Legião Urbana: O Começo de tudo

Autor Mensagem
Mery-_- fã do A-ha
Veterano
# ago/06
· votar

Afff...
Posts enOOOOrmes...

Óò
>
~

CaimDark
Veterano
# ago/06
· votar

Bog
Você disse que é um acadêmico profissional. Qual sua formação acadêmica?

Bog
Veterano
# ago/06
· votar

CaimDark

Hehehe, que diferença faz? Digamos que está relacionado com computadores e que eu estou aqui no Japão a estudo.

CaimDark
Veterano
# ago/06
· votar

Bog
Se não faz diferença, qual o problema em falar? Perguntei pela forma como você argumenta. Eu estudo Ciências Políticas, e achei que você também estivesse ligado as ciências humanas.

TIO_TEDDY
Veterano
# ago/06
· votar

Realmente Legião fez parte da vida de todo mundo hehe
duvido q tenha alguém q no auge dos seus 13, 14 anos não ouvia legião e achava que era a melhor coisa que tinha =]

John Elf
Veterano
# ago/06
· votar

albertoellobo
Quem não começou a tocar seus primeiros acordes no violão com as musicas da Legião?
Eu.

Esta é definitivamente a mais importante de todas as bandas brasileiras. A obra de Renato Russo e Cia, ainda continua imbatível e com uma qualidade insuperável.
Falou o cara que nunca ouviu Mutantes.

Cara, o Dado foi integrante da MAIOR BANDA BRASILEIRA DE TODOS OS TEMPOS!!
E também nunca ouviu Sepultura.

O fato é que Legião Urbana só é conhecida no Brasil, e olhe lá.

Rock Charles
Veterano
# ago/06
· votar

Mery-_- fã do A-ha

Se você num aguenta discussão descente não se mete, filha. Com todo respeito.

John Elf

Quem disse que ele nunca ouviu Sepultura? Você é marido dele pra saber, por acaso?

E para os caras que não acham Legião uma banda boa:

Cara, essa banda morreu no século passado, na década passada, um cara aparece com um tópico aqui em 2006 e ele rende o que pode ter sido uma das discussões mais produtivas desse ano.

Cara, acho que pra gerar isso, a banda tem que ser no mínimo única e impactante.

Legião é uma banda excelente, talvez tenha sido a melhor do Brasil, eu concordo, havia me esquecido dos Mutantes que talvez seja a única que possa concorrer ali, pau a pau.

Agora não é só porque a mídia gosta de uma coisa que ela é ruim, eles são manipuladores, monopolistas, mentirosos e capitalistas, mas não siginifica que tudo que tá lá é porcaria.

Além do mais no repertório deles existem canções muito bem construídas em que o tema é político, econômico e social. A posição deles dentro desse cenário era de tirar o chapéu.

Se tem alguém aqui que discorda, eu recomendo que ouça "Metrópole" que além de conter uma admirável letra de protesto, possui uma melodia composta por guitarras furiosas num estilo nada pop, como a banda costuma ser rotulada.

Para mim, é uma banda que ninguém jamais conseguirá imitar com perfeição, e que ficou marcada pra sempre no hall dos melhores do rock nacional.

Bog
Veterano
# ago/06
· votar

CaimDark

Minha área é "dependability". Complicado de explicar, até porque não tem tradução exata para o português. Mas tem a ver com falhas e confiança em um sistema. Claro, na minha pesquisa, "sistema" é um sistema eletrônico, mas a teoria geral dos sistemas é... geral. Além disso, a base metodológica para qualquer ciência é a mesma. Heheh, tanto que na época da faculdade, cheguei a fazer trabalho sobre "A Cultura da Malandragem na Sociedade Brasileira" e mais recentemente fiz aulas de Bioética.

Mas isso definitivamente não tem a ver com o tópico, hahahah

CaimDark
Veterano
# ago/06
· votar

E também nunca ouviu Sepultura.

É engraçado isso. Como alguém pode comparar o reconhecimento internacional da Legião Urbana com uma banda "brasileira" que COMPÕE músicas em inglês, canta em inglês, e faz isso justamente pra poder aparecer no mercado internacional? A Legião Urbana, pro azar dela, cantava em português. Ai fudeu, porque, uma banda brasileira que canta em português, coitada... não chega aos pés de nenhuma gringa, ou melhor, não chega aos pés sequer de uma "brasileira" que canta em inglês. A cabeça dos brasileiros é perfeitamente representada por esse trecho, de uma música dos titãs: "um idiota em inglês, se é idiota é bem menos que nós. Um idiota em inglês, é bem melhor do que eu e vocês".

