Quem não tem nada a dizer, compõe em inglês!

Autor Mensagem
John Elf
Veterano
# out/05
· votar

Omnia Vincit
Cara, por favor: eu critico BRASILEIROS que escrevem em inglês.
É dos brasileiros que tô falando. Não tem por que critica-los por escrever em Inglês. EU componho em Inglês.

Omnia Vincit
Dê-me um exemplo de música que não soa bem em português, e que soe bem em inglês...

Qualquer uma do Angra. Quando o Inglês se encaixa melhor na melodia o melhor é cantar em Inglês.

John Elf
Veterano
# out/05
· votar

Vejamos:

Make believe
There's no sorrow in your eyes
Can't you see
We could never get back from the start
Minutes waiting, life's been wasted
... maybe I wanna die some other day

Faça de conta
Que não há tristeza em seus olhos
Você não pode ver
Nós nunca poderíamos voltar ao começo
Minutos esperando, a vida está perdida
... talvez eu queira morrer um outro dia

Veja a diferença na métrica. A melodia da música teria que ser alterada caso se quisesse cantar em Português.

Omnia Vincit
Veterano
# out/05 · Editado por: Omnia Vincit
· votar

Tá bom, cara. Se você compõe, não posso fazer nada. Vamos morrer este assunto aqui.
Qualquer uma do Angra? Cara, eu me refiro à músicas que eu já tenha ouvido nos dois idiomas. Como posso saber se é melhor, se nunca as ouvi em português?

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar

Tem mais é que fazer música instrumental.

John Elf
Veterano
# out/05
· votar

Omnia Vincit
Como posso saber se é melhor, se nunca as ouvi em português?
Tô falando que a métrica impede. Veja a comparação que eu fiz. Tente cantar em uma mesma melodia. Principalmente essa parte:

Can't you see

Em Português:

Você não pode ver

Não encaixa na Melodia.

Omnia Vincit
Veterano
· votar

E quem garante que se ele escrevese em português a música, o ritmo e até mesmo a letra seria as mesmas? Cara, pelo amor de Deus, né?! Da mesma forma como se você pegar qualquer música nacional e passá-la para o inglês não ficará legal. Isso é questão de ritmo. Cada qual tem que encaixar palavras que "se encaixem" de modo legal na melodia, por isso, faz-se primeiro a letra para depois fazer-se o ritmo.
Quer um exemplo do porque que eu acho que você está equivocado? Pega "Hey Jude"dos Beatles, e depois pegue a versão em português com o "Kiko Zambiachi". O ritmo está igualzinho. Não mudou em nada.
Ah, não interessa se você gosta ou não, foi só um exemplo de como fica igualzinho se o artista souber colocar as palavras certas

John Elf
Veterano
# out/05
· votar

Omnia Vincit
E quem garante que se ele escrevese em português a música, o ritmo e até mesmo a letra seria as mesmas?
Acontece que, apesar da FORTÍSSIMA influência de Música Brasileira, eles são uma banda de HEAVY METAL. Sem contar que isso vai do processo de composição também... Minha música Savage Metal não ficaria boa em Português por exemplo.

Pega "Hey Jude"dos Beatles, e depois pegue a versão em português com o "Kiko Zambiachi". O ritmo está igualzinho.
Ele mudou a letra inteira.

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar

por isso, faz-se primeiro a letra para depois fazer-se o ritmo.

Nada a ver, tem um monte de gente que faz o instrumental antes e depois faz a letra.

John Elf
Veterano
# out/05
· votar

Nesses casos deve-se entender que o album Holy Land, onde está a Make Believe, é conceitual, fala sobre o Brasil, então eles não poderiam mudar a letra para escrever em Português.

John Elf
Veterano
# out/05
· votar

Fritz_mkvl
Nada a ver, tem um monte de gente que faz o instrumental antes e depois faz a letra.
Verdade.

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar

Cantar metal melódico em português é estupro, e olha que eu nem curto esse estilo.

