O mundo dos controladores!

Autor Mensagem
JohnnySenna
Veterano
# abr/11


A verdade é...estou sem grana o suficiente para comprar um teclado decente pra mim e uma alternativa que eu sempre tive vontade de fazer é comprar um controlador + uma placa de áudio externa + o notebook (que eu já possuo). Sei que dá pra fazer milhares de coisas com um controlador...Basta saber como fazer. Por isso peço a todos ajuda, muita ajuda para que eu possa ingressar nesse mundo!
Primeiro passo: comprar um controlador. Não precisa ser um excelente, quero um bom pra começar.
-
Qual eu compro?
Me indicaram o Controlador Midi Umx 610 da Behringer

Me ajudem! Desde já eu agradeço.

Edson Caetano
Veterano
# abr/11
· votar


Não precisa ser o melhor, mas...
e quanto tem $$$ para gastar??
precisa de quantas teclas?? (tem modelos de apenas 25)

Hoje em dia tem muiiiita coisa a venda nesta área
então vou primeiramente indicar o
Cakewalk A-pro 800 por 1200,00 é muito bacana, uma porrada de controles de tempo real como faders, knobs, pads, e o melhor vem com Sonar de brinde e 3 muito bons Instrumentos Virtuais, alem de ser um instrumento da Roland, 61 teclas bem gostosas de tocar, editor e conexão e aalimentação via USB

Cara Pesquisa tambem no forum, a sua pergunta dá mais do que xuxu na serra aqui no fórum hehe

Boa sorte

BruMiguRocha
Veterano
# abr/11
· votar


O controlador que lhe indicaram é muito bom...e bastante interessante, tem muita coisa para explorar....

eu tenho um m-audio oxygen e também gosto bastante dele!!

Mas o importante mesmo é a placa de audio, pois pode ter um bom controlador e não conseguir tocar por causa da latencia que existe...

Se tiver bastante grana compre esse, se não compre um controlador mais fraca, mas uma boa placa de audio

Abraços

Edson Caetano
Veterano
# abr/11
· votar


Só para constar uma placa onboard como a Realtek HD, que eu tenho no meu note book, dá conta (se não tiver aspirações mais profissionais) de tocar VSTi sem Latencia é só configurar legal

Para indicar tambem uma placa de som OFF que seria o ideal, vai de Presonus Audiobox USB, muito legal para a gente, e com recursos muito interessantes como 2 entradas para Mic/linha, phantom Power, Midi in e Out, phone, já dá até para gravar algo mais complexo e ir alem do midi

Boa sorte

petu_ce
Veterano
# abr/11 · Editado por: petu_ce
· votar


JohnnySenna

Se puder, dê uma conferida neste tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/257703/

Maestro Mittmann
Veterano
# abr/11
· votar


JohnnySenna

Vai de Behringer UMX sem arrependimentos, sério, é um baita controler e tem teclas que tu n vai encontrar assim fácil de tão boas que são.

Jonathas Lacerda
Veterano
# abr/11
· votar


A Quanta Store tá vendendo os novos controladores da Arturia, e estão em promoção. Vale a pena dar uma conferida.

JohnnySenna
Veterano
# abr/11
· votar


Poxa gente, valeu mesmo... Gostei desse Cakewalk A-pro 800 mas ele num é "muita areia pro meu caminhãozinho?" hahaha...
Esse modelo que eu disse que me indicaram, ele já vem com uma placa de fábrica... é a UCA 200 ou 222. E quanto ao meu notebook, preciso que alguma mega máquina? Tenho no momento um Dual core com 2gb de memória e HD de 160 só!

Grato desde já!

Edson Caetano
Veterano
# abr/11
· votar


JohnnySenna
Não precisa de nenhuma mega maquina não para rodar aplicativos de Audio, seu computador dá conta da grande maioria sem nenhuma grange dificuldade

A placa off-board melhora bem a configuração em relação a latencia, então vale a pena comprar uma, estas UCAs são bem baratinhas, se vem de brinde melhor ainda hehe

O A-pro 800 é muito legal, e não tem essa de muita areia não, hoje você esta começando, amanhã arrebentando e se lamentando de não ter adquirido já um controlador com mais recursos

Boa escolha

JohnnySenna
Veterano
# abr/11
· votar


Obrigado Edson Caetano!
Agora só resta uma questão:
1- Tenho Mil reais e com essa grana daria pra comprar o Umx 610 da Behringer que já vem com uma placa (que já dá pra me virar).
2- O A-pro 800 custa cerca de 1200 reais e não vem com placa então eu teria que comprar uma, logo terei que ter mais grana...

