Yamaha Synthesizer MX-49/61

Autor Mensagem
Pj Tecladista
Membro Novato
# jul/14
· votar


Galera e sobre as Performances?
Como trocar de Performances sem cortar o som?
Depois de criado o Layer como inseri-lo em uma das 16 partes do parte select?
No Juno-Di isso é super simples fazer, sem contar que ainda você joga timbre user e performance no favorito.
Ou seja User no Banco 0-0 e Performance 0-1 e assim por diante.
Aguardo Retorno;
Forte Abraço!

R Santiago
Veterano
# ago/14
· votar


Oi pessoal
Vendi o Triton Le e comprei um MX61. Queria um teclado leve e com bons pianos AC e EP e que fosse um bom controlador também Então optei pelo Yamaha. Ele chegou ontem ainda não tive tempo de mecher muito nele. Pelo pouco que toquei gostei e estou impressionado com a leveza...kkkkkkk consegue ser mais leve do que o X5D...KKKKKKKKKKKK
Aos poucos vou mandando as impressões. O que eu detestei foi a baixa saida do fone... muito baixo... Quando testar com a banda eu falo como foi... Vi que tem uma atualização para isso mas sinceramente tenho medo de instalar e dar pau...kkkkkkkk

Marcos Martini
Veterano
# ago/14
· votar


R Santiago
Aos poucos vou mandando as impressões.
Quando testar com a banda eu falo como foi...

Aguardamos!

R Santiago
Veterano
# ago/14 · Editado por: R Santiago
· votar


Marcos Martini
Blz Marcos! Mesmo na correria toquei um pouco mais hj e fiquei tranquilo pois liguei ele numa caixa ativa CSR 100W e o MX falou bem :)) Fiquei tocando pianoAC EP e clavinete e os timbres de piano são muito bons. Os clavinetes também. O suitecase é fantástico e tem como melhorar explorando os efeitos. Ainda não toquei com banda.
Gostei muito da ação das teclas. Bem melhores que as do X5D e do próprio triton Le. Chega perto das do Juno Stage.

Marcos Martini
Veterano
# ago/14
· votar


consegue ser mais leve do que o X5D.
Fiquei tocando pianoAC EP e clavinete e os timbres de piano são muito bon
Gostei muito da ação das teclas. Bem melhores que as do X5D e do próprio triton Le. Chega perto das do Juno Stage.


NOSSAAA !!!

O Bixu é bão msm.

R Santiago
Veterano
# ago/14
· votar


Marcos Martini
To gostando muito Marcos :)) Vou testar com mais calma na próxima semana. Mas pude perceber que so timbres são fantásticos. São baseados no Motif. Editei um timbre de Clavinete com Wah e ficou muito bom. Ao mesmo tem que ele tem muita coisa p música eletrônica já pronta, ele tem umas coisas vintage muito legais como como um piano "1968" já editado com aquela sonoridade Beatles

R Santiago
Veterano
# set/14 · Editado por: R Santiago
· votar


Ontem testei o MX61 com uma das bandas que toco e que faz Classic Rock. To muito satisfeito com o resultado. O piano acústico ficou muito e o wurlitzer também. Usei o Concert Piano e o Brightwurly. Até o pessoal da banda elogiou o som )
Estava preocupado em relação aos volumes mas na edição dos timbres tem como aumentar e muito o gain e para mim isso é muito importante já que a banda tem um som muito gordo hehe entã se eu não tiver volume o teclado some. Agora o que fiquei mais impressionado foi com o Hammond. Ficou muito bom ) Estou até pensando em deixar de levar o meu OB3 +G4 para alguns shows. A leslie soou muito bem audível e o timbre encaixou certinho com a banda. Usei o timbre equivalente a combinação 88800000 que é a mais clássica do Hammond. No MX61 ela ta com o nome de soft organ algo assim. A cada dia estou mais satisfeito com o MX61 

Marcos Martini
Veterano
# set/14
· votar


R Santiago
Até o pessoal da banda elogiou o som ...
...fiquei mais impressionado foi com o Hammond. Ficou muito bom...

Legal !!!
Continue postando suas experiencias e impressões com este "Bixinho"

R Santiago
Veterano
# jan/15
· votar


Pessoal ontem fiz uma atualização no meu MX61 e instalei a firware 1.01 que está disponível no site da Yamaha USA. Essa atualização aumenta os níveis de volume das saídas de áudio e de fone em 6DB. Deu uma melhorada muito boa nos níveis e tive que baixar todos os volumes das minhas programações. Ficaram todas estourando no fone..kkkkk
Ficou muito bom :))) Realmente ele vem de fábrica com um volume baixo principalmente a saída de fone, porém com essa atualização praticamente sana o problema.

