Legião Urbana: O Começo de tudo

Autor Mensagem
iznogood
Veterano
# ago/06
· votar

A Legião Ubana é uma bosta cagada pelo movimento Punk que não contribui em nada para quem quer aprender a tocar alguma coisa, Alberto. Páre com isso!

iznogood
Veterano
# ago/06 · Editado por: iznogood
· votar

Minha opinião sobre essa banda ridicula, asquerosa, sem a menor criatividade e imaginação, que compõe usando sempre CDG, que nunca foi nem será a melhor banda nacional: UMA BOSTA!
E seus fãs aviadados que ficam defendendo esse gayzão chamado Renato Russo precisam estudar mais e ouvir mais musicas pra poder se livrarem desse encosto de ouvir Legião, essa banda fúnebre-finada.

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# ago/06
· votar

A Legião Ubana é uma bosta cagada...

Esse é o tipo de argumento q nao precisa ser respondido!

Tem alguma pessoa inteligente aqui neste forum no momento que concorda com essa afirmaçao mas que tenha algum argumento plausivel?

PagoderoSatanico
Veterano
# ago/06
· votar

CaimDark
Você pelo menos sabe ler? Leu isso onde? Se você me mostrar onde que algum fã da Legião escreveu aqui que um guitarrista ser ruim e rico é sinônimo de qualidade musical, queimo todos meus CDs da Legião.

Não, idiota, não sei ler não. Eu uso um programa de reconhecimento de voz pra ouvir e responder msg de fórum de Internet, porque não tenho mais nada pra fazer na vida. Mas já que vc resolveu queimar seus cds da Legião:

E me divirto a bessa com essa história de "o dado não sabe tocar, o dado isso, o dado aquilo". O cara, tocando o que ele sabia, fez história na maior banda que o Brasil já teve, marcou e, quase 10 anos depois do seu fim, continua a marcar e tocar o coração de milhões de brasileiros. Viveu do jeito que quis, fazendo o que quis, do jeito que quis, e ficou milionário no processo. Acho que ele morreria de rir se por acaso lesse esse tópico. Enquanto que muito sujeito que se acha o o tal, o próximo passo da evolução musical da humanidade, nunca vai sair do bar da esquina.

Um bando de virtuosos que sabem tocar guitarra e violão até de costas não conseguem chamar a atenção enquanto o Dado vem com aquele solinho tosco de "Que Pais é esse", e a musica se torna quase um hinonacional brasileiro.

É claro que aí vc vai vir com a costumeira conversa mole de que nem vc nem o Alberto disseram que "guitarrista ruim e rico é que é bom", não usaram essas palavras, blablabla. Mas se vc se interessa tanto por interpretação de textos, certamente manja de pressupostos e subentendidos, e o pressuposto desses dois trechos é muito claro: é melhor tocar pouco e ter sucesso de massa do que tocar muito e não ter sucesso de massa. Que foi o que eu apontei na primeira msg, argumentando que esse tipo de critério de valoração não faz sentido.

nunca viu nenhum tópico em homenagem ais Beatles, ou Led Zeppelin, ou sei lá quem?

Este tópico aqui não é "homenagem" à Legião. É uma defesa da tese de que a Legião é/foi a maior banda do Brasil, partindo de fanatismos e não de argumentos ou fatos.

A Legião Urbana foi a maior banda do rock brasileiro porque foi a banda que mais marcou os jovens da sua geração, e ainda marca jovens da geração posterior. Não é todo mundo que gosta da Legião, alguns podem até odiá-la (seu caso), mas negar a grande influência da banda nos jovens brasileiros é burrice.

