Rock Generation por Jimmy Vandrake, Roqueiros entrem e se divirtam

Autor Mensagem
jimmy vandrake
Veterano
# mar/07


Bem vou postar aqui uma cronica que escrevi em 2005, após uma apresentação da banda em que toco, espero que curtam, e não sejam vagals leiam, e por favor postem suas aventuras que vou adorar ler também.


Formar numa banda de rock, e executar todos aqueles sons que foram trilha sonora de nossa adolescência. A medida que o tempo nos permitiu, concretizamos tudo aquilo que foi possível: Instrumentos, repertório, a formação dos músicos etc.
O tempo nem sempre foi nosso aliado, na maioria das vezes tivemos que deixar de estudar o instrumento para realizar outros projetos de vida que eram mais importantes. O sonho do instrumento igual ao dos nossos ídolos foi possível de ser realizado, não quando queríamos, mas quando pudemos.
Sim, nós da banda fomos agraciados com a competência dos talentosos músicos da década de 60 e 70, que ilustraram e participaram de nossas vidas, através da música e até mesmo na formação de nossa sensibilidade. Me lembro, que minha mãe sempre achou Led Zeppelin uma gritaria interminável, inaudível, a ponto de proibir que escutasse o som deles por que lhe incomodava. Provavelmente meu pai devia pensar que eu era acéfalo para escutar a música deles, ou talvez que eu sofresse de debilidade mental, ou qualquer outra doença, sei lá o que passava pela sua cabeça.
Não foi por vingança que comecei a tocar guitarra, foi por que sempre adorei a maneira como as guitarras soam no bom Rock’n Roll. Nem vou tentar explicar isto, por que entendo que isto é minha mera visão. Claro que existe uma legião de fãs deste gênero no planeta, e pode até parecer besteira o que estou escrevendo agora, tamanho é a proporção do Rock no mundo. Mas leia! Nem que sirva para mera reflexão.
Viver a realidade de uma banda cover dos anos 70, em pleno anos 2000 não é tarefa fácil, afinal os anos 60 e 70 já passaram , e faz tempo. Atualmente olho para a música e confesso que me esforço para identificar em alguma banda a sonoridade e competência à altura daqueles caras. Sei lá tem umas quatro que são dignas de serem citadas, Pearl Jam, The Verve, The black Crowes... nem consigo citar a quarta. Acho que comecei a pensar como meu pai e minha mãe, porém vou me conter na crítica por que não quero ser como eles, prefiro aprender a respeitar esta próxima geração e suas opções. Quero ser mais consciente, e sei que aprendendo a respeitar o tempo e suas armadilhas é que vou me permitir ser uma pessoa mais madura e consciente. O que quero realmente dizer é conviver com o tempo como um eterno momento presente. Não quero viver achando que aqueles foram os melhores tempos de todos os tempos, isto é mais que burrice, é ignorância literal.
Também não dá mais para viver com 40 anos achando que eu tenho 20, e pensando que todo este modelo atual está errado, é só um reposicionamento de convívio. Viver em meu meio e ser feliz nele.
Não sei até quando ainda vamos achar uns malucos por Rock clássico como nós, e que ainda possam nos prestigiar. Alguns estão casados, uma porrada morreu, outro monte já nem curte mais som, tem alguns que já envelheceram. Tem também aqueles que acham que nós somos verdadeiramente loucos por continuar tocando, é eu sei que é cada vez mais foda juntar esta galera.
Montei e desmontei algumas bandas. Tem uma porrada de show que fizemos que serão eternamente inesquecíveis, ou pela qualidade ou pela merda que foi. As aventuras de tocar numa banda de Rock sempre foram do caralho. Puta que pariu, lembrar e registrar tudo que cada um de nós viveu de mãos dadas com o Rock’n Roll, daria para passar um fim de semana rindo.
Sim parece que já estou falando em passado, de forma saudosista, como se algo tivesse terminado, mas não é isso......

