Legião Urbana: O Começo de tudo

Autor Mensagem
Flying CCCP
Veterano
# ago/06
· votar

edmilson bueno ribeiro

Não, acho que das brasileiras de Pop/Rock vagabundinho só Barão Vermelho tem algo que salva. O resto aparentemente é daí para baixo...

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar

Bog
Fora que mesmo uma música boba como Yellow Submarine pode se tornar extremamente divertida, se cantada em grupo por um bando de bêbados num karaoke.

Massa!
Eu e minha turma de adolescentes costumávamos andar pelas ruas do Rio na madrigada, vindo das baladas às 3h damanhã, extremamente chapados, cantando Yellow Submarine, Hello Goodbye, Love Me Do, Mamma Maria, Cobra Venenosa e outras musicas não menos divertidas, huahauhua... muito bom mesmo aquela época! Tu agora mexeu com a minha nostalgia.

Ah, e mais uma coisa. Eu percebi que todos tendemos a ser muito mais complacentes com as coisas que fazem parte do nosso passado. É sempre aquela nostalgia, a sensação de que "bom mesmo era naquele tempo". Acho que muitas vezes somos bem mais críticos com o que é novo do que com aquilo que conhecemos enquanto nosso gosto musical ainda estava em formação. Ou seja, muitas das coisas que nós gostamos de ouvir aos 14 anos são ruins, mas nós continuamos gostando delas porque na época não avaliávamos a música pelos mesmos parâmetros de hoje, e acabamos valorizando mais as sensações e lembranças que ela nos traz do que por ela mesma. Hmmmm... é uma hipótese, apenas.

Com outras palavras, vc acabou por dizer a mesma coisa que eu disse ao ilzo fuzaro há 1 ano atrás, em um outro debate do gênero:
Enviado: 23/ago/05 11:41

Pô, nesse final de semana, rolou uma festa superlegal na casa de uma amiga minha. Festa anos oitenta, com direito a vestimentas da época e etc. Cara superlegal, todo mundo caacterizado, o som rolando alto. Vários Lps (Isso mesmo, LPs) no Simply Minds, The Cure, U2, A-ha, Prince, Iron Maiden, Metallica, Queen, Kiss, Dire Straits, Bon Jovi, Sepultura, Megadeth, The Clash, B52s, Pete Schilling, David Bowie, Paralamas, Legião, Kid Abelha, Barão, Celso Blues Boy, Engenheiros, Capital, e muito dance-house também. Que bom reviver isso!
Já no final da festa, ao som do disco "The Wall" do Pink Floyd (e depois de alguns copos de vinho), começamos a filosofar sobre nossa geração (Inclusive, relatei a eles as experiências que tinha tido recentemente ao sugerir este tópico sobre os Anos 80). No final, chegamos a seguinte conclusão. 1) - Graças à Deus que nascemos nos anos 80; 2) - Não somos alienados, somos livres; 3) - Não somos saudosistas, pois, não sentimos só saudades, sentimos falta. Falta um do outro, falta de nosso grupo, falta de nossos sonhos, de nossa inocência... E minha própria conclusão: 1) - Os tempos antigos não eram melhores nem piores. Sentimos falta são dos nossos sentimentos. Sentimos falta da verdade que havia entre nós, quando éramos melhores e mais puros.

O link: http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/101933/p5
Lembra desse debate, Samuray?

Parabéns, Blog, pela observação.

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar

Flying CCCP
Não, acho que das brasileiras de Pop/Rock vagabundinho só Barão Vermelho tem algo que salva

Bom, tb não é por aí: eu não colocaria o Barão na lista das bandas Pop rock "vagabuindinho". Os discos dele não são mais a mesma coisa, mas a banda ainda mantém um mínimo de pegada rock, principalmente nos shows (assisti 2 shows ao vivo deles nos ultimos 2 anos e gostei muito).

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar

edmilson bueno ribeiro
nao cabe discutir se é melhor de todas, ou se seria melhor se fosse hj em dia,nao ia ser feliz uma comparaçao da legiao com mutantes,ou alguma banda mais antiga, sao epocas diferentes.