_Raulzito_
Veterano
# ago/06
· votar

albertoellobo

Já viu sim! Geralmente com bandas importantes, como Beatles, Led Zeppelin, Pink Floyd e LEGIÃO URBANA.

putz comparar legiao urbana com bandas classicas como essas eh de dar pena sem falar que as tao amadas letras do renato russo eram piores que as do roger waters

quer dizer perde ateh nas letras e no instrumental nem se fala intao

PS: john lennon tambem escrevia melhor que o renato russo e provavelmente robert plant tambem.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar

PagoderoSatanico
Meus sinceros parabéns, cara! Ha muito tempo eu não via um post tão lúcido e inteligente! Você atingiu diretamente o âmago da questão, que muitos deixam de ver: O gosto popular é manipulado e a opinião pública simplesmente não existe. Até por que só se pode escolher depois de conhecer. E a maioria das pessoas só conhece aquilo que a mídia quer.

Te felicito pela sua inteligencia!!!!!!!

Kirk_Hammett
Veterano
# ago/06
· votar

albertoellobo
Quem não começou a tocar seus primeiros acordes no violão com as musicas da Legião?

Eu não, graças a deus

Bog
Veterano
# ago/06
· votar

ilzo fuzaro

Deixa eu ver se eu entendi. Então você acredita que, por não haver atualmente liberdade total no consumo do item "música", deveria haver censura sobre quem pretende produzir "música", e esta censura seria exercida por profissionais formados, que usariam critérios objetivos para avaliar o valor artístico subjetivo de cada obra? Aí, dada a infalibilidade dos acadêmicos, não existiria música ruim, e todas as pessoas gostariam das mesmas coisas boas? E também não haveria conflitos de interesses, e não haveria influência de religiões ou governos? É isso?

Gabriel Anjos
Veterano
# ago/06
· votar

Só sei que vou ouvir Legião Urbana, mesmo o Dado sendo um merda na guitarra.

John Elf
Veterano
# ago/06
· votar

Rock Charles
Eu não discordo que Legião tenha coisas boas, mas não concordo que chegue a metade da genialidade que dizem. As músicas não tem nada de mais e as letras se dividem entre letras boas (não geniais, ao meu ver) e algumas letras bem toscas. É questão de OPINIÃO. Não acho a banda tão boa quanto dizem. Acho que babam muito ovo pra eles à toa. Volta a pergunta: será que se o Renato estivesse vivo a banda seria tão famosa? Perceba que enquanto a banda existia ela não fazia tanto sucesso. Quando o cara morreu virou modinha. Mesmo caso de Nirvana.

CaimDark
A língua usada na letra não influencia na brasilidade da banda. O Angra na época do Holy Land tinha mais de Música Brasileira do que qualquer banda de pop rock nacional (inclusive los hermanos), mesmo cantando em Inglês.
Quer boas bandas que cantam em Português? Que eu considero melhor que Legião? Aí vão algumas:

Mutantes
Cartoon (tem um disco em Português e um em Inglês)
Made In Brazil
Salário Mínimo
Casa das Máquinas
O Peso

Só pra citar algumas.

CaimDark
Veterano
# ago/06 · Editado por: CaimDark
· votar

John Elf
A língua usada na letra não influencia na brasilidade da banda.
Pra mim influência. Fico incomodado quando vejo bandas brasileiras criando músicas em inglês. Se a língua é a característica mais básica de uma sociedade, que não existe sem uma língua em comum, compor em uma língua estrangeira influencia bastante a tal brasilidade de uma banda. Agora só falta você dizer que o Sepultura é tão bom que teria o mesmo reconhecimento internacional mesmo que cantasse em português...

Perceba que enquanto a banda existia ela não fazia tanto sucesso.

Cara, você pode perfeitamente não achar a Legião boa ou importante, mas querer reescrever a história é inútil. A Legião foi um fenômeno nacional quando ainda existia, um fenômeno tão forte que sobrevive (com menos força, claro) até hoje, 10 anos depos do fim da banda.

Angra na época do Holy Land tinha mais de Música Brasileira do que qualquer banda de pop rock nacional

Por exemplo? Me diz uns dois nomes que vou procurar pra escutar.