É justamente aí que o fanatismo mostra a sua cara. Que "grande influência nos jovens brasileiros" é essa? Que fato observável te leva a essa conclusão? Se vc pega os anos 60 e contabiliza a quantidade de moleques que deixaram o cabelo crescer por causa dos Beatles, vc pode dizer que os Beatles tiveram uma grande influência, independentemente da natureza dela. Se vc contabiliza a quantidade de guitarristas que usaram pedal de distorção ou wha-wha depois do Hendrix, vc tem evidências claríssimas da influência do cara. Que influência é essa da Legião que vc vê nos jovens brasileiros, seja dos anos 80 seja de hoje em dia? Eu acho difícil vc sequer delimitar o que a Legião teria de único, de singular, que vc poderia ver depois nas pessoas e nas outras bandas e dizer que aquele comportamento é devido à influência dela. Pra mim, a única coisa extraordinária da Legião é que eles imitavam os Smiths. E mesmo nisso, quem imita Smiths hoje em dia, pra vc dizer que o fazem por influência da Legião?

E só pra deixar claro, eu não "odeio" Legião. Aliás, não odeio nem os fanáticos pela banda. É o fanatismo em si que é uma desgraça.

Eu gosto muito das letras da Legião, milhões de pessoas também

Olha aí o fanatismo de novo. Milhões de pessoas?? Vc trabalha no Datafolha junto com o Alberto? Então como é que chegou a essa conclusão? Saiu contando os fãs da Legião um por um?

Entenda uma coisa, vc e os outros fanáticos: não tenho nada contra vcs ACHAREM, nas suas cabeças doentes, que a Legião é "o começo de tudo", ou sei lá o quê. Mas a partir do momento que vc cria uma imagem de grandiosidade na sua cabeça e começa a externar isso, substituindo a realidade pela idéia que vc construiu, isso simplesmente não é bom.

Bog
Mas a Legião teve sim influência sobre bandas mais novas, como CPM22 ou Los Hermanos.

Vc vai precisar detalhar isso aí. Eu não percebo rigorosamente nenhuma influência de Legião em nenhuma dessas bandas. Não tô dizendo que não exista, até porque não sei quais são as influências que os caras costumam citar. Mas influência pra mim é algo como "o guitarrista do CPM usa guitarra limpa com flanger por causa da Legião", por exemplo.

O que eu acho é que você aparentemente não consegue colocar a Legião Urbana no seu devido lugar na história da música brasileira. (...) foi uma banda com pouca relevância no sentido "influênciar ou redefinir um estilo", mas muita relevância num nível pessoal para uma grande quantidade de pessoas, em uma determinada época.

E que lugar é esse? Vc mesmo diz, e até o imbecil do CaimDark disse algo parecido, que o mérito da Legião é ter tido "muita relevância num nível pessoal para uma grande quantidade de pessoas, em uma determinada época". Ora, o mesmo pode ser dito do Kaoma, do Chiclete com Banana, do Só Pra Contrariar, do Wando, de uma série de bandas. Então em que isso colabora pra fazer especificamente da Legião uma banda especial, se o "diferencial" dela é algo que n outras bandas tb têm?

Uma última nota: comentários homofóbicos e com xingamentos normalmente desvirtuam toda a discussão. Evite-os. Diferente não é errado. E homofobia é crime.

Cara, dizer que Legião é música de bichas (e deprimidos) não é nem xingamento nem homofobia. Pelos seus posts, fica claro que vc é uma pessoa esclarecida, portanto eu não preciso te explicar isso.

Agora, escamotear a argumentação de uma pessoa pra tentar varrer a discussão pra debaixo do tapete, num esforço desesperado pra manter o seu fanatismo intacto, é coisa de filho da puta sim. Eu não perco dez minutos da minha vida escrevendo posts quilométricos pra o cara vir dizer "vc não argumentou". Se vc opta por outro tipo de comportamento em relação a esse povo, beleza. Como eu sempre digo, cada qual com o seu cada qual. A minha opção é respeitar quem faz por merecer.

CaimDark
Veterano
# ago/06
· votar

PagoderoSatanico

É claro que aí vc vai vir com a costumeira conversa mole de que nem vc nem o Alberto disseram que "guitarrista ruim e rico é que é bom", não usaram essas palavras, blablabla. Mas se vc se interessa tanto por interpretação de textos, certamente manja de pressupostos e subentendidos, e o pressuposto desses dois trechos é muito claro: é melhor tocar pouco e ter sucesso de massa do que tocar muito e não ter sucesso de massa.

