim existe e varios, mas numa maioria não é o caso, principalmente quando se conhece a proposta da banda... sei que voce deve gostar muito de "musica boa", mas musica boa é algo muito relativo como já comentaram... o que estou dizendo é antes de julgar qualquer banda independente é necessário entender a proposta dela, julgar apenas baseado no que a gente ta acostumado a ouvir não é sempre a melhor escolha, as vezes é preciso ouvir e reouvir, o que acontece muita vez num primeiro instante na maioria dos casos é estranhar aquilo, por isso que acho que quem realmente aprecia a musica pela musica, tem maior facilidade em ouvir musicos independentes, vivemos numa sociedade acostumada a padronizar as coisas, portanto na musica não difere muito, o estranho é que varias dessas bandas que não agradaram num primeiro momento muita gente, quando caem nas vias da midia todo mundo acha o maximo (com excessões claro), inclusive aquele primeiro trabalho que ninguém dava a minima... portanto não são as bandas nem as musicas que elas fazem que são ruins, é a falta de interesse em apreciar algo novo, como vejo em voce que fazem essas bandas parecerem ruins... o que vejo é a busca interminavel pelo "super heroi" e quando se trata de apreciar o simples e mortal "humano", que é igual a todos, muitas vezes voce mesmo, descaso total... é preciso o sensacionalismo, o impressionismo, o hocus pocus, a brilhantina... aff... onde é que isso vai parar...

Bom, já dei meus pitacos por aqui e acho que já fui bem claro, mas ressalvo que não tive intenção de ofender ninguém nas minhas postagens, respeito cada um aqui de igual para igual... prossigam ai...

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


Só mais uma coisa sobre essa coisa da síndrome de tostines (hehe, vai virar termo médico).

Isso também funciona no reverso.

Se houvesse mais interesse do público mais donos de casas abririam as portas a bandas originais. Tá, eu já falei isso. Mas a bolacha tostines entra aqui:
Neste caso, com um público que fosse ver tais bandas, os donos de casas de show iriam então tentar colocar as bandas que agradassem mais, que contribuíssem para fazer o nome da casa e atrair mais público, enfim as melhores bandas começariam a se destacar, a fazer uma base de fans e tal. As piores bandas ou teriam que se esforçar mais ou não irão para frente.
Tipo, isso acontece em varios lugares do mundo, é um processo natural e como já apontaram não acontece só na industria da música...

I.Nosferatu
Veterano
# abr/08
· votar


rspx7

Acho que já é um processo natural discartar uma banda ruim, o que não da pra confundir é o estilo de uma com o estilo de outra, por isso que é tão importante estar atento a proposta da banda, se voce ouve que vai ter um show de metal em tal lugar e metal na sua cabeça é Iron e Helloween e quando voce chega lá os caras vão estar tocando algo semelhante à Cannibal Corpse e Napalm Death, com certeza voce vai dizer que as bandas tocam muito mal, já quem esta antenado com a proposta da banda vai entender melhor o que se passa e vai julgar mais esclarecidamente os musicos, talvez eles nem sejam tão maravilhosos mesmo, mas diferente do primeiro caso, estes não foram lá esperando algo que a banda não poderia oferecer...

Poxa, nem que as portas das casas de shows continuem como estão... na verdade quem busca espaço consegue... não tanto quanto gostaria mais consegue, porém ter um pais antenado no que acontece debaixo de seu nariz, já mudaria totalmente a figura, imagina quanto iriamos ganhar em expressão cultural se as bandas com trabalho proprio tivessem resposta positiva do publico mesmo sendo midiamente falando desconhecidos, isso por si só já abriria as portas e atrairia os olhos de muitos... claro que não seriam todas as bandas que teriam lugar ai porque como foi falado a seleção é natural, mas certamente apareceria e aconteceria muita coisa boa por aqui... mas isso é utopia o brasileiro é movido à modismo e comodismo, importado ou regrado pela midia... depois ficam velhos e acham que a unica coisa boa no Brasil é a MPB (a antiga claro pra não serem contrariados!).

rspx7
Veterano
# abr/08 · Editado por: rspx7
· votar


Aí, para ressuscitar este assunto que não deveria morrer, e para tentar mostrar a real para aqueles que acham que as bandinhas cover destruindo e cagando as musicas originais que tanto se vê na noite do Brasil são mesmo uma vergonha e para os (desenformados e inexperientes) que acham que ir assistir uma banda desconhecida tocando musicas proprias é sinonimo de tédio.

Esse é um clip de uma noite que acontece todo mês numa das inúmeras casas de show de Londres que não permitem bandinhas covers se apresentarem.
Vai me dizer que tem alguem entediado na platéia? E todas as bandas sao desconhecidas (de fato a banda que eu formei e tocava até janeiro marcou presença). A galera esta lá para ver as novas bandas de hoje que podem ser as grandes estrelas de amanha...


<object width="425" height="355"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/2gmJ1s2fR9Y&hl=en"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/2gmJ1s2fR9Y&hl=en" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="355"></embed></object>


Enquanto isso no Brasil, mais um cover do GNR é formado e mais um grupo de jovens musicos joga a sua carreira fora.