A Realidade

2005, meio da década, 40 anos na cara, e uma banda cover. Do caralho por sinal!!! O que tem de melhor em equipamento, um repertório escolhido a dedo.
Sexo Drogas e Rock’n Roll, essa tá pra lá de velha, nem faz sentido algum mais. Agora tem aquele lance chamado grupies, que são aquela gatinhas gostosas que vão nos shows só pra dar pros caras da banda. No nosso caso são nossas esposas, que só nos dão quando querem. Quando a gente vai tocar, fica fodido dois dias na cama pra se recuperar. A cada cinco apresentações, quatro ficam uma merda, ou por que o publico olha pra gente e nos vê como um bando de bons velhinhos, ou como se fossemos alienígenas, e não conhecem nada do nosso repertório.
Acho que nem nossa aparência condiz com o som que fazemos, mesmo sendo uma banda de primeiríssima linha do Rock’n Roll.
Ta cada vez mais difícil acertar o repertório com o público, e se estabelecer em nosso próprio espaço. Marcar uma data que todo mundo possa tocar também.
Mesmo assim penso que manter nosso objetivo de se divertir, e proporcionar diversão, é o que há de melhor, buscar a qualidade de relacionamento quando não existe ninguém mais xarope do que nós mesmos. Somos um bando de chatos, filhos da puta que se confundem com pessoas acessíveis e jovens pra caralho.
Um dia vi alguém dizendo que uma geração dura 25 anos, eu acho que a nossa geração foi um tesão mesmo.
Ontem acordei com as coisas claras na minha cabeça, acordei com 40 anos.
A moçada tá noutra, uma geração de consumo mais acelerado, de sucessos imediatos e rápidos. Os novos heróis são caras fudidos de verdade, basta ver os novos atletas, os recordes que foram quebrados, o desenvolvimento da tecnologia ao nosso alcance.
A gente ainda é do tempo que tinha que tirar música de ouvido...e acreditamos que somos heróis por isso. Até o CD e o DVD já estão com os dias contados...
Bem! De qualquer forma, eu sei que a gente toca pra caralho, e que quem pode assistir nossa banda vai ter uma ótima lembrança da nossa geração. Quem fez parte dela vai se sentir realizado. A moçada, no mínimo, vai conhecer muita coisa legal que não conhecia.
Essa realidade não é só para nós. Se pensar um pouco, vai ver que os bares de som ao vivo estão cada vez piores, menos cheios, enfim... é a nova realidade do consumo. Somos apenas uma das muitas opções de diversão da galera, que se movimenta em massas de consumo e moda cidade à fora. Vivemos na época em que você não precisa ser Cowboy ou radical para sempre, quando o cara quiser vai numa festa e pronto! Ninguém mais precisa cravar bandeiras de movimentos idealistas, talvez o mundo se convença destas causas por um instante, ou tanto quanto dure a notícia na mídia, confundido com a própria moda. Ninguém mais precisa ser Punk, Hippie, Dark, e estas merdas aí a fora. O mundo não precisa mais ceder às causas idealistas de consumo durável. Todo mundo quer curtir aquele instante, se fantasiar por uma noite, ser radical por um momento. Acho que para mim a coisa está desse jeito, sou a própria fantasia do guitarrista fatal, virtuoso, fudido mesmo, mas, somente enquanto durar o show ou um bom solo de guitarra improvisado, sujo pra caralho, alto, tipo Confortably Numb do Floyd entre outros. Quando o show acabar, eu mesmo vou carregar meu ampli, minha guita e desvestir minha fantasia para ir embora. Para mim as coisas estão mais claras, ser roqueiro é a própria fantasia. Os motoqueiros nossos fãs por exemplo, também vivem numa fantasia, ou você acha que eles chegam nos seus escritórios de moto com a barba por fazer, mau hálito e com o cú sujo?
È isso aí galera, a banda Gás Pimenta está na sua formação definitiva! eu não consigo nem imaginar ensaiar todo o repertório por que saiu algum de seus integrantes, ou sei lá por que. Vamos continuar tocando! Com os pés no chão é claro. Mesmo assim vamos nos concentrar em tocar como tem que tocar. Mesmo que tudo se confunda com fantasia, não dá para se vestir de soldado para interpretar o palhaço.
Obrigado pelos cinco minutos de atenção, se é que você leu até o fim.

