Como funciona os botões de um teclado controlador

Autor Mensagem
Greenwood
Veterano
# mar/13
· votar


marlindoskeys
Bom, aí vamos entrar na questão de gosto...
Eu nunca usei o Vintage Organs, até pq estou entrando no mundo dos VSTs agora.
Mas não acho justo dizer "qual soa melhor? o Órgão X ou o Órgão Y???"
É do ouvido e do gosto de cada um, né?

Toyledo
Membro
# mar/13
· votar


Greenwood
Hahahahahaha, certo Greenwood manda bala lá.

marlindoskeys
É uma questão de gosto, ninguém tem razão, não existe uma verdade, o profissional é aquele que tira tudo o que seu equipamento pode proporcionar, se fosse o contrário seria só uma questão de grana, quem tivesse mais seria o pica, mas nem sempre é assim.

marlindoskeys
Veterano
# mar/13
· votar


Hm.. Okay !! Gosto nn se discute, rs'

Toyledo
Membro
# mar/13 · Editado por: Toyledo
· votar


marlindoskeys

Eu discuto sobre tudo, gosto, política, religião..., e por aí vai,
acho o ORGANizedtrio melhor que o B4II, na minha opinião eles se preocuparam muito com o visual e o áudio foi quem perdeu com isso, tenho preconceito quando o plugin é muito bonitinho.
É como diz o poeta Voltaire:
Discordo daquilo que dizes mas defenderei até à morte o teu direito de o dizeres.

marlindoskeys
Veterano
# abr/13
· votar


Aeee Galera, quanto ao endereçamento de botões (learn MIDI), assim que você abre um VST no Kontakt ele já dá essa opção de learn MIDI... Testei isso em outro programa ao qual eu uso tb (Mixcraft)... É um pouquinho diferente esse detalhe do learn MIDI, mas tb dá pra controlar tuudo: Volume, efeitos e etc, igualzinho o Kontakt.....
Só tem um porém. Eu nn consigo controlar as opções Solo e Mute no Kontakt e nem no Mixcraft.. Como ficaria pra miiim controlar isso num controlador ? No Mixcraft tem em cada VST a opção de Canal.. Ex: canal 1, canal 2, todos os canais... Isso ajuda alguma coisa ? O Controlador pode controlar um único canal ou mais canais substituindo essa função de SOLO e MUTE ?? Dá um força aeeee..;)*

Edson Caetano
Veterano
# abr/13
· votar


marlindoskeys
Cada programa opera de formas distintas como já percebeu, então é questão de descobrir o método do fabricante...

Não entendi direito, você quer mudar os canais midi? normalmente o controlador tem o Change Ch Midi, como tambem o Chang Program, o primeiro funciona dentro dos 16 canais e o segundo mudando os presets de cada canal

Ou seja o seu controlador pode controlar individualmente de 1 a 16 ou Omni (todos), é um jeito simples de operar um set básico de timbres

Mas não entendi o que quer com o solo e mute, seria ligar e desligar um timbre correto?? então realmente é mais fácil trocando os canais midi

waltercruz
Veterano
# abr/13
· votar


MIDI básico, essas coisas que operam com on/off (tipo pedal de sustain, que é o control change 64), operam nos 2 valores possíveis dentro do range de 7 bits permitido pelo MIDI: 0 e 127, sendo 0 desligado e 127 ligado.

marlindoskeys
Veterano
# abr/13
· votar


Vamos supor...

Canal 1 --> Piano
Canal 2 --> Strings
Canal 3 --> Órgão


#Exemplo 1: Quero usar só o piano... No controlador eu consigo colocar só o canal 1 em atividade ??

#Exemplo 2: Quero usar somente órgão e strings.. Consigo usar apenas os canais correspondentes a esses VST's (canais 2 e 3) ??

#Exemplo 3: Quero usar todos os instrumentos abertos.. No controlador tem como eu colocar pra executar todos os canais disponíveis ??

Edson Caetano
Veterano
# abr/13
· votar


marlindoskeys
Já pensou em Host? Procura por Brainspawn Forte ou Cantabile, vai adorar as possibilidades, vai poder usar o esquema que você imaginar de maneira muito pratica, acho que vai ser mais tranquilo para você do que usar uma Daw

No forum o Peter bull fez um tuto usando reaper com vsts para troca em performances, seria bom pesquisar isso também

Sobre as perguntas os recursos dependem de cada equipamento, se ele faz split ou layers por exemplo é tranquilo unir os timbres, mas só tem em maquinas mais complexas

marlindoskeys
Veterano
# abr/13
· votar


Então, no caso ficaria legal eu usar esse FORTE ou o Cantabile dentro do Reaper néah ?

marlindoskeys
Veterano
# abr/13
· votar


No caso, eu tava de olho num A-800 PRO da Cakewalk (Roland)... Ele tem essas opções que vooc citou aeee: Upper, Lower, Dual, Split.....
Deve dar certinho então, Correto ??

