Como funciona os botões de um teclado controlador

Autor Mensagem
marlindoskeys
Veterano
# mar/13


sem medo nenhum migrei pro MIDI, mas por enquanto, eu tô sem um controlador (Tô usando um ''Korgziinho''). Tô querendo comprar um A-800 Pro da Roland (Cakewalk). Minha dúvida é a seguinte:

-Aquele ''montão'' de botões(assinaláveis) funcionam para a função que eu programar ?
Por Exemplo: Uso o Kontakt... Vamos supor que eu esteja usando um VST de Órgão. Eu posso configurar os botões do controlador pra comandar aqueles Drawbars, volumes e etc ?

Toyledo
Membro
# mar/13 · Editado por: Toyledo
· votar


marlindoskeys

SIMMMM, e isso é que é o bacana
alguns plugins , não são todos, se você clicar co botão direito do mouse em cima do Drawbar + Learn e voce Controlar o fader do controlador ele automaticamente se comunicará com o plugin.
E para outros plugins existem outras maneiras tembem.

marlindoskeys
Veterano
# mar/13
· votar


Mt Shoooow, !! Será que eu consigo fazer isso com o volume dos VST's também, ? Por exemplo, controlar o volume de cada vst por esses botões ?

Toyledo
Membro
# mar/13
· votar


marlindoskeys

Você pode fazer um botão controlar o que você quiser .
Mas, me explique melhor o que você quis dizer com :
controlar o volume de cada vst por esses botões ?

marlindoskeys
Veterano
# mar/13
· votar


Vamos supor:
-Tô usando 3 VST's láh no Kontakt: um piano, um strings, um órgão.
-Posso fazer o Controlador reconhecer o Volume de cada VST ?
-Posso controlar o volume do piano(somente o do piano) ?
-Posso controlar o volume do órgão(somente o do órgão) ?

Será que o controlador reconhece os volumes tb ?

Toyledo
Membro
# mar/13
· votar


marlindoskeys

Eu não uso o Kontakt, uso o Cubase, nele funciona assim:
eu abro 3 pIugns um piano, um strings, um órgão por exemplo.
no momento em que eu mudar de plugin, o mapa dos controles muda de acordo com cada plugin, a configuração fica salva em cada plugin e não no controlador, seguindo a formula que eu te disse antes (Learn + Fader desejado))

marlindoskeys
Veterano
# mar/13
· votar


Mas, lê volume sim ou não ?

Outra perguntinha (mudando um pouquinho de assunto)

- O Cubase tem timbres melhores do que os da Native Instruments (Kontakt)?
Eu, por exemplo, gosto bastante do Kontakt, mas nn cheguei a testar outros programas desse nível (Nuendo,Cubase...) E aeee, o que vooc acha ?

Toyledo
Membro
# mar/13 · Editado por: Toyledo
· votar


marlindoskeys

Sim controla volume, se endereça-lo.

Kontakt é como um hospedeiro para Plugins, um HOST
assim como o Cubase pode ser tambem, alem de ser um softwaerw de gravação

marlindoskeys
Veterano
# mar/13
· votar


Mas, quanto a qualidade de timbres, o Cubase é melhor ?

Realmente, o Kontakt é só pra usar como Host mesmo. No meu caso, eu uso o Kontakt (como Host pra Timbres) + Mixcraft (como administrador e organizador de Timbres, pra colocar efeitos e etc). Aee eu abro o Kontakt pelo Mixcraft e fica belezinha...

Toyledo
Membro
# mar/13
· votar


marlindoskeys

Se o Cubase é um host como pode ter timbre?
Eu posso colocar o VSTi que eu quiser estes sim tem qualidades.
A vantagem de usar o Cubase é que eu não tenho necessidade de usar mais um programa para plugin de efeitos, ele mesmo já os possui, é só adiciona-los.

marlindoskeys
Veterano
# mar/13
· votar


Hm.. Entendii ! Aeeee, vlw pelas respostas, mt Obrigado.. !!

waltercruz
Veterano
# mar/13
· votar


Opa, só pra dar uma corrigida sem querer ser chato, o Kontakt não é um host de vsti. Quem seria o host de vsti seria o Mixcraft ou o Cubase no caso. O Kontakt é um sample player.

E sim, é possível atribuir o controle dos botões e faders dos softwares aos botões e faders do seu controlador. E pode ter sim controle de volumes independentes para cada parte, é só configurar.

Abraço!

marlindoskeys
Veterano
# mar/13
· votar


Éh, pooois éh. O Kontakt é leitor de samples.. Vlw pela correção...

Já nesse embalo, vou aproveitar pra fazer uma nova pergunta:

Existe algum programa que tenha samples de maior qualidade do que os do Kontakt ? Apesar do kontakt ser famoso, me parece que a maioria usa o Cubase, Nuendo... Eu seei que esses programas possuem ferramentas de gravação, efeitos e etc.. Mas, quanto aos timbres, tem algum melhor do que os da Native Instruments ?

waltercruz
Veterano
# mar/13
· votar


Então marlindoskeys, o lance de você usar o Kontakt dentro de um software como uma DAW ou um host é para facilitar alguns processos.

Particularmente, nessa área de samples, o Kontakt virou praticamente um commodity, então todas as empresas produzem samples para ele. Especificamente, existem algumas outras empresas que fazem samples muito bons para o Kontakt, como a Sampletekk e a Soniccouture, mas todos rodam dentro do Kontakt.

Mas, por exemplo, citando o exemplo primeiro que você citou, o de Hammond, creio que o melhor Hammond disponível atualmente seja o VB3, da GSI. Ele usa um conceito diferente do conceito de samples, que é o de modelagem física, ou seja, é criado um modelo matemático de como funciona os drawbars do hammond, a leslie e isso é jogado dentro de um software, que gera esse som sem a necessidade de samples, usando apenas cálculos.