R Santiago
Veterano
# jan/15
· votar


Outra atualização importante que essa firware faz é criar um atalho para acesso rápido às PERFORMANCES favoritas. Era uma falha gritante do MX porém a YAMAHA ajustou isso. Agora ficou filé hehe

bravo57
Veterano
# jan/15
· votar


R Santiago
Po cara, não ter como acessar rápido programações é coisa de teclado infantil. Que bom que a Yamaha resolveu isso. Infelizmente cada teclado tem uns defeitinhos ridiculos, não dá nem pra acreditar que se trata de instrumentos profissionais.

R Santiago
Veterano
# jan/15 · Editado por: R Santiago
· votar


bravo57
Pois é... Também não entendi... acho que foi falha mesmo... No caso não tinha o acesso rápido às Performances, quer dizer tinha mas vc tinha que apertar shift e o botão referente ao local que vc salvou, porém não acendia o LED correspondente e acendia o LED da categoria do timbre... era bem confuso... mas com a atualização está ok :)) Agora vc só precisa apertar shift uma vez para passar para o modo favoritos seria mais ou menos isso.
A questão dos volumes também ficou resolvida :))

Uma coisa que percebi do MX61 é que a Yamaha economizou em tudo que podia em relação a acabamento (a carcaça é bem frágil e o visor é de plástico mole kkkk parece um durex....kkkkkk porém os botões, knobs e rodas de pich e modulation são bons) e mesmo na parte de sintese. É bem lmitada.porém colocou timbres fantásticos (os mesmos do MOTIF XS) e ótimas teclas. Bem melhores que as do X5D, Triton Le/Tr e M50
Além de uma gama de efeitos sensacionais. Então vc não precisa quebrar muito a cabeça para editar ótimos timbres em todas as categorias. Vc monta pianos, órgãos leds, metais, etc.. com uma qualidade muito boa. As vezes não da p acreditar que o som sai dele mesmo kkkkkkk

bravo57
Veterano
# jan/15
· votar


Realmente cara, tive contato com o MX e me decepcionei com o acabamento fraco dele. Um amigo já havia me alertado sobre sua fragilidade. Inclusive cheguei a testar um 49 numa caixa Attack VRF 1230 (trabalho essas caixas) então tive um bom parametro, pois já liguei inumeros teclados nessas caixas.

Gostei bastante dos timbres, sobre os poucos recursos de edição até acho aceitável, pois esse teclado é bem acertado de timbres, ao contrario do que ocorria no S03. Porem o teclado em si eu considero bem bonito, pois é pratico leve e funcional, mas a fragilidade e acabamento me remeteu ao PSR 423, quanto as teclas achei melhores do que o x50 por exemplo, porem menos firmes que o Juno Di (embora esse tenha teclas um pouco curtas até que não me incomodam). Enfim, esse MX na minha opnião é um teclado honesto, pra mim apenas duas coisas poderiam melhorá-lo muito como entry leve. Perfomance com mais de 2 layers e um acabamento mais robusto. De resto o tecladinho atende bem.

R Santiago
Veterano
# jan/15 · Editado por: R Santiago
· votar


bravo57
Isso mesmo bravo disse tudo :)) Apesar da fragilidade (realmente o acabamento é de PSR...kkkkkk Tive um CS1X e o acabamento também era horrível..kkk) o design dele é muito bonito. É moderno e ao mesmo tempo tradicional. No palco ele tem presença visual apesar de discreto. Não fica pequenino igual ao X5D hehehe. Realmente se ele tivesse mais layers e pelo menos pudesse fazer split em 4 regiões seria perfeito. Na verdade teria que ter o banco voice ou user..

Mas ai eles deixaram para a gente ficar com vontade de ter um MOXF...hehehe

Marco Antonio Medeiros
Membro Novato
# abr/15
· votar


Galera, estou com uma dúvida. Tenho o Yamaha MX61 desde Abril de 2013, mas hoje que resolvi instalar o Cubase Al6 que já veio com o Yamaha MX61.
Está tudo instalado mas não consigo fazer sair som do meu Sintetizador no meu Notebook Asus.
Estou conectando o Sintetizador ao Notebook via USB To Host, está correto?
Se alguém me puder ajudar ficarei muito grato.