[i][/i]

Penta_Blues
Moderador
# mar/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

jimmt vandrake
Cara, é difícil não se identificar com o texto, principalmente quando somos contemporâneos...rs
Comecei a tocar guitarra por causa de um cara chamado Peter Frampton, que no auge do seu sucesso tinha uma cabeleira que deixava meu pai com os poucos cabelos da calva em pé...rs
Ele dizia que quem usava bandana na cabeça era ser de outro planeta. Não preciso contar o que aconteceu quando ele viu que um dos meus ídolos era Mark Knopfler...
Não há na minha opinião melhor época, pois todas são inesquecíveis. Basta que não tenhamos a pretenção de viver o que já não somos mais ou com a idade que não temos mais.
Minha primeira banda foi formada em 86 e fazíamos cover de muita banda gringa até que o Rock Nacional explodiu. Me lembro de uma apresentação que fizemos num diretório acadêmico que até efeitos visuais teve quando queimamos um ampli de guitarra porque trocamos os fusíveis que não paravam de queimar por um de carro. O fusível não queimou, em compensação o ampli fumaceou todo o palco...rs
A banda se desfez, o sonho de ser mais famoso que o Menudo se acabou, os cabelos caíram, mas a alegria de tocar guitarra hoje em dia como um hobby e o prazer de tocar boa música (tanto do "nosso tempo" quanto as de hoje) não encontra palavras à altura para expressarem com justiça meus sentimentos.
Estou feliz com o rumo que tomei pois ele, mesmo que sob outras circunstâncias, me manteve sempre junto à música. Se não de forma profissional, pelo menos como um meio de descarregar todo o stress do dia-a-dia.
Isso, meu camarada, é o que todo mundo deveria buscar na música: a alegria de fazer um som, de mandar uma mensagem e de fazer alguém alegre por alguns momentos. Dinheiro, deveria ser consequência e não objetivo na música...
Valeu!!!

Curly
Veterano
# mar/07
· votar


jimmt vandrake

ótimo texto, curti a mensagem !

por coincidência trombei com isso aqui no y2b, olhas só:

http://www.youtube.com/watch?v=0t6FhgHDMas
http://www.youtube.com/watch?v=5qq_z4ClEzI

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


Penta_Blues
Curly
VVcs não fazem idéia de quanto curto isso tudo hoje, desejo a vcs muito roquenrou e alegria. Abçs.

IguanaLesPauls
Veterano
# mar/07
· votar


jimmt vandrake
Texto excepcional cara, parabens! De que estado tu é?- pra mi ver se da um show da tua banda aqui no sul.

brunohardrocker
Veterano
# mar/07 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Bom, não li o seu testo por inteiro, mas pretendo ler.

O que eu posso é que pelo menos tive a oportunidade de viver os anos 90, nasci em 88.

Os anos 90 foram muito especiais pra mim, desde a infância tive apetite por música. Já tentei flauta, coral, violão e teclado. Mas não consegui seguir em frente com nenhum deles, por falta de dedicação. Então eu acho que não nasci pra ser músico, apenas pra gostar de música.
Hoje estou tentando guitarra, vou tentar me dedicar!

Comecei sendo fanático por Mamonas Assassinas, Virgulóides e Raimundos. Isso me fez conhecer Engenheiros do Hawaí, Legião Urbana, Titãs, Ira! etc. Que por consequência me fizeram ouvir Guns'n'Roses, Metallica e Iron Maidem. Indo mais a fundo descobri Van Halen, Deep Purple, Black Sabbath e Led Zeppelin. E Hoje conheço várias outras bandas e músicos conceituados.

Meu tempo de ter uma 'banda favorita' já passou. Hoje trato igualmente tudo aquilo que gosto, independente da qualidade técnica ou da fama, que na minha opinião não tem significado algum.

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


jimmt vandrake

Caro amigo, todo garoto que curte e quer fazer um som ou montar uma banda, deveria ler o que escreveu acima.