Quer boas bandas que cantam em Português? Que eu considero melhor que Legião? Aí vão algumas:
Ai é outra história. Claro que não vou querer obrigar você a gostar de Legião Urbana, só falei do lance das bandas brasileiras cantando em inglês.

ilzo fuzaro
Ilzo, eu acho lamentável que pessoas que estudaram durante anos pra dominar técnicas e mais técnicas e aprender música a fundo sejam tão pouco valorizadas no Brasil, essa é mais uma das lamentáveis contradições da nossa sociedade. Mas dai a querer que todo mundo valorize músicos eruditos como você a força, é outra história. Acho que é uma questão de educação, que diga-se que de passagem a nossa é muito pobre, em todos os aspectos. Eu mesmo nunca tinha me interessado por música clássica, MPB ou Bossa Nova até me interessar pela Legião, que despertou meu interesse por aprender a tocar, e consequentemente despertou meu interesse pela música de forma geral . O que precisamos para aprender a valorizar melhor a boa música, como os clássicos, ou mesmo nossos próprios medalhões, como Tom Jobim (que por incrível que pareça, era mais valorizado nos E.U.A), é de uma educação melhor, não de um comitê de acadêmicos ditando o que podemos ou não podemos ouvir. A liberdade não é perfeita, infelizmente "liberdade" quer dizer que as pessoas também são livres pra fazer cagadas e ouvir porcarias. Mas é bem melhor do que a alternativa.

fi_dum_ratu
Veterano
# ago/06 · Editado por: fi_dum_ratu
· votar

CaimDark
Fala fio!!! O alberto me mandou o scrap sim. E esse tópíco só falava você, agora tá fechado!!! Blz cara? O que aconteceu com você cara? Casou? Não pagou a conta da net?

Problemas cotidianos meu caro...

ilzo fuzaro
Ve se aparece pra enfrentar a minha ira, garoto!

Espera ai, vou pegar minha pexera...

_Raulzito_
Veterano
# ago/06
· votar

Legiao era bom ateh mas o cara considera a melhor banda de rock do brasil eh demais.

Pra mim uma banda pra ser considerada a melhor tem que ter um casamento perfeito entre letra, instrumental, vocal e melodia(composições) e nao apenas ficar se apoiar em um ou dois desses como o Legiao Urbana( letra e composições provavelmente).

Os Engenheiros do Hawaii eram bem mais completos musicalmente e mais dignos de serem considerados a melhor banda do brasil.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar

Bog
Nào, amiguinho, longe disso! Oque eu gostaria e muito é que hovesse um tratamento melhor á cultura, tanto erudita quanto popular. Não sei se para isso seria necessário uma espécie de censura, acho que não precisamos chegar a esse ponto. Mas, se não houver um mínimo de compromisso com a cultura por parte daqueles que trabalham no ramo, corremos o risco de entregarmos esta área de atividade nas mãos de especuladores. Então, se faz necessário, no mínimo, um critério de avaliação... E eu nunca disse que os acadêmicos são infalíveis.

jOe_RaMoNe
Veterano
# ago/06
· votar

Kra,

legião é sim uma das melhores bandas do Brasil,

existem bandas com letras melhores,

existem bandas com músicos muito melhores,

ma as letras da legião, vão direto ao ponto, eles falam oque é pra fala, saõ músicas que as pessoas se identificam com as letras,

e quanto aos musicos, porra, os kra tocam do geito que sabem, sem nenhuma pretenção de querer "ser os melhores", eles tocam simplesmente pra passa o que eles querem passar pelas letras,

Rock Charles
Veterano
# ago/06
· votar

Cara, você pode perfeitamente não achar a Legião boa ou importante, mas querer reescrever a história é inútil. A Legião foi um fenômeno nacional quando ainda existia, um fenômeno tão forte que sobrevive (com menos força, claro) até hoje, 10 anos depos do fim da banda.

era mais ou menos o que eu ia responder, muito obrigado, cara.

jOe_RaMoNe

falou tudo velho!

nem preciso mais postar agora ^^

CaimDark
Veterano
# ago/06
· votar

existem bandas com letras melhores,

existem bandas com músicos muito melhores,

Com certeza. Mas a gente ouve Legião, e não consegue não se emocionar, é incrível.

Os Engenheiros do Hawaii eram bem mais completos musicalmente e mais dignos de serem considerados a melhor banda do brasil.

Também adoro engenheiros, aliás hoje em dia engenheiros é o que eu mais escuto. Musicalmente é claro que eles são mais completos, a Legião Urbana era uma banda punk, os engenheiros não tinham nada de punk, e tinham um guitarrista altamente fodástico, o augusto licks. A diferença entre o primeiro disco, com o Guessinguer na guitarra, e o segundo, com o Licks, é absurda, parece outra banda. Até hoje, eu ainda vejo "A revolta dos dândis" como o melhor disco dos engenheiros, e um dos melhores do rock nacional.