Concordo!

se vc vasculhar mais algo do legiao, talvez acabara gostando de mmuitas musicas, ou nao.

Ser Legionário é estado de espírito... ou não!

jfguittar
Veterano
# ago/06
· votar

Acho cumeço não, acho é o fim mermo

Midgard
Veterano
# ago/06
· votar

Flying CCCP
Band Kids > Iron Maiden > Legião Urbana

band kids empata co maiden \m/

Flying CCCP
Veterano
# ago/06
· votar

Midgard

Mas é claro que não, aliás deveria ter mais alguns ">" ali =P ...

Midgard
Veterano
# ago/06
· votar

Flying CCCP

>=)

maggie
Veterana
# ago/06
· votar

Flying CCCP
brasileiras de Pop/Rock vagabundinho
huahuahua
pqp, o esteriótipo é tudo pra vocês

Flying CCCP
Veterano
# ago/06 · Editado por: Flying CCCP
· votar

maggie

Foi o cara que usou esse termo ;) ...

"Vocês" seria um esteriótipo???

maggie
Veterana
# ago/06
· votar

Flying CCCP
"Vocês" seria um esteriótipo???

pop/rock vagabundinho é um SR. esteriótipo
=)

Flying CCCP
Veterano
# ago/06
· votar

maggie

Claro que é, mas o cara se referiu assim ao Barão Vermelho. Eu, quando falo mal de algum artista deixo claro que é minha opinião, afinal há sempre quem goste...

PagoderoSatanico
Veterano
# ago/06
· votar

Rock Charles
apenas a título de curiosidade: vc é pagodeiro mesmo ou tem algum sentido subliminar?

Pô, velho, claro que sou! Eu tenho influências de Só Pra Contrariar e do Deicide, daí o nick :D

albertoellobo
Putz! Três excelentes músicas! In Another Land, inclusive, pertence ao disco que eu considero o mais maldito (literalmente) do cenário da British Invasion sessentista:Their Satanic Majesties Request. Vc certamente já ouviu e viajou com She's a Raimbow, Sing this all together, The Lantern, 2000 years from home, tb, além de Citadel. Esse disco é mágico! Acho que pela primeira vez vou concordar contigo.

E eu, pela primeira vez, vou te parabenizar pelo bom gosto :) Essa fase dos Stones entre o Aftermath e o Satanic Majesties é matadora.

O PF foi a única a frequentar o mainstrean do sucesso FORA DO ROCK.

Sim, mantenho o que eu disse. Fazer sucesso dentro do rock é uma coisa limitada e específica demais pra "encher o saco do mundo" ou algo do tipo.

Está com a memória muito fraca para alguém que conheça bem o estilo e seja fã, pois nem preciso me esforçar muito para citar 1 dezena de musicas progressivas que FIZERAM SUCESSO A NÍVEL MUNDIAL e têm mais de 15 minutos: (...) Todas essas citadas foram executadas à exaustão em quase todas as rádios rock do mundo (e algumas não-rock tb) nos anos 70.

Bem lembrado, apesar de que, em alguns desses casos, a música é considerada "progressiva" exatamente porque é longa, mesmo não tendo muito do caráter definidor do progressivo, que é a originalidade. Eu tenho uma certa dificuldade em considerar como progressivas essas músicas do Kraftwerk, do PF (que eu acho muito pouco progressivo, no geral) e essa música específica do Jethro Tull. Mas até aí tudo bem. O problema continua sendo que essa de "músicas de 15 minutos" é colocada como uma característica principal do progressivo, quando não é nem necessária (certamente deve ter uma dúzia de músicas de rock com cravo tb, mas seria uma asneira dizer que uma característica necessária pra ser rock é ter cravo no arranjo) e nem é principal. Definir o prog dessa forma é uma típica forma de trazer prum plano principal algo que é um detalhe, que não tem importância em si, e aí poder detonar o estilo dizendo que ele só se importa com detalhes que não têm importância. O que é outra mentira, nunca ouvi nenhum compositor de prog dizer que, quando a música tinha "só" 9 minutos ele ia lá e compunha mais dez, porque o importante pra ele era que a música fosse longa. O importante sempre foi que a música fosse elaborada e original, e a duração nunca fez diferença.