É a mais pura demonstração de sentimento e amor de um rocker autêntico.
Sou suspeito para falar, por uma série de fatores nos quais me identifico, como a geração, as bandas preferidas e os questionamentos da nossa existência; mas está aí o "vômito" que todos que viemos de longe fazemos a cada dia.

Velho, continue tocando e esqueça esse papo de show bom ou ruim. Essas preocupações, deixe para essas nuvens passageiras que aparecem a cada verão.

Um abraço e longa vida ao Rock'n'Roll!!!!

E só escutando agora "For those about to rock, we salute you!!!

Fupoi Priest
Veterano
# mar/07
· votar


jimmt vandrake
Sua banda toca cover de quem?


Só não comento nada a respeito do teu texto por que seria chover no molhado!! Está de parabéns, amigo!! Vou levar essa mensagem comigo enquanto eu ainda conseguir empunhar um par de baquetas.

Abraço.

old steel
Veterano
# mar/07
· votar


Bacana o seu texto Vandrake.Sou suspeito para falar porque além de seu amigo,já participei junto contigo de muitos desses momentos.Sabemos sim,quanto é dificil reunir um grupo por amor a música quando os cabelos já se foram.Mais o importante é isso,curtir ao máximo cada momento.Como diria nosso amigo Ian:
"Too Old To Rock'n'Roll","Too Young Too Die"

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


jimmt vandrake
Tu é o cara meu chapa. Já tinhamos trocado uma breve idéia quando vc disse que quando subia no palco era a personagem que tava lá e botava pra quebrar. E como te disse lá, isso só denota o teu amor pela música e pelo teu instrumento.

Em todos os âmbitos, seja hobbista ou profissional, acho que a melhor definição possível é subir pra dar "show". Vc tem que ser aquele que os outros querem ser, justamente pra poder compartilhar desses sabores maravilhosos que a música, especialmente coisas das "gerações passadas" (usando um pouco de suas palavras) viveram e podem contar pra quem está aí. No meu caso, apesar de ser bem mais contemporâneo que suas referências (to na casa dos 30 e fazendo o meu som com influencias mais recentes) eu QUERO e VOU deixar a minha marca tb, de alguma maneira. Talvez não com tanta influencia da raiz do rock, mas certamente fazendo com que as pessoas tenham a msm sensação que eu tenho quando estou no palco.

Parabéns msm pelo seu texto. Inspirador, em vários sentidos da palavra Roquenrrou!

\o/

old steel
Veterano
# mar/07
· votar


Obs,parabéns Curly também pelos dois videos do "Big Boy".Show mesmo.

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


old steel
Vc é parte desta história naquele fatídico show da montanha, Lembra???? hoje é só risos, ahuauhahuahuauhauhahuauhauh!!!!

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


Penta_Blues
Curly
IguanaLesPauls
brunohardrocker
PAGEWATERSRAUL999
Fupoi Priest
old steel
Christhian
acho que não ficou ninguém de fora.
Atenção banda 1...2...3, é 1,2,3, putz assim vcs me emocionam, estou feliz agora de saber quantas outras almas apaixonadas pelo rock tem por aqui, um super abrço a tdos vcs.

Penta_Blues
Moderador
# mar/07
· votar


Bom dia!!!

jimmt vandrake
Cara, certamente vc não está sozinho nesse seu sentimento e arrisco dizer que não são poucos os que têm pelo rock muito mais uma paixão do que um investimento...
É isso aí, meu camarada! Na minha opinião nada de drogas pra sobrar mais espaço pra sexo e muito rock'n roll...rsrsrsrs
Valeu!!!

Fupoi Priest
Veterano
# mar/07
· votar


Penta_Blues
É isso aí, meu camarada! Na minha opinião nada de drogas pra sobrar mais espaço pra sexo e muito rock'n roll...rsrsrsrs
Valeu!!!


Pô, falou e disse!! Troco as drogas por muita cerveja, heheheh!!

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


Penta_Blues
É isso aí, meu camarada! Na minha opinião nada de drogas pra sobrar mais espaço pra sexo e muito rock'n roll...rsrsrsrs

Opa!!! Essa frase é do Steve Tyler... rsss isso???