DuduXP
Veterano
# ago/15
· votar


Gostaria de saber dos nobres colegas possuidores do MX, como ele se comporta como controlador? Como a interface de áudio se sai? Ele é prático com outras DAW além do Cubase?
Se alguém puder responder estas questões, estou considerando que se encontrá-lo num preço bom ele seja mais interessante que um controlador dedicado.

R Santiago
Veterano
# ago/15 · Editado por: R Santiago
· votar


DuduXP
Oi Dudu. Uso o MX mais como teclado mesmo mas o pouco que pude ver é que ele já vem meio que configurado para vc trabalhar com o CUBASE e outros programas. Inclusive tem uma função em que vc seleciona o programa que vai utilizar (SONAR, CUBASE ETC...)
Vc pode acionar comandos do programa pelo teclado. Mas utilizando como controlador dedicado não explorei muito porém uma das poucas coisas que eu tentei fazer e não consegui foi mudar os timbres do KONTAKT por ele... No X5D que é anos luz mais antigo eu consigo mas no MX não...
Em relação a interface de audio achei ela no mesmo nível da Beringer UCA 222

R Santiago
Veterano
# ago/15
· votar


Marco Antonio Medeiros
Marcas apesar do atraso kkkk vc tem que instalar o drive que faz com que o MX reconheça seu notebook ou pC. No site da Yamaha USA tem

DuduXP
Veterano
# ago/15
· votar


R Santiago
Obrigado pelas respostas, estou pesquisando sobre o MX esses dias e estou com a tendência enorme de pegar o MX ao invés de um controlador dedicado, pois perco em controles mas ganho em timbres. Sobre a mudança de timbres, talvez, para ocorrer essa mudança seja necessário configurar performances utilizando as 16 partes do teclado tipo aquela situação onde você endereça os timbres internos para mudar as partes através dos 16 botões do painel, sendo assim você teria 128 performances configuráveis podendo ser endereçados tanto timbres internos quanto timbres VST, mas não sei direito pois não tenho o teclado para fazer o teste na prática, mas seria uma alternativa ao modo MASTER contido no S70XS (que por sinal é super fácil de configurar essas coisas). Grande abraço.

Synth-Men
Veterano
# ago/15
· votar


Tenho a curiosidade de saber, se no MX49 é possivel criar um timbre do Zero (com formas de onda básicas) ?

DuduXP
Veterano
# ago/15
· votar


Synth-Men
Eu imagino que seja igual ao S70XS que tenho, no Software Editor no PC sim, você cria do zero, no painel do teclado não, só edita o básico.

DuduXP
Veterano
# ago/15
· votar


Outra curiosidade, os pianos do MX são todos carregados em reverb? Ou tem algum com qualidade melhor? Eu, particularmente, gosto muito dos samples do S6 mas não acho os samples do CF3 muito agradáveis.

R Santiago
Veterano
# ago/15 · Editado por: R Santiago
· votar


DuduXP
DuduXP
Hum blz vlw é... realmente eu nunca parei para editar essas configurações. O que eu posso dizer é que ele é uma maquinazinha :))) A qualidade dos timbres é excelente! (são as waves do MOTIF XS). Tem um editor que você baixa na NET ou nas comunidades do face, o VYCRO MX em que vc edita tudo pelo computador, inclusive você consegue colocar mais de duas layers em uma performance. Na verdade pelo que vi da para colocar até 16. Quando descobri isso foi uma felicidade :))) Pois aparentemente você só salva duas layers por perfomance, porém pelo Editor você muda os canais midi e ai tem como juntar facilmente é só endereçar para o canal 1:))) Pelo teclado é possível mas nunca tentei.
Ai da para montar timbres extremamente potentes :))
Em relação aos pianos Ac eles vem com pouco ou quase nenhum reverb mas tem como zerar tudo.. Não sei dizer e a amostra já vem com reverb... mas se vem é bem pouco... Apenas o BACK PIANO é que tem bastante reverb mesmo. Vou fuçar mais o editor para ver se consigo fazer um split com mais de duas regiões. Se der ai to no céu!kkkkkkk

DuduXP
Veterano
# ago/15
· votar


R Santiago
Mais uma vez obrigado pela atenção, estou realmente me interessando pelo MX, por causa da praticidade da interface de áudio, por causa do peso do teclado, e do potencial como controlador, eu teria um teclado pau pra toda obra com peso extremamente reduzido, para mim não dá mais para carregar peso por motivo de saúde mesmo.

Esse programa editor VYCRO, é gratuito? É fácil de encontrar? Fácil de operar? Porque o S70XS tem um editor que é oficial da Yamaha sendo bem parecido com a tela do Morif quando você abre você já se identifica com ele imediatamente.