É, você é mais burro do que eu pensei. Não sabe sequer ler, e quer se meter a entender "pressupostos"? É ruim hein! Os únicos pressupostos que você viu são os que tirou da sua cabecinha revoltada e raivosa.
Qualquer um que saiba ler vai ver que a única coisa que minha frase que você citou quer dizer é que o importante é fazer o que gosta. Tem muita banda punk que também nunca vai sair do bar da esquina. O dado fez o que gostava, viveu o estilo de vida no qual ele acreditava, e se deu muito bem. O Tom Jobim também fez o que gostava, e também se deu muito bem. Djavan também, e por ai vai. Agora, você ler o que eu escrevi como "pressuposto" que tocar mal é sinônimo de qualidade musical, você realmente é um caso perdido.

Eu não perco dez minutos da minha vida escrevendo posts quilométricos pra o cara vir dizer "vc não argumentou".

É, seus argumentos são mesmo uma maravilha: "música pra bicha", "imbecil", "filho da puta", "idiota", "cabeça doente", entre outros,
são definitivamente argumentos poderosos.

A minha opção é respeitar quem faz por merecer.

E aparentemente fazer por merecer quer dizer não gostar da Legião Urbana. Os nazistas também eram iguaizinhos a você, respeitavam todo mundo, desde que o sujeito fizesse por merecer...

O mais engraçado é que os sujeitos como você que chegam pra criticar a Legião e, mais engraçado ainda, quem gosta da Legião usam "argumentos" do tipo "coisa de filho da puta" e "bosta cagada pelo movimento punk", enquanto que os "fanáticos" da Legião Urbana não estavam chingando ninguém, muito menos por não gostar da Legião. E você vem me falar do nosso "fanatismo"? Se olhe no espelho, garotinho.

Se tiver alguém aqui que não goste da Legião e que tenha argumentos um pouco melhores do que palavrões e ataques sem sentido, terei prazer em conversar, afinal é pra isso que o fórum existe. Quanto a você, meu amiguinho pagodeiro satânico, não perco mais tempo. O melhor que você faz é voltar pro seu pagode e pra sua adoração do diabo, ou então vai discutir com seus colegas da quarta série quem tem o pai mais forte...

Bog
Veterano
# ago/06
· votar

PagoderoSatanico

Sobre influências: influências musicais nem sempre aparecem de forma explícita. Não é necessariamente uma coisa do tipo "meu, vamos colocar aqui uma guitarra parecida com aquela música do Legião". Influências aparecem desde o momento que você começa a aprender, são coisas que fazem parte da tua bagagem musical, que podem ficar em estado "latente" só despontar lá no final, misturadas com outras influências, ao ponto de se tornar irreconhecíveis. Claro que existem coisas muito mais diretas que isso, mas no caso dos Los Hermanos:

###

Revista Bizz - Edição 197 - Fevereiro de 2006

(...)

Mas, em razão do discurso, da letra, que banda te comovia? Aquela que você canta a letra e é um pedaço da tua vida, é um desabafo...

Amarante: Não saberia citar uma banda que tenha causado isso.

Historicamente, a Legião Urbana era vista assim. Vocês pegaram a Legião nessa onda?

Camelo: Eu gostava demais, mas acho que era muito novo pra entender as letras. Hoje em dia, eu ouço assim...

Amarante: Mas não gostava muito, vai...

Camelo: Gostava pra c******! Meu número na escola era cantar "Faroeste Caboclo" inteira.

(...)

###

Quanto ao "papel especial" da Legião Urbana, eu colocaria que é simplesmente a escala. Foi algo que teve muita importância para muita gente. Se você entra na comunidade do Orkut da Legião Urbana - da qual eu NÃO faço parte, diga-se de passagem - vai ver que tem mais de 200.000 membros. Se você vai num "luau de maconheiros" (jeito preconceituoso de se referir a isso) ou churrasco, sempre vai ter quem peça para tocar Legião, entre outras (Raul e Beatles são outras constantes). Eu moro no exterior, e quando vou nas reuniões de brasileiros da vida, mesmo que queira tocar coisas diferentes, no final o que parece mesmo "puxar" o pessoal são exatamente coisas do tipo Legião e Paralamas do Sucesso. Lembro de ter lido em alguma revista que os discos da Legião Urbana continuam vendendo bem no Brasil, mais até que os discos do Beatles, quase 10 anos após o fim da banda.