À voces que defendem as bandas covers e acham que estão abafando com seu repertoriozinho de covers prestem bem atençao pois logo logo é bem provavel que voces vao estar fazendo cover de uma dessas bandas...

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


Ai vai o link de novo pois eu nao sei colocar o video direto na mensagem...


http://www.youtube.com/watch?v=2gmJ1s2fR9Y


E antes que venha outro chato falar que roqueiro é paga-pau e etc, vai cagar no mato, escutando MPB...
Eu gosto de rock, toco e vivo rock n' roll, já passei fome vivendo de acordo com meus ideais (mas também ja comi mais mina que possa me lembrar por causa disso) , sou musico profissional e estudei muito sobre MPB especialmente Bossa Nova, ja toquei muita MPB por dinherio mas acontece que morro de tédio escutando/tocando MPB e não sou obrigado a aturar uma musica que não me agrada só por que nasci num lugar...

I.Nosferatu
Veterano
# abr/08
· votar


rspx7

Calma ai, rsrsrsrs, vamos apoiar o que se faz no brasil, mesmo sendo a MPB... (não aquela de sempre que todos abanam o rabo) mas sendo feito aqui, tudo bem que não lhe desce a goela, também não sou um dos maiores admiradores do genero, não interessa qual seja o estilo, temos mais é que incentivar, como um todo, ficar importando musicos quando aqui já existem tantos tão bons quanto é uma lastima...

Sei lá, nessa era de internet, com site de divulgação de material (alguns exemplos, sites de bandas, audiostreet, myspace, palcomp3, blogs, entre inumeros outros...) o cara ficar na mesmice porque é muito parasita mesmo, da pra conhecer muito musico por ai e ir conferir de perto quando possivel... às vezes nem cobram nada... mas provavelmente irão inventar milhares de motivos pra não fazer isso... então já sabe né????? Hehehehehehe... que maldade!!!

Não estou defendendo nenhum estilo em particular, cada um tem seu valor, mas a dica ta ai... pra todos, musicos e apreciadores... afinal musico que não apoia outros é um tremendo FDP...

rspx7
Veterano
# abr/08
· votar


I.Nosferatu

Tô calmo,rs. Só queria evitar aporrinhaçoes de fanaticos. Fanatismo é um saco, seja la qual for.
Concordo com tudo que voce disse, temos que apoiar de tudo. Não critico a MPB em si, pelo contrario me orgulho do fato de o Brasil ter uma identidade musical tão forte.
Mas gosto de rock e toda vez que alguem fala de rock por aqui vem um chato pregar que temos que valorizar a musica brasileira.
Pra mim se a musica é feita por brasileiro então é brasileira. Nem curto muito o Sepultura mas tenho o maior orgulho deles pois toda vez que eu encontrava um musico na europa sempre me falavam com respeito e admiração do Sepultura, mesmo musicos de Jazz falavam desse modo. Eu acho isso legal.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/08 · Editado por: Christhian
· votar


rspx7
I.Nosferatu
shoyoninja

Sabe por que esse tópico não se resolve? Por que não há foco, tudo é muito subjetivo. Se eu gosto de ver banda cover é minha opinião. Se gosto só de banda autoral, é minha opinião. Não existe nenhum mal que assola coisa nenhuma. Existe gente que toca por hobby, gente que toca profissionalmente, gente que toca pra 'pegar mulher' (e esses são os piores, por que se sujeitam a subir num palco a troco de um cachê nulo ou miserável, rebaixando toda uma classe que trabalha pesado), gente que assiste qqr coisa pra curtir a balada, gente criteriosa que gosta de música virtuosa, gente que gosta de música tosca que possa seguir a letra. Enfim, questão de opinião, atitude e necessidade.

rspx7

Vamos tentar dar um rumo pra esse tópico?
Em poucas (poucas mesmo) descreva qual foi o exata motivação sobre o título do tópico quando vc abriu. Coloque a sua exata posição a respeito da questão, por que eu não estou realmente entendendo onde você quer chegar, já que você acaba concordando com quase tudo num momento e discordando em outros. Vejamos se não chegamos em uma 'concordância', mesmo que seja uma total divergência - afinal, como eu já disse, estamos num embate de opiniões, onde Chico tenta argumentar com Francisco e ambos acabam de bico.

lemingue
Veterano
# abr/08
· votar


...tá na hora de pôr um cavalete no fim desse tópico... tipo ""rua sem saída"... e fechá-lo...

Casper
Veterano
# abr/08
· votar


Eu tenho uma opinião muito bem definida
sobre bandas de cover.

Eu acharia estranho uma pessoa pegar um
livro conhecido, por exemplo, Dom Quixote do
Miguel de Cervantes, reescreve-lo e vender
esse livro. O único motivo seria uma adaptação
para crianças.

Da mesma forma, eu não sairia de casa para
ver uma exposição de quadros com cópias de
pintores famosos.

Porque então eu sairia de casa para ver um cover
dos Ramones? (me desculpe se ofendi alguém)

Tem ainda as questões sobre direito autoral,
propriedade intelectual, etc. Como fica o artista (o original)?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bandas covers: um mal que assombra o nosso belo país!