Oh vida cruel!!!

petu_ce
Veterano
# abr/11 · Editado por: petu_ce
· votar


JohnnySenna

Com pouco dinheiro você compra uma interface de áudio Lexicon Alpha que dá de mil a zero nessa UCA da Behringer. Custa em torno de R$ 300,00, às vezes até menos, dependendo da promoção. Se o controlador tiver porta midi-usb, você não precisará pagar mais caro por uma interface de áudio com midi integrado.

Se você não for utilizar o teclado controlador para controlar módulos, ou seja, se a idéia é usá-lo sempre com um computador, por que você não pega um M-audio Oxygen 61 V3? Olhei agora uma oferta na internet, novo, em loja confiável, por apenas 607,99 à vista. Daí com mil reais, você compra um controlador com bons recursos, interface de áudio decente e ainda sobra para o frete.

Também vi hoje o M-audio Keystudio 49i, que já vem com interface integrada, por menos de mil reais.

Nesse link, eu fiz um comparativo entre controladores atuais: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/257703/

tecladoprofusao
Veterano
# abr/11
· votar


Tô com um UMA25S, que é um mini UMX 610. A única reclamação que tenho dele é a taxa de amostragem da interface de áudio, que vai só até 48KHz. De resto, acho um excelente custo/benefício.

JohnnySenna
Veterano
# abr/11
· votar


Nesse link, eu fiz um comparativo entre controladores atuais: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/257703/


Dei uma olhada! Muito legal...E quanto aos softwares? Sou leigo, me indicaram o Forte e me falaram pra baixar plugins vsts.

Edson Caetano
Veterano
# abr/11
· votar


JohnnySenna
Tenha calma, primeiro faca a escolha pelo controlador

Depois ... pelo soft

Porque, no caso do A-pro, vc leva o sonar 8.5LE de brinde com 3 VSTis legais, e cada um dos equipamentos vem com alguma coisa,
ou seja depois de analisar o que vem no pacote de cada controlador, faca a escolha ou nao por um soft

Praticamente vai precisar de uma DAW se quiser editar audio, sequenciar, gravar, ou mesmo abrir so instrumentos virtuais

Se este for o foco, IV, Instrumento Virtual, ai um HOST, o que serve para abrir estas pragas hehe, como o Forte vai ser legal

e tudo questao de suas necessidades, mas isto, melhor resolver depois de escolher seu controlador, e se vai ter placa de som extra

Ok

Maestro Mittmann
Veterano
# abr/11
· votar


Sigo receitando Behringer UMX três vezes ao dia com um copo d'água.

Cleber Vaz
Veterano
# abr/11 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


Sou leigo, me indicaram o Forte e me falaram pra baixar plugins vsts.

Sigo receitando Behringer UMX três vezes ao dia com um copo d'água.


JohnnySenna
Em caso de escolheres o UMX, o Forte é uma ótima pedida pois é totalmente programável e permite que se faça qualquer tipo de operação de forma prática, desde que bem programado previamente. É um pouco complicado programar o Forte de primeira mas é só dar uma olhada nos tópicos que já existem sobre isso que já fica mais fácil.

Maestro Mittmann
Veterano
# abr/11
· votar


É, pra quem usa UMX tem de ter soft fácil de programar pq o calcanhar de aquiles do UMX é programar e configurar ele. O manual n diz nada e tu fica apertado com o bichinho.

Cleber Vaz
Veterano
# abr/11 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


É, pra quem usa UMX tem de ter soft fácil de programar pq o calcanhar de aquiles do UMX é programar e configurar ele.

Aquela "User Memory" até que é bem prática mas só armazena as configurações de CC dos botões, knobs, e o último canal escolhido, se fosse possível armazenar algumas "rotinas" como troca de canais, por exemplo, ficaria bem mais fácil de usar o UMX com qualquer DAW ou VST Host mas pelo preço dele compensa contornar as limitações com software mesmo.

Quando comprei o meu UMX fiquei frustrado no início (pois é mais fácil trocar os canais MIDI em um PSR do que nele) mas depois migrei para o Brainspawn Forte e adaptei toda a programação de acordo com o UMX, aí ficou uma barbada mesmo, cada controlador requer um tipo de software de acordo com as limitações que apresenta.

JohnnySenna
Veterano
# abr/11
· votar


Me interessei muito pelo A-pro 800 mas por questões econômicas comprarei o UMX mesmo! Perco muito?

Maestro Mittmann
Veterano
# abr/11
· votar


Cleber Vaz

Como muda os CC d botões e Knobs do UMX? Eu n entendi nada do manual.

Cleber Vaz
Veterano
# abr/11
· votar


Maestro Mittmann
Como muda os CC d botões e Knobs do UMX?

Pressione e mantenha pressionado o botão ASSIGN e dê um toque no botão/knob que deseja programar, solte o ASSIGN e digite o número do CC que deseja atribuir ao botão/knob e pressione ENTER.
Se estiver no USER MEMORY toda a programação fica salva automaticamente.