Edson Caetano
Veterano
# abr/13
· votar


marlindoskeys
Forte ou cantabile são hosts não funcionam dentro de DAWs e sim sozinhos, veja uns videos no YouTube do forte vai ver que é legal

Vou ver se monto um esquema para você e te passo, tenho um apro aqui também, este é um controlador incrível

marlindoskeys
Veterano
# abr/13
· votar


Já que vooc tem um A-800 Pro, vooc pode me informar melhor do que qualquer um... Tô entre um Axiom e um A-800 PRO... Perguntas:

1- Qual vale mais a pena ??

2- Quantos botões programáveis tem o A-800 PRO, isto é, capazes de usar a opção Learn MIDI ?

3- Eu uso um KORG N-364 (teclado comum) sem placa de som e não tenho nenhuma latência.. Comprando um A-800 PRO e usando as mesmas configurações e DAW's eu vou ter o mesmo desempenho sem atraso ?

4- O A-800 é mt complicado de se configurar ? Ouvi falar que o Axiom é ''Direct-Link'' e é simples demais de se mexer..

5- Quanto ao endereçamento de botões do A-800 PRO, é só configurar na DAW e mexer o botão desejado (Fader...) no teclado que ele configura automaticamente ?

Toyledo
Membro
# abr/13 · Editado por: Toyledo
· votar


marlindoskeys

Canal 1 --> Piano
Canal 2 --> Strings
Canal 3 --> Órgão


Tem várias maneiras de você fazer isso
Veja como eu faço para endereçar, mudar de VST, dual, .....independente de controlador




marlindoskeys
Veterano
# abr/13
· votar


Muito legal Toyledo.... Vlw pela contribuição, tô aprendendo bastante...

Edson Caetano Aguardo sua resposta, rs' ... Vou decidir de vez qual o controoler que eu vou pegar, rs' !!

Edson Caetano
Veterano
# abr/13
· votar


marlindoskeys
1- o Apro tem melhor custo benefício o Axiom Pro é bem mais caro

2- 45 ao todo, 100% programável e armazenáveis em 19 mapas midi

3- controladores só enviam comandos e não são eles que interferem em latência, porém o driver midi Roland é muito bom, não vai piorar nada

4- fácil de se configurar, muito fácil e poucos menus ocultos de configs, sobre o direct link ele só funciona em programas específicos, dependendo do que usar será inútil, o apro e a cakewalk tem algo similar chamado ACT

5- se tiver midi learn sim, se não tem que especificar os CC corretos através do editor midi dele

marlindoskeys
Veterano
# abr/13
· votar


Pooooxa, vlw mesmo.. Vooc merece um prêmio, rss' kkkkk'

Quanto a sua segunda resposta.. Eu vi algumas fotos do A-800 PRO e nn consegui enxergar todos esses 45 botões programáveis... Pelo o que eu consegui ver, tem cerca de uns 20 só... Aonde fica os outros ? rs'
Minha vontade é usar:

-> 18 botões para os 18 Drawbars disponíveis no Vintage Organs;
-> 2 botões para os efeitos do meu RHODES: Wah Wah e Vibrato;
-> 7 botões para controlar o volume de cada VST pelo próprio Kontakt;

Booom.. Essa é a minha vontade... rs'

waltercruz
Veterano
# abr/13
· votar


marlindoskeys
são 2 sets de 9 drawbars.. Vc trabalharia com os 2 sets normalmente se tivesse os 2 manuais, mas na prática, quase sempre a gente acaba por optar por apenas 1 manual. Depois de um tempo tocando você começa a sentir a falta do lower, mas dá pra se virar muito bem com o upper.

Numa configuração com o a800, aplicando da forma que você sugeriu, usaria os faders para controlar os drawbars, os knobs para ocntrolar os 7 volumes que você quer no kontakt, e dois dos botões do lado esquerdo para controlar o wah wah e vibrado do seu rhodes.

marlindoskeys
Veterano
# abr/13
· votar


Táh, e nesse caso, eu ficaria só com os Drawbars do Lower ou do Upper ?
Dá pra fazer um controle legal dessa maneira ?

Edson Caetano
Veterano
# abr/13
· votar


marlindoskeys
Apro tem
9 slides
9 knobs
8 pads
13 botões
2 pedais (opcionais)
3 alavanca (pitch left right e modulation)

Ufa 45

marlindoskeys
Veterano
# abr/13
· votar


Hm, legal..;)* Vlw !!

Berg Varela
Veterano
# abr/13
· votar


marlindoskeys

Sobre o DIRECT LINK,posso te falar como eu uso no CUBASE 5.

Vc só precisa instalar o drive e abrir um CONTROL REMOTER pelo próprio CUBASE 5 especificando o AXIOM DIRECT LINK.
PRONTO é muito fácil.
Vc abre o CUBASE 5 e adiciona um VST INSTRUMENTS e vai adicionando até sua placa aguentar.