Mas eu até entendo o argumento de que música longa "cansa" o ouvinte. Mas o que é que eu posso dizer? Livros complexos tb cansam o leitor, mais do que livrinhos de colorir ou aquelas baboseiras de auto-ajuda do Paulo Coelho. Por causa disso nós vamos banir todos os livros complexos, ou começar a publicar resumos deles (como inclusive já existe, pelo menos nos EUA)? O ouvinte/leitor tem que ter um pouco de vergonha na cara e se esforçar, tb. Deixando claro com isso que é preciso ter espaço pra tudo: pra música que exige um esforço do ouvinte, pra música que não exige nenhum, e pra tudo que existe entre uma e outra.

Eu tb não sei o que isso a quantidade de teclados tem a ver com presença ou ausência de qualidade musical. Já que vc citou, explique:

Cara, não sei o que eu poderia explicar. Eu teria é de te perguntar por que vc acha que as tais "6 pistas de teclado" são uma coisa que causaria revolta ou enfado dos ouvintes.

Apenas relatei o que é facilmente constatado pela história: o Punk ocupou uma brecha onde havia uma carencia, uma necessidade de musicas simples, adolescentes, pois a geração Beatles/Stones/PF/Zepellin/Purple/Who já estava bem madura e curtia coisas mais sofisticadas

A única forma de bandas como Stones, Led Zep e The Who serem consideradas "sofisticadas" é realmente em contraste com Ramones e Sex Pistols. Não havia rigorosamente carência nenhuma de música "simples"; se havia alguma, era a carência de música vagabunda. A única necessidade, se é que havia, de existirem bandas como Ramones e Pistols, era uma necessidade de música de quinta categoria, que desse aos adolescentes burros a ilusão de que eles tb poderiam ser astros do rock, e melhor de tudo, sem sequer ter que se esforçar. O Malcom McLaren soube identificar e atender a essa demanda, e ficou milionário com isso. Mas não é honesto colocar essa demanda em termos de "música simples", porque, repito, música simples já existia e sempre existiu. O punk não é simples, é simplório. É propositadamente mal-feito e vagabundo pra ter um apelo de vendas junto a um determinado público. A demanda não era e não é por música simples, é por uma ideologia.

Vc está rechonchudamente errado, meu caro: o virtuosismo continuou a existir no rock, apenas migrou de estilo: os tecladistas virtuosos foram substituídos pelos guitar-mans e o progressivo pelo Metal como a nova academia de virtuoses do rock (vide Randhy Roadas, entre outros).

Cara, não era a isso que eu tava me referindo. É claro que continuaram e continuam existindo virtuoses no rock. O que eu disse é que uma das mentiras da ideologia do punk é a de que, antes dele, os músicos de rock eram obrigados a ser virtuoses, quando ninguém era obrigado a nada.

Inverto sua pergunta: Quando uma banda foi impedida de fazer sucesso por ter musicas bem elaboradas?

Sim, ninguém é "impedido" de nada, conforme o que eu estava discutindo com o Bog. Aqui tb é preciso fazer a ressalva que não é uma questão de censura. A minha crítica é justamente de a ideologia do punk mentir novamente, ao dizer que existia esse tipo de censura. Não estou dizendo que eu ache que essa censura exista, muito pelo contrário; mas é exatamente por não existir que o punk não pode dizer que, antes dele, "não se podia fazer música simples".

Agora, falando nos outros termos em que nós estávamos discutindo coisas como "impedimento", no sentido de haver um boicote da mídia a certos tipos de música, é claro que existe um "impedimento" desse tipo em relação à música complexa, mas não em relação à simples.

CaimDark
Veterano
# ago/06
· votar

A mídia realmente é foda, é escrota, é isso e é aquilo, mas no fim das contas a lógica básica de qualquer empresa do ramo é a mesma de qualquer outra empresa, não alguma grande conspiração maligna pra destruir a cultura. Imaginem um restaurante ruim, que ninguém gosta da comida (ou diz que não gosta), todo mundo esculhamba porque é horrível, mas ele só vive lotado. É óbvio que ele vai continuar servindo a mesma comida.