BiaPitty10
Veterano
# out/05
· votar

eu naum achu,ja ouvi um monte d musica q brasileiros fazem em ingles e elas(as musicas) tem bastante assunto

John Elf
Veterano
# out/05
· votar

Fritz_mkvl
Cantar metal melódico em português é estupro, e olha que eu nem curto esse estilo.

Depende de como você compõe. Mas Metal em geral não costuma ficar muito bom em Português...

Omnia Vincit
Veterano
· votar

John Elf

Cara, sobre "Hey Jude" é exatamente isso mesmo que eu quis dizer. Devido ao fato dele ter mudado a letras, conseguiu encontrar palavras que se encaixassem perfeitamente à melodia. É isso que eu quero dizer, cara. Não interessa o ritmo que seja. Pode-se achar uma letras adequada para QUALQUER ritmo, em qualquer idioma, mas é claro que essas palavras não podem ser as mesmas, por motivos óbvio.
Da mesma forma, "...nem foi Tempo Perdido..." ficaria legal "Wasted Time". Isso é obio, cara. As palavras significam a mesma coisa, mas por serem em idiomas diferentes não soam igual. Agora, as versões estão aí pra provar que qualquer ritmo pode se adaptar a alguma letras

Ah, quanto a fazerem a melodia antes da letra. Na boa, não é porque nós estamos discutindo que você vão começar a mandar coisas inverídicas, coisas que não sabem. Na boa, é QUASE que impossível fazer-se uma melodia antes da letra. Só se foe a banda de vocês dois.
Por favor, sem mentiras e coisas que não têm como provar, ou ainda, que sabem que não é verdade.

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar

Ah, quanto a fazerem a melodia antes da letra. Na boa, não é porque nós estamos discutindo que você vão começar a mandar coisas inverídicas, coisas que não sabem. Na boa, é QUASE que impossível fazer-se uma melodia antes da letra.

huahahahhahahahahahahahahhahaahahhahahhahah

Hurin V
Veterano
# out/05
· votar

Ah, quanto a fazerem a melodia antes da letra. Na boa, não é porque nós estamos discutindo que você vão começar a mandar coisas inverídicas, coisas que não sabem. Na boa, é QUASE que impossível fazer-se uma melodia antes da letra.

Nossa, que merda.

Omnia Vincit

Se mata, cara.

Omnia Vincit
Veterano
· votar

Fritz_mkvl

Quem faz, cara. você só fala, fala, mas cadê? Diga-me uma banda, sério. Alguma banda que já tenha dado algum depoimento sobre isso, coisa e tal. Que fale que faça as músicas antes da letras, porque eu desconheço. Ah, deve ser porque os brasileiros não têm essa capacidade, certo?

John Elf
Veterano
# out/05
· votar

Omnia Vincit
Devido ao fato dele ter mudado a letras, conseguiu encontrar palavras que se encaixassem perfeitamente à melodia.
Mas há casos em que a letra não pode ser mudado, como em um album conceitual, que é o caso de Holy Land, onde está Make Believe.

Na boa, é QUASE que impossível fazer-se uma melodia antes da letra.
Putz, você nunca compôs na vida, né?

Engraçado. Várias composições minhas surgiram de Riffs ou Melodias que achei brincando na guitarra e coloquei letra por cima...

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar

Omnia Vincit
Você já leu alguma revista de música na sua vida? Sério mesmo. Sempre perguntam esse tipo de coisa na GP e na CG, e se você fizer uma média eu diria que fica uns 50% pra cada lado, isso sem contar as bandas que compoem dos dois jeitos.

John Elf
Veterano
# out/05
· votar

Um exemplo prático: estou eu com um tema para letra na cabeça, mas ainda não o desenvolvi. Aí estou estudando guitarra e acabo fazendo uma melodia ou Riff legal. Imediatamente eu penso no tema que estava pra desenvolver, aí me vem a letra sobre a melodia. Ás vezes o tema não fica bom em Português. O que faço? Mudo o tema ou a melodia, que estão ótimos? NÃO, simplesmente mudo pro Inglês.