O que eu noto é que a Legião foi uma banda com uma popularidade imensa, mas que não foi uma coisa descartável (como É o Tchan e afins), mantendo uma base firme de fãs e - incrível - conquistando novos fãs mesmo depois de acabada. Por essas e outras é que eu posso dizer, sem sombra de dúvidas, que a Legião Urbana foi sim uma banda com grande relevância no cenário do rock brasileiro.

Agora, isso de forma alguma quer dizer que a banda é boa ou ruim. Outro dia, estava conversando com o John do Pato Fu, sobre essas coisas de ter banda e fazer sucesso. Esperava um papo daqueles bobocas, tipo "faça o seu trabalho que o sucesso é consequência". E ele me veio com uma pérola do "pé-no-chãonismo". Disse que o que determina o sucesso de uma banda não é apenas a qualidade musical. Nem é a imposição da mídia. Existem fatores aleatórios e incontroláveis, coisas que simplesmente acontecem e ninguém sabe bem ao certo como funcionam. Os caras das gravadoras tentam controlar, as bandas tentam controlar, a TV tenta controlar, mas no fundo no fundo, existe um outro fator desconhecido que pode ser o acaso, ou pode ser divino.

Ou seja, a Legião Urbana foi uma banda que apareceu num determinado cenário, fazendo um determinado discurso, que teve uma determinada oportunidade, e que tocou um determinado público, numa série de "determinados" fatores que se uniram. O que a torna especial é o TAMANHO deste público. Ok, muitos fãs são chatos, mas eu conheço fãs chatos de Los Hermanos, de Beatles, de Roberto Carlos, de Skank, de Pato Fu, de Mutantes, de Guns and Roses, de Iron Maiden, de Iron Maiden, de Iron Maiden, de Iron... Ou seja, fãs malas existem aos montes, mesmo entre as bandas que eu gosto. Mas isso não as torna melhores ou piores.

Engraçado é eu estar falando essas coisas todas. No último Domingo, estava num daqueles churrascos brasileiros, e tive que dizer: "Legião, só no final". Hahhahahahahah... Mas foi uma banda importante para mim durante a adolescência, e foi a banda que me puxou para perto da música. As primeiras coisas que eu aprendi a tocar foram da Legião Urbana. Não renego esse meu passado, e admito que ainda toco uma ou outra coisa de vez em quando. Quando vejo o pessoal sorrindo e cantando comigo, me sinto bem por estar agradando ao menos aqueles brasileiros que estão longe de casa. Se a música é simples? É claro que é. Se é boa? Questão de gosto pessoal. Mas negar que foi uma banda importante é, no mínimo, sinal de que eu devo estar ficando velho!!! Hhahaha.

Flying CCCP
Veterano
# ago/06
· votar

falsa dicotomia de músico ruim = milionário versus músico bom = pobre, como se uma coisa implicasse a outra; não é preciso ter nem meio cérebro pra saber que o músico pode ser bom e rico, e pode ser ruim e pobre. ( 2 )

Fãs de Beatles, Stones, Pink Floyd, Black Sabbath e outras bandas verdadeiramente históricas e importantes nunca fazem isso. Por um motivo simples: não precisam.

Talvez até façam, mas decerto não precisam.

A Legião não foi inovadora em nada

Pois é, começaram a fazer algo que chamavam de Punk que já existia bem antes deles, talvez até aqui no Brasil.

maggie
Eu acho as músicas muito chatas.
Solos intermináveis e repetitivos.

Minha opinião, não compartilhada pela maioria dos metaleirozinhos do fórum que só dizem que escutam e nem conhecem o cara. =)

Eu não conheceço nem 1/8 das músicas dele. Mas nem tenho interesse, também acho muito estranho e sempre tenho a sensação de já ter escutado aquela frase em outra música. Me limito a escutar 2 ou 3 músicas...