Para trocar os timbres,só precisa aperta os botões embaixo do FADERs e os FADERs controla os volumes dos mesmos,vc pode colocar os timbres na ordem que quiser que o DIRECT LINK reconhece,inclusive em tempo real e tocando ao vivo.

Os KNOBS controla o PAN e os botões de TRANSPORT tocam algum MP3 ou WAVE que vc queira executar ao vivo, como assinaturas de bandas ou efeitos.

As baterias vc coloca no canal 10 que já vai automaticamente pra os PADS.

OBS: O ultimo botão, o FADER F9 controla o volume geral e o botão faz diversas funções com MUTE,ARM,SOLO,DUAL,LAYERS e tocar varias tracks ao mesmo tempo especificando quantas vc quer.

Apertando SHIFT vc passa controlar os TRACKS 9-16,apertando de novo TRACKS 17-24 assim por diante.

Se vc desligar os botões de GROUP F,E,P vc passa a controlar o ultimo instrumento que vc estava tocando.
EX: B4 II vc colocou no TRACK 5 e vc desligou o botão de GROUP F(DIRECT LINK),os FADERS agora irão controlar os 9 DRAWBARS do B4 II e vc pode criar o seus próprios mapas ou baixar pelo próprio fabricante vários MAPAS configurados em arquivo XML.

O M-AUDIO AXIOM 61 G2 ainda dá pra usar 4 zonas,sendo mais claro seria modo split dos teclados,podendo vc colocar 4 tracks ou mais em 4 zonas do teclado.

Ex: ZONA 1 ,TRACK 1-PIANO + TRACK 2 -STRINGS
ZONA 2 : TRACK 3- METAIS
ZONA 3 : TRACK 4 -ACORDEON
ZONA 4 TRACK 5 Efeitos como uma ORCH HIT.

Resumindo: o AXIOM se transforma no controle total da DAW,tanto para tocar ao vivo,como em gravações.

marlindoskeys
Veterano
# abr/13
· votar


Muito legal Berg Varela
Éh, mas ainda fico com o A-800 PRO.... O que voocs acham galerinha ??

waltercruz
Veterano
# abr/13
· votar


Então, eu acho os dois bons teclados. Eu tive um Axiom 61, o comum, e não o Pro, e nào gostava da ação das teclas dele. Já o Berg curte a ação (mas não sei se o dele é o comum ou o Pro). Sei que as teclas do Axiom Pro são bem melhores. Enfim, os 2 são excelentes escolhas.

Sinto falta dos knobs infinitos do axiom as vezes.

Edson Caetano
Veterano
# abr/13
· votar


Berg Varela
marlindoskeys
O Apro tem o Act para o Sonar, que se trata da mesma coisa, controle total da DAW e Plugins

Eu considero o Axiom Pro superior ao Apro, mas tem mais de 1000 reais de diferença e o total de controles é o mesmo, no final é uso pessoal, eu faço uso do Sonar X2 original, mais de 500 dolares investidos na plataforma, não teria sentido cair para a Maudio

Por isso Martindo veja bem o que quer, pesquise bastante, porque vai definir toda uma plataforma de uso, baixe se puder demos de programas e veja quais vai gostar

marlindoskeys
Veterano
# abr/13
· votar


kkkk' Sendo assim, nn tô nem aee pra esse Direct Link ou o ACT no caso do Roland.. Quero ficar com a minha DAW e só... Além disso, nn irei precisar de tds esses controles néah, kkkkkk' O que eu quero é controlar meus VST's, só !! Vlw Galera pela ajuda aeeee, voocs são dms !!

marlindoskeys
Veterano
# abr/13
· votar


Acabei esquecendo de complementar....
E além disso, o Sonar é bem falado néah.. Deve ser bom esse Soft... Então nn tem o porque eu ir pro time da M-Audio mesmo..

teclaseteclas
Membro
# mai/13
· votar


isso depende do programa que voce usar no computador e das drives do controlador, na verdade pode até comprar um controlador com dezenas de botões , e a unica coisa que consegue usar seria apenas as teclas.daí os fabricantes fazerem as drives de instalação , para indicar ao programa quais os botoes disponiveis, aí se o programa precisar e tiver essa opção fará automaticamente o link com os botões disponiveis

Edson Caetano
Veterano
# mai/13
· votar


teclaseteclas
os bons controladores específicos, normalmente estão vindo com a opção de desativar os drivers avançados, por exemplo se eu quero trabalhar com o Apro dentro do Sonar, é claro que é excelente manter o driver ativo, ele vai parear sozinho todo o mapeamento midi dos controles, já se eu usar outra plataforma, ou mesmo outro hardware como o ipad, e não funciona com o driver, simplesmente desligo ele e vamos para o plug and play

Isso acontece com a maioria dos controladores, controladores mesmo, o seu panorama é muito comum com os teclados anteriores a 2010, que eram apenas teclados com funções midi, aí a gente esta tentando fazer deles controladores.... mas alguns não tem jeito, é só as teclas mesmo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como funciona os botões de um teclado controlador