Omnia Vincit
Veterano
· votar

John Elf

Aqui entra o que eu estou falando, cara. Mas acho que está faltando uma certa interpretação de sua parte quanto as minhas colocações.
Pô, se ESSA MESMA homenagem fosse feita em PORTUGUÊS, não seria a mesma música, a mesma letras; mas sim uma música diferente, com outra letra que se encaixasse perfeitamente à melodia, mas nem por isso deixaria de ser o mesmo estilo e a "homenagem" sairia da mesma forma.

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar

Pink Floyd do começo que eu saiba fazia antes a melodia.

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar

AC/DC encaixa as letras depois dos riffs prontos. A letra de Highway to Hell foi feita depois dá música inteira pronta, em cerca de meia hora.

John Elf
Veterano
# out/05
· votar

Omnia Vincit
Pô, se ESSA MESMA homenagem fosse feita em PORTUGUÊS, não seria a mesma música, a mesma letras; mas sim uma música diferente, com outra letra que se encaixasse perfeitamente à melodia, mas nem por isso deixaria de ser o mesmo estilo e a "homenagem" sairia da mesma forma.

Pois é, mas aí entram outros fatores.
Primeiro fator: mudaria o ritmo, que talvez deixasse de ser Metal. Como eles são uma banda de Metal eles não quiseram fazer isso.
Outro fator: o público brasileiro não sabe dar valor ao que tem de bom. O Angra no início fazia mais sucesso lá fora do que aqui. Por isso eles compunham em Inglês, para que o pessoal lá de fora entendesse a homenagem que eles fizeram ao Brasil.

Omnia Vincit
Veterano
· votar

Fritz_mkvl

Tá bom, cara. Ainda que eu esteja errado, isso não modifica o fato de que qualquer música pode-se adaptar a qualquer idioma. É só, da melodia, você puxar palavras que tenham a ver.
Agora, se você já tiver em prática, por exemplo, que a palavra "paralelepípedo" entre em sua canção, provavelmente terá que mudar a melodia. Mas com certeza achará alguma que se enquadre. Até porque, há uma música do Chico Buarque em que ele encaixa esta palavra, e nem por isso a música foge ao ritmo.

John Elf
Veterano
# out/05
· votar

Outra coisa: isso é uma decisão que deve ser tomada pelo artista. Não gostou? Problema seu. Foi a escolha dele. Eu tô compondo músicas de Heavy Metal. O Inglês se encaixa melhor nesse tipo de som, então vou continuar compondo em Inglês. Músicas minhas como Suicide Mania por exemplo não ficariam boas em Português.

KuRt asfKN
Veterano
# out/05
· votar

O caso é q esse título do tópico é estúpido.
Boom

John Elf
Veterano
# out/05
· votar

Omnia Vincit
Até porque, há uma música do Chico Buarque em que ele encaixa esta palavra, e nem por isso a música foge ao ritmo.

Já pensou que ele pode ter feito a letra antes da Música? Sem contar que Chico Buarque compõe MPB, e a melhor língua para se usar nesse caso é o Português.

John Elf
Veterano
# out/05
· votar

KuRt asfKN
O caso é q esse título do tópico é estúpido.
Com certeza.

anderson luiz
Veterano
# out/05
· votar

Omnia Vincit
tú não entendeu, EU considero o inglês uma língua onde a sonoridade das palavras fornece melodias bem melhores que o português, muitos pensam assim. não é por isso que desmereço os artistas que cantam em português, inclusive todas minhas composições são em português....

E sobre essa babozeira de que a língua de um povo é a herança mais linda deixada, deve ser preservado.... acorda colonizado o português não é nosso, veio da europa, deriva do latim etc,etc. quase nada da cultura que existe nesse páis é genuinamente brasileiro

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Quem não tem nada a dizer, compõe em inglês!