JohnnySenna
Me interessei muito pelo A-pro 800 mas por questões econômicas comprarei o UMX mesmo! Perco muito?

Perde nos recursos mas ganha no bolso.
Se você comparar os dois vai perceber que o A-pro 800 tem mais recursos e isso justifica a diferença de preço em relação ao UMX.

Você precisa ter em mente o que pretende fazer com o controlador para saber se precisa ou não do que o A-pro 800 tem que o UMX610 não tem, só isso.

JohnnySenna
Veterano
# abr/11
· votar


Pronto gente, comprei o A-800 pro da Roland. O que eu quero é tocar AO VIVO com ele...
Instalei, ele veio com o sonar que já instalei tbm...

Agora tenho que aprender a configurar tudo.

JohnnySenna
Veterano
# abr/11
· votar


Alguem me ajuda?

JohnnySenna
Veterano
# abr/11
· votar


Manual todo em inglês e japonês é tenso.

JohnnySenna
Veterano
# abr/11
· votar


A situação agora é a seguinte:

- A-pro 800 instalado;
- SONAR instalado.

Preciso de Metais, organ, strings, etc.
Preciso saber como abrir eles no SONAR ou se uso outro software.

obs.: é pra tocar ao vivo!

Grato.

Edson Caetano
Veterano
# abr/11
· votar


JohnnySenna
Manual todo em Japones e Ingles???
eles mandam um impresso em ingles, e um menorzinho tambem em japones, mas tem no cd o manual inteirinho em portugues, se quiser é só imprimir ou consultar em pdf mesmo, se não veio este arquivo eu mando ele para você

Preciso saber como abrir eles no SONAR ou se uso outro software.
O sonar é uma DAW completa, pode fazer tudo somente com ele se assim o preferir, e que acho que é o caminho agora que comprou um equipamento da Roland Cakewalk, nada melhor do que ficar com o suporte do fabricante


Preciso de Metais, organ, strings, etc.

Instalou o CD que veio os instrumentos virtuais, o Cakewalk Production Pack, e mais dois , estes vão ser o seu ponto de partida, para inseri-los abra um projeto qualquer e depois vá em insert, soft synth deixe marcada a opção de view rack para já abrir o Intrumento virtual

ps. chegou a configurar o A-800 com o Sonar, vá em Options, Midi Devices e selecione o A-pro

Até, sei que vai ter muiitas dúvidas hehe, mas tente ir com calma tudo vai se resolvendo

JohnnySenna
Veterano
# abr/11
· votar


Instalou o CD que veio os instrumentos virtuais, o Cakewalk Production Pack, e mais dois , estes vão ser o seu ponto de partida, para inseri-los abra um projeto qualquer e depois vá em insert, soft synth deixe marcada a opção de view rack para já abrir o Intrumento virtual

ps. chegou a configurar o A-800 com o Sonar, vá em Options, Midi Devices e selecione o A-pro

Até, sei que vai ter muiitas dúvidas hehe, mas tente ir com calma tudo vai se resolvendo


Parceiro, eu instalei tudo, já fucei aqui e consigo abrir o instrumento. Acertei num ORGAN que é o bixo! Peguei uns efeitos tbm.
Não gostei dos metais que vi aqui...e é o que eu mais preciso!

Edson, vc é o cara! E eu to tentando me acalmar, cabeça doendo já! kkkk...

Cleber Vaz
Veterano
# abr/11
· votar


JohnnySenna
E eu to tentando me acalmar, cabeça doendo já! kkkk...

Relaxa cara, dá uma olhada no tópico dos VST grátis que você pode encontrar o que precisa...

JohnnySenna
Veterano
# abr/11
· votar


Vsts são fáceis de achar. O meu problema é só que eu não sei como configurar o meu A-800 PRO com o SONAR LE pra que eu troque os vsts sem precisar mexer no notebook!

Se poder me ajudar nisso...

Cleber Vaz
Veterano
# abr/11 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


O meu problema é só que eu não sei como configurar o meu A-800 PRO com o SONAR LE

O SONAR LE não é a única alternativa, além disso você disse que sua intenção é "tocar ao vivo" e para isso você não precisa necessariamente de uma DAW pois pode usar um Host (como o Cantabile ou o Forte por exemplo) para carregar e trocar os plugins, existem vários Hosts disponíveis...

Se você resolver fazer gravações e coisas do gênero aí sim o SONAR é a ferramenta indicada.

Não tenho um A-800 Pro e não uso o SONAR nem outra DAW, eu toco ao vivo com VST e faço toda programação no próprio Host e na hora de tocar nem chego perto do notebook, as vezes deixo a tela até fechada...

Se você optar pelo SONAR ou pelos Hosts, de uma forma ou de outra vai ter que pesquisar cara...tem tópicos sobre quase tudo aqui...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O mundo dos controladores!