Blackus
Veterano
# ago/06
· votar

Cara, o Dado foi integrante da MAIOR BANDA BRASILEIRA DE TODOS OS TEMPOS!!
Não sabia que ele era dos Mutantes

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar

Flying CCCP
Acredite ser quizer: Sócrates e Confúcio não eram formados em filosofia!

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar

Até agora ainda não ouvi falar de Legião aqui onde moro, mas, se perguntar a qualquer japones quem é João Gilberto ou Tom Jobim, eles conhecem e admiram. E estou falando que estes brasileiros são conhecidos pelos músicos e professores de musica do Japão, não apenas pelos leigos. Isso é que é ter importância no meio musical! Impressionar quem nada sabe é fácil!

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar

albertoellobo
Não sou ninguem para te dizer oque é música de verdade, mas tenho algum conhecimento sobre oque é tocar violão. E posso garantir que o Dado é péssimo nisso. Ele mal sabe apoiar o instrumento. Isso é um fato, gostem ou não!

maggie
Veterana
# ago/06
· votar

PagoderoSatanico
Sem sombra de dúvida. Eu nem sou odiador de Legião nem nada, mas esse fanatismo é o que me irrita. Me irrita no caso do Loser Manos tb, e em qualquer outra circunstância que ele apareça.
Sim. Eu vejo no fórum mais fanáticos por metal que qualquer outro estilo, no entanto ninguém diz que é uma bosta. huehue

Gabriel Anjos
Ok, é mais facil falar mal sem ouvir.
Quem disse que eu não conheço? Acho que tu entendeu mal.

Pessoal,
quem não gosta da banda não precisa provar que ela foi/é/era uma droga

quem gosta da banda não tem que provar que ela foi/é/era uma ótima

Vocês tem que aprender a conviver com opiniões diferentes, eu hein!
=)

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar

CaimDark
Tudo bem amiguinho? Ja que voce continua achando esses caras importantes, que tal citar pelo menos um músico que tenha sido influenciado pelo grande e genial trabalho da incomparável banda Legião Urbana? Mas, veja bem eu disse MÚSICO! Com competencia e assinatura!

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar

Á TODOS:
Assino e endosso tudo oque foi escrito pelo PagoderoSatanico. E ainda não vi ele dizer nenhuma palavra para se defender dos legionários que querem incutir á tal banda um valor que ela nunca teve!

Bog
Veterano
# ago/06
· votar

ilzo fuzaro

Eu também moro no Japão. Aqui eles conhecem uns brasileiros que ninguém conhece no Brasil. E outro dia eu vi na Tower Records de Shibuya uma estante com uma chamada do tipo "a nova sensação do Brasil" e uma carralhada de discos de funk carioca.

Isso é que é reconhecimento internacional, hahahaha...

LuizJu88
Veterano
# ago/06
· votar

PagoderoSatanico
Nao me respondeu de novo hein?? =P

LuizJu88
Veterano
# ago/06
· votar

ilzo fuzaro
Mas sua comparação tb ja eh sacanagem neh...Tom Jobim e Joao Gilberto sao fodas! o/

Sim. Eu vejo no fórum mais fanáticos por metal que qualquer outro estilo, no entanto ninguém diz que é uma bosta. huehue (2)
Fanaticos por Iron Maiden e Malmsteen entao nem se fala...xD

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar

[b]Bog[/
Francamente, amiguinho, Los Hermanos, revista Bizz, Pato?????????????
O cara do Pato te deu a dica do JABA? Esta sim seria uma pérola do "pé no chãonismo". Mas disso ninguem quer falar. E quem falou se deu mal....

Bog
Veterano
# ago/06
· votar

ilzo fuzaro

O meu gosto pessoal não é da tua conta. E muito menos quem são os meus amigos. Respeite.

Aliás, o que eu tinha dito era que o que determina o sucesso de uma banda não é apenas a qualidade musical.

Você não concorda?