E sobre suas considerações em relação ao MX concordo e vejo potencial muito grande nele, que talvez esteja sendo deixado de lado por causa da forma sóbria com a qual ele foi construido, por não possuir luzes de neon, não ser rebaixado de fábrica, não possuir tela de 22 polegadas e coisas do tipo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Grande Abraço.

R Santiago
Veterano
# ago/15
· votar


DuduXP
KKKKKKKKKK realmente kkkkkkkkk percebo que o pessoal está começando a dar o devido valor a ele agora.. Como vc falou.. a construção dele é bastante simples o que faz ele ser extremamente leve e aparentemente frágil e acaba tendo um aspecto de "teclado casio" kkkkkkkkkk psr...kkkkkkkk porém as teclas dele são ótimas para tocar tem um peso e tamanho legal. São infinitamente superiores ao do meu X5D e achei bem melhor de tocar do que aos do meu antigo TRITON LE76. Os knobs e rodas de modulação são bem justinhos e não deve nada a nenhum teclado da categoria. A única coisa que realmente é questionável é o plástico do visor... É PLASTICO MOLE...KKKKKKKKKKK nunca vi isso... mas tomando cuidado dura a vida toda
Realmente ele é muito leve!!! É mais leve que o X5D... isso é impressionante..kkkkkkkkkkk A sensação é que ele é ôco por dentro..kkkkkk Tem peso de controlador mesmo.

Em relação ao VYCRO você baixa na NET tranquilo. Tem uma versão básica e a PRO. Essa PRO tem que ter uma chave de acesso que to na busca..kkkkk porém se vc não acessar ele entra como modo DEMO que ja da para editar mutia coisa.
No face tem 2 comunidades muito boas que tem muita coisa. Tem a MX BRASIL acho que é isso que o pessoal é muito gente boa e me ajudou bastante. O VYCRO é facil de mexer pois ele é baseado no painel do teclado então vc se acha facil.

DuduXP
Veterano
# ago/15
· votar


R Santiago
Blz meu brother! E aí, tentou editar as performances com mais de 2 layers no software? Funcionou? Fala pra nós aí, estou na expectativa.
Grande abraço.

R Santiago
Veterano
# ago/15
· votar


DuduXP
Sim consegui! Agora é só alegria hehe. Pelo software da para fazer splits em mais de duas regiões também :))))) Basta mudar os canais midi e pronto!! Agora da para montar splits e timbres bem pesados. Se vc quer uma performance com 4 timbres por exemplo basta colocar os 4 timbres no canal midi 1 e ja foi :))). É so salvar e ok. No caso dos SPLITS a mesma coisa vc programa as regiões e coloca os timbres no mesmo canal midi.
Não entendia porque alguns diziam que o MX podia dividir em 16 parte mutitimbrais e.. e pelo teclado não conseguia fazer... Mas agora é como se uma janela se abrisse heheh.

DuduXP
Veterano
# ago/15
· votar


R Santiago
Que boa notícia meu caro, fiquei super empolgado agora, eu estava na dúvida sobre qual teclado entry de peso leve eu compraria, com essa notícia bati o martelo sobre o MX61.
Deixa eu te incomodar mais um pouco, gostaria de saber o seguinte, exemplo:
Eu monto a performance com 3 timbres em layer (canal 1, 2 e 3 com canal midi direcionado para o canal 1), mais 1 split usando os canais 4 e 5, e direciono timbres individuais nos canais 6 em diante para poder alterná-los pelo part select, que é a forma mais rápida de acessar os timbres com um só botão e sem corte no som. Dá pra fazer isso? Rsrsrs.
Desde já agradeço, você está me ajudando demais.
Um abraço.

DuduXP
Veterano
# ago/15
· votar


up!

DuduXP
Veterano
# ago/15
· votar


Galera, comprei o MX 61.
Não é maravilhoso, não é fantástico, não é uma revolução tecnológica, mas é um teclado que cumpre o papel a que veio, entry level, leve, versátil, com timbres que cumprem o papel a que se destinam.
Comparando lado a lado com meu S70XS, ele não tem os mesmos sons, mas realmente se parecem, são sim, derivados do Motif, lembram, faltam detalhes no timbre, mas agrada, cumpre seu papel, eu acho que, apesar de tudo, paguei um preço viável por ele.
Dentro do possível vou postando mais impressões, até porque, acabei de tirá-lo da caixa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Yamaha Synthesizer MX-49/61