Mesmo assim, engenheiros nunca teve o reconhecimento que merecia. Por que? Não sei ao certo. O fato de que eles NÃO eram uma banda punk num momento que as bandas punks estavam pipocando no Brasil inteiro deve ter contribuido. E as letras dos engenheiros são ótimas, mas não atingem o jovem tão diretamente (não que isso seja um defeito). Versos como "somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter" são lindos, mas um como "então, gritaram, cresça e apareça! Cresci e apareci e não vi nada, aprendi o que era certo com a pessoa errada" é mais cru, mas um jovem de 15 anos assimila muito mais diretamente. Tenho uma amiga (que não é lá um primor de inteligência, verdade seja dita) cuja opinião sobre os engenheiros mostra bem a razão pela qual eles não têm o reconhecimento que merecem e deveriam ter: "Engenheiros é legal, mas sabe, é aquela coisa assim, tipo, muito cabeça"...

jOe_RaMoNe
Veterano
# ago/06
· votar

CaimDark
venhamos e convenhamos, Legião nunca foi exatamente PUNK, era mais acho que uma "Auto-rotulação",
o "Que País É Este" foi o primero disco deles ne?
eu tenho esse disco, tenho o "Dois", o "Acústico MTV" eo "Uma Outra Estação" pra mim nenhum destes tem alguma coisa de PUNK, o que mais se aproxima é o "Que País É Este", =/

jOe_RaMoNe
Veterano
# ago/06
· votar

Ma acho que é isso eles fazim música pra tenta passa o que eles queriam, não se preocupavam tanto em serem os melhores ou fazerem tudo bunitinho.

Bog
Veterano
# ago/06
· votar

CaimDark

Eu não acho surpreendente que pessoas não se emocionem com Legião Urbana. Cada um gosta do que quer. Eu gosto de Legião, mas tem umas músicas que eu nunca consegui engolir. Principalmente nos primeiros discos, tem umas letras que o próprio RR dizia que eram bobas.

Mas definitivamente, o cara que disse que Legião virou modinha só depois que o RR morreu devia viver em outro planeta na época.

Quanto aos Engenheiros do Hawaii, é outro vespeiro. A falta de popularidade tem diversas explicações. Entre as que o próprio Humberto Gessinger dá, existem coisas que vão desde o fato deles serem de "longe demais das capitais" até a fama de chato/pedante/arrogante que ele tem porque não ficava participando das festinhas do pessoal. Mas realmente, um cara que fica citando Camus e Orwell nas letras não pode ficar tão popular mesmo, hehehe. Mas depois de anos, eu posso afirmar que a melhor letra do Gessinger (para mim) é a da Terra de Gigantes. A juventude realmente era e continua sendo uma banda numa propaganda de refrigerantes. Que o diga o Charlie Brown Jr...

CaimDark
Veterano
# ago/06
· votar

jOe_RaMoNe

venhamos e convenhamos, Legião nunca foi exatamente PUNK, era mais acho que uma "Auto-rotulação",
o "Que País É Este" foi o primero disco deles ne?
eu tenho esse disco, tenho o "Dois", o "Acústico MTV" eo "Uma Outra Estação" pra mim nenhum destes tem alguma coisa de PUNK, o que mais se aproxima é o "Que País É Este", =/

Que país é esse é o terceiro disco, mas a maioria das músicas ali são músicas do tempo do Aborto Elétrico que ainda não tinham sido gravadas. O primeiro disco é intitulado simplesmente "Legião Urbana".
A Legião Urbana era punk sim. Uma banda pra ser "punk" não tem que necessariamente tocar rapidão, berrar coisas sem sentido no microfone, quebrar instrumentos no palco, ter o corpo inteiro tatuado, quebrar quartos de hotel e só sair na rua com roupas com desenho de caveira. A Legião é "punk" não por isso, mas porque eles nasceram influenciados por esse movimento, que se propõs a quebrar regras e tornar a música simples e acessível. Mas é verdade que, a partir do quarto disco, "as quatro estações", as músicas da Legião Urbana ficaram visivelmente diferentes das músicas que eles faziam no aborto elétrico, mas ainda assim, esteticamente falando, a Legião continuou uma banda "punk".

Bog
Eu gosto de Legião, mas tem umas músicas que eu nunca consegui engolir.
Eu sou apaixonado pela Legião, isso não quer dizer que eu ache TODAS as músicas da Legião Maravilhosas. Tem umas que eu tb não gosto.

