O teclado Yamaha PSR-E243 funciona como controlador MIDI?

    Autor Mensagem
    Wulftty
    Membro Novato
    # abr/15


    Procurei pelo fórum e não encontrei nada falando a respeito, em relação à esse teclado!

    Eu quero comprar um teclado, não só pra aprender a tocar o instrumento mas também pra poder gravar algumas composições, usando como controlador. Esse teclado está no preço que estou disposto a pagar!

    Pesquisando, eu vi que teclados que possuem a entrada Usb to Host funciona como controlador MIDI.
    Esse teclado tem essa entrada, mas ainda estou em dúvida. Porque é um teclado pra iniciantes e não tem muitas funções, então fico com receio de comprar e ele não funcionar como controlador.

    Caso funcione, basta conectar no pc e gravar os sons por algum Software, como o Sonar, por exemplo? Ou precisa fazer algo a mais, e não é tão simples assim?

    Agradeço muito a quem me ajudar!

    Daniel_tecladista15
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Sim. Veja abaixo as conexões disponíveis nele. Ele possui USB Host.

    Connectivity DC IN DC IN 12V
    Headphones PHONES/OUTPUT x 1
    AUX Pedal 1 Footswitch (optional)
    USB TO HOST Yes

    Logo, ele funciona como controlador MIDI. Basta ter um computador, cabo adequado, software para sequenciar, alguns VSTi e algumas poucas configurações.

    Mas te adianto que esse teclado é extremamente simples. Polifonia de apenas 32 notas e as teclas não são sensitivas.

    Boa sorte!!

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Sim pode usar como um controlador.

    Veja o manual aqui, na página 26
    http://www2.yamaha.co.jp/manual/pdf/emi/portuguese/port/psre243_pt_om_ a0.pdf

    Para evitar problemas de latência (atraso) o recomendável é ter uma boa interface de áudio, caso não tenha pode usar o drive asio4dll, que se bem configurado pode resolver, mas vai depender da qualidade da interface interna, se for o caso.

    Tudo depende do conjunto, um bom computador, uma boa interface de áudio, enfim um equilíbrio entre todos os componentes.

    E nas configurações tudo se resume a entradas e saídas, tem que configurar a DAW (Sonar, Mixcraft, Podium, Fl, Reaper e outras), e dentro da DAW tem que instalar e configurar os Vsts, tanto de instrumentos virtuais como os efeitos.
    É só seguir a lógica das conexões de entradas e saídas, assim como os canais.
    E existem vários Vstis (instrumentos) free para você utilizar, mas lembro que os bons softwares nesta questão custam até mais caro que o próprio teclado que estas a comprar.

    Como foi dito este teclado é bem simples e tem sérias limitações, a principal é a falta de sensibilidade das teclas., compre um que pelo menos tenha teclas sensitivas, faz uma grande diferença.
    Sem teclas sensitivas não dá para dar emoção a música, as notas ficam sempre com o mesmo peso, e nenhum músico toca as notas sempre iguais.

    Outra opção seria comprar um teclado puramente controlador, isto é sem sons próprios, mas com teclas sensitivas, pitch bend e modulação, que podem ser encontrados a um preço competitivo.
    A desvantagem é que só dá para tocar com o computador, e para quem esta aprendendo é importante ter um teclado com sons próprios.
    O problema é a limitação financeira, mas no futuro você pode poupar e comprar um teclado mais avançado.
    Ou em vez de comprar a vista, comprar a prazo, desde que tenha recursos mensalmente para pagar.
    O problema é que qualquer outro tipo de teclado mais avançado e com mais recursos vai custar no mínimo o dobro do PSR E-243.
    Mas tem que pensar no futuro, e teria que pular para um PSR E- 423, mas tudo depende de uma boa pesquisa e aproveitamento de ofertas especiais.

    Uma outra boa opção é o Korg MicroStation, portátil, bem leve , mas muito poderoso, tem uma engine de som superior a qualquer outro teclado na sua faixa preço.

    Não tenha pressa, estude e pesquise mais, visite lojas para testar você mesmo o produto, e cuidado para não cair na conversa dos vendedores.

    Enquanto isto não acontece você pode começar de imediato a usar o seu computador, instalando uma DAW e alguns Vsts, para já ir aprendendo , mesmo usando um teclado virtual, conectado ao teclado do pc, e ir tocando e gravando.
    Baixe o Mixcraft, que tem um bom teclado virtual e alguns Vsts pré-instalados, além de loops de música (loops de áudio em que se monta uma música completa), muito bom, só diversão garantida.

    Durante séculos o teclado (Órgão) foi o rei dos instrumentos, agora nesta nossa era é a DAW (Digital Audio Workstation), que é em síntese o maior dos instrumentos. (que possibilita carregar infinitos instrumentos).
    Tanto que um Teclado TOP de mercado, traz dentro de si uma espécie de DAW, com sequenciador, efeitos, possibilidades de importar instrumentos, gravações e muito mais.

    Wulftty
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Valeu gente por tirar minha dúvida e pelas dicas.
    No meu caso, não sei ainda tocar teclado, e quando aprender, quero apenas gravar composições minhas, nada SUPER profissional! Como ainda nesse caso vai ter mixagem, edição, o que a falta das teclas sensitivas poderia afetar?

    Eu já tenho uma interface de áudio, microfone, o que me falta mesmo é um teclado, ou um controlador, pra que eu possa gravar os instrumentos.
    Pesquisei outros teclados aqui, e o preço deles está muito além do que estou disponível a pagar! Então vai ser o jeito pegar esse! Até poque ainda sou iniciante e quero algo básico.

    Obrigado! :D

    Wulftty
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Olá, pra não criar outro tópico resolvi tirar mais dúvidas nesse aqui mesmo!

    Ainda não comprei o teclado.
    Pesquisando encontrei o Casil CTK 6250

    Esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-652605641-teclado-casio-ctk-625 0-61-teclas-sensitivas-sd-card-e-usb-_JM

    Gostaria de saber o que acham dele!
    É bom? Vou poder usa-lo como controlador MIDI?

    Agradeço!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a O teclado Yamaha PSR-E243 funciona como controlador MIDI?