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


jimmt vandrake
acho que não ficou ninguém de fora.
Atenção banda 1...2...3, é 1,2,3, putz assim vcs me emocionam, estou feliz agora de saber quantas outras almas apaixonadas pelo rock tem por aqui, um super abrço a tdos vcs.


Falou meu velho!!! Ano que vem irei ao sul e quero ver sua banda mandando muito Zeppelin!!! E vou querer uma canja...

abçs,

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


Nossa esse é meu milésimo post, então vou aproveitar para colocar ele aqui para dizer que tem muita gente legal aqui neste fórum, e que quando um de vcs esbarrarem aqui por Curitiba e precisarem de qualquer coisa daqui estarei a disposição de vcs.
Christhian
outro ouvi vc fazendo Run to the Hills, porra cara mandou muito, acho uma música dificílima de cantar e é uma das minhas prediletas do Iron, valeu mesmo cara.
PAGEWATERSRAUL999
Vc que é uma das bibliotecas do rock aqui no FCC, quando vier a Curitiba é só avisar e subir no palco com os velhinhos.

Penta_Blues
Moderador
# mar/07
· votar


Boa noite!!!

Fupoi Priest
Pô, falou e disse!! Troco as drogas por muita cerveja, heheheh!!
Boa pedida!...
Como não bebo, vou de sucuzinho mesmos...rsrsrsrsrsrs

PAGEWATERSRAUL999
Opa!!! Essa frase é do Steve Tyler... rsss isso???
Sabe que eu não sei...rsrsrsrsrsrs

Valeu!!!

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


jimmt vandrake
Vc que é uma das bibliotecas do rock aqui no FCC, quando vier a Curitiba é só avisar e subir no palco com os velhinhos

Espero que tenha ocorrido um bom show.
Olha... trinta e poucos tbm já é 'velhinho' rrsrss. E o negócio é ser 'dasantiga' mesmo...

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


jimmt vandrake
Vc que é uma das bibliotecas do rock aqui no FCC

Vindo de um cara com sua história, talento e conhecimento, sinto-me lisonjeado.
vlw

gsprs
Veterano
# mar/07
· votar


ser roqueiro é a própria fan
\m/

Baita texto...
E cocordo contigo, agente sobe no palco rpa dar show, não pra fazer uma coisa meia boca...
Subo no palco me vendo como meus heróis, tentando pelo menos passar alguma tipo de alegria pra quem ta vendo...
E ver aquela plateia cantando junto e faz cada minuto daquela pora valer a pena... \m/

Long Live Rock N' Roll \o\

Fupoi Priest
Veterano
# mar/07
· votar


Penta_Blues
Como não bebo, vou de sucuzinho mesmos...rsrsrsrsrsrs

Epa, sai fora, meu!!! Xulispa!! Como diria o Leonaldo: "Toma cachaça, carai!!!"

boczon
Veterano
# abr/07
· votar


jimmt vandrake
jimmt vandrake
God damned, Jimmt!

Falou e disse, bicho!

boczon
Veterano
# abr/07
· votar


God damned, Jimmt!

Falou e disse, bicho!

old steel
Veterano
# abr/07
· votar


Grande Boczon,também conhecido como teclaudio,ou boczoide man.Bem vindo

jimmy vandrake
Veterano
# abr/07
· votar


boczon
The boczon the table, huauhahuauhahua.
old steel
Vá tirando o pó e pondo cordas novas nas Fenders compadre, show a vista.

old steel
Veterano
# abr/07
· votar


Vamos desengripa as ferrugen e pau nelas.

boczon
Veterano
# abr/07
· votar


jimmt vandrake
old steel

e aí, quando é que vamos ter os detalhes da empreitada notúrnica da dupla na sexta passada?

jimmy vandrake
Veterano
# abr/07
· votar


boczon
Estou pensando no título:
1 - Diga me com quem andas e... te digo aonde fomos.
2 - Curitiba Rock Tour.
3 - Dois rockers na noite ...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Rock Generation por Jimmy Vandrake, Roqueiros entrem e se divirtam