Quanto ao jabá, eu disse: Os caras das gravadoras tentam controlar (...) [mas] existe um outro fator desconhecido

E isso veio de uma pessoa que está por dentro do negócio. Ou você é arrogante o suficiente a ponto de colocar as suas idéias pré-concebidas acima disso? Você está também por dentro do esquema? Quais são as suas fontes?

Note que eu não sou nenhum fanático por Legião Urbana. Eu falei mais de uma vez que a importância desta banda não está necessariamente no meio musical - incluindo evidências. Também afirmei que as composições são extremamente simples. Não sei onde você está discordando de mim.

Ocorre que certas pessoas tendem a enxergar toda discussão como um confronto onde existem dois lados bem definidos, onde o "meu" lado é o "certo" e o "outro" lado é o "errado". Dicotomia simplista. Eu só estou tentando colocar os fatos no seu devido lugar, não sou nem um fã e nem um crítico. Venha discutir comigo quando você aprender a argumentar racionalmente.

PagoderoSatanico
Veterano
# ago/06
· votar

CaimDark
Os únicos pressupostos que você viu são os que tirou da sua cabecinha revoltada e raivosa. Qualquer um que saiba ler vai ver que a única coisa que minha frase que você citou quer dizer é que o importante é fazer o que gosta.

É óbvio que vc ia dizer isso, como eu esperava. Fanático, além de tapado, é previsível tb. Cara, qualquer um que "saiba ler" e leia os seus posts originais, nos contextos originais, vai saber muito bem o que vc disse, no dito ou no não-dito, mesmo que vc não seja homem pra assumir as suas opiniões.

É, seus argumentos são mesmo uma maravilha: "música pra bicha", "imbecil", "filho da puta", "idiota", "cabeça doente", entre outros, são definitivamente argumentos poderosos.

Olha só o quanto vc é cara-de-pau: isso que vc citou não são argumentos. São PALAVRAS, ou EXPRESSÕES. Argumentos são idéias. Nada do que vc citou são argumentos que eu tenha usado, até porque NÃO SÃO ARGUMENTOS de forma alguma. Ao invés de se ater ao que eu realmente defendi, vc atribui a mim "argumentos" debilóides que são facílimos de rebater e destruir, desviando o foco da discussão pra tentar fazer parecer que vc tem respostas à altura da minha argumentação, quando não tem. Isso é mascarar a sua falta de capacidade argumentativa.

Se vc tivesse o mínimo de vergonha na cara, reuniria as provas (número de discos vendidos, quantidade de bandas declaradamente influenciadas pela Legião, ou o que vc quisesse usar como evidência) pra demonstrar que a Legião é a tal maior banda de rock do Brasil. Em vez disso, vc usa o seu discurso pra criar uma imagem de superioridade intelectual ou moral pra si mesmo, e se esconder atrás dela.

Portanto, meu velho, ou vc honra as suas calças e pára de se esconder atrás de escudos discursivos patéticos (do tipo "não vou te responder porque vc é um mal-educado que só xinga"; MENTIRA, vc não responde porque não tem capacidade pra responder), ou vai ficar aqui até amanhã queimando o seu próprio filme. Ao contrário do que vc pode pensar, essa tua manipulação da discussão não engana ninguém. E eu nem deveria continuar me rebaixando a responder a essas suas tentativas de desqualificar o debatente pra esconder o fato de que vc não consegue desqualificar as idéias dele, mas tb não me custa nada. Fora os dez minutos da minha vida que ninguém vai me devolver.

LuizJu88
Nao me respondeu de novo hein?? =P

Não, porque provavelmente não vai dar em nada. Vc queria saber o que é uma boa música e uma boa letra pra mim, com exemplos. Eu posso até te dar os exemplos: Pantagruel's Nativity do Gentle Giant é uma grande música, Dime Store Mistery do Lou Reed é uma grande letra. Só que aí a discussão vai voltar pro velho papo furado de que "músico de rock não precisa saber tocar", "letra boa é aquela que eu gosto" e por aí vai. Perda de tempo.

Bog
influências musicais nem sempre aparecem de forma explícita.