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar

Imaginem um restaurante ruim, que ninguém gosta da comida (ou diz que não gosta), todo mundo esculhamba porque é horrível, mas ele só vive lotado. É óbvio que ele vai continuar servindo a mesma comida.

Resumindo: todo mundo prefere beber vinho Melbec ou Cabernet legitimos, mas como para tal exige-se um complexo ritual gastronômico para acompanhá-los, a maioria vai optar por beber Cantina da Serra + macarranada mesmo, huahauahaua...

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar

PagoderoSatanico
Eu tenho influências de Só Pra Contrariar e do Deicide, daí o nick

Hauhauahauahauhauauaua....
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK....
RSRSRSRSRSRSRSRSRS......
(E todas as demais onomatopeias de risos)

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar

Essa fase dos Stones entre o Aftermath e o Satanic Majesties é matadora.

É a minha fase predileta deles. E depois entre o Beggar's Banquet e o Stick Finger...

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar

PagoderoSatanico
Fazer sucesso dentro do rock é uma coisa limitada e específica demais pra "encher o saco do mundo" ou algo do tipo.

Não, sevc levar em consideração que o rock é o gênero musical mais popular do Planeta.

Evc páre de levar tudo ao pé da letra, huahauhauhauahua

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# ago/06
· votar

maggie

é pois é, fui eu quem me referi o barao vermelho ao pop rock vagabundinho, me referindo apenas a atual fase do barao, e cá entre nos sabemos q hj em dia na midiaesta cheio de poprock vagabundinho, principalmente de bandas pop querendo parecer rockeiras.

Mas a grandeza do barao vermelho eu ja citei aqui tbm e reconheço q é uma importante banda do cenario brasileiro.

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar

PagoderoSatanico
Definir o prog dessa forma é uma típica forma de trazer prum plano principal algo que é um detalhe, que não tem importância em si, e aí poder detonar o estilo dizendo que ele só se importa com detalhes que não têm importância

Cara, ninguém detonou o progressivo aqui. Se detonaram, eu não fui :-)... tb curto Progressivo, assim como curto Punk.

O punk não é simples, é simplório. É propositadamente mal-feito e vagabundo pra ter um apelo de vendas junto a um determinado público. A demanda não era e não é por música simples, é por uma ideologia.

Tá, e digamos que seja isso que vc falou. Porém, então, vc está concordando de que havia essa "necessidade" que o punk acabou suprindo, seja ela classificada como simplicidade, coisa simplória, musica vagabunda ou de 5° categoria. O Punk não nasceu por acaso, atendeu à uma demanda.

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar

edmilson bueno ribeiro

Só discordo quando vc afirma que o Barão Vermelho é uma banda "vagabundinha". Eles não são. Podem até estar fazendo musicas "simplórias" hj em dia, mas se eles quiserem detonar no rock eles fazem isso a hora que quiserem (como nos shows)... o que não acontece com um CPM22 da vida, por exemplo.

LeandroCZ
Veterano
# ago/06
· votar

PagoderoSatanico
No entanto, LeandroCZ pisou na bola tb ao falar de Beatles e Stones. Cara, ouve músicas como Strawberry Fields, A Day in the Life, In Another Land e vc vai ver que tem todo um lado dessas bandas que é muito melhor do que o que sai nas coletâneas delas.

Já ouvi Beatles, e como já havia falado tem algumas musicas, uma ou oytra legalzinha mas eu acho muito pouco pra ser considerada a melhor banda de todos os tempos, talvez a q mais revolucionou mas ainda assim está a anos luz de ser a melhor na minha opinião

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar

LeandroCZ

Man, os Beatles não fizeram nada de mais que não pudesse ser reproduzido DEPOIS. O foda é que ninguém tinha feito nada igual ANTES. Mesmo eu tb não concordando que eles sejam a melhor banda de todos os tempos (na minha opinão, o Pink Floyd mereceria este título - gosto pessoal meu), uma coisa não se pode negar: eles foram pioneiros nesse formato, trouxeram elementos para a música comercial moderna que antes não existia, influenciaram e ainda influenciam o rock até hoje. Isto é fato e está acima de qualquer gosto pessoal.