Quanto aos Engenheiros do Hawaii, é outro vespeiro.
Na minha opinião, os Engenheiros são uma das bandas mais injustiçadas do rock nacional. A tal fama do Humberto deve ter ajudado, sem falar nas razões práticas. Como ele não tá direto em festas com modelos e atrizes da globo, não sai na caras. E por ser um cara "na dele", ele não chama atenção, não dá declarações polêmicas na imprensa só pra aparecer, nem tem uma "figura messiânica", por assim dizer. Já o Renato Russo, o próprio comportamento dele já era um chamariz, como parar o show pra brigar com um segurança que tava batendo num fã, ou a própria homossexualidade, que por si só já é razão pra ele sair em várias matérias, seja na G magazine ou em matérias falando sobre a luta pelos direitos dos homossexuais na VEJA. Isso sem falar que ele era punk mas não era burro. Ele era formado em jornalismo, e sabia lidar direitinho com a imprensa e passar a imagem que ele queria passar.

Mas realmente, um cara que fica citando Camus e Orwell nas letras não pode ficar tão popular

Não mesmo, e com certeza não no Brasil, um país onde milhões de jovens saem da escola sem saber ler direito. Mas admiro a coragem dele de escrever o que ele quis e fazer as músicas que ele quis, mesmo dentro desse contexto tão negativo.

Mas depois de anos, eu posso afirmar que a melhor letra do Gessinger (para mim) é a da Terra de Gigantes.

Temos mais coisas em comum do que eu pensei. Essa também é minha letra favorita dos engenheiros, e a música deles que mais me dá prazer de tocar.

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# ago/06
· votar

John Elf

Perceba que enquanto a banda existia ela não fazia tanto sucesso. Quando o cara morreu virou modinha. Mesmo caso de Nirvana.

errado. tanto nirvana qto legiao lotavam seus shows antes de se extinguirem :)

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar

CaimDark
Lá vai bomba , Tito! Não quero que todo o mundo valorize os músicos eruditos como eu á força!Até porque eu não iria me acostumar a uma situação tão diferente, depois de tantos anos. Nunca defendi a idéia de um comite de academicos dizendo o que pode ou não ser tocado. O que defendo é que o músico profissional, que ganha dinheiro vendendo o seu trabalho tenha formação musical. E, isso é um atentado contra a liberdade? Então vejamos: Vc é livre para dirigir um carro, certo? Mas, primeiro teve que tirar uma carta de habilitação. Por que? O cara que te deu a carta é algum ás do volante? Ele estava na posição de te aprovar ou reprovar, e voce nem sabe se ele dirige melhor ou pior que voce! Por que vc não protestou dizendo: Porra, eu tenho dinheiro pra comprar um carro, sei dirigir e quero exercer o meu direito de dirigir sem dar satisfações a ninguem, caso eu me mate é problema meu e se eu matar alguem vou responder á justiça! Isso é que é liberdade!
Vc vai dizer: Aí é outra questão, a arte é subjetiva, etc...
É subjetiva, ma non troppo!
Agora, se pra valorizar a boa música como diz vc , o caminho passa pela educação, então Fodeu! Porque a ultima coisa que o governo vai fazer é investir em educação, O lula por exemplo investe muito na educação dos filhos dele, que estudam fora do país. E, quando vc diz que passou a se interessar por música de forma geral graças ao Legião, eu acho engraçado: Vc é um estudante de violão, certo? Pois bem, se o teu interesse é pelo violão me de uma opinião sobre o trabalho de Andres Segóvia. Vc gostou da leitura que ele fez de Astúrias? Ou prefere a interpretação do Yepes? Pessoalmente eu prefiro Astúrias tocada pelo Willians, acho mais agressiva..., mas aí é questão de gosto! Terrorista, meu amigo, o que eu quero dizer com isso é o seguinte: ser músico é ser um eterno pesquisador, e a mídia não te oferece elementos pra uma pesquisa de verdade. E, não venha prostestar dizendo: Vc só citou violonistas eruditos! Eu poderia citar os violonistas populares que o resultado seria o mesmo. A liberdade que voce acha que tem na verdade é uma mera ilusão. Voce só gosta/conhece /sente aquilo á que tem acesso. E quem controla esse acesso é a mídia.

vamp666
Veterano
# ago/06
· votar

ilzo fuzaro
ilzo fuzaro

vamp666
Veterano
# ago/06
· votar

a música é algo no qual não se pode brincar, se pode sim colaborar para com o aprendizado e o sucesso nos tornando pessoas melhores ou piores isso depende do gosto de cada um...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Legião Urbana: O Começo de tudo