Bom, mas qual é o limite entre a influência "implícita" e a simples ausência dessa influência? Será que o Sepultura tem uma influência "não-explícita" dos Beatles, que só não aflorou ainda, ou simplesmente não tem influência dos Beatles? Tudo bem, no caso do Loser Manos o cara disse explicitamente que gosta de Legião. Mas eu tb já perdi a conta de releases de bandas que já li por aí, onde o cara cita duzentas bandas como influência. Ora, uma coisa é a lista de bandas que vc ouve, outra é a lista de bandas que de fato influencia o seu trabalho.

De resto, acho que o seu post detalha as opiniões que vc já tinha expressado antes, então não tenho mais o que comentar. Só o que eu tb já tinha dito: eu reconheço totalmente a escala da popularidade da Legião. Só o que eu observo é que o Chiclete com Banana tb tem mais de 200 mil fãs na sua comuna do Orkut, portanto essa questão da popularidade é no mínimo um argumento fraco pra se falar da qualidade musical da banda. E mais além disso, o meu objetivo inicial nem era discutir a qualidade musical da Legião, o que eu acho uma perda de tempo, tanto pra quem gosta quanto pra quem não gosta da banda. O meu ponto é que fanáticos são uma praga, e que a Legião e os seus fãs servem como um bom exemplo disso.

Bog
Veterano
# ago/06
· votar

PagoderoSatanico

Só para fechar:

portanto essa questão da popularidade é no mínimo um argumento fraco pra se falar da qualidade musical da banda.

Em nenhum momento eu disse que popularidade = qualidade. A única coisa que eu havia dito antes é que simplicidade não implica em falta de qualidade.

E mais além disso, o meu objetivo inicial nem era discutir a qualidade musical da Legião

Nem o meu. Eu disse que a Legião Urbana foi uma banda importante, uma das mais importantes do rock brasileiro dos anos 80 - e deixei claro que na minha opinião a mais importante do rock brasileiro como um todo foram os Mutantes. Depois expliquei que a importância não estava necessariamente na influência exercida sobre outros artistas, mas em um nível pessoal, pelo número de pessoas que atingiu. Apresentei fatos que apoiam esta tese. A Legião Urbana foi uma banda importantíssima para um grande número de pessoas. Não tem como negar isso, goste você ou não da banda.

Mas o fato de ser importante não quer dizer que seja BOA. Aí entram gostos pessoais, e discussões sobre gostos pessoais tendem a cair naquelas velhas histórias: "blablabla você é um ignorante blablabla não sabe o que é arte blablabal punk não é música blablabla só música erudita é real blablabla metal é coisa do capeta blablabla e outras bobagens"

LuizJu88
Veterano
# ago/06
· votar

PagoderoSatanico
Entao sinto muito mas vc nao conseguiu argumentar nada e seu post todo foi baseado em seu proprio gosto...
Se vc ja fez uma dissertação vc sabe mto bem q pra argumentar vc expoe seu ponto de vista e explica o pq disso com base naquilo q vc pesquisa e/ou acredita..deu exemplo agora prove o pq de ser melhor..
Pq senao tudo fica meio desconexo...como qdo vc criticou legiao por suas letras mais depressivas(q começaram a surgir apos a doença de RR, nem sempre o trabalho dele foi assim, vide os primeiros cds ou mesmo a epoca do Aborto Eletrico) mas elogiou o Radiohead q na musica Creep eh depressivo ao extremo..!!

As pessoas podem nao concordar, mas desta forma terao de aceitar! Nessa tecla q estou batendo desde o começo!!! Nao acho errado vc nao gostar de legiao(pelo contrario, como disse antes tai um lugar onde a gente concorda..hehe)..mas a forma como vc postou e sua atitude fizeram vc perder toda a razão no topico...se vc se explicasse e nao ofendesse ninguem este topico estaria acabado e nem eu e nem você precisariamos retornar ateh aqui...

Se ta tao dificil de entender me desculpe mas nao posso fazer nada...

maggie
Veterana
# ago/06
· votar

Reportagem sobre o album DOIS.

Gabriel Anjos
Veterano
# ago/06
· votar

maggie
Quem disse que eu não conheço? Acho que tu entendeu mal.
Pelas suas palavras aparenta que não conhece. Ou conhece muito pouco.
Mas que se foda. Discutir Malmsteen não contribui nada para a nossa felicidade.

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar

Juventude, transgressão, rebeldia contra o establishment, esperança ingênua de um dia mudar o mundo antes que ele nos mudasse – sim, todos nós já fomos jovens. E em se tratando de rock nacional, não há trilha sonora mais adequada para esta etapa da vida do que Legião Urbana

Puta que pariu!
A melhor definição que já achei sobre o assunto!
Resumo perfeito... Pra mim acabou o debate.

Vlw, Maggie.

Flying CCCP
Veterano
# ago/06 · Editado por: Flying CCCP
· votar

ilzo fuzaro
Acredite ser quizer: Sócrates e Confúcio não eram formados em filosofia!

Então pronto, não vale discutir diploma em música para desmerecer àquilo que você não gosta...

CaimDark
Veterano
# ago/06 · Editado por: CaimDark
· votar

maggie

Valeu pelo link! Legal a reportagem.

ilzo fuzaro

E ai grande Samuray, tudo certo? Quando vamos conversar no MSN de novo? Você fala mal, mas basta ver um tópico da Legião que sai da toca ne?? Huahuauhauau!!!

MAs respondendo, eu não sei quais os músicos que a Legião influenciou, muito menos se influenciou algum. Provavelmente influenciou, direta ou indiretamente, algumas bandas de rock dos anos 90 pra cá, pelo simples fato de que muitos desses caras ouviam Legião na adolescência.
E que nóia é essa de ficar repetindo que o Dado não toca violão? É claro que ele não toca violão, nunca nem vi ele com um violão na mão, nunca vi ninguém dizendo que ele toca violão, é claro que ele não toca violão ué!!! O que diabos rock tem a ver com tocar violão?

A influência da Legião não está nos músicos que ele influenciou, tampouco por ter criado ou inovado algum movimento. A Legião é fruto do movimento punk, e nunca foi segredo, e eles mesmo nunca esconderam, que eles começaram imitando as bandas inglesas mesmo.

A tal grande influência está nas nossas vidas, na formação de nossa juventude, na atemporalidade de suas músicas. Atemporalidade no sentido que elas estão sempre mais atuais do que nunca, parece que foram feitas ontem. Não é pra menos que eu só fui me interessar pela Legião MUITO depois do fim da banda, que vários dos meus amigos que eram bebês quando a Legião estava na ativa adoram a banda, ou que vejo meu primo de 10 anos e seus amigos pedindo pra gente tocar "Faroeste Caboclo", "Mais do mesmo", "Geração Coca Cola", "Que país é esse", entre tantas outras, em suas festas de aniversário.
Resumindo, a tal reportagem que a maggie nos mostrou explica direitinho o que queremos dizer quando falamos da grande influência da Legião.

Um abraço, velho samuray!

Gabriel Anjos
Veterano
# ago/06
· votar

CaimDark
A influência da Legião não está nos músicos que ele influenciou, tampouco por ter criado ou inovado algum movimento. A Legião é fruto do movimento punk, e nunca foi segredo, e eles mesmo nunca esconderam, que eles começaram imitando as bandas inglesas mesmo.
Exatamente! Concordo plenamente!

Gabriel Anjos
Veterano
# ago/06
· votar

ilzo fuzaro
Não sou ninguem para te dizer oque é música de verdade, mas tenho algum conhecimento sobre oque é tocar violão. E posso garantir que o Dado é péssimo nisso. Ele mal sabe apoiar o instrumento. Isso é um fato, gostem ou não!
Tambem dizem que o Marty Friedman não sabe segurar palheta.

iznogood
Veterano
# ago/06
· votar

Esta discussão é tão inútil quanto a Legião Urbana e seus fãs, boys!
Um saco de assunto chato pra kraho que nunca acaba.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Legião Urbana: O Começo de tudo