LeandroCZ
Veterano
# ago/06
· votar

albertoellobo
Man, os Beatles não fizeram nada de mais que não pudesse ser reproduzido DEPOIS. O foda é que ninguém tinha feito nada igual ANTES. Mesmo eu tb não concordando que eles sejam a melhor banda de todos os tempos (na minha opinão, o Pink Floyd mereceria este título - gosto pessoal meu), uma coisa não se pode negar: eles foram pioneiros nesse formato, trouxeram elementos para a música comercial moderna que antes não existia, influenciaram e ainda influenciam o rock até hoje. Isto é fato e está acima de qualquer gosto pessoal.

Eu analiso a qualidade de umabanda diferentemente de vc, não me interessa quem revolucionou o q, eu gosto de Pink Floyd mas não pelo fato deles terem revolucionado a musica, mas por ser uma boa banda, ainda longe de ser a melhor, mas muito boa e criativa. Vcs analisam musica de uma forma histórica, "se foi importante para a história é bom" e eu não analiso assim, pra mim ou é bom ou é ruim, não me importa a época q a musica foi feita. Quando eu ouço uma musica ou eu gosto dela ou não.

LeandroCZ
Veterano
# ago/06
· votar

CaimDark
Por falar em Pitty, eu a vi hoje cantando no acústico do IRA! (banda que tem o que talvez seja o melhor guitarrista do rock brasileiro, Edgard Scandurra. E pensar que o cara perdeu pro Júnior, o irmão da Sandy mesmo, na votação que a MTV fez pra "melhor instrumentista", pqp...), e gostei muito, a menina canta legal. Depois vou até parar pra prestar mais atenção nas músicas dela. Mas a relevância disso pro assunto é a seguinte: como já é "de praxe" nesses acústicos, apareceram alguns convidados. Achei interessante porque eles resolveram convidar um representante de cada geração: a Pitty, representando a atualidade, o Samuel Rosa, do Skank, represenando os anos noventa, e os Paralamas do Sucesso, representando a geração deles, os anos 80.

Edgard Scandurra melhor guitarrista do rock brasileiro deve ser uma piada né?

E quanto a Pitty, ela canta bem em estudio e cantou bem nesse acustico do ira mas tem umas coisas ao vivo q vi dela q são horriveis

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar

LeandroCZ

Eu analiso a qualidade de umabanda diferentemente de vc, (...)
Vcs analisam musica de uma forma histórica, "se foi importante para a história é bom" e eu não analiso assim, pra mim ou é bom ou é ruim, (...) Quando eu ouço uma musica ou eu gosto dela ou não

Alto lá! Seu goasto pessoal não vai decidir nunca o que é ou não uma boa banda, assim como o meu nem o de ninguém.

asda
Veterano
# ago/06
· votar

Alto lá! Seu goasto pessoal não vai decidir nunca o que é ou não uma boa banda, assim como o meu nem o de ninguém. 2

LeandroCZ
Veterano
# ago/06
· votar

albertoellobo
Alto lá! Seu goasto pessoal não vai decidir nunca o que é ou não uma boa banda, assim como o meu nem o de ninguém.

Isso é mais um papinho furado, todo mundo analisa musica tendo como base seu proprio gosto

asda
Veterano
# ago/06
· votar

Isso é mais um papinho furado, todo mundo analisa musica tendo como base seu proprio gosto
Isso é óbvio.
Analisar é uma coisa, agora, impor qualidade é outra....

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar

LeandroCZ

Mas algumas pessoas tendem querer "exportar" seu gosto pessoal aos outros, como vc está querendo fazer agora.

asda
Analisar é uma coisa, agora, impor qualidade é outra.... (2)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Legião Urbana: O Começo de tudo