O próprio Toyledo postou um demo dele aqui em outro tópico tocando o VB3, dá uma procurada que vc vai achar bacana.

marlindoskeys
Veterano
# mar/13
· votar


kkkk' Só de ver uma demo desse Hammond no youtube, já deu pra ver a diferença do Vintage Organs... Esse VST é standalone ou é exclusivo pra um determinado Host ??

waltercruz
Veterano
# mar/13
· votar


marlindoskeys
Bacana né? O VB3 é um VSTI - ou seja, precisa de um host vst para rodar - qualquer daw como o Ableton, Reaper, Cubase ou um aplicativo mais apropriado pra isso. Para windows, existem o Forte e o Cantabile e para Mac o Mainstage.

A Native Instruments tinha um Hammond baseado em modelagem física, o B4, mas por alguma razão eles mataram o projeto e substituíram pelo Vintage Organs, que é baseado em samples. Na minha modesta opnião, não tem como algo baseado em samples captar todas as nuances da geração de som de um Hammond.

marlindoskeys
Veterano
# mar/13
· votar


Hm... Okay !! Vou baixar esse VB3 pra rodar no meu Mixcraft akie... Mt Obriigado. Já que vooc entende e conhece bastante samples, mê de umas dicas de samples bons para:

Guitarra:
Violão:
Baixo:
Synth (moog) - Do tipo Nexus:

Toyledo
Membro
# mar/13 · Editado por: Toyledo
· votar


waltercruz

Fala ae,
me explique melhor pois não usei o Kontakt por muito tempo antes de ir para o Cubase.
Então para eu usar um sampler feito pela Sampletekk por exemplo, não posso simplesmente ¨jogalo¨ dentro do Cubase? como estou acostumado?teria que ter o Kontakt também?

Toyledo
Membro
# mar/13 · Editado por: Toyledo
· votar


marlindoskeys
waltercruz
Os da Native Instruments ( FM8, PRO 53...)eu coloco direto dentro do Cubase, não preciso do Kontakt.
Mas os que não são standalone, posso fazer isso ?

waltercruz
Veterano
# mar/13
· votar


Toyledo
Opa!

A parte boa, como o Kontakt virou padrão, muitas empresas fabricam produtos para ele. Entre elas, como eu citei, a sampletekk que tem uns excelentes pianos, a Soniccouture, e outros. Então esses samples rodam sim dentro do Kontakt. A sampletekk ainda tem coisas em outros formatos, como o exs24, o Sample Player do Logic, por exemplo.

Os outros que vc citou, FM8 e Pro 53 são softwares a parte, não são baseados em sample, ou seja, não são bibliotecas do Kontakt.

Toyledo
Membro
# mar/13
· votar


waltercruz

Valeu.

marlindoskeys
Veterano
# mar/13
· votar


Éh verdade... Existem samples e bibliotecas para o Kontakt, mas tb existem VST's Standalone da própria Native que podem ser usados separadamente, ou em um programa da sua preferencia, Cubase, Mixcraft (como eu uso) .. E Etc...


Uma dúvida miinha: E quanto as opções SOLO e MUTE de cada intrumento VST.. O controlador pode controlar tb ?

waltercruz
Veterano
# mar/13
· votar


Pode sim marlindoskeys, basta configurar.

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# mar/13
· votar


Meu amigo, com um controlador desses você pode tudo. Basta uma daw qualquer e que possa configurar vários parâmetros.

Eu uso o Forte e, com o meu MM6zinho que é fraco pra controlar, consigo fazer tudo!

marlindoskeys
Veterano
# mar/13
· votar


Hm... Okay !! O único problema agora é comprar um A-800 PRO. Eu nn consigo achar esse teclado novo pra comprar, somente usado e usado é meio fria néah, ainda mais pela internet.

Greenwood
Veterano
# mar/13
· votar


Muito bom este tópico! Sempre aprendendo...

Vou tentar rodar o meu primeiro VST hoje!!! Meu novo notebook chegou sábado, já instalei o Sonar, o driver do synth... trouxe minhas sequências, tudo funfou punk rock... automação... Beleza!!!

Pessoal, duvidinha básica: baixei um monte de coisas que eu li por aqui, mas não sei se são todos compatíveis com o sonar. Alguém sabe?
* Combo V 120x64
* Combo F 110x64
* Maestro Concert Grand
* Minimogue VA
* Orgue de salon kontact2

Posso instalar estas tralhas todas???

marlindoskeys
Veterano
# mar/13
· votar


Use o Kontakt (junto com o Sonar ou com outro programa de sua preferência) e seja feliz... Tem diversas bibliotecas por ai...

Edson Caetano
Veterano
# mar/13
· votar


Greenwood
Pode, o Sonar não tem preconceito algum, é VSTi, é DXi, vai rodar perfeitamente, os órgãos Combo rodam perfect, Minimoogue é um clássico... Libraries do Kontakt idem...

Seja feliz hoje a noite

waltercruz
Veterano
# mar/13
· votar


Um mês atrás fiz um show de jovem guarda praticamente só com o ComboV! Muito bom.

Toyledo
Membro
# mar/13 · Editado por: Toyledo
· votar


Greenwood

Mais um simulador de órgão que particularmente gosto, ele é diferente do combo V e comboF, olha aí.
http://www.vst4free.com/free_vst.php?plugin=Foo-YC20&id=998

http://www.youtube.com/watch?v=ARbKTIioI4Y

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como funciona os